sábado, 7 de abril de 2012

"Silêncio na Terra"!

Há um profundo silêncio no mundo!
Parece que existimos numa atmosfera de ar rarefeito!
Há algo que desconcerta, algo incompleto, «perturbador», que nos insatisfaz...
Falta-nos algo, melhor, Alguém!
Aquela voz, Aquela presença, Aquela Palavra, Aquele desafio, Aquela paz...
Onde estás?!
Que Te fizeram?1
Que Te fizemos?!
Onde Te escondemos?!
Sim és Tu quem nos falta!
É a Ti que precisamos ver, sentir, tocar, e ser tocados!
É por Ti que existimos, que respiramos, que vivemos... e sem Ti, nada faz sentido, tudo está empobrecido, tudo descamba, tudo permanece inacabado!
É um silêncio que corrói, este!
Um silêncio que asfixia,este!
Um silêncio forçado, este!
Há um «cinzento» que nos cobre e ensombrece!
Quando virá aquela "manhã gloriosa"?!
Sim, porque há um verdadeiro sentido, uma verdade outra, um horizonte mais longínquo... Tem de haver!
A morte, as «mortes» que geramos e construímos, não poderão jamais ter a última palavra!
A Vida semeada na vida do Homem de Nazaré não pode ter sido «secada» sem mais!
A eternidade inaugurada naquele Coração aberto e trespassado não pode encerrar-se definitivamente, assim, à mercê dos egoísmos e devaneios de uns poucos! À maldade e à soberba, à vaidade e ao cinismo de alguns!
Urge esperar no verdadeiro e profundo sentido da palavra.
Uma luz irromperá no seio desta escuridão.
Uma voz ecoará para esmagar esse silêncio imposto à Verdade e à Vida verdadeira.
Uma paz renascerá para abafar e aniquilar, definitivamente, essas «guerras« loucas e sem sentido que ainda apaixonam alguns corações!
Esperar, acreditar, escutar, confiar...
No meio da noite brilhará uma Luz que jamais alguém extinguirá!
Aquele que crucificaram e mataram vem aí...
O Ressuscitado deseja o encontro...
Preparemos o coração. De lâmpadas acesas, punhamo-nos a caminho...
A Ressurreição é uma certeza que conforta e liberta.

9 comentários:

  1. "Silêncio na terra"
    Silêncio em nossos corações, uma tristeza profunda,nada tem significado sem Jesus.
    Jesus vivo em nós.
    Só assim dá para entender o que a vida do mundo é banal e sem interesse,é um estado de insatisfação, com tudo e sem nada,porque nos falta o essencial,a vida,mas a vida com água pura que nos sacia,nos preenche,nos mata a sede,a sede de Jesus
    ELE é uma força Superior,é vida é amor, é tudo em nós,esperemos com ansiedade a Sua Ressurreição,para O acolhermos com todo o amor no nosso coração onde ELE quer ter morada permanente...
    SR. Prior,Bem haja por todo o Seu amor,dedicação, entrega nos conduzindo até Jesus.
    .

    ResponderEliminar
  2. Quizeste,Jesus,anunciar a bondade de Deus,oferecer o perdão de Deus a todos nós, sem distinção,cumprisTE a TUA missão...
    Te aguardamos SEnhor Jesus, na Tua Ressurreição. Nosso coração está aberto para TE receber na Infinita Glória.
    "A REssurreição é uma certeza que conforta e liberta"
    Bem haja

    ResponderEliminar
  3. Ainda ontem à noite, já bem tarde...comentava com uma amiga o bom que era os pensamentos do Padre António e os comentários de cada um, independentemente de sabermos quem os escreve: alguém escreveu. E essa amiga, que não tem Internet, só me respondeu que deve ser riquíssimo poder ´mergulhar nestas viagens`.
    Depois de ler o pensamento de hoje, Sábado, deu-me para reflectir...
    Que bom seria se conseguissemos ´varrer´ das ruas dos corações do Mundo, tudo aquilo que ´cheira mal´, que ´não presta´, para darmos ´entrada´ à limpeza, ao...´cheira bem´, à ´arremação`. Quem sabe até, podermos ´engraxar´ o chão dessas ruas, para que elas brilhem e não fiquem ´baças´ com o passar da gente. ´Limpar o chão´, mas limpar bem, não deixar o chão molhado, para que ninguém posso cair...

