segunda-feira, 23 de julho de 2012


"Humildes..."

"O orgulho divide os homens; a humildade une-os" (Henri Lacordaire).

A Humildade será a "palavra-chave" deste dia que amanhece diante de nós; um sentimento que vai sendo banido do "dicionário" das nossas vidas e dos nossos corações; um tesouro que tende a ser desvalorizado neste tempo em que o nosso olhar se vai fixando mais nas "pérolas" nada preciosas da "posse", do "poder", do "endeusamento", da "auto-suficiência"!...
Porém, nesta "teimosia" que nos preenche, ousamos incarnar a Humildade como passo decisivo e determinante para encontrar o verdadeiro Caminho que conduz à Vida; nesta "aposta" aparentemente desvalorizada sabemos e acreditamos que encontraremos a força capaz de mover as "montanhas" de orgulho que perseguem as relações humanas e apenas conseguem alcançar a desarmonia e a desigualdade, a frustração e a mediocridade do próprio coração!
Escolhemos "trabalhar" a Humildade no preenchimento deste nosso terceiro dia de Kandandu 2012. Decidimos olhar para o Mestre e essa sua "característica" tão Sua, tão própria, de fazer de cada outro o "santuário" de cada encontro, de cada palavra, de cada gesto, de cada segundo da existência.
Mais novos e mais velhos, monitendos e monitores, intentaremos trazer e preencher o coração com as palavras de S. João Baptista: "É preciso que eu diminua e Ele cresça"! É preciso que eu diminua, eu me apague, e eles, cada outro que se cruzar hoje connosco, cresça, seja mais importante, deixando de olhar exclusivamente para os nossos umbigos e acreditar na beleza, na riqueza, que comporta e existe no coração do outro, dos outros...
Não será uma "batalha" fácil, tal o "vício" que nos controla na medida em que vamos sendo contra educados" procurando convencer-nos de que valemos pelo que "temos" e não pelo que "somos"!
Nas relações inter-pessoais deste dia que nos é dado como dom do Alto, buscaremos a Humildade como "estrela" que guia e aponta os trilhos a seguir a fim de acertarmos os passos rumo ao verdadeiro Caminho.
Em cada actividade, em cada proposta, cada jogo, cada palavra, intentaremos fazer autêntico e profundo diálogo e relação, onde o outro se sente e sabe "grande", "forte", "rico", porque amado por cada um de nós...
Sim, porque a Humildade aprende-se, começa, vive-se no mais elementar da nossa existência: saber dialogar, saber escutar, saber aceitar a diferença de cada outro.
"É preciso dialogar com os que nos rodeiam: é muito triste não conhecer mais que o monólogo. Dialogar é saber escutar e pôr-se na disposição de comungar com o outro. Falar e escutar são dois actos de valor humano idêntico; na realidade são um mesmo acto.
Quem não sabe escutar, nem sequer pode falar em sentido pleno: brada, grita, monologa. Quando não se sabe deixar falar o outro, acaba-se por escutar os próprios gritos. Só os humildes são capazes  de dialogar; sem um sincero espírito de acolhimento, o diálogo não é possível.
É preciso acolher o próximo, chame-se ele marido, filhos, subordinados, amigos, etc., para se poder dialogar.
Há silêncios e monólogos que cheiram a morte: morreu o amor. Se há amor, surge o diálogo, pois o amor faz milagres"
A humildade faz milagres...
E isso nos basta...

7 comentários:

  1. Padre António
    Bom dia a todos,com grande alegria constato que vai tirando um bocadinho do Seu tempo tão precioso para todos e incluindo nós, que estamos aqui vivendo convosco de uma forma diferente,mas com intensidade e unidos no coração e no Kandandu (Abraço).
    Dois motes maravilhosos para o nosso interior...Obediência e Humildade,na verdade Pe. António além de ficarmos a par da vossa vivência em união com Jesus, continua de um forma muita forte a nos partilhar,evangelizar e a nos fazer meditar,que bom,na verdade só com um «Pastor»,um Padre que realmente é todo de Deus de outra forma era impossível.
    "O orgulho divide os homens;a humildade une-os"
    Linda esta frase,a humildade é dos sentimentos mais belos que existe,não é fácil mas vale a pena, podemos sair magoados ao »chocar» com o orgulho, mas ficamos com muito mais Paz por manter a humildade e com o tempo acabamos por vencer todo o orgulho, que muitas vezes não é nada mais que insegurança,só o amor,um coração cheio de Esperança,Perseverança,cheio de Jesus,pode vencer o orgulho.
    Obrigado por este partilhar, que tanto conteúdo tem para todos nós,embora se pense muitas vezes que não, que o outro é que é orgulhoso,mas ninguém faz nada sozinho.
    Um dia muito feliz,rezarei sempre por vós.

