quinta-feira, 26 de abril de 2012

"Quereis oferecer-vos a Deus?"

Foi esta a interrogação que deixei penetrasse o mais fundo do meu coração.
Foram estas palavras pertinentes, vindas do Céu, que intentei ficassem guardadas, reflectidas, rezadas, em todos quantos ontem peregrinámos a Fátima, enquanto Paróquia de Carcavelos.
Quase um pedido, quase um mendigar, quase uma prece, divinos, que buscaram "ontem" resposta no coração dos Pastorinhos e hoje no nosso próprio coração.
Na verdade, peregrinar ao "Altar do Mundo" implicará sempre um compromisso com o Céu; ousar pisar aquele "chão sagrado", pressupõe sempre a audácia e a humildade da escuta atenta da Mensagem que tem atravessados os anos e os corações; olhar a imagem da Senhora com os olhos da alma, comporta sempre esse desejo sincero de confiar e acreditar que Deus precisa de nós para alcançar e conquistar para Si este nosso tempo e este nosso mundo.
"Quereis oferecer-vos a Deus?"
Somos absolutamente livres para um "não" ou um "sim"!
Sobre nós recai a imensa responsabilidade de sermos, ou não, "cúmplices" dessa aventura divina de "encaminhar" os homens para o Coração de Deus ou, ao contrário, abraçarmos uma indiferença que "hipoteca" a salvação dos homens nossos irmãos!
Oferecermo-nos a Deus, afinal, é deixar que seja Ele o Senhor da nossa existência. É entregar-Lhe aquilo que temos e somos para que Ele mesmo nos possua, nos habite, nos conquiste, nos seduza e, por nós, possa falar e chegar ao coração do nosso próximo.
Oferecermo-nos a Deus é buscar a aventura da fidelidade, é abraçar a graça da humildade é sonhar e viver a disponibilidade e a entrega aos outros com as "armas" do Evangelho, ou seja, incarnarmos em nós o estilo da vida de Jesus de Nazaré.
Oferecer-se a Deus é desacreditarmo-nos das nossas verdades humanas e mundanas para acolher e viver a verdade que Deus é; é ousar apartarmo-nos dos nossos caminhos para seguir aquele outro que o Evangelho nos aponta e que é o próprio Senhor Jesus.
Oferecer-se a Deus é fazer nossas as palavras da Senhora do Nazaré: "eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Vossa palavra"! É confiar mais no Céu que na Terra; é "apostar" na glória da Cruz mais que nas glórias do mundo; é amar mais o despojamento e viver a generosidade que ambicionar qualquer outra riqueza ou testemunhar o egoísmo e a avareza...
"Quereis oferecer-vos a Deus?"
É interrogação que trago no meu interior e que na minha oração peço a santa ousadia de responder afirmativamente. É ideal que desejo continue a "provocar-me" e que nas minhas preces peço não ceda "ao diabo que como leão procura devorar-me" a fim de ser a "alegria" do meu Senhor, a santificação da Igreja que Ele é, o rosto do Bom Pastor que Ele pede que eu seja...
Vindo, vindos de Fátima, como Paróquia de Carcavelos, como peregrinos deste Reino que não tem geografia, de olhar fixo na Senhora do Rosário, queiramos e saibamos ser Povo, Família, Igreja, Comunidade, que se quer toda de Deus.

18 comentários:

  1. "Quereis oferecer-vos a Deus"
    Pe. António
    Que Deus me ajude a cumprir e a saber discernir tudo aquilo que me afasta de Deus,porque o meu desejo e no meu coração,só existe uma vontade,uma força,oferecer-me a Deus, para que a Sua vontade seja sempre a que vença em mim,nada mais.
    Como sempre me disse muita oração e joelhos,que eu tento ter sempre presente.

    ResponderEliminar
  2. Ao ler este partilhar maravilhoso, onde um coração todo se entrega com toda a humildade e nos transmite de tal modo,que não existe nenhuma hesitação em nos sentirmos e nos entregar-mos todos a Deus,porque Deus fala, atua,e nos chama por SI Pe. António.
    Cada Palavra a gravamos em nós, e nos servimos dela em muitas ocasiões da nossa vida, quando nos sentimos fraquejar,porque todos somos humanos,mas com um coração cheio da semente que nos vai transmitindo e vai dando fruto,até nos terrenos,mais difíceis,acredite que o fruto vai desabrochando,eu disse que muitas sementes que semeou,mais tarde reconheceria o fruto,o fruto do SEU esforço,da Sua entrega,do Seu amor a Jesus,que se repercute em nós.
    Pe. António obrigada por esta maravilhoso "sentir"por nos trazer a todos no coração. Beijinho amigo,boa noite.

