terça-feira, 19 de junho de 2012

"Pelo sonho é que vamos..."!

Acabámos de "sonhar"...
Sim, porque continuo a acreditar que, como diz o poeta, "pelo sonho é que vamos...".
Eu com mais seis jovens da Paróquia ousámos arregaçar as mangas e, do coração aberto, vamos dar "corpo" a uma nova aventura... uma Peregrinação a Santiago de Compostela, trilhando nós os passos já percorridos por tantos outros antes de nós...
Após o Campo de Férias, a realizar na última semana de Julho, como culminar do Ano Pastoral, reabrimo-lo na primeira semana de Setembro com os Caminhos de Santiago...
Devaneio? Utopia? Impossível?
Talvez!
Ou talvez a oportunidade de erguer vontades e unir esforços, de descruzar braços e preparar veredas...
Sonhar será sempre uma "característica" das gentes inconformadas, das pessoas inquietas, dos corações irrequietos, das almas grandes e positivamente desassossegadas...
Na verdade, é pelo sonho que vamos, é pela capacidade de inquietude que podemos transformar o nosso mundo e o nosso tempo. É pela consciência de inconformidade, pelo desejo de uma ousadia permanente e crescente, pela vontade de deixar a História com traços distintos daquela em que a encontrámos, que iremos transfigurar o Homem que somos em cada tempo presente.
E a fé é "sublinhado" edificante nesta aventura de "sonhar".
A Pessoa de Jesus Cristo é "alavanca", "catapulta" nesta dimensão do "atrevimento" de construção do Homem Novo a que somos chamados a edificar.
E este "trabalho" ou este "combate" travado é apenas vencido na medida em que o fazemos com o "outro" e O "Outro". Decididamente, sozinho, podemos até andar mais rápido, mais depressa... mas com as mãos dadas ao outro e ao Outro, vamos, verdadeiramente, mais longe.
Sonhar sozinho é possível... mas podemos cair na "armadilha" de o transformar numa longínqua e inatingível quimera, numa inultrapassável ilusão!
Sonhar de mãos, de corações, de almas, dadas ao outro e ao Outro, torna sempre viável e possível esse mesmo sonho.
Sonhar unidos ao outro e ao Outro torna mais belo e cúmplice esse mesmo sonho. Apetece deixar envolver o coração todo, o coração inteiro e que esse "amanhã" fosse já "hoje"!
Sonhar envolvido na história de cada outro, abraçados ao Outro, capacita a nossa fraqueza e debilidade, encoraja a nossa pobreza e enobrece a nossa humanidade.
E vamos...
Com tarefas a cumprir, com tempos a tornear, com dificuldades a ultrapassar, com obstáculos a tornear, sonhamos...
Os sorrisos visíveis em cada um dos rostos denota, necessariamente, o sorriso que transportam nos corações. E só por isso já valeu a pena uma reunião numa noite de terça-feira, dia designado de "folga"!
Porque, "pelo sonho é que vamos..."!

13 comentários:

  1. "Pelo sonho é que vamos"
    É o sonho que nos leva mais longe,que nos faz trabalhar,desejar uma Igreja renovada de corações novos e abertos ao amor de Deus,e isso sonhar,é viver,pôr em prática muita coisa que parece «utopia»mas não é,é apenas Deus a moldar corações a transformá-los numa Igreja nova onde o Amor é o pilar
    Fiquei muito feliz porque senti o Pe. António que eu conheço, com toda a Sua força,todo o Seu sonho,que não é mais que todo o Amor de Cristo transporto para todos nós de forma mais intensa.
    Bem haja ,boa Viagem que Deus vos acompanhe ,vou rezar por vós.

