segunda-feira, 9 de abril de 2012

"Perfume de Vida"

Páscoa.
Páscoa, palavra, realidade "mágica", única, insubstituível, que torna a fé e a vida numa "primavera" revigorada, refrescada...
Páscoa, certeza que nos há-de comprometer, sempre mais, com cada companheiro de viagem. Vida Nova que havemos de transmitir e partilhar a todos quantos ainda não experimentam nem saboreiam a beleza e a força da Vida de Deus, da Vida que Deus é.
Páscoa, ponto de partida para quantos se dizem acreditar em Jesus Cristo e no Seu Evangelho. Partir, sempre de novo, ao encontro de cada rosto que ainda permanece mergulhado na solidão e no esquecimento dos outros, em cada coração que sente a angústia e o desespero de se saber sem esperança, sem oportunidade, sem paz, sem vida verdadeira!
Páscoa, ponto de partida para, como os discípulos de Emaús, com o coração a arder, regressarmos ao coração de cada homem e mulher e aí levar a força de Deus Ressuscitado.
Pensar que a Páscoa é o fim de um caminho, o terminar de uma etapa, será sempre tornar supérflua uma realidade "brutal" e inigualável. 
Reduzir a Páscoa a um "porto" que se alcança porque se caminhou quarenta dias e aí permanecer "parado", "adormecido", "quieto" ou "manietado", será sempre reduzir a pouco aquilo que é muito, aquilo que é tudo!
Importa, como o discípulo predilecto, ver e acreditar.
Não chega, não basta "saber" o que é a Páscoa!
Temos que acreditar que esse mistério que nos ultrapassa se pode tornar "história", se deve tornar vida na vida de cada outro.
A fecundidade da manhã gloriosa da Ressurreição terá de oferecer ao mundo esse "odor", esse "perfume" do Jardim do Éden original, onde Deus Se passeia "de mão dada" com o Homem.
A Páscoa é essa renovada criação onde o Homem pode sentir a presença fecunda e real de um Deus que o ama, acompanha, liberta e salva, definitivamente.
A Igreja, Povo gerado no Amor Crucificado, é hoje essa "bálsamo" que serena, suaviza, pacifica a humanidade a caminho.
A Igreja é hoje a continuação desse sepulcro vazio e desse "grito" incansável de que o Amor vence. Vence definitivamente. E que apostar no "desamor" e em qualquer uma das suas muitas e diversificadas traduções, é perder a oportunidade da própria vida!
A Igreja que eu sou, que nós somos, tem essa missão sublime de "perfumar" este tempo e esta sociedade com essa Primavera Divina que é Cristo Ressuscitado. Missão que não é outra senão esta audácia de ousarmos olhar cada homem como um igual, como um irmão. Nesse sonho belo e feliz de um dia sermos todos, mas todos, a dizer do fundo do coração: "Pai Nosso...".

17 comentários:

  1. "PAI NOSSO" que estais no céu...
    Batendo à porta dos nossos corações,para que nós aqui na vida terrena, possamos ser as Suas Mãos,os Seus Pés,fazendo a Sua Vontade com Paixão,com muito amor e entrega ,levando a que o nosso irmão compreenda a Páscoa e a Sua Ressurreição e a consiga sentir em si, ao longo da sua vida ,do seu dia a dia a Ressurreição ,a vida nova com o senhor.
    Sentirem o «Perfume»contagiarem-se e contagiarem outros,amar pôr o nosso coração ao serviço dos nossos irmãos.
    "Hoje é a continuação desse sepulcro vazio" e da nossa vida cheia,hoje é a vitória do Teu amor que nos liberta e salva.
    Bem haja pelo maravilhoso partilhar,já vi que não era o que eu pensava,mas sim as fotos das partilhas.

    ResponderEliminar
  2. - O que é na realidade um padre ?
    É muito, mas acima de tudo é alguém que nos ajuda, que nos ´dá a mão´, sem pedir nada em troca, para que nós consigamos fazer do Domingo de Páscoa uma Páscoa permanente, um acreditar constante, para que não nos sintamos a vacilar.
    Acima de tudo para nos confirmar que estamos ali por Cristo. Não por um Cristo morto, mas sim e sempre por um Cristo ressuscitado.
    - Uma linda profissão...
    Nunca ! Se um padre vai fazer do seu sacerdócio uma profissão, nunca será para a vida, será apenas um homem que faz os rituais diários e que não passa da ´linha´ e nós queremos que ele passe da ´linha´, que seja um homem de louvor, de entrega, de certezas, de ajudas, de fazer renascer vida onde ser calhar... já não existia...

