segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"A Caminho..."

Percorro os caminhos de Santiago nesta preparação mais próxima para a Peregrinação que os Jovens da nossa Paróquia irão realizar entre os próximos dias 1 a 7 de Setembro; palmilhando estradas e caminhos, procurando sombras e lugares de descanso, reservando locais para a celebração da Eucaristia diária e espaços para pernoitar, esta é já uma forma bem real e concreta de "fazer" e de "viver" o Caminho de Santiago...
Na verdade, ser-se ou tornar-se peregrino não é questão de dar fisicamente um primeiro passo, seguido de muitos outros; revestir-se desta "condição" de itinerante, de caminhante, é predispor-se, desde o primeiro momento dessa vontade de ir mais além, mais longe, mais alto, rumo a experiências desconhecidas, certo de dificuldades a ultrapassar, ciente de barreiras a contornar, consciente de que a meta é possível na medida da entrega, da confiança, do abandono Àquele que Se faz Companheiro de viagem dos "discípulos de Emaús" de todos os tempos...
"Se fordes o que haveis de ser, pegareis fogo ao mundo inteiro"!
Estas palavras memoráveis e inesquecíveis do Papa João Paulo II serão o lema da Peregrinação.
Buscar-se-ão todas as formas para que em cada coração fique ainda mais gravado e marcado essa vocação comum: sermos "fogo", sermos "lume", sermos "luz", de um Espírito que intenta incendiar da Sua paz e do Seu amor toda a nossa humanidade, começando pelos nossos próprios corações, as nossas casas, a nossa Comunidade...
Em cada contacto, em cada conversa, em cada paragem, nesta preparação, há já este "espírito" eclesial, esta certeza de que não se caminha sozinho, esta alegria de permanecer ao serviço da Igreja na disponibilidade de servir cada outro.
No "segredo" e no "silêncio" de cada momento da preparação, há já esta certeza de que se está a Caminho, pois que a meta a alcançar, mais que um lugar geográfico - também com certeza - é a experiência da relação, do ser Comunidade, do crescer na consciência de que na vida somos verdadeiramente peregrinos rumo a uma "Meta" eterna e sem fim.
A simplicidade das condições, a sobriedade do que traremos nas mochilas ensinar-nos-ão, certamente, a valorizar o essencial, a reconhecer o "tanto" e o "muito" que nos é concedido e que a rotina já ajudou a menosprezar e a banalizar; a certeza de precisarmos de cada outro, das suas forças e entusiasmos, dos seus silêncios e das suas palavras, do seu testemunho, dificuldades e sonhos, serão o "bordão" que ajudará cada passo que fizermos.
Assim o creio. Por isso rezo desde já. Por essa intenção ofereço cada momento e minuto desta preparação...
A fim de que quando vivermos e celebrarmos o "Abraço" ao Senhor Santiago percebamos que a vida é Caminho, a fé é "cajado" nessa caminhada, a Comunidade é a "estrada" que nos faz perseverar no rumo certo sem a possibilidade de nos perdermos nos nossos próprios horizontes...

13 comentários:

  1. Deus fez o mundo e preparou-nos o "Caminho" assim também o Pe.António,o "Pastor" vai percorrer e procurar o melhor caminho para que todos consigam captar da Peregrinação o essencial o amor e celebrarem o "Abraço ao Senhor Santiago"com toda a alma e todo o coração.
    Bem haja, que tudo corra sobre a Graça de Deus.
    Beijinho amigo

    ResponderEliminar
  2. "Se fordes o que haveis de ser,pegareis fogo ao mundo inteiro"
    Palavras Sábias do nosso saudoso João Paulo II,sempre enriquecedoras e cheias de amor.
    Na verdade precisamos gravar em nosso coração isso mesmo,começando pelas nossas casas,para que em primeiro lugar em nós surja isso mesmo essa firme certeza que o que é preciso para que tudo corra bem é nós próprios termos a força de que o nosso "lume","fogo" é capaz de tudo ultrapassar,porque Deus a todos nos rege,e nos ampara,um dia quando acordamos o Sol brilha,outro dia está a chover e triste,triste não, apenas diferente, para que nós possamos ver que a vida tem de tudo,e tudo tem de ser amado e sentido com o mesmo amor,tudo e todos fazemos parte do que Deus criou,amou e continua amar incessantemente.
    Fez-me pensar todo este partilhar,amei e absorvi.
    Pe. António desejo que todos os caminhos se abram para SI, assim como para todos os Peregrinos que com ansiedade esperam o "Abraço a Santiago" .
    Eu, "nós" vamos seguir com ORAÇÃO,alma e coração e acompanhar até onde o Sr.Prior nos der a conhecer, através deste cantinho que nos leva ao caminho de Deus .
    Como tenho dito, fico muito feliz por sentir o Pe. António que eu conheço,com força,com audácia e sobretudo com muito amor no coração para a todos levar a conhecer Jesus,a reforçar a Fé é desta força que tenho saudade,desta entrega...mas uma saudade saudável,que LHE deseja um "caminho" a "caminho" brilhante de Luz e Paz.

