domingo, 15 de julho de 2012

"Profeta, aqui e agora!"

Como outrora Amós, também nos nossos dias acontece existirem pessoas, vidas, corações, que não estão disponíveis para o acolhimento da palavra sempre incómoda do profeta.
O profeta - se  o é verdadeiramente - não pode senão falar em nome de Deus; não pode apontar caminhos senão os de Deus; não pode propor critérios senão os de Deus... Mesmo que isso lhe custe a rejeição, a negação, a incompreensão, a perseguição, daqueles a quem se dirige... em nome de Deus.
O profeta - que o é de verdade - não pode acomodar-se, instalar-se, acobardar-se, cansar-se ou negar a voz d'Aquele que o envia e acolher as consequências dessa mesma missão e vocação.
No mistério de amor e de salvação de Deus pela Humanidade, Deus sempre quis servir-se do próprio Homem. Quis - e quer - precisar da sua pobreza e fragilidade, usa - e quer usar - a sua miséria e a sua debilidade! Nunca o perceberemos profundamente. Mas a História da Salvação sempre decorreu desta forma. Sabendo bem que Deus não escolhe os capacitados mas que, ao invés, capacita aqueles que escolhe.
E cada um dos homens e mulheres que hoje se dizem crentes e discípulos de Jesus têm de ter a consciência da sua vocação profética. Esse dom, essa tarefa, essa missão, não é exclusiva de uns quantos "iluminados" ou "privilegiados"! É graça e determinação com que somos presenteados ao aceitarmos integrar a Igreja, Povo de Deus desafiado a cada instante a ser voz do Deus que ama, que liberta, que salva...
Havemos de ser uma Igreja que incomoda poderes instalados; uma Igreja que provoca vidas indiferentes; uma Igreja que acorda dos sonos tantos em que os homens se deixaram adormecer; uma Igreja que se transforma em "antídoto" dos venenos e das anestesias que pautam as opções e os horizontes desta nossa sociedade já perfeitamente "domesticada" e "habituada" às desigualdades e às injustiças, às ditaduras e às opressões, às muralhas e barreiras que conseguem segregar os homens entre si.
Temos de ser uma Igreja que anuncia o Evangelho de Cristo denunciando tudo quantos e contrapõe a essa Boa Nova maravilhosa que procura a experiência do "Éden" em cada momento da História.
Uma Igreja, um cristão, um profeta, que se acomoda ao "status quo" das infâmias e das desigualdades, que pactua com os vícios e devaneios de superioridade de alguns em detrimento da verdade e da igualdade, da justiça e da dignidade de cada pessoa humana, é tudo menos a Igreja sonhada e nascida na Cruz do Jesus de Nazaré!
Uma Igreja que se habitue - e pior ainda - que abençoe desumanidades, que alimente poderes e sistemas  potenciadores de exclusão, de solidariedade, de miséria, de sofrimento, é atentado ao Coração trespassado de Jesus!
Uma Igreja que cale e que se torne indiferente perante a violência, seja de que ordem for, que se deixe amordaçar, seja por quem for, para não perder privilégios, honras ou evidencialismos, consegue apenas o descrédito da beleza e da força únicas do Evangelho do Reino.
Estamos perante tempos que urgem a "ressurreição" da nossa consciência de profetas. Diante de nós a hora inadiável de sermos voz de Deus que pretende a paz e a felicidade de cada homem...
"Hoje" é o "tempo favorável" para sermos voz dos "sem voz", força e esperança dos "sem vez", mesmo que isso nos consiga, como a Amós, a incompreensão de quem nos escuta.
Não é aos homens que temos de agradar; é a Deus e apenas a Deus!

6 comentários:

  1. Prior, esta sua reflexão fez-me recordar que pelo baptismos tornamo-nos Sacerdotes, Profetas e Reis. A nossa missão é a mesma de Cristo.
    É pena que a maioria dos cristãos não exerçam estas "competências" para as quais estão "habilitados". Uns por ignorância, outros por cobardia, outros ainda por inércia, apatia, comodismo ou egoísmo.
    Temos que dar graças por termos quem nos "abane", desinstale, nos ajude a Ver e a Viver como Filhos de DEUS,Irmãos de Cristo e Tempos Vivos do Espírito Santo.
    O mundo e a Igreja seriam diferentes, muito diferentes se cada um de nós, os cristãos, não nos acobardássemos perante as injustiças, a desigualdade social e tantos outros males do nosso tempo.
    Sim, é urgente que sejamos "a voz dos "sem voz" a força e a esperança dos "sem vez" ".
    Se nos calarmos ou voltarmos a cara a situações de injustiça estamos a renegar Cristo. Estamos a renegar o nosso baptismo.

    Bem - haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JR gostei muito do seu comentário,na verdade temos que dar graças por termos em nossas vidas um Padre, como O Padre António, que só vive com uma entrega total a Cristo, não se conformando com o que está mal,mas sim lutando até ao limite, sabendo à partida que não arranja amigos,mas que importa?Só Jesus é vida,vida verdadeira.

      Eliminar
  2. Pe.António
    Obrigado por esta frontalidade,por este alerta,por esta entrega em que nada é essencial,só JESUS Cristo.
    Muitas vezes me procurava como posso eu ser um(a)profeta se eu nada sei,hoje compreendo que o mais importante é o nosso coração ser livre,cheio de humildade e amor e difundi-lo a quem tem sede de um afeto, de conhecer Jesus e isso só o podemos fazer se apenas o nosso coração se mantiver em Cristo,e se a Palavra de Deus fizer eco em nós,e sentirmos aquele contente descontente em que nada nos chega do que fazemos.
    Bem haja Pe. António por ser assim, simples e direto,de me abrir o caminho para Jesus.

    ResponderEliminar
  3. Uma letra e música linda, que nos faz ver que Jesus nos dá a força,e que não nos podemos acomodar aos prazeres terrenos, que nada tem a ver com o jeito de Jesus amar, e nos fazer amar,se somos Batizados,somos filhos de Deus e temos uma missão profética de resplandecer a força do Evangelho.

    Antes de te formares dentro do ventre da tua mãe
    Antes de tu nasceres te conheci e te consagrei
    Para seres meu "profeta"entre as nações eu te escolhi.
    Irás onde te envie,o que te mande tu falarás

    Tenho de gritar,tenho de anunciar
    ai de mim se não o faço!
    Como escapar de TI,como calar
    Se a tua voz arde em meu peito

    Não temas arriscar-te porque contigo Eu estarei
    Não temas anunciar-Me pois em tua boca Eu falarei
    Como missão irás até meu povo e proclamarás
    Para edificar,destruirás,e plantarás.

    ResponderEliminar
  4. Sair do sofá e viver para o outro...

    ResponderEliminar
  5. Temos mesmos que fazer valer nosso Batismo

    ResponderEliminar

Web Analytics