    Uma introdução diferente, para lhe dizer que gostei muito da entrevista na Antena 1 que está disponível no site da paróquia. Engraçado: estava a trabalhar e estava um pouco cansada...já passa das 11 da noite e hoje não foi um dia fácil. Quando ouvi estas palavras do Pe. António, melhor dizendo: estas (tantas) certezas do Padre António, senti mais um renascer, mais uma força, mais: reafirmar aquilo em que nós acreditamos. Reafirmar a riqueza de um Cristo vivo, bem vivo e presente. E quando eu me levanto e digo: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, esta é a oração, a primeira mais sentida que vivo e que me transporta para um novo dia (foi assim que aprendi).
    Obrigada padre António. É bom, é muito bom nós, ao fim de um dia de trabalho e depois de algumas horas no computador, ouvirmos estas suas palavras, de uma certeza constante, de sentir um Cristo bem presente.
    Deixo aqui uma deixa:ouçam esta entrevista, porque ela dá-nos ´mais´ e nós queremos e precisamos desse ´mais´.

    Nota: quando abri o ´blog´, vi que há um novo pensamento...Onde é que vou pôr este comentário ????
    Vai para o último, embora, seja sincera, ainda nem o li.
    Uma santa noite para si e para todos os que fazem parte desta ´família´.

    ResponderEliminar
  3. Prior
    Li e reli este espanto de reflexão. Cada parágrafo é um ensinamento tremendo de fé, de verdade que brota do Evangelho, da Boa Nova de Cristo Ressuscitado que nos é transmitido de uma forma tão sublime, única.
    Gostava de sublinhar este " A Igreja que eu sou, que nós somos, tem essa missão sublime de "perfumar" este tempo e esta sociedade com essa Primavera Divina que é Cristo Ressuscitado.... ... ousarmos olhar cada homem como um igual, como um irmão".
    Peço ao Senhor que me ajude a ter sempre consciência desta missão, a de perfumar o mundo e a Igreja com a minha vida, através do meu olhar, das minhas palavras, do meu sentir em relação a cada outro, meu irmão.

    Bem Haja

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Breve, mas muito bonito o seu comentário. Este último parágrafo, deixa-nos a reflectir. Agora sou eu que digo que li e reli. Este...”perfumar o mundo e a igreja com a minha vida, através do meu olhar...”, achei lindíssimo.
      Verdades e mais verdades, toques, que nos tocam, que nos ajudam a crescer mais e mais na fé. Como disse: “Cada parágrafo é um ensinamento tremendo de fé, de verdade que brota do Evangelho...”.
      É engraçado que, nós (a maioria ) não nos conhecemos, mas acabamos por ser uma família. Deixamos deslisar a nossa ´voz´ através das palavras que rolam nestes comentários.
      Estou plenamente de acordo: adorei este pensamento do Padre António. É um pensamento dignos de todos lerem com olhos de gente (por vezes olhamos, mas não lemos). É como eu digo, foi como eu aprendi: a ressurreição não ´morre´ no Domingo de Páscoa. Aí começa tudo e é com essa ressurreição que nós nos sentimos também ´ressuscitamos´ para caminhar, para lutar, para ajudar, para estender a mão, para perdoar ( e às vezes é tão difícil !!!). É com esse Cristo ressuscitado que nós vamos caminhar e aprender mais e mais a viver ao jeito de Jesus.
      Há uma canção, em conjunto com muitas que eu adoro, que diz muito, mas nós, quando a ouvimos , se calhar nem reparamos que isso seria aquilo que deveríamos fazer:
      “Amar como Jesus amou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria, e ao chegar ao fim do dia, eu sei que eu dormiria muito mais feliz.” Se tentarmos fazer isto..., se eu tentar fazer isto...eu sei que irei deitar-me e irei sentir-me muito mais feliz, muito mais em e com Cristo no coração.
      Uma santa noite para si Padre António, para o JR, para todos os que fazem parte deste espaço.

      Eliminar
    2. “Amar como Jesus amou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria, e ao chegar ao fim do dia, eu sei que eu dormiria muito mais feliz.” Belissima! cantei-a quando ainda era menina do coro, já faz muitos anos desafinava na parte "viver como Jesus viveu" doia-me a garganta só de pensar como Ele sofreu. Helena

      Eliminar
    3. O importante não é que a garganta doa, o importante não é cantar, nem tão pouco saber cantar, é sentir, é sentir com o coração a beleza das palavras, para que elas façam ´voz´ dentro de nós. Se conseguíssemos (tentar)amar como Jesus amou, conseguíssemos (tentar) viver como Jesus viveu (a forma como), se tentássemos sorrir como Jesus sorria e principalmente sentir o que Jesus sentia...teríamos um ´rasgar´ de corações lindíssimo, seríamos pessoas dignas, seríamos pessoas de um amor incalculável. Será impossível ser como Jesus foi, mas se tentarmos simplesmente imitá-lo...já estamos a fazer uma grande obra !