    ResponderEliminar
  3. Fundo do blogue está lindo com a escultura do Peregrino avistando-se a Catedral de Santiago de Compostela,com cores quentes abrasadoras,lembrando o «fogo»,o «lume»,a «luz» que tem de abrasar os nossos corações.
    oração do Peregrino

    Senhor,Deus,Pai de infinita ternura,estamos sempre a caminho.
    No tempo nossa vocação e escalar a montanha da vida com fé,coragem e amor.
    Sabemos que não andamos sozinhos,uma multidão caminha connosco motivada pela sede de
    felicidade,pela busca de vinho e pão.
    Sentimos a Tua presença amiga em todas os passos da jornada.
    Com Tua força Senhor venceremos todos os abismos.
    Na Tua luz contemplaremos a beleza das flores,a grandeza das florestas,as maravilhas do nascer e do por-do-sol.
    Que a nossa caminhada seja um canto de gratidão,um poema de amor,uma fonte num dia quente para saciar a sede dos nossos irmãos e infundir nova coragem e alegria e perceberar no caminho até alcançar o cume da plenitude no eterno encontro contigo,Senhor
    Amén.
    Pe. António
    Bem haja terão sempre a minha oração na "geografia do coração" que nela contém sempre o fio de Deus que nos une a todos.

    ResponderEliminar
  4. Os jovens hão-de ser sempre a maior aposta da Igreja e por isso mesmo penso que é maravilhoso esta postura de provocação e incentivo aos mais novos da nossa Paróquia. Sem eles apaixonados por Cristo e pela Igreja que será do futuro desta nossa Comunidade? Não compreendo mesmo aqueles que se lastimam por ver que as actividades para os jovens não param e olham para eles até com nostalgia e quase um sentimento de inveja. Já fomos jovens nós os mais velhos. E que pena que no nosso tempo não tenha havido algo ou alguém que olhasse para nós. talvez as igrejas não estivessem tão despidas das gerações dos 30, 40 anos!
    Estar preso a um passado que já não regressa, permanecer numa atitude de desconfiança perante a realidade é não querer mesmo olhar para um futuro que pode ser bem mais risonho que a actualidade.
    Força, jovens, acreditem e percebam que o mundo está nas vossas mãos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não digo por mim...mas se meus filhos tivessem encontrado em seus caminhos o Pe. António que feliz me sentiria.Pode ser os meus netos!!!será?Quem sabe? só Deus.
      É tão bom deixar os jovens viverem,crescerem,procurarem o amor de Cristo,e serem felizes, tendo sempre um «Pastor» como o P.António com tanto amor no coração, e nós na retaguarda, podemos fazer tanta coisa, sermos válidos,ajudá-los na caminhada,para que precisamos nós da notoriedade? se quem vê e sabe tudo é Deus

      Eliminar
  5. PE:ANTÓNIO

    PARABÉNS!!! FELICIDADES

    Como neste dia maravilhoso não posso dar-LHE todos os diamantes do Universo,então desejo que o CRIADOR de todas as maravilhas caminhe a todo o instante lado a lado com Você.
    FELIZ ANIVERSÁRIO!!!COM MUITA SAÚDE
    BEIJINHO

    ResponderEliminar
  6. Rezo consigo...
    E hoje, também pelo dom da vida!Parabéns, Pe. António!!! beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Querido Pe. António,

    Desejo-lhe a si e a todos os jovens que o acompanharão, uma Santa peregrinação!

    Nos dias 1 a 7 de Setembro, rezarei muito intensamente para que o Pai ilumine o caminho destes jovens.
    Precisamos, cada vez mais, de jovens apaixonados por Cristo!

    Um abraço Decolores,
    Nuno Rebelo

    ResponderEliminar
  8. Prior, agora que já estão a caminho do Caminho pedimos mais intensamente a Deus que estes dias sejam um tempo forte de Oração, de Encontro, de Fraternidade.

    Temo-lo a si e a todos os jovens muito presentes no nosso coração e na nossa oração.

    Um forte abraço em Cristo para todos,

    Sempre muito unidos

    J/R

    ResponderEliminar
  9. A "Caminho" de Santiago de Compostela desejando que o Abraço se torne real apesar das dificuldades de todo o peregrinar com muito calor,mas sempre com oração a nossa e a vossa.

