quinta-feira, 22 de março de 2012

"Sempre presente"

"Olha pra mim

Deixa voar os sonhos

Deixa acalmar a tormenta
Senta-te um pouco aí
Olha pra mim

Fica no meu abrigo

Dorme no meu abraço

E conta comigo

Que eu estarei aqui
Enquanto anoitece,
 enquanto escurece
 
E os brilhos do mundo
 cintilam em nós 
Enquanto tu sentes
 que se quebrou tudo
 
Eu estarei
 sempre que te sentires só
Olha pra mim

Hoje não há batalhas

Hoje não há tristeza

Deixa sair o sol
Olha pra mim

Fica no meu abrigo
Perde-te nos teus sonhos
E conta comigo
Enquanto anoitece,

Enquanto escurece
 e os brilhos do mundo
 cintilam em nós

Enquanto tu sentes
 que se quebrou tudo

Eu estarei sempre

Que te sentires só
Enquanto anoitece,
 enquanto escurece
E os brilhos do mundo
 cintilam em nós

Enquanto tu sentes 
que se quebrou tudo

Eu estarei sempre
que te sentires só
Eu estarei sempre
 que te sentires só".


Palavras que tantos de nós já escutámos e tornámos a escutar...
Palavras que revelam, uma verdade maior, um sentir infinito, um amor que não se diz nem escreve...
Que sem "heresias" podemos colocar bem nos lábios de Deus; sentir que decerto fala do Coração de Deus que nos olha a cada instante deste nosso peregrinar.
Gosto de gostar de ver assim o Senhor...
Próximo, amigo, companheiro, abraço, presença...
Diante das "noites" que possam invadir os nossos corações e desassossegar as nossas almas, diante dos "cinzentos" que intentem perturbar aquela paz e aquela alegria para as quais o Alto nos sonhou, teremos sempre de responder com esse sorriso, quiçá por vezes tímido, ou mesmo duvidoso, mas real e necessário, pois que aqueles braços abertos um dia no cimo de uma Cruz são essa certeza perene de que Ele estará sempre, mas sempre, ao nosso lado.
Olhar para Ele, no meio das batalhas, cercado de tristezas, muralhado de medos, é o único caminho que nos serena e sossega, anima e catapulta para o recomeço quotidiano da maravilhosa aventura da vida e da fé.
No coração das tormentas - sejam quais forem -, mergulhados em perigosas tempestades que "abanam" a barca do nosso caminho, importa, confiantes, erguer o olhar e ver - com o  coração - que há um abraço forte, apertado, eterno, que se sobrepõe a tudo e a todos...
Caminhar, sabendo e acreditando que Ele é "porto seguro", é "abrigo" para os nossos desalentos e cansaços... mas caminhar sempre... rumo a um Coração aberto, trespassado, para que eu n'Ele encontre repouso e morada...
E perdermo-nos nos nossos sonhos...
Mesmo que "anoiteça", ainda que "escureça"... Ele estará sempre.
Mas como, poderá alguém mais duvidoso ou descrente perguntar?!!!
Olha bem... 
Há um sorriso de alguém. Há um abraço apertado de um amigo. Há um perdão que te ofereceram. Há uns ouvidos que te escutam. Há uma palavra que te dirigiram. Aquele silêncio com que te presentearam. Há uma presença que já não valorizas. Há uma cumplicidade de alguém que contigo se faz "um". Há um coração que amas com todas as tuas forças. Há uma saudade que te faz esperar e lutar mais um dia que seja. Há amigos que chamas de manos mais novos ou mais velhos. Há sonhos que arrebatam as tuas forças...
Há tantas e tantas formas de sentires e veres aquele divino Abraço de um Deus, por amor, suspenso numa Cruz...