      Eliminar
    4. Bem eu acho que os cristãos catolicos, no minimo deviamos tentar, e acho que ás vezes tentamos....mas de que forma? tentamos ao nosso jeito. Ser como Jesus é/foi, é de facto missão para quem tem fé ao jeito que Ele teve, e que nós também não temos, pois quando muito tentamos ter essa fé, mas ao nosso jeito.
      Mas são formas de interpretar, e nem sempre conseguimos por em frases o que pretendemos dizer e depois para quem lê não é bem, nem uma coisa nem outra, mas eu acho que percebi o seu pensar, ie, a tentativa de por em prática Amar, Viver, Sentir, Sorrir como só Ele o soube fazer é uma "boa tentativa" que nos podemos contentar: Hoje sinto-me um ser melhor. Fico-lhe grata por isso. Helena

      Eliminar
    5. Há coisas que não se ensinam, nem aparecem em manuais, são sentimentos, neste caso a fé: ou sentimos ou não sentimos a força do Espírito Santo em nós. Se a minha resposta a fêz sentir-se um ser melhor...fico muito feliz. Só por estas mil e uma razões, vale a pena este ´blog´. É bom partilharmos, independentemente de sabermos o nome de cada um. Se fôr possível aprender e enriquecer a nossa fé, óptimo ! É tão bom acreditar, é tão bom poder ajudar os outros, é tão bom quando sentimos, fazemos sentir e sentimos que alguém, através das suas palavras, nos ajudar a ´subir´ a nossa escada na fé (falo neste caso do Pe. António, com os seus pensamentos...com as suas riquíssimas homilias).
      Que Deus a ajude a seguir sempre pelos caminhos de Jesus e que todas estas palavras consigam fazer eco em si, em nós.

      Eliminar
  4. "...Perfumar este tempo, esta sociedade com Cristo Ressuscitado..." nesta bela reflexão sobre este mistério imenso da Páscoa de jesus tocou-me muito esta expressão pela sua actualidade e urgência... é essa a Missão que Ele me pede e o caminho que sinto por onde devo ir.
    Bem Haja Pde António pelas suas palavras sempre tão verdadeiras...

    ResponderEliminar
  5. Só posso dizer que em cada dia que passa, mais sinto o quanto a sua missão foi sublime ao emanar-me esse «perfume da vida"que me (nos) fez desejar conhecer Jesus,tudo mudou,tudo muda quando Jesus entra em nossa vida,por um coração todo de Deus,onde se sente todo esse amor, com dedicação da própria vida, até ao limite.
    Pe. António obrigado por ter passado pela minha vida,por continuar a passar,e continuo a dizer, Saudade,sente-se, dói e aperta o coração,nos faz desejar tantas vezes viver o aqui descrito.
    Bem haja, sempre com grande amizade

    ResponderEliminar
  6. Quero e peço um coração novo: aberto, atento... e rezo
    Obrigada, Pe. António :)

    ResponderEliminar
  7. que esse sonho se torne realidade e que possamos todos dar as mãos não só nas palavras da oração mas também nas obras!

    ResponderEliminar
  8. Pascoa é sempre que o Homem quiser. O ser capaz de se autorenovar todos os dias da sua vida para um ser humano melhor, acho que pode ser a nossa Pascoa de todos os dias, embora se comemore a Pascoa de Cristo uma vez por ano, mas temos a oportunidade de fazer Pascoa todos os dias, e como é bom, lançar e partilhar o "perfume de vida", que por sinal é um belo titulo para um livro. Mas que eu não vou arrebatar o titulo, não só porque não seria capaz de o escrever, mas também seria um pecado e como pecar é uma grande chatice pois dá muito trabalho a dissolve-lo na nossa vida, se a queremos perfumada.
    Helena

    ResponderEliminar
  9. Pe.António
    Bem haja por completar com as fotos, todo o descrito nas partilhas do blog na Terra Santa" As fotos estão lindas,e com atenção, consigo perceber onde são.
    Gostei muito,muito mesmo,todas ,o deserto,o mar,o nascer do sol...todas.

    ResponderEliminar
  10. Quando Deus nos diz,a nossa alma, que não procedemos bem, com as pessoas de quem gostamos,que amamos ,não é fácil,é uma angústia tão forte,que o nosso coração fica doente,não existem palavras para descrever o nosso interior,é Deus a falar dentro de nós.

    ResponderEliminar
  11. Concordo que "Perfume de Vida " é um lindo título para um livro.

    Meu querido Prior, aqui tem mais um desafio. Tem material vivencial mais do que suficiente para colocar no papel de como tem Perfumado a vida de tantos homens, mulheres, jovens e crianças.

    Ficamos todos à espera!

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100%. "Perfume de Vida", eu já tinha comentado que era um título lindo, mas mais bonito foi o contéudo desse pensamento. Não me veio à ideia ser o título de um livro. Mas depois do "Tenho-vos dito...", que é um livro mesmo de cabeceira, em que podemos recorrer a ele sempre que queiramos (já que não é um romance), é excelente. Eu tenho o livro marcado com os capítulos principais. Adorei o livro, e acho que se o Pe. António escrever outro, será mais um enriquecimento para a nossa fé, vai ser um livro que vai ficar para sempre.
      Concordo com o JR. Tem material mais do que suficiente. Só foi pena ninguém ter filmado ou gravado a homilia do passado Sábado: foi divinal e, passado para o papel...seria magnífico !

      Eliminar

Web Analytics