sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"Subir a Jerusalém"

Estou já a caminho da Terra Santa. Juntamente com mais 36 peregrinos, decidimos, no início da quaresma deste ano, fazer nossos os passos de Jesus.
Na Palavra de Deus encontrámos o "lema" para a caminhada: "Chamei-te pelo teu nome" (Is 43, 1).
É, portanto, claro o desafio, ou seja, escutar esta voz de Alto que nos chama pelo nosso próprio nome, com a nossa história de vida concreta, com os nossos defeitos e virtudes, com as nossas dores e os nossos sonhos...
Chamados a abraçar, sempre de novo, o projecto do Evangelho trilhando os caminhos e lugares que um dia na História, fora percorridos pelo Senhor da Galileia...
Chamados com o que temos e somos para incarnar nas nossas próprias vidas a beleza de um projecto salvífico, de uma experiência que liberta bem por dentro, que eterniza, se deixarmos e quisermos, o "agora" do nosso ser e estar.
Chamados pelo nosso nome a "subir a Jerusalém" com tudo quanto esse caminho implica. Subir a Jerusalém, com Jesus e a Sua Igreja, para aprendermos e reaprendermos, que apenas na vida doada e partilhada encontramos a vida verdadeira e em abundância. Subir a Jerusalém, porque chamados pelo nosso nome, a fim de "morrermos" para o homem velho que teima comandar a nossa existência e nos transfigurarmos e revestirmos com as vestes da paz e da vida, da misericórdia e da verdade. Subir a Jerusalém, para olhar de novo o gesto do lava-pés, para centrarmos o coração no Jardim das Oliveiras, nos espantarmos na beleza e na radicalidade do Cenáculo, nos maravilharmos com a "derrota" tornada vitória do Calvário e da Cruz de Jesus de Nazaré.
Partimos de Carcavelos com esse sonho e esse desejo de fazermos a experiência de peregrinar bem a sério. Com a vontade de absorver cada momento como se este fosse único e definitivo. Lendo e meditando as Escrituras, entender no coração, mais que na inteligência, a força de um ideal que transfigura a História e a Vida para sempre.
Partimos da nossa Comunidade para intentar encher a alma de beleza e de sonho, de pureza e de simplicidade, aquelas que guiaram o Senhor Jesus e que conseguiram arrebatar incontáveis corações...
Queremos abrir, escancarar, os nossos... para sermos mais de Deus, mais da Igreja e, no meio do mundo, sermos reconhecidos por aqueles que amam sempre mais e mais.
Sabendo-nos privilegiados porque chamados pelo nosso nome a caminhar na Terra Santa, estamos dispostos a deixarmo-nos encher do Espírito de Deus. Dispostos a escutar a exigência do desafio, a radicalidade da proposta, a ousadia da aventura divina em que nos deixámos envolver...
Aprender a ser "pescador de homens" ali, naquele lago de Tiberíades, onde outrora se iniciou uma história sem fim e onde, agora, podemos ser verdadeiros protagonistas dessa mesma aventura de Deus.
Unidos na oração, podemos ser todos, aqueles que pisam a Terra Santa.
Trago-vos comigo. E por cada um rezarei naqueles lugares sagrados.
Sei que rezarão por mim, por nós... E assim seremos um "Corpo", uma Comunidade, que na "geografia do coração" permanece unida no essencial... Deus.

10 comentários:

  1. Pe. António
    Bem haja por esta maravilhosa descrição, da vossa e também nossa peregrinação, porque a iremos viver com grande intensidade e em conjunto.
    "Unidos no coração,podemos ser todos, aqueles que pisam a Terra Santa" e é assim que eu sinto.
    Rezarei por vós sim, com grande intensidade e fé..."e assim seremos um "Corpo"uma Comunidade,que permanece unida no essencial...
    Deus".
    É assim que eu me sinto unida pelo amor de Deus,não pela geografia,mas pela geografia do coração que não conhece limites.
    Desejo-vos a todos que absorvam todo o amor de Jesus que emana de todos os locais onde Ele viveu,que deve ser de um sentir maravilhoso...de um sentir de coração renovado.
    Bem haja,bom dia e um beijinho muito amigo

    ResponderEliminar
  2. Foto linda,linda mesmo... lago de Tiberíades, ou mar da Galileia,mar que jesus atravessou muitas vezes e também pediu neste lago que Pedro lançasse as redes,obtendo muito peixe.
    Mar, Infinito...lindo,sem areia ou então mais grossa e muitas pedras..."pedras"em que por vezes transformamos o nosso coração,sem nos apercebermos da realidade...do maravilhoso que é um coração cheio de amor por Jesus e quando amamos realmente Jesus com todo o coração, também amamos o próximo,sem a razão,mas com o coração.
    Bem haja "Unidos em oração,unidos em DEUS"

    ResponderEliminar
  3. Voltámos - o Luis e eu - na 3ª feira de uma peregrinação a Fátima a pé. Que fácil se torna andar, quando comparamos com a aniquilação do ego que implica deixar que "Cristo viva em mim". Rezámos por si, por esta Peregrinação que agora começou com toda a Comunidade de Carcavelos, do Estoril, do Algueirão... de Portugal, dos que seguem Jesus em todo o mundo. E é sempre assim: aonde estão 2 reunidos em nome de Jesus, Ele está presente. Onde Ele está presente, estamos todos. Boa Peregrinação!! beijinhos e saudades

    ResponderEliminar
  4. Também gostaria de fazer a experiência "de subir a Jerusalém" nessa Terra Santa onde Jesus pisou! Não foi possível. Acompanho-vos, no entanto, em pensamento, na minha oração e Eucaristia diárias, com muito entusiasmo tentando adivinhar a alegria e a emoção que sentis.