    Velas acesas. E vamos acender essas velas logo à noite, vamos erguê-las e vamos fazer com que se faça luz em todas as igrejas. Vai ser bonito. Vai ver lindo !
    Só tenho ´medo´, quando as velas se apagarem...Que velas são essas ? São as velas de cera, que, quando apagadas, simplesmente deitam aquele cheiro característico, ou serão celas que, quando apagadas, deixaram o brilho cá bem dentro dos nossos corações ?
    Rasgar, despir, deixar ´morrer o homem velho, acabado´ que há dentro de nós, para deixar ´nascer um homem completamente novo´ no Domingo de Páscoa (foi uma frase que ouvi anos e anos a fio e que tem muito de verdade).
    Um Domingo de Páscoa que não pode, não pode mesmo acabar com conversas e gargalhadas numa mesa onde só há uma ementa deliciosa, uns doces fantásticos, um folar, uma mousse, onde arregalamos os olhos: nós crianças, nós jovens, esperando receber o tão esperado chocolate, um envelope com algumas notas... ! Este Domingo não pode acabar quando à noite fecharmos as luzes e formos para a cama. A luz terá de permanecer bem dentro de nós, porque...é uma luz divina, uma luz do Céu, uma luz de Deus, de um Cristo que não morreu, mas que sofreu, que amou, amou muito e, mesmo dando a vida por nós, quis ressuscitar e ajudar-nos na nossa salvação.
    “Esperar, acreditar, escutar, confiar...
    No meio da noite brilhará uma Luz que jamais alguém extinguirá!
    Aquele que crucificaram e mataram vem aí...
    O Ressuscitado deseja o encontro...
    Preparemos o coração.” - (escreveu o Pe. António. E que pensamento riquíssimo que nos ajuda a reflectir: obrigada)
    Que ressuscitemos também com Ele: amanhã, sempre e que fiquemos com esse dom divino bem guardado dentro de nós, no nosso ´cofre´, porque Ele é rico, Ele é a nossa vida. Que possamos dizer: Foi por nós que Ele morreu, mas é por Ele que nós existimos, amamos e queremos ser cada vez mais dignos do seu louvor. Estendamos a mão a esse Cristo que espera por nós, e sintamos a Sua força.
    “A ti Senhor, toda a honra e toda a Glória.”

    ResponderEliminar
  4. Um silêncio que me mostra que sem Deus tudo é vazio... vem, Senhor Jesus!

    ResponderEliminar
  5. Ressurreição, considero que é a palavra chave incluindo para igreja. Erguermos as nossas forças para o essencial enriquecendo a vida com generosidade e empobrecendo-a do superfulo... Fácil de dizer mas não tão fácil de gerir, mas na intimidade da fé com saber acreditar e confiar... aproximamo-nos de Deus. Helena

    ResponderEliminar
  6. O Teu túmulo,Jesus está vazio,mas a nossa vida está cheia.
    Hoje é o dia da vitória,da vida sobre a morte,a morte não é a última realidade,pois o Teu AMOR nos liberta,salva.
    TU Ressuscitaste por todos nós.
    Uma vida nova surge,deixemo-nos mover pela FÉ,e pela sede de Deus.
    Procuremos o Senhor vivo em nós,e em todos os nossos ambientes .
    Senhor Prior uma Santa Páscoa

    ResponderEliminar
  7. Por muito que tentem não conseguirão apagar essa Luz! Podem negá-la, podem fingir ignorá-la, podem tentar tapá-la, mas Ela é o caminho!
    Obrigada pelas palavras,pelas reflexões que tanto nos confortam :)
    Graça Simeão

    ResponderEliminar
  8. "A fé dos homens"
    Pe. António
    Foi com emoção,que ouvi todas as Suas palavras,o Seu sentir.
    A Páscoa não se pode resumir a um só dia,temos de ter a Ressurreição presente e não distante,ressurgindo cada manhã em nós,nos outros.
    Gostei muito...Deus quer a mão, o braço...quer tudo...e Ele dá-nos muito mais,dá-nos a vida eterna,e todos os dias quando nos levantamos olhamos a luz do dia,e a vida que à em nosso redor, ao qual passamos e pouco valor damos,porque temos pressa.mas pressa de quê? a vida a Deus pertence.
    Que bom ,viver com Jesus e em cada dia olhar,meditar e sentir que a Sua Mão esteve em nós,e nos protegeu,nos acolheu,nos deu os momentos certos para cada coisa.
    "Sentirem não um padre ausente,distante,mas alguém igual, que brinca,sorri..." antigamente um padre para nós era algo inatingível,impensável tomar um café com um Padre,hoje felizmente,o Padre é presente e nos conduz realmente a Deus porque nos conhece, sentimos um ser humano como nós.
    Pe. António bem haja por não se confinar a quatro paredes da Igreja ,mas ser esse «pescador» de homens e que nos envia para Deus.
    Continuação de uma Santa Páscoa, beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que fala de "no sentir um Pe". "Antigamente" que não sei quanto tempo contabiliza, ainda seja Hoje porque depende do Pe. Para mim Pe é um profissional da religião catolica, com uma missão, visão e que se pretende que seja competente no que faz tal como qualquer pessoa adulta. Não vejo porque seja impensável rir, chorar, beber café e o que lhe apetecer e fazer isto ou aquilo, foram tabus que eles próprios se quiseram rodear e talvez tenham feito disso bandeira. Nunca concordei com isso embora haja ideias que eu não concordo...temos pena....o importante são as atitudes e comportamentos, que possa ser uma referência exemplar, um guia para os cegos e perdidos, um mentor. Parece pouco mas é muito e os que conseguem assim ser para a sua paróquia são lideres da igreja. Pela forma como escreveu parece-me mulher, por isso desafie o Pe para tomar mtos cafés, mas se tiver sugiro descafeinado. Helena

      Eliminar

Web Analytics