    Com o mote se fordes o que haveis de ser «pegareis fogo ao mundo» com todo o vosso ardor e amor com que vão enchendo os vossos corações, que nos contagiem sempre a nós que na retaguarda vos acompanhamos
    Deus precisa do «sim» ao convite que faz a todos nós ,da nossa entrega ,do nosso testemunho de nossas vidas sem medo nem receio,com muito AMOR.

    2º dia Eu e Deus.
    Salmo 71:14,15
    "Mas eu esperarei continuamente,e Te louvarei cada vez mais
    A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia pois não conheço o número deles".
    Eu e Deus num amor continuo onde eu possa escutar abstraindo todo o poder do mundo que nos destrói,para que tua voz soe e eu a consiga ouvir ,e seguir.


    2ºdia Eu e a família.
    Malaquias 4:6
    "Ele converterá o coração dos pais aos filhos ,e o coração dos filhos a seus pais.
    A essência de uma família é a união, e ser estruturada com bases sólidas no amor ,que todos nós com a ajuda do Senhor consigamos manter a família e unida no amor de Cristo.
    É apenas a minha reflexão depois de ver o vosso percurso e o «mote« diário que nos faz meditar,caminhar e estar mais unidos convosco.
    Pe. António
    Bem-haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4ºdia Eu e os amigos
      Eclisiastes 6:17 Provérbios Rei Salomão
      "quem teme ao Senhor tem amigos verdadeiros pois tal ele é,assim será o seu amigo"
      Há sentimentos na vida difícil de explicar,mas sente-se de verdade...e a amizade e um deles.
      Existem amigos que passam por nós que tem um tempo nas nossas vidas,ao qual nós cumprimos o que Deus nos destinou um ao outro e fica uma ténue e bela recordação,que muitas vezes volta a surgir mais tarde ao novo encontro,mas à outras especiais onde nos liga uns elos,um fio invisível em que no nosso coração existe uma doação por essa pessoa em que sofremos,amamos,sorrimos quando ela sorri,choramos quando ela chora,sentimos um aperto quando em nosso coração pensamos que essa pessoa possa não estar bem...São sentimento que nos são dados por Deus que nós não conseguimos controlar nem explicar.
      Os amigos,são o nosso pilar "Um caminho nunca é muito longo,quando um amigo nos acompanha"
      Pe. António bem haja que o Vosso caminhar não seja longo, porque um Amigo vos acompanha sempre, Jesus e a nossa oração

      Eliminar
    2. 5ºdia Eu a noite e a escola

      João 9:4 "Convém que eu faça obras daquele que me enviou enquanto é dia;a noite vem quando ninguém pode trabalhar"
      A noite é convidativa,é boa se for usufruída com o coração,com uma fé profunda, onde nada possa abalar o amor a Jesus,onde as coisas do mundo não tenham significado e as possamos discernir e banir do que Deus nos oferece,ELE que nos dá vida, Sabedoria para que o futuro seja nesse caminho.Todos passamos pela juventude e sabemos o combate que existe entre o bem e o mal e nos interrogamos muitas vezes, e só mais tarde olhando para trás reconhecemos que aquelas noites mal vividas, que não as vivemos não fizeram falta nenhuma, pelo contrário estivemos estudando e Deus bem pertinho de nós nos guardando,e conseguimos alcançar o que o nosso coração tanto deseja Paz e amor,não é fácil quando se é jovem ,mas felizmente tem um «PASTOR»amigo que vos conduz.


      6º dia Eu e a Comunidade Ro 12,16

      "Vivei em boa harmonia uns com os outros.Não vos deixeis levar pelo gesto das grandezas.Afeiçoai-vos ás coisas modestas.Não sejais sábios a vossos próprios olhos"
      "Por isso acolhei-vos uns aos outros como Cristo vos acolheu a vós,para glória de Deus "Ro 15,7

      Só nos respeitando uns aos outros e todos num sentido se pode construir uma Comunidade íntegra,coesa onde Jesus Reina,jovens menos jovens,onde os jovens «pegarão fogo ao Mundo» e nós menos jovens não o deixaremos apagar mantendo a chama acesa para que eles possam sentir, que não é vão todo esse amor,esse caminhar que rezando com pés nos ensinam a humildade.
      Os jovens é a alegria,o amor,o futuro de uma Comunidade,força para as JMJ.

      Eliminar
  10. Eu vou percorrer o caminho,
    Deus é a minha força,
    só ELE importa na minha vida.
    OBRIGADA

    ResponderEliminar

Web Analytics