    ResponderEliminar
  3. Foi mesmo um tempo excepcional. Que dia memorável nos nossos corações. Que palavras e que testemunho o do nosso Prior. Como Carcavelos tem de agradecer o pastor que Deus lhe deu. Que orgulho sentimos todos de nos sentirmos guiados por um coração assim tão apaixonado por Cristo. Nunca agradecerei como deveria.
    Viemos todos cheios de Deus e dessa vontade de nos oferecermos mais e mais a Jesus.

    ResponderEliminar
  4. Há iniciativas que valem mesmo a pena. Estava com dúvidas se deveria ir a Fátima com a Paróquia de Carcavelos. Acabei por me deixar influenciar por uma pessoa amiga. Bendita a hora em que disse sim. Uma experiência de fé que não esquecerei de certeza. Aquela Missa foi mesmo especial. Senti Deus a abraçar-nos e a pedir-nos que fossemos mais e mais dele. Saí com a certeza de que assim faz sentido ser paroquiano e deixarmo-nos guiar para Deus. E há quanto tempo me sentia fora do rebanho! Graças a Deus.

    ResponderEliminar
  5. O blogue como sempre nos trás sempre algo belo e profundo,desde o mar que tanto gosto até à mistura de sentimentos que nos faz sentir,felicidade alegria,sonho...entrega...
    Quando alguém decide seguir e viver como Jesus tem de colocar o seu coração nas pessoas e desprender-se das coisas,tem de entregar a sua vida,gastar-se como os outros e saber que o seu tempo é de todos e de ser partilhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retifico não como os outros,mas sim com os outros ,que é muito diferente.

      Eliminar
  6. "Quereis oferecer-vos a Deus?"
    Uma pergunta que foi feita várias vezes na homilia de ontem, em Fátima.
    Claro que sim. Com toda a convicção repito: Quero. É com Ele que eu vivo, é com Ele que eu comungo, é com Ele que me deito, é com Ele que eu me levanto, é com Ele no meu coração que eu trabalho e Lhe peço que me abençoe em cada dia que começa.
    A minha fé, o meu amor por Ele não ´nasceram´ em vão, e eu quero estar com Ele todos os dias da minha vida. Não fazia sentido eu pregar, eu evangelizar e não sentir.
    Ontem ouvimos uma homilia muito rica, num local fantástico.
    Ontem as nossas ´baterias´ foram carregadas e viémos (eu vim) mais preenchidos, com mais força, mas muito leves (eu vim).
    Antes de começar a palestra, gostei da forma brilhante como o Pe.António nos pôs em siléncio: “Avé Maria...”. A única forma de nos fazer falar !
    O compromisso que fala que devemos fazer com o Céu, devemos fazê-lo sempre. Eu quando tenho problemas, dificuldades, dúvidas, um dia complicadíssimo à minha frente, aprendi (e concordo plenamente) que devo agradecer e nunca pedir: “Cristo, obrigada porque sei que me vais dar força, porque sei que vais estar comigo.”
    Ontem, foi o dizer com muita força: Sim, eu estou Contigo.
    “....É interrogação que trago no meu interior e que na minha oração peço a santa ousadia de responder afirmativamente. É ideal que desejo continue a "provocar-me" e que nas minhas preces peço não ceda "ao diabo que como leão procura devorar-me" a fim de ser a "alegria" do meu Senhor, a santificação da Igreja que Ele é, o rosto do Bom Pastor que Ele pede que eu seja...” - escreveu o Pe. António.
    Com Deus no coração não há diabo que vença, há simplesmente rugidos de leão, que acabarão por se ´apagar´ com o silêncio das nossas orações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rectificando: Antes de começar a palestra, gostei da forma brilhante como o Pe.António nos pôs em siléncio: “Avé Maria...”. A única forma de nos fazer calar !

      Eliminar
  7. «Veritas» o jornal, que como sempre nos informa,nos ensina, nos leva a Deus,e muito mais,eu só tenho uma página interior era o que restava,mas já vi,li, online.
    "Celebrações,momentos,encontros,intimidades,gestos que ficaram na mente e no coração de quantos ousaram viver..."
    Na verdade fica nos nossos corações,na nossa vida, esses momentos de amor vividos intensamente em comunhão e com Jesus bem presente em todos
    Pe António,bem haja,por nos indicar "o caminho de Deus" com toda a Sua entrega.