14 comentários:

  1. “Sempre presente”....Sempre a teu lado, sempre connosco, sempre de mãos dadas.
    Há dias que o nosso dia é feito de tantas coisas e, no final há um cansaço que nos vence, que nos deita por terra e nos faz sentir que há muito mais para além de tudo isto: do trabalho, do barulho, dos compromissos...Existem os compromissos que não são compromissos, são ´empurrões´ simpáticos que a nossa menta teima em nos fazer sentir, para nos levar ao encontro de Deus. De um Cristo crucificado e ao mesmo tempo de um Cristo ressuscitado.
    Por vezes pergunto a mim própria o que seria eu sem este acreditar ! Há alguns anos, bem largos, quase perdi a fé, quando a minha avó paterna faleceu. Mas sei que a minha fé era forte demais e que iria ultrapassar todas as barreiras. Há quase um ano tive muito medo de pensar ou de sonhar que não iria sentir o meu coração pulsar quando pensava em Cristo, não sentir aquela vontade e aquela força que um verdadeiro cristão sente...mas Deus não deixou que isso me acontecesse. Ao contrário, a minha fé galgou e tornou-se uma fé ainda mais sólida. Engraçado que, quando penso o que seria eu sem este peregrinar, não me consigo imaginar...
    O Pe. António, que começou a acreditar por causa de um ´homem´ vestido de branco (bendito esse dia) e eu comecei a acreditar, não com 18 mas com 13 anos. Também foi por causa de homem vestido de branco. Não era Papa, mas era padre. E esse dia está e ficará gravado na minha memória para sempre. Foi bom, foi muito bom, é bom demais acreditar, ter fé, e imagino (agora sim) como é que as pessoas que não acreditam se sentem, o vazio que existe dentro delas, quando querem mostrar aos outros que estão certas.
    “Olhar para Ele, no meio das batalhas, cercado de tristezas, muralhado de medos, é o único caminho que nos serena e sossega, anima e catapulta para o recomeço quotidiano da maravilhosa aventura da vida e da fé.” (escreve o Pe. António) Mas poderia não escrever. Poderia nem existir este blog, poderia haver um ´site´ da paróquia com coisas banais e informações semanais. Seria mais fácil, daria menos trabalho.
    Quis dizer com tudo isto, que quem nasce revoltado e descrente, e aprende por esta ou aquela razão, este ou aquele chamamento, dá muito mais valor aos caminhos de Deus e ao medo que é sentir que alguém pode perder a fé. Ela é a nossa ´arma´, a nossa força, é a nossa vida.
    “Caminhar, sabendo e acreditando que Ele é "porto seguro", é "abrigo" para os nossos desalentos e cansaços... mas caminhar sempre... rumo a um Coração aberto, trespassado, para que eu n'Ele encontre repouso e morada...” - É sentir que há um homem, enviado por outro Homem, que não nos deixa vacilar, que quer que nós sejamos cada vez mais igreja. E poderia nem se preocupar: celebrava...confessava...fazia a sua vidinha de sacerdote normal. Mas ele quer mais, porque Ele quer mais, e nós queremos esse ´mais´.
    Obrigada Cristo pelos homens que tens colocado no nosso caminho....

    ResponderEliminar
  2. OBRIGADO, Pe António. Foi mais um Abraço de Deus.

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente maravilhoso,onde nos revemos em todo o partilhar.
    "Há tantas e tantas formas de sentir e ver aquele divino Abraço de um Deus,por amor,suspensonuma Cruz..."

    ResponderEliminar
  4. Pe.António
    Este partlhar veio de encontro ao que eu estava a sentir, a presença...longe mas perto,não é necessário muito para que nós sintamos que Jesus nos abraça,nos ama,pois nada acontece por acaso,as pessoas se cruzarem em nossas vidas, têm sempre uma missão, mútua ou não,mas penso que sim.
    E o Pe. António é dotado de um Dom,algo que nos transcende,é algo tão especial que só existe uma situação,as Mãos de Deus.
    Bem haja por nos dispensar este tempo precioso, que nos leva o coração a vida ao "caminho de Deus".