    ResponderEliminar
  2. “...Sonhar envolvido na história de cada outro, abraçados ao Outro, capacita a nossa fraqueza e debilidade, encoraja a nossa pobreza e enobrece a nossa humanidade.”...
    Lindíssimo. Nem há palavras, para estas palavras... Esta frase é a realidade mais pura que deverá existir nos nossos corações.
    Com esta força, com esta determinação, com esta coragem, com esta fé, com este ´Cristo´...este homem vai longe (embora eu já o soubesse há muito tempo !)
    Não há dúvida que a mente do Pe. António não pára e é sempre para ideias brilhantes: uma peregrinação a Santiago de Compostela. Um homem que acredita que consegue fazer uma peregrinação a Fátima com jovens do dia ...26 ao dia 29 de Dezembro... (entre o Natal e o Ano Novo !) e consegue, só isto diz tudo.
    Que Deus continue a iluminar o seu caminho, continue a dar-lhe cada vez mais força, porque...com essa força que lhe vem do Pai, nós vamos ficando cada vez mais ricos.
    “O sonho comanda a vida”, lá diz o poeta. Quando o sonho se concretiza, quando os sonhos se concretizam (os bons sonhos)...os nossos olhos brilham mais, vêem mais além, a força cresce e nós enriquecemos.
    O maior dom que podemos ter nesta vida, é a fé. Ela move montanhas. É excelente quando encontramos homens com uma fé sólida. Uns nascem com ela, outros recebem-na por ´herança´.
    Pe. António: nunca páre de sonhar (até parece que preciso de lhe dizer...), porque os seus sonhos acabam por ser as realidades de Carcavelos.

    ResponderEliminar
  3. É esse sonho que existe em Seu coração, que nos transpõe para nós com todo o sentir,que não é um sonhar...é realidade é o amor, o amor de Deus,que quando chega a nós trás uma semente que vai germinando e nos faz crescer,pensar se não nos acomodamos demais deixando os nossos sonhos passarem sem sermos úteis a ninguém,porque estar com Jesus, é estar sempre em permanente desinstalar ,lutando pelo que existe em nosso redor,mesmo que nos chamem «loucos»,»loucos» sim de amor a Jesus fazendo a diferença.
    À uns meses lutei comigo, pensei tudo abandonar,mas Suas Palavras nunca me abandonaram e me deram força,porque deixando de fazer,só o estava a fazer a Jesus, que contava comigo,e se ELE me mostrou um outro caminho é para continuar a sonhar...mas não me vou esquecer de SI nunca...mesmo por mais distante, no cantinho do meu coração tem um lugar eterno.
    Pe. António,força,que o sonho seja sempre uma realidade do Seu coração.

    ResponderEliminar
  4. Ludmilla Ferber
    Nos diz na sua canção
    "Sonhos de Deus"

    Não desista,não pare de crer
    Os Sonhos de Deus jamais vão morrer
    Não desista,não pare de lutar
    Não pare de adorar
    Levanta teus olhos e vê
    Deus está restaurando os teus sonhos
    E a Tua visão...

    E é isso que se passa em nossa vida ,Deus vai restaurando muitos dos nossos sonhos que por vezes já estão perdidos em nossa mente... ELE os busca e faz grandes obras...sonhar é viver,procurar,é pôr em prática o que o nosso coração muitas vezes tem bem guardado,meio esquecido, e no fim surge,com vida, com amor trazendo a felicidade a outrem,os desígnios de Deus são
    infindáveis,imprevisíveis.O que seria da vida sem sonhar...sem desejar ir mais além,contribuir para que mais alguém usufrua de algo, que nós já conhecemos, sempre num aprofundamento da Fé cada vez mais, buscando a intimidade com Deus,não é fechado entre quatro paredes que a nossa fé,o nosso amor a Cristo cresce e se dilata.
    Bem Haja que o sonho O leve sempre mais além, percorrendo o caminho das pegadas de Jesus

    ResponderEliminar
  5. "sonhar" é imprescindível para agir! daí a importância do "sonho" que nos obriga a sair da cadeira e a caminhar até Santiago de Compostela (por exemplo)! mas para tal também precisamos do nosso corpo, das nossas pernas, por isso, descanse Pe. António, porque todos precisamos de si, muito! (mesmo os que não são jovens como eu...)
    bjs
    GS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O anónimo disse muito bem...Padre António sonhe,realize,faça da Paróquia de Carcavelos uma Comunidade onde se respire amor,mas descanse...porque TODOS precisam de SI...com essa força ,essa entrega,esse amor transparente a Deus Pai, que nos contagia e nos faz procurar,procurar Jesus,sempre mais e mais.

