terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"Tempo Novo"

Iniciamos amanhã o Tempo da Quaresma.
Poderemos pensar que é apenas mais uma; que nada traz de novidade ou, pior ainda, nada acontecerá de diferente!
Quaresma é sinónimo de vida, de encontro, de intimidade, de relação, de verdade, de "morte" que gera eternidade no já e no agora do nosso caminhar.
Assim, esta Quaresma pode ser - tem de ser - necessariamente, algo de único e de derradeiro, algo de essencial e insubstituível. Esta Quaresma é uma oportunidade para que cada um de nós reaprenda a grandeza do coração que comporta em si mesmo, na medida em que este é desafiado a uma abertura, ao escancarar deste "santuário" que nos habita e que, demasiadas vezes, ignoramos e menosprezamos!
A Quaresma de 2012 é este "tempo favorável" para acreditarmos que podemos ser morada e templo do próprio Deus; é esta possibilidade de reiniciarmos um caminho, do qual nos desviamos com facilidade, onde nos encontramos e deixamos encontrar por Deus na vida daqueles de quem nos fazemos próximos.
Palavras como "conversão", "penitência", "jejum", "abstinência", etc., e que habitualmente associamos ao Tempo da Quaresma, fazem sentido e tornam-se importante apenas na medida em que ousarmos a aventura do coração, ou seja, na medida em que nos decidirmos à "lógica" do amor.
Amor sincero, amor autêntico, amor serviço, amor abraço, amor misericórdia, amor compaixão, amor generosidade, amor partilha, amor ao jeito de Cruz.
A Quaresma verdadeira e com sabor a Evangelho não será nunca um coleccionar actos piedosos, místicos, ritualistas, para "aplacar" a dor de Jesus Cristo; ao contrário, é vida de fé e de quotidiano transformada em amor e doação ao "estilo" d'Aquele que Se oferece, por amor, no cimo duma Cruz e ressuscita para nos mostrar que só esse é o caminho da vida em abundância.
Haveremos de jejuar e de fazer abstinência, sim, de tudo quanto magoa o nosso próximo. Abster-se de egoísmos e murmurações, de mentiras e egoísmos, de duplicidade de vida e de hipocrisias espiritualistas que nada contêm de cristão, de religioso, de evangélico.
Sim, podemos fazer "via-sacra" nas nossas igrejas desde que não desviemos o olhar das vias-sacras de tantos homens e mulheres que hoje choram e desesperam no "Getsemani" do nosso tempo e que os nossos comportamentos e as nossas vidas não sejam um "crucificar" o nosso irmão pela nossa indiferença, apatia ou comodismo!
Quaresma é, portanto, esse caminho de festa e de luz que havemos de abraçar porque nos decidimos à construção de um coração renovado e, por isso mesmo, de uma nova civilização e de uma renovada Igreja.
Quaresma é, então, esse período de graça onde podemos assemelhar-nos, mais e mais, ao Mandamento Novo, pois que assumimos como vocação própria de cada um o encarnar da figura do bom samaritano do nosso tempo, da nossa comunidade...
As cinzas que amanhã impusermos sobre as nossas cabeças representem e signifiquem esse desejo interior de aniquilar a "pedra" fria em que muitas vezes deixamos transformar o coração. E, corajosos e confiantes no poder de Deus, avancemos rumo à Páscoa de Jesus, sempre uma ressurreição das "mortes" que afligem o homem nosso irmão.
Sem pieguismos sentimentalistas, façamos desta Quaresma de 2012 um tempo de coração, um tempo de amor, um tempo de vida verdadeira.

10 comentários:

  1. Não consigo ler sem o meu coração estremecer,porque foi neste dia que Jesus tomou meu coração pelas Mãos do Padre António.
    Tinha muito a dizer mas nem o consigo fazer,porque a emoção é muita,e amor enche a minha alma.
    Padre António obrigado

    ResponderEliminar
  2. 40 dias pelo deserto, 40 dias de uma vontade de caminhar diferente, 40 dias de uma maior entrega, 40 dias de "jejum" do que nos consome e desgasta a alma, mas a quaresma não pode ser encarada apenas com as barreiras do seu inicio e fim, terá sempre de ser algo que se prologue ao longo do ano...

