sábado, 17 de março de 2012

"Elevado da terra"

Uma só verdade importa e interessa. Uma única razão merece toda a nossa adesão. Apenas um sentimento nos enche profunda e radicalmente. A certeza do amor de Deus por cada homem. Uma certeza que importa recuperar bem no coração de cada um de nós.
Não importam filosofias, idealismos, boa-vontades, teologias, catequeses ou sermões, rituais e celebrações, se nos faltar essa paixão pela Paixão de Jesus.
Como outrora no deserto, a serpente elevada foi a vida de quem para ela olhava, hoje só Jesus elevado da terra, Crucificado no Madeiro da Cruz, pode ser "objecto" do nosso assombro e desassombro, da nosso espanto e da nossa gratidão, da nossa entrega e da nossa paixão.
Diante das "serpentes" e dos "venenos" contemporâneos, sejam do mundo ou brotem bem de dentro da Igreja, apenas Jesus Crucificado, esses braços abertos e aquele Coração trespassado, são o "antídoto" que serena e pacifica, que redime, liberta e salva verdadeiramente.
Com efeito, por mais poderosos ou maléficos que possam ser os "venenos" que buscam paralisar, inanimar ou mesmo aniquilar o sonho e o Reino de Deus, nenhum deles vencerá o "bom combate" de quantos ousam erguer o olhar do coração e da vida para o Filho do Homem elevado da terra no cimo de uma Cruz.
E essa torna-se a nossa missão solene, única e insubstituível. Sermos esta Igreja que se detém a contemplar, a adorar, a agradecer, essa elevação de Deus que nos alcança e conquista a eternidade pela Sua Paixão.
Talvez os muitos tempos que dedicamos às formações, às catequeses, às actividades culturais e cultuais, às práticas piedosas tradicionais, às reuniões múltiplas e diversificadas, pudessem ser transformadas num pouco de tempo dedicado ao erguer o olhar para Aquele que trespassaram!
Podemos - e devemos - saber catequese, teologia, ensinar e aprender cultura cristã, dinamismos de evangelização adequados aos nossos tempos, buscar a inculturação da fé como caminho de anúncio do Evangelho... e tudo isso, todavia, é pouco, é nada, se não nos dedicarmos a erguer o olhar do coração para Aquele que permanece suspendo na Cruz, revelando definitivamente que o caminho da vida é a doação da mesma. Que a eficácia do apostolado e da missão eclesial não depende da nossa sabedoria mas antes da "loucura" de Deus manifestada em Cristo e Cristo Crucificado.
Aqueles braços abertos no Madeiro significam esse abraço definitivo e eterno que Deus oferece à Humanidade. O mundo não é oposição ao Reino de Deus. O mundo não ameaça a beleza e a força do Evangelho. O mundo não obscurece a luz do rosto humano e divino de Jesus de Nazaré. (mais facilmente o faz a Igreja quando escolhe e adopta critérios mundanos e paganizados nas suas lutas e devaneios espiritualizantes).
Deus de tal modo ama o mundo que lhe oferece o Seu próprio Filho. Não para o condenar mas para o salvar. Deus, de tal modo ama o mundo que lhe entrega a Sua Igreja. Não para o condenar mas para o servir, o amar, o abraçar...
Daí, daí a beleza e a grandiosidade da nossa missão enquanto discípulos deste tempo. Que encontram forças, razões, esperanças e certezas, paz e sonhos, na contemplação do Filho do Homem elevado da terra. Uma elevação, um poder, uma glória, uma omnipotência, apresentada e revelada na fraqueza de uma Cruz!
E acreditar em Cristo não é dizer que Ele existe! É viver ao Seu jeito. É ser crucificado com Ele para n'Ele ressuscitarmos como humanidade renovada e salva, liberta e fecunda no "já" e no "agora" da nossa história e do nosso peregrinar.