    ResponderEliminar
  2. A humildade, enquanto disposição para escutar o outro, é o que mais me ressalta no texto de hoje. É essa forma de servir, porque humildade é serviço, que não raro se procura na Igreja, em vão. Bate-se à porta e ela não mora lá.
    Que o Senhor Jesus Cristo, no dia de hoje, coloque no coração de cada um que ai faz caminho e no de cada um dos que reza por vós, a semente da verdadeira HUMILDADE.

    Amélia

    ResponderEliminar
  3. Só hoje li os textos do Kadandu. Que sorte que têm esses "miúdos" de ter uma oportunidade dessas. Daí só pode sair uma boa recordação e corações mais fortalecidos. Lembro com saudade quando ia visitar os campos de férias com o P. Aleixo porque um dos meus filhos fazia sempre anos lá.E que foi marcante, foi! Muito da sua estrutura interior aí foi construída. Nesse clima de vivência de amor formam-se homens e mulheres de bem. Que Deus vos ajude a que tudo corra bem. Vai correr de certeza!Nós vamos rezando.
    LF

    ResponderEliminar
  4. Não está errado quem pensa diferente de nós,todo o mundo é livre de tirar as suas próprias conclusões,ou acertamos ou não,o «EU»,o orgulho,a dureza,a falta de flexibilidade, cega, e não nos deixa ver o lado bom que o outro tem,acabando por sermos injustos connosco e com os outros e perdemos a oportunidade de aprender algo um com o outro, porque tudo gera em tudo menos conversar.
    Amar é um ato de renúncia,de "Humildade"

    Dureza e flexibilidade
    O discípulo de um filósofo foi ter com o Mestre,no seu leito e perguntou-lhe:
    -Tem alguma coisa ainda para dizer ao seu discípulo?
    Então o sábio abriu a boca e disse ao jovem que olhasse para dentro e disse-lhe:
    Está lá dentro ainda a minha língua?
    -Sim mestre
    -E os meus dentes?
    -Não
    E sabes porque é que a língua dura mais tempo que os dentes? porque é flexível,e mole,os dentes caem primeiro porque são duros.Com isto já aprendes-te tudo,não tenho mais para te ensinar disse o mestre.
    Gostei deste pequeno exemplo,mas que nos mostra que
    "A "Humildade"a maleabilidade faz milagres"ao contrário da dureza e inflexibilidade.

    ResponderEliminar
  5. Humildade ! Para tudo há que haver humildade. Para com tudo e para com todos. A humildade, infelizmente, é algo que já não ´habita´ na maior parte do interior do ser humano. Pensamos que, sendo humildes, estamo-nos a rebaixar, quando é exactamente o contrário. E nesta frase o Pe. António diz quase tudo:“...um sentimento que vai sendo banido do “dicionário” das nossas vidas e dos nossos corações; um tesouro que tende a ser desvalorizado neste tempo em que o nosso olhar se vai fixando mais nas “pérolas” nada preciosas da “posse”, do “poder”, do “endeusamento”, da “auto-suficiência”!...”
    É sem dúvida um tesouro que, não está ao alcance de todos. Só os humildes de coração podem entender o que é a verdadeira humildade, para se poderem mesmo fascinar por ela. Humildade com Deus, humildade para com quem precisa de nós. Não há superiores ou inferiores. Somos todos iguais, humanos, uns com mais capacidades que outros, mas sempre sabendo que o outro também é filho de Deus.
    “A humildade faz milagres” - e faz ! Quantas vezes eu ouço...”não vale a pena ir à missa. Os que lá estão da igreja são piores que eu !” O que é que importa ? Afinal nós somos de Deus ou somos dos homens ? Há que haver humildade, temos que nos deixar levar e saborear o bom que é sermos de Deus, o bom que é chegarmos à igreja e rezarmos, não com a boca, mas com a humildade do nosso coração. E Cristo foi o maior milagre da humanidade, sem dúvida. Foi convicto, humilde, directo, acreditou e ofereceu-se por amor. Fêz milagres...deixemos que Ele faça milagres no nosso coração, para que consigamos cada vez mais crescer na fé.
    (Mais uma vez, obrigada Pe. António por este pensamento e, de coração, desejo que todos aproveitem o dom que é estarem juntos, terem um padre assim para vos acompanhar e poderem desfrutar de momentos que ficarão para sempre ´gravados´...)
    R.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei,amei este partilhar,é verdade o que importa é sermos,sentirmos que somos de Deus e poder contribuir também para que o nosso irmão consiga sentir isso mesmo,não é fácil,mas não é impossível.

      Eliminar

Web Analytics