    ResponderEliminar
  3. Esta não vai ser mais uma Quaresma. Vai ser uma Quaresma diferente de todas as outras. Para mim, será assim, como é todos os anos. Estamos sempre a aprender e a valorizar a nossa fé. Este ano, estamos um ano mais velhos e tivemos 12 meses de aprendizagem (ou deveriamos ter tido...). Estamos mais ricos e ´mais crescidos´. Ser cristão é valorizar cada dia, cada momento, é acreditar cada vez com mais força, essa força que nos vem do Espírito Santo e que nos faz homens e mulheres mais dignos, mais de Cristo.
    Não deveria ser necessário esperar pela Quaresma, para nos prepararmos interiormente. A nossa vida deveria ser sempre de penitência, de perdão, de ajuda, de amor, de fé e de um acreditar...muito grande.
    Há um escritor que um dia disse: “Nós temos que ser cristãos com cruz e com calvário 12 meses no ano, para que possamos viver a nossa vida com mais intensidade.” E eu sei que é assim, é assim que eu me sinto, foi assim que aprendi.
    Tenho muitas falhas, sou pecadora, e por vezes sou-o sómente em pensamento e não gostaria de ser. Todos nós pecamos, mas tentamos a cada dia que passa, sermos mais de Cristo, sentir que há um Jesus que fica feliz por nos ver a mudar e a aceitarmos os nossos erros.
    O haver alguém que precisa de nós...o sabermos que podemos estar presente em algum local para ajudar o ´nosso irmão´...o levar Cristo aos outros com garra, com esperança, para que o outro acredite na nossa fé. A evangelização, o ir à igreja, não por ir, mas porque eu sinto vontade...ir à missa porque preciso...Tudo isto é Quaresma, tudo isto é um crescimento que deverá ser feito durante 350 e....tantos dias por ano.
    A minha Quaresma do ano passado foi uma ´tempestade´, mas uma tempestade vivida em Cristo. Este ano, com toda a minha fé, sei que vou viver a Quaresma que nunca vivi, mas vou fazer dela uma vivência muito mais rica do que as anteriores. Vou ter que me dar mais, vou ter que ´saborear´ mais cada dia que passe, para que eu (tu..ele) possa viver ´para sempre´.
    Entre o Domingo de Páscoa do ano passado e esta 4ª feira de Cinzas, aprendi muito, chorei muito, e aprendi com as lágrimas e com os sorrisos.
    Amanhã às 9 e meia da noite vou estar em Carcavelos. Lá fora, há o silêncio da noite...dentro da igreja vamos sentir ´calor´, vamos sentir a força do Padre António e, de ´mãos dadas´, seremos mais de Cristo.
    (Obrigada Pe. António por esta mensagem tão bonita que nos põe a pensar....)

    ResponderEliminar
  4. "Tempo novo"
    Tempo de transformação,tempo de transformar uma "pedra" fria num coração terno acolhedor, onde possamos nos compreender no amor, não só nestes quarenta dias que vamos ter um pouco mais de atenção,mas sempre, cada vez que a nossa vida é solicitada para o que Deus quer de nós,termos a consciência que ELE vive em nós e como isso é a ELE que estamos a fazer o bem e o mal.
    Pe. António mais uma vez obrigado por ser o «Pastor» escolhido por Deus,que nunca diz o que os nossos ouvidos querem ouvir mas sim a Palavra de Deus para a inserirmos na nossa vida,realmente no amor,na verdade.
    Bem Haja um beijinho,um resto de um bom dia, e que amanhã no romper do dia Jesus vos acompanhe a todos.Rezarei por Vós.

    ResponderEliminar
  5. Quaresma "tempo novo"
    Tempo de maior interiorização das nossas atitudes,nos actos praticados,levando-nos a parar um pouco mais e repensar em tudo o que fazemos, muitas vezes pecamos voluntariamente, ou não,pensamos que estamos no bom caminho e não é verdade,ofendemos alguém e não nos apercebemos,que Jesus nos dê humildade para o reconhecer e reparar as situações.
    Deus dá-nos tantas hipóteses de nós chegarmos ao Seu caminho,mas como diz o Pe.António o mundo tem tanto barulho à nossa volta,que com o decorrer dos dias vamos fechando os ouvidos um pouco à voz suave que nos segreda "Vinde a MIM".
    Uma Santa Quaresma que o nosso coração fique com tanto amor que o possamos ter toda a vida para dar a quem dele precisar.

    ResponderEliminar
  6. "Convertei-vos e acreditai no Evangelho"
    O Evangelho é o próprio Cristo,que nos convida à conversão interior e à mudança das nossas mentalidades,para que assim possamos acolher o reino de Deus.

    ResponderEliminar
  7. Quantas vezes penso e digo,que feliz fico por Deus ver tudo,não são necessárias palavras vãs, só temos de ser fiéis á Sua Palavra,só Deus fará o julgamento,de todos.

    ResponderEliminar
  8. Abri a minha janela...de lá vejo o mar que se confunde com o céu, e pensei que feliz eu sou ... poder usufruir de toda a Natureza que Deus ciou ,de poder respirar,cruzar-me com alguém poder sorrir...sentir que o meu coração está livre para amar Jesus,porque tudo o resto que tenho em minha vida, foi Deus que me concedeu para eu cuidar amar,respeitar e transmitir esse amor de Deus que sinto em mim, intenso, que me serena,mas também não deixa de me agitar o coração e fazer actuar,não tenho medo...amo o irmão que me está próximo,amo...chegar à rua e poder fazer algo por alguém,ser útil,e todos os dias peço, que em mim seja feita a Vossa Vontade Senhor,nunca a minha e que eu a consiga discernir o bem do mal,que o Espírito Santo me conduza no bom caminho,sabendo o que fazer.
    Pe António,bem haja e me perdoe de tudo... Deus pelas Suas Mãos, actuou em mim e cada vez mais eu sinto isso.

    ResponderEliminar

Web Analytics