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Jesus...por nos dares este coração que conosco partilha todo o Teu amor e também todos sentimentos que Lhe vão na alma,porque só assim nos leva até Vós Senhor.
    Obrigado pelo dia que entrei atrasada na Igreja e me chamas-te até Vós,por ELE,obrigado...sei que nos deixou,mas também sei que mais corações precisam que as Suas Mãos e Palavras os leve também até Vós,pois é um «Pescador de homens»,apesar da saudade não se apagar...
    Obrigado Jesus...Sei que Ele continua "Sempre presente " distante...mas perto do coração...
    Pe. António, Bem haja,por este partilhar maravilhoso,que nos faz sentir amados e procurar esse sorriso,esse Abraço do irmão, que é Jesus que nos abraça

    ResponderEliminar
  6. Nunca é demais reflectir e pensar que, na verdade, Jesus está sempre presente nas nossas vidas... Nos irmãos que nos pões ao lado, sejam eles quem forem, ajuda-me Senhor a reconhecer-te!

    ResponderEliminar
  7. Coração atento... coração confiante...
    E ELE está sempre «lá»!

    ResponderEliminar
  8. "Nós queremos ver Jesus"
    Só que Jesus se revela em todos nós, e nós pensamos sempre que ELE está em nós e o nosso irmão está sempre a falhar,e!...mas cabe-nos a todos a ajuda mútua, para que todos caminhem "rumo a um coração trespassado para que Nele se encontre repouso e morada",só assim nós encontramos Jesus, dando a nossa vida também,para que todos saibam o que é ver Jesus, senti-LO em nós de uma forma única, arrebatadora.

    ResponderEliminar
  9. "Chamei-te pelo teu nome"Isaías 43
    Gosto muito,diz-me muito,emociona-me muito..."Chamei-te pelo teu nome"quando se chama pelo nome,para mim é algo de diferente, é sentimento que entra direto ao meu coração...e as fotos estão lindas,os locais maravilhosos,que vou tentando decifrar...andar onde Jesus andou,viver,sonhar,contemplar,absorver cada esquina, é envolvente,maravilhoso.
    Bem haja por todo o partilhar, fotos e descritivo e no blog.
    Pe. António "Sempre presente" nos dando o Abraço de Deus
    Bem haja,um bom dia

    ResponderEliminar
  10. "Com quanta insistencia o Apostolo S Joao pregava o "mandatum novum"! "Amai-vos uns aos outros!" Por-me-ia de joelhos,sem fazer teatro,para vos pedir,por amor de Deus,que vos estimeis,que vos ajudeis,que vos deis as maos,que vos saibais perdoar.Portanto,vamos banir a soberba,ser compassivos,ter caridade;prestar-nos mutuamente o auxilio da oraçao e da amizade sincera." S.Josemaria

    ResponderEliminar
  11. Ás vezes parece que o mais difícil é aceitar o nosso próximo. Entendo o próximo - de acordo com a parábola do Bom Samaritano - como aquele que sai do seu caminho para vir ter comigo. Tantas vezes não vemos os que saem do seu caminho por nós porque estamos "vidrados" na expectativa de que um outro qualquer o faça e nem vemos o nosso próximo! Talvez para seguir Jesus, seja preciso muita atenção para que vejamos o que Ele quer e não o que gostaríamos de ver. Beijinhos Pe António e muito obrigada pela maneira como nos leva a meditar :)

    ResponderEliminar
  12. Lindas,lindas as fotos...
    O Mar da Galileia, o rio Jordão que maravilha...
    O nascer do Sol no deserto da Judeia,simplesmente de não tirar os olhos de toda a Natureza que Deus nos deu para contemplar,cuidar e maravilhar.

    ResponderEliminar
  13. "Fica no meu abrigo (...) e conta comigo (...)é a melhor sensação quando nos sentimos perdidos... mas que com o cintilar do brilho do mundo, apesar de tudo temos um abrigo, que tem alguém com quem podemos contar, é sublime...Helena

    ResponderEliminar
  14. Pe. António deixou-nos um partilhar maravilhoso,para estes dias,refletivo,com o mote,o conteúdo "sempre presente",que nos faz mesmo sentir a presença,
    e a continuação das fotos,estão lindas.
    Bem hajam por nos darem a oportunidade de participar também.
    Só me falta um pouco da água do rio Jordão.

    ResponderEliminar

Web Analytics