      Eliminar
  6. "Pelo sonho é que vamos"
    Por entre as veredas caminha-se à procura de um sonho...sonho de encontrar corações,corações disponíveis para o serviço do Senhor...dispostos a sonhar,a escutar a Palavra de Deus,para encontrarem o seu próprio caminho...É de um sonho que sai toda a realidade...e é essa realidade que a podemos difundir com todo o amor...porque a sentimos bem dentro de nós...Jesus caminha dentro de nós,nossas pegadas se confundem...porquê?...porque ELE começa a habitar dentro do nosso coração é só deixarmos guiar pelo sonho e encontrar Jesus...

    ResponderEliminar
  7. Obrigada por continuar a "mostrar-nos o caminho do Céu"... :)
    Rezo por mais este projecto...

    ResponderEliminar
  8. Sonhar é viver...
    sonhar é não limitar-se...
    é fazer...
    é sentir...
    é amar...
    é ter esperança...
    é fazer como e quando o coração quiser...
    é seguir em frente...

    ResponderEliminar
  9. Embora não tenha muito a ver com este pensamento do Pe.António, tem a ver com todos os nossos pensamentos e tem a ver com o enriquecimento dos nossos corações. Numa pesquisa que fiz, encontrei uma entrevista e...a dada altura estava esta frase. Sem dúvida, riquíssima, que nos ensina em como podemos ser verdadeiramente de Cristo, como podemos ser verdadeiros evangelizadores.
    Quem escreveu foi o actor Ruy de Carvalho:
    Uma vez tive uma resposta muito interessante em Penafiel, no Calvário. É uma obra do Padre Américo, onde estão as pessoas que já não têm nenhuma saída para a vida. E eu perguntei aos padres que estavam lá como é que era a missa. “A missa são eles. Eles é que são as chagas de Cristo. Eles é que são o sofrimento. Eles é que são o sofrimento que Cristo teve. Temos de as tratar. A missa é quando os tratamos. Não tem horário. Também rezamos, mas é quando os ajudamos. Quando os ajudamos a não terem tantas dores.” Foi o sítio onde me senti mais pequenino na minha vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ouvi a entrevista do actor Ruy de Carvalho e também me deixou a pensar, é o contacto com a realidade que nos faz realmente mudar,e ver que o mundo não somos só nós,que à muita gente em sofrimento e que as podíamos aliviar muito mais, com o nosso pouco com amor é muito.

      Eliminar
  10. Ser Padre,é o grande Mistério.
    É um Consagrado não por Si mesmo, mas na Pessoa de Cristo.
    É pela Sua Voz,pelo poder do Espírito Santo que o Pão e o Vinho se transformam em corpo e Sangue de Cristo.
    É transcendente,é Divino.
    Bem Haja Pe. António, que esse Dom Divino e forte O acompanhe sempre com dedicação e esse Amor profundo com que tanto se preocupa que nos chegue ao coração.
    Beijinho amigo,resto de um bom dia

    ResponderEliminar
  11. Pelo sonho,pela entrega ,por Jesus ,pela fé ,por Jesus no coração,para trazerem um Espírito renovado pela fé, por tudo isso e por muito mais é que vão,e nós ficamos mas acredite Pe. António, com a nossa humilde e fervorosa oração vos acompanhamos.
    Pe. António,Bem haja ,por tudo.

    ResponderEliminar

Web Analytics