sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"Eu só queria agradecer..."

Mais do que um texto "temático" esta noite queria deixar por escrito uma palavra: Gratidão.
Porque é o sentimento que neste momento mais palpita no meu coração. Gratidão, obviamente, e acima de todos e de tudo, a Deus, Senhor da vida que me concedeu esse dom inestimável e único.
Gratidão aos meus Pais que com Deus colaboraram nesse milagre sempre novo da transmissão dessa vida e que ao longo desta têm sido os alicerces, as colunas, as referências, o "colo", que mais ninguém consegue oferecer daquela forma que apenas eles o sabem e fazem...
Agradecer aos muitos que comigo partilharam e partilham este dom que trago e experiencio há já 46 anos.
Gratidão pelo dom da amizade e da presença, da lembrança e da cumplicidade, da paz e do perdão, da paciência e da ternura, do silêncio e das palavras, dos abraços e dos sorrisos, das lágrimas e dos afectos, com que me presenteiam sobremaneira.
Gratidão por saber e sentir que o coração fica mais cheio, mais são, mais fecundo, pela presença física e/ou afectiva que com permanência me fazem sentir. Gratidão por tantos gestos e sinais que vão sendo "farol" e incentivo, força e amparo no meu próprio caminhar...
Celebrar o nosso aniversário e senti-lo como data, como tempo, como ocasião, de presença amiga e generosa, de comunhão e fraternidade genuínas, é dom que eu não saberei agradecer bem nem suficientemente...
"Há gente que fica na história, da história da gente"! Palavras de um fado que falam verdade profunda na experiência e no dom que é a vida. Sentimento forte e genuíno de quem percebeu que a vida não se vive se não se convive; por isso mesmo há gente que pauta, marca e fica na história da gente que é cada um de nós...
Quanta gente na minha vida!...
Quanta gente que fica na história da gente que também sou!...
E a cada um gostaria de "segredar" bem no íntimo do coração. bem-haja.
Bem hajas tu, tu em concreto, quer leias ou não estas letras, bem hajas tu em concreto que dás "sabor", dás "alento", dás "sentido" à minha vida...
A vida que vem de Deus apenas faz sentido quando partilhada, quando feita "entrega" àqueles que em cada momento enchem e preenchem cada segundo do nosso ser.
Por isso mesmo, agradecer a Deus é agradecer a todos e a cada um dos que já "escreveram" este "livro" de quarenta e seis anos de história e de "estórias"...
Obrigado...

16 comentários:

  1. E, mais uma vez (porque já o fiz no Facebook), aqui ficam os meus parabéns e votos de muitas felicidade.
    Bjs e muita Luz.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Pe António, por se ter cruzado , de novo nas nossas vidas! Que o Espírito Santo de Deus o ilumine e o mantenha ao leme desta Paróquia de Carcavelos, por muitos e muitos anos. Bem Haja .
    Virgínia Cardoso Lopes

    ResponderEliminar
  3. Pe. António
    Com grande emoção só posso dizer, OBRIGADO,OBRIGADO por ser como é,por existir em minha vida,por tudo...por estas palavras,por este sentir profundo.
    Se pudesse LHE daria todos os diamantes do Universo...mas LHE darei toda a amizade do meu coração.
    "Há gente que fica na História,na história da gente".
    Bem haja

    ResponderEliminar
  4. Dou Glória a Deus pelo dom da vida do Pde António!
    Muitas Graças por tê-lo na vida da nossa paróquia de Carcavelos
    Peço ao Senhor que lhe conceda muitos anos de Vida, muita Saúde, muita Alegria, muito Amor...
    Bem Haja Pde António! Que Deus o Abençoe e o Guarde!

    ResponderEliminar
  5. Mais um texto, para ficar na memória.

    Muito obrigado, por ser quem é.

    Mário Teixeira

    ResponderEliminar
  6. Como eu gostava de pegar no teclado escrever, escrever,mas não consigo,porque o sentimento expresso neste partilhar diz tudo o que eu gostaria de dizer, e que muitas vezes não se consegue.
    Amei este Partilhar,desejo que tenha passado um dia de Aniversário muito Feliz.
    Obrigada,bem haja,um bom dia,seja sempre o nosso PADRE ANTÓNIO de quem nós gostamos,nos conduzindo para Deus com toda a SUA Vida,nos dizendo o que é de Deus, e não o que nós queremos ouvir.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. "onde quer que eu vá, tu vais comigo..."
    beijinho amigo :)

    ResponderEliminar
  8. Não lhe vou dar os parabéns, porque já o fiz, mas, depois de ler este pensamento de gratidão, acho que...se tivesse por acaso um filho padre, e lesse estas linhas, ficaria emocionada com as palavras deliciosas que dedica aos seus pais.
    Acima de tudo, temos que saber agradecer: agradecer a muita gente que o fez chegar onde chegou, que fez com que se tornasse num padre em que nós não adormecemos na missa, ou que saissemos da igreja sem ´nada´. Isto é excelente. Eu procuro sacerdotes que façam com que eu e toda a assembleia sinta que Deus está realmente no meio de nós. E nisso o padre António tem sido mestre. E vou-lhe confessar uma coisa: está muito melhor, a nível de homilias do que no Estoril. Carcavelos enriqueceu-o bastante, fê-lo ´subir´, embora antes, as suas palavras fossem muito diretas e fortes. (o que quer dizer que está como o Vinho Porto...quando mais velho, melhor !)
    Agradeço-lhe a sua força constante e nunca, mas nunca se deixar ir abaixo. Isso é um dom que só um dom divino nos pode dar e o Pe. António consegue tudo isso.
    Quando começo a escrever...nunca mais me ´calo´, mas só para terminar: obrigada, em nome de Carcavelos e não só, por estas lindíssimas palavras. Um reparo: não tem que nos agradecer, nós é que temos que agradecer a Deus por não vivermos no Norte...no Sul...em outra terra. Se assim fosse, não haveria lá este Padre António. Deus sempre ´escreveu´ e há-de continuar a escrever e a encaminhar os nossos caminhos.
    R.A.

