quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Páscoa nas ruas"!

Um gesto que nos baralha e confunde!
Uma atitude que espanta e escandaliza até!
Baixar-se, rebaixar-se, como um escravo, que de joelhos lava os pés empoeirados e sujos daqueles homens seus irmãos!
Uma lição que o Mestre pede que seja continuada, repetida, vivida, pela Sua Igreja, como sinal visível e eloquente do Seu amor vivido até ao extremo. Um exemplo que não podemos apenas repetir, liturgicamente, uma vez ao ano, mas que urge ser experienciado no quotidiano da vida e da acção da Igreja que peregrina em cada tempo.
Lavar os pés ao mundo será sempre esta tarefa nobre e sublime de quem se sente e sabe seguidor deste Mestre de Nazaré. Baixar-se, joelhar-se, e com toda a humildade e dedicação tocar, lavar, enxugar, os pés dos homens nossos irmãos...
E se não o fizermos gratuita e incondicionalmente, não teremos parte com Ele, não entenderemos nunca o Evangelho, não aderiremos jamais ao Reino dos Céus, não anunciaremos, com credibilidade, a beleza de Jesus de Nazaré.
"Só o amor pode salvar o mundo" será o "mote" deste Tríduo Pascal de 2012. Creio que apenas alicerçados nesta verdade proclamada pelo Papa Bento XVI poderemos viver com autenticidade e profundidade a Páscoa de Cristo.
"Só o amor pode salvar o mundo" e a Igreja que somos e que queremos edificar.
Só o amor, traduzido em incontáveis formas, fala categorica e eloquentemente da fé que dizemos possuir.
Só o amor nos fará entender a "lógica" do lava-pés, da caminhada para o Calvário, da Eucaristia, da Paixão, da Morte, de Jesus Cristo.
Apenas "mergulhados" nesta órbita do amor entendemos o "escândalo" de um Senhor Todo Poderoso que Se faz Servo, Se faz "nada", Se torna "Morte" a fim de nos enriquecer com a Sua Graça e a Sua Vida oferecida no Madeiro da Cruz.
Hoje havemos de olhar e ver um Deus de joelhos diante dos homens. De toalha à cintura, lava e enxuga os pés dos Apóstolos numa catequese do que é verdadeiro serviço, doação, dedicação e entrega.
Os ensinamentos de Jesus não são nunca palavras sem consequências, filosofias idealistas, utopias irrealizáveis. São gestos acontecidos, são realidades assumidas, são vida partilhada. Para que agora nos, os discípulos deste tempo, o façamos também. E nos alegremos com esta atitude e esta postura enquanto Igreja, enquanto Comunidade cristã, enquanto seguidores e crentes do Evangelho de Jesus.
Porque apenas "o amor pode salvar o mundo" ousemos viver e testemunhar, em gestos concretos, esse amor de Deus nas nossas próprias vidas. Apenas dessa forma "falaremos" da Páscoa de Cristo. Essa realidade única e sublime não pode reduzir-se a uma liturgia fechada, trancada e escondida nas igrejas mas, ao contrário, tem de ser exposta e visível a quantos se cruzam connosco.
Sendo amor, sendo serviço, sendo partilha, sendo verdade, sendo justiça, sendo generosidade, diremos ao mundo a verdade da Páscoa...
A Páscoa tem, afinal, de sair à rua, à vida dos homens nossos contemporâneos.
Eles têm esse direito.
Páscoa nas "ruas" das nossas cidades, é essa disposição interior e verdadeira de lavar os pés aos homens. Aqui e agora!