    ResponderEliminar
  8. "... cuida, Senhora, de mim
    e que eu diga SIM também
    "

    ResponderEliminar
  9. Também eu sinto uma felicidade muito grande por ter feito parte desta bendita iniciativa do nosso Prior. Foi um dia vivido de uma forma muito especial, onde senti que todos estavamos unidos ao Bom Pastor do Céu porque estavamos unidos ao Bom Pastor cá da terra que procura sem descanso a sermos cada vez mais autênticos, verdadeiros, unidos, mais identificados com Nosso Senhor.
    "Quereis oferecer-vos a Deus?" Este foi o mote da sua bela e sentida homilia, toda ela muito viva e vivida, que me interpelou e que continua a interpelar e me faz reflectir em que é que eu tenho que "morrer" para ser oferta a Deus. Com toda a verdade do meu coração quero dizer. - Sim, eu eu quero.

    Prior, que Deus o abençõe por tanto que nos dá, por nos ajudar a viver "pedacinhos de céu".

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma frase com muito sentido,sentimento e amor,
      "Unidos ao Bom Pastor do Céu,porque estamos unidos ao Bom Pastor da terra" é isso mesmo que o «nosso» Prior nos faz sentir,unidos.

      Eliminar
  10. Um dia lindo, onde era possível ´despirmo-nos´ de tudo, para ir a Fátima só com o nosso coração e a nossa alma cheios. Há algo que tenho que confessar: o grande poder de oração, de espiritualidade, de força e de fé que o Padre António sempre teve (grande orador), ´hoje´ em Carcavelos está muito melhor do que no Estoril. Sinto que aqui temos um homem mais sentido, mais dado, com uma garra enorme. Que tudo isto, que é lindo, e nos ajudar imenso na nossa caminhada, perdure. Ele já se prostrou aos pés de Nossa Senhora, por vocação, por amor. Prostremo-nos nós também a ele, a esse sacerdote que tem feito tudo por Carcavelos. Os caminhos de Deus são sempre tão bonitos ! Infelizmente há quem não os consiga ver ou não queira ver. Nós não queremos na nossa igreja os ´cegos´, queremos os que têm olhos p´ra ver. Os outros, penso que andam a perder o comboio, e isso é muito bom: nós estamos aqui ´despidos´ das vaidades, do ´diz que disse´, das fafoquices. Nós estamos ali para crescer na fé, para que ele (padre António) nos ajude cada vez mais a ser de Deus, a ser do outro.
    Para todos aqueles que já entraram no ´comboio´ e para o padre António...obrigada ! No fundo, temos que agradecer a Deus por finalmente Carcavelos ter conseguido um padre que nos tenha conseguido ´chamar´. Um homem que ´trabalha´ ao serviço de Deus, ao serviço dos homens, dos que mais precisam a todos os níveis. Isto é um padre. O resto são passagens. Carcavelos está de parabéns !

    ResponderEliminar
  11. Pe.António
    Bom dia
    É esse sentir forte e profundo que nos chega ao coração, e nos faz pensar exatamente em nós, e se a na nossa vida,a nossa mente está realmente pronta a essa entrega tão profunda,onde podemos dizer com o coração, não só com os lábios,eu ofereço-me a Vós Senhor, e fazei a Sua Vontade.
    Obrigado por essa frontalidade, chamando-nos a olhar para dentro de nós, com uma frontalidade real e sem rodeios,mas com verdade,ou somos de Cristo ou não somos,não à meio termo.

    ResponderEliminar
  12. Maria não questionou o apelo, confiou... esse é realmente um caminho muito difícil para um simples humano! mas tenho tentado sempre seguir "o estilo da vida de Jesus de Nazaré"-o caminho do Amor,mas também o caminho da Cruz... que Deus me dê força para continuar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando seguimos o caminho do amor,o caminho da Cruz é muito mais leve, porque o coração vê as coisas de outra forma,são outros olhos a ver e a mente dá lugar ao coração e sentimos a Vontade de Deus.

      Eliminar
  13. Boa noite, padre António. Estou a conhecer o seu blog e contente por ter entrado aqui. Espero não ter acordado ninguém a uma hora destas.

    ResponderEliminar
  14. Jovens de Carcavelos desejo-vos que a Noite de Oração Comunitária encha os vossos corações de AMOR,um Amor transbordante e resplandecente, que possa resplendecer para toda a Comunidade, que Nossa Senhora dos Remédios vos ilumine com toda a Sua Graça e vos dê muita fé e amor, e que em consonância com o Pe. António façam que todos vos olhem e digam "vede como eles se amam" e sigam o vosso exemplo de amor a Jesus com toda a entrega.

    ResponderEliminar

Web Analytics