sexta-feira, 20 de julho de 2012

"Kandandu 2012: o Caminho"

É já amanhã que iniciarei aquilo que denominei como "aventura divina". Kandandu 2012. É o Campo de Fé(rias) da Paróquia das Crianças, Adolescentes e Jovens da Paróquia. Durante uma semana inteira, saímos do nosso "habitat" natural e habitual para vivermos momentos únicos, diferentes, determinantes, na vida de cada um dos participantes.
Seremos cerca de 140 corações. Entre monitendos, monitores, casais, seremos uma imensa família que cruzará vidas, sonhos, ideais, medos, horizontes, dúvidas, alegrias e esperanças, entre todos...
Este ano teremos como "Tema" orientador do Campo de Fé(rias) o Caminho.
O nosso desejo e objectivo é o de fazer nascer e renascer em cada coração essa certeza maior de que Jesus é, verdadeiramente, o Caminho a trilhar nos nossos próprios caminhos da vida.
Como responsáveis, sabemos que são imensos e diversificados os "caminhos"que hoje são propostos aos nossos jovens, àqueles que garantirão - ou não - um amanhã diferente para a sociedade, o mundo, a Igreja. E que muitas dessas propostas são enganosas, falaciosas, portadoras de uma alegria e uma felicidade provisórias, carregadas de "êxitos" e "grandezas" passageiras, ilusórias...
Por essas razões, é nosso desejo passar uma semana das nossas vidas oferecendo uma "alternativa" outra onde, por mais encruzilhadas que a vida nos proporcione, apenas um Caminho, não defrauda, não engana, não frustra, não desilude: Aquele que Se denomina a Si mesmo como "Caminho, Verdade e Vida" das nossas próprias vidas: Jesus de Nazaré.
Uma "aventura divina", porém, que não pode nem deve ser vivida exclusivamente por aqueles que vão estar em "Campo"!
Uma "aventura divina" que há-de ter como suporte, como retaguarda de "êxito" e de "eficácia" a Comunidade cristã. Sim, o Kandandu 2012 é projecto e trabalho, é sonho e desafio, é acção e desenvolvimento de toda uma Paróquia que sabe e crê na força dos seus "mais novos" e a eles se associam em comunhão, em solidariedade e, sobretudo, em oração fervorosa, intensa, confiante, abandonada.
O Campo de Fé(rias) será "bom", será "espectacular" na medida em que todos nós como paroquianos, como cristãos, empenhados na missão da evangelização, nos tornarmos suporte de oração desta semana de vida intensa entre todos os participantes.
"Kandandu" é uma palavra de um dialecto africano que significa "Abraço".
É isso mesmo que se supõe viver em cada Campo de Fé(rias): a experiência de um Abraço. Um abraço de Deus a cada um dos jovens; um Abraço da Igreja a cada um daqueles corações rebeldes e sonhadores; um Abraço da Paróquia a cada um dos seus "mais novos" que precisam dessa mesma Paróquia para encontrarem testemunhos, exemplos, modelos de vida, que lhes mostrem continuamente a Pessoa de Jesus como "Caminho" dos nossos caminhos...
Confio este "Kandandu 2012" a cada um de vós, meus amigos; entrego-vos a missão de serdes "braços levantados", "erguidos" ao Alto, para que cada um de nós, participantes, saiamos com a consciência enriquecida, com o coração a arder, com a fé esclarecida, com a vontade transfigurada, desejosos de trilhar, até ao fim das nossas vidas, o Caminho que Deus é...
Se puder, sem promessas, tentarei ir partilhando o nosso dia-a-dia no Campo...
Será uma forma de mais e melhor nos sentirmos "Kandandus", ou seja, "Abraçados", como cúmplices, como família, como Igreja, como Peregrinos que somos...
Lá, como é óbvio, rezaremos por quem por nós reza; rezaremos pelos que não rezam; rezaremos pelos que mais precisam de rezar; rezaremos pelos que se convenceram que não precisam de o fazer...
Unidos n'Aquele que nos desafia a "passar para a outra margem do lago"...

5 comentários:

  1. Pe. António
    Que o vosso caminho seja o caminho de Deus com todo o amor.
    Rezarei por vós ,e espero notícias dos "Kandandus",ficarei também num abraço a todos.

    ResponderEliminar
  2. "Kandandu" "Abraço"
    Que estes dias de (Fé)rias sejam aqueles dias que na juventude vos marque para a vida futura, como um caminho onde Jesus se instala nos vossos corações e vos dê forças para resistir ás vicissitudes que o mundo vos apresenta,porque quando dentro do nosso coração existe aquela semente, ela floresce,ressurge quando menos se espera e nos dá a Sabedoria para os momentos da vida menos bons.
    Nós seremos esses braços levantados,unidos a vós com todo o carinho para vos apoiar a todos, e em tudo com a nossa oração.
    Pe. António que a Sua (Vossa)entrega por esses jovens seja cheia da força do Espírito Santo,iluminando os vossos corações.
    Nós rezando vos aguardamos com mais partilhas de toda a vossa vivência de "Amor","Abraço" no "Caminho" de Jesus Cristo com toda a "fé".

    ResponderEliminar
  3. K uando o
    A braço
    N os mostra Jesus
    D amos tudo de nós
    A í vamos todos juntos no "caminho"da verdade
    N ós por vós
    D amos as mãos e
    U nidos vamos rezar

    São umas palavras simples mas com muito carinho,não sei se tem valor ,mas tem coração e oração que eu farei sempre por todos ,e desejo que esta vivência seja o culminar de uma vida em que o essencial é Cristo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. K aminho
      A mizade
      N obreza
      D ádiva
      A mor
      N o "Abraço" Kandandu
      D amos as mãos
      U nidos em JESUS

      Eliminar
  4. Que bom "passar para outra margem do lago" onde Jesus nos convida à reflexão,à nossa paz interior sem de modo nenhum abandonar o próximo,mas sim encher o nosso coração de vida nova para de uma forma consciente e diferente sermos portadores de todo o Seu amor ,só com consciência e de alma livre o podemos fazer.
    A reflexão o encontro com nós próprios e com Deus.

    ResponderEliminar

Web Analytics