13 comentários:

  1. Não sei se consigo dizer o que vai em mim mas vou tentar, em tempos eu pensava para mim,eu não sei se Deus me ouve, eu não sei muito rezar com palavras elaboradas como tantas vezes via e ouvia as pessoas,ia à Igreja muitas vezes,poucas vezes à missa,falava com ELE,contemplava, e sentia-me mal,triste e pensava a única coisa que posso LHE oferecer,é a minha vida, o meu coração,o serviço que eu não sabia definir,apenas sabia que tinha de o fazer,com entrega no dia a dia no que viesse ao meu caminho,um sorriso,uma palavra,uma ajuda,sem perceber o porquê,hoje tenho uma noção do caminho que percorro e o devo ao Pe.António e só a nossa vida no dia a dia pode traduzir o Amor que vai em nós para com Deus e com o próximo.
    A coerência dos nossos atos, dentro e fora da casa de Deus.
    O fundo do blog está lindo,não sei qual é a Catedral,mas sei que é a casa de Deus e linda e como tal a nossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sublime. Eu que me considerava veterana comovi-me , chorei quando achei que já não ia fazê-lo. Bem sei que estou numa fase muito cristal e frágil. Gostei da simplicidade como escreveu, eu acho que na genuidade e simplicidade está quase tudo. Chorei muito ontem e hoje, estou com os olhos inchados, porque não consigo ter a fé que me ensinaram a ter, mas não não é falha dos outros de facto é mesmo minha, infelizmente, que é o que mais me faz sofrer. Mas coerência dos meus actos eu achos que tenho, o que me faz dormir tranquila. Bem haja. Helena

      Eliminar
    2. o fundo do blog é a igreja da Agonia, no Monte das Oliveiras, em Jerusalém...

      Eliminar
    3. para "2º": esta imagem mostra as cúpulas do Santo Sepulcro, Em Jerusalém

      Eliminar
    4. Aninhas
      Mais uma vez obrigada,é muito bom saber, conhecer,mas estes lugares santos então, muito mais.

      Eliminar
  2. "Neste Tríduo Pascal"
    Vai ser muito diferente dos outros anos,mas vou ter presente "que só o amor pode salvar o mundo"e não me vou esquecer do amor com que sempre nos passou esse "mote"e dedicar-me-ei a Cristo de corpo e alma,pensarei em vós, Carcavelos, onde Jesus também está presente, e sei que ELE nos vai ajudar a todos a fazer o nosso caminho para Deus no amor,na verdade,no serviço,no verdadeiro lava pés, e só assim vamos compreender,que tudo o que Jesus sofreu por nós, não foi em vão.
    Pe. António bem haja continuação de uma boa semana Santa

    ResponderEliminar
  3. Se eu pudesse descrever o que me vai dentro da minha alma,passar para o teclado,mas não posso... não dando para acreditar em tanta incoerência,mas Deus sabe, vê,não é preciso palavras,palavras para quê? sofrer? sofrer por Jesus, ELE também sofreu por mim,agora sou eu que tenho de carregar a cruz e a minha nunca será tão pesada porque Ele me ajuda.Como é que as pessoas não conseguem discernir entre o bem e mal.

    ResponderEliminar
  4. Sem palavras,sem comentários,apenas amar e adorar.
    Muita gente,muito,amor,emoção e entrega.
    "Amar porque sim,simplesmente"
    Pe. António Bem haja

    ResponderEliminar
  5. "Só o amor pode salvar o mundo"
    E nada mais importa ,o dar de nós para que percebam,a diferença e sintam a necessidade,a curiosidade,a ousadia,de sentirem eles próprios, como o amor de Deus é bom,só o amor desarma...tem de haver paixão,que importa a boa vontade, se nos faltar a Paixão pelo amor de Jesus,amar,amar até doer...mas continuar,nunca desistir.

    ResponderEliminar
  6. A Igreja foi pequena para receber tantos corações para adorarem Jesus,mas não importou, ninguém desistiu, no adro,na galeria,em pé,muita,mas mesmo muita gente,todos firmes em adoração a Jesus.
    Pe, António,bem haja pela Sua forma simples,pela Sua entrega e amor.
    Obrigada simplesmente por existir,ser como é, e caminhar bem ao nosso lado no "caminho de Deus"nos dando aquela segurança,aquele amor, que se sente com Suas Palavras.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns e Bem Haja! pela entrevista dada à Antena 1, que só agora ouvi, (mas nunca é tarde...)
    Obrigada Pde. António pelo seu testemunho, por tanta dedicação e Amor. Ouvi-lo dá-me força e esperança de que tantos corações, à minha volta, possam mudar...

    ResponderEliminar

Web Analytics