    ResponderEliminar
  9. As pessoas entram na vida da gente e deixam sinais,como a suavidade do vento ao final da tarde.todos nós fomos criados para sermos ouvidos,sentidos,compreendidos,interpretados.
    Para tocarem nossas vidas,suas próprias vidas com amor,magia.
    Não são as coisas do mundo que nos provoca,nos faz sentir esta magia,ma sim as do amor,amor de Deus que é inesgotável.

    ResponderEliminar
  10. "Gratidão"
    Eu encontrei um amor perfeito
    Um tesouro escondido diante desse altar.
    Seu Valor é maior que tudo,nada se poderá igualar

    Te adorarei com todo o meu ser
    Quando estou mais perto de TI,fortaleces o meu viver
    Te exaltarei com meu coração, Majestade
    estou aqui para Te render meu amor,minha GRATIDÃO

    A quem irei se a Tua voz é vida,Tua presença é tão clara
    é tão forte como Sol.
    Sou feliz porque sei que vivo estás,tudo o que me resta é Te amar

    Levantarei minhas mãos
    minha adoração irá tocar o Céu
    Forte te cantarei,Te adorarei
    Pão de Vida...

    Uma letra de uma canção que nos fala de Gratidão, do amor de Cristo, de nós, de todos os anseios por Jesus, que é nossa vida, que muitas vezes apesar de tanto desejarmos, não conseguimos expressar,ajudar ninguém.
    Só Deus com Seu Infinito amor nos liga a todos de um modo ou de outro,nada é por acaso,quando nos cruzámos à algo a fazer,durante muito tempo? pouco tempo?nunca se sabe, mas existe uma força que é exercida em nós pelo poder
    Espírito Santo que nos conduz ao caminho que nos está traçado,para fazer a Sua Vontade.
    E assim todos nos cruzamos nesta vida,nos preparando para levar tanta coisa em nosso coração para apresentar a Jesus o AMOR ,a Gratidão,Misericórdia sentimentos fortes de que somos fortalecidos, sem saber como.
    Padre António, bem haja por este,por todas as maravilhosas Partilhas que nos presenteia enriquecendo e fortalecendo a nossa fé.
    Beijinho amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a ler "Maravilhosas partilhas" e recordei-me de que ao escrever a palavra partilha, muitas vezes vem à ideia aquela palavra banal utilizada post que me é impensável utilizar ,porque não é sentida desse modo como um post de um pensar momentâneo,mas sim um Partilhar,de sentimentos do coração,de emoções,de vidas, é um Partilhar com um representante de Deus,que tudo faz para que encontremos o nosso caminho na verdade e no amor,à uma mutualidade que se nota desde que tudo nasce debaixo do teclado e chega até nós impregnada de Amor,sentimentos,reflexões,cheio do Amor de Deus.
      Pe. António, faz toda a diferença,seja sempre assim um gigante no Altar, em que conseguimos ver Jesus,por SI.
      Bem haja,Beijinho amigo

      Eliminar
  11. G ratidão
    R evela
    A mor,amizade,Saudade
    T raduzido pelo coração,não
    I mporta se de Arroios, Estoril ou
    D e Carcavelos
    A penas o sentir humano de quem dá tudo
    O nde realiza a Vontade do SENHOR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ntem,hoje,amanhã
      B em haja
      R eafirmamos na
      I ntegra
      G osto de Si,preciso de Si
      A gente que fica na alma
      D a gente
      A té ao fim dos dias.

      Eliminar
    2. Os amigos são como o Sol,
      não precisam de aparecer todos os dias
      para sabermos que eles existem! eles estão lá ,o coração sabe e sente.
      E nós também sabemos que o Sol de vez em quando se esconde,se ausenta mostrando umas nuvens,mas ele vai voltar a irradiar o nosso dia,com mais calor e luminosidade.
      Assim como um amigo.

      Eliminar
  12. "Eu só queria agradecer"
    São essas palavras que encontro,que existem em meu coração,Agradecimento.
    E desejar que o Peregrinar o Caminho de Santiago de Compostela seja o culminar de Fé,entrega e de Amor,que todos sejam renovados,fortificados em Jesus, e que o Caminho se torne leve e fácil de ultrapassar.
    "Um caminho nunca é muito longo quando um amigo nos acompanha".
    Rezo e rezarei por vós.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  13. Eu tenho tanta coisa em meu coração que sinto que quero agradecer,Agradecer Pe. António tão simplesmente por me ter dado a conhecer Jesus

    ResponderEliminar

Web Analytics