10 comentários:

  1. Estava agora mesmo a ver o blog... quando um novo texto aparece. E que texto! Que palavras, melhor, que desafios nos são apresentados a nós cristãos confortavelmente convencidos que aquilo que importa é "estudar" Deus mais que amar a Deus! E o Deus que nos salva na Cruz. Nunca me cansarei de agradecer estas sábias provocações que o padre António nos faz. Ajuda-me a convencer de que estou a caminho, que ainda não cheguei...

    ResponderEliminar
  2. Pe António
    Não tenho palavras para esta partilha maravilhosa, clara,com verdade,com coração,com tudo o que de verdade nos leva ao caminho de Jesus.O que importa é um coração puro,que se entregue de corpo e alma com a vida que nos foi concedida com tanto amor, a ELE e a sermos as Mãos de Jesus na terra,dando o nosso coração e vida, no "já e no "agora".
    Pe. António
    Bem haja por ser como é,todo de CRISTO,na vida ,na alma,no coração,todo.

    ResponderEliminar
  3. Prior
    Que belo, profundo e verdadeiro texto nos oferece dando- nos assim, a oportunidade e se tivermos coragem, o de olharmos para bem dentro de nós mesmos e reflectirmos se estamos com Cristo ou contra Cristo, se somos Sacramento, Sinal de Cristo e da Sua Igreja ou contra Sinal com as nossas palavras, pensamentos, atitudes, mentiras, falsidades ...

    Deus tenha compaixão e misericórdia deste Seu Povo que em vaz de O amar nos irmãos muitas vezes tenta aniquilá- Lo.

    Sim, bem haja por "estas sábias provocações"

    ResponderEliminar
  4. Acho que há coisas que devem ser partilhadas, com quantos abrem este blog. Esta foi uma parte de uma entrevista feita ao Ruy de Carvalho pela Antena 1, em que, a dada altura, falando sobre os caminhos de Deus, ele tem esta resposta:
    "Uma vez tive uma resposta muito interessante em Penafiel, no Calvário. É uma obra do Padre Américo, onde estão as pessoas que já não têm nenhuma saída para a vida. E eu perguntei aos padres que estavam lá como é que era a missa. “A missa são eles. Eles é que são as chagas de Cristo. Eles é que são o sofrimento. Eles é que são o sofrimento que Cristo teve. Temos de as tratar. A missa é quando os tratamos. Não tem horário. Também rezamos, mas é quando os ajudamos. Quando os ajudamos a não terem tantas dores.” Foi o sítio onde me senti mais pequenino na minha vida."
    Isto é lindo, achei lindíssimo e eu também me senti pequenina....
    Achei muito interessante para podermos reflectir hoje e sempre

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Pde António pela bela e profunda reflexão. De facto, de que nos servirá tudo o "resto" se não formos capazes de olhar, de contemplar Cristo no madeiro da Cruz, de sermos crucificados com Ele e com Ele ressuscitarmos... Que belo desafio

    ResponderEliminar
  6. "Olha pr'a Cruz, é a Minha maior prova..."
    Mas teimo em não levantar os olhos...

    ResponderEliminar
  7. "Amar simplesmente,porque sim",tão sómente porque sim...

    ResponderEliminar
  8. "Elevado da terra"
    Jesus eleva-se como um feixe de luz no cimo da montanha para abraçar toda a angústia,todo o sofrimento humano,mostrando-nos que o que parecia ser o fim da Esperança,é sim uma nova realidade,a transformação da vida,que nós saibamos olhar para a Cruz com amor e com toda a nossa vida,no «já» «agora» e sempre.
    Pe. António bem haja

    ResponderEliminar
  9. João 12:32,35,36,
    "E Eu, quando for levantado da terra,todos atrairei a mim
    A luz ainda está convosco,por um pouco de tempo;andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem;pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
    Crede na Luz para que sejais filhos da luz."

    ResponderEliminar
  10. A certeza do amor de Deus por cada Homem e uma verdade que importa e interessa. Quanto à certeza do amor de cada Homem por Deus,interessa apesar de importar menos do que deveria...Helena

    ResponderEliminar

Web Analytics