    Peço que rezeis por mim e por todos os que por cá ficámos....
    Continuação de uma boa peregrinação na companhia de jesus.....

    ResponderEliminar
  5. "Subir a Jerusalém"

    É verdadeiramente uma Graça ter a oportunidade, única, de "subir" a Jerusalém sob a orientação espiritual do nosso Prior, o Pe. António. Já vivi essa experiência forte de Deus, foi tocar o céu.
    Fico sempre muito feliz por outros terem essa oportunidade.

    Estamos com todos muito unidos pela oração, em sintonia convosco em cada dia, levando o nosso pensamento para os lugares onde vão estar associando-os às passagens biblicas próprias.

    Que seja um tempo de profunda comunhão e de crscimento espiritual.

    Um abraço em Cristo para todos. Para si, Prior, um beijo do Tamanho do Amor de Deus, um abraço forte.

    ResponderEliminar
  6. "Subir a Jerusalém"
    Não é meramente geográfico,é encontrar-se com o sentido da vida,é subir ao Templo de Deus,é entrar em comunhão com o Senhor nosso Deus.
    Bem haja"unidos em Deus ""unidos em oração"

    ResponderEliminar
  7. É uma caminhada iluminada pela vitória da vida pela morte. É acreditar na salvação. Parabéns a todos vocês que caminham com Amor.
    Roy

    ResponderEliminar
  8. Nós, que ´carregamos´ o amor de Cristo, que ´carregamos´ o nosso amor por Cristo, somos pessoas riquíssimas ! Saber amar e saber que se é amado por Deus. Esta é a nossa maior riqueza.
    Já tive três oportunidades de ir à Terra Santa. Em nenhuma delas me foi possível. O trabalho, a família e até mesmo os custos...não seria possível. Mas vi há...certa de três anos um DVD de uma peregrinação, e fiquei fascinada, e com uma vontade louca de ir um dia.
    Como deve ser bom estar aí...como deve ser bom. Imagino e nem imagino !
    Gostava muito de ter ido. Já há cinco anos perdi uma grande oportunidade. Mas a vida nem sempre é ao nosso jeito.
    A minha peregrinação anda por aqui, por Carcavelos, Lisboa e arredores. Uma peregrinação em busca das minhas imperfeições e de uma vontade imensa de viver mais ao jeito de Jesus. O mar é outro...o rio também...as pedras são parecidas...tudo é diferente da vossa vivência intensa na Terra Santa.
    Por cá continuo a sair todos os dias de casa, e levar a minha pedrinha, a pedrinha que o Pe. António nos deu na 4ª Feira de Cinzas. Ela vai-me lembrando que existe muita coisa a ser mudada hoje, amanhã, todos os dias.
    Ainda hoje, quando fui à missa, saí e pensei no quanto um sacerdote é importante na nossa caminhada. Estamos longe da perfeição e sempre em busca de mudar as nossas imperfeições. Ainda hoje, quando saí da igreja, senti uma riqueza enorme pelo Evangelho e pelas palavras sábias de um sacerdote que carrega o peso da idade e da sabedoria, mas que nos fascina. Por acaso foi em Lisboa.
    Mas, o engraçado, é que fui-me lembrando das palavras do Pe. António na 4ª feira, da importância que foi iniciar esta Quaresma e de como aquela pedrinha simbólica que, para muitos surgiu em jeito de brincadeira, para mim teve muitos significados: teve, principalmente, o significado de carregarmos connosco a incerteza de todas as certezas que queremos ter no dia 8 de Abril.
    A vocês, que estão num local divino, aproveitem e, acima de tudo, sintam o ´sabor´ dessa oportunidade, dessa vivência e, principalmente o facto de peregrinarem ao lado de um sacerdote como o Pe. António, que nos preenche, que nos ´empurra´, que nos dá força, que nos faz sermos mais de e em Cristo.
    Para ser sincera, rezo muito por todos aqueles que foram a Madrid, para que aquela vivência lindíssima possa viver em cada coração. Sinto que foi uma vivência única e de uma evangelização muito rica.
    Obrigada Pe. António por partilhar connosco todos esses momentos....

    ResponderEliminar
  9. Têm o meu pensamento, minha oração,que esses lugares Santos vos esteja a encher o coração de amor e Paz,usufruindo e guardando o amor que Jesus deixou em cada rua, em cada bocado de terra,porque isso é tocar o Céu como dizia JR,é sentir,tocar o que vai em nosso coração.
    Pe António uma boa noite para todos,beijinho.
    "unidos em oração unidos em Deus"

    ResponderEliminar
  10. Vou me alegrar com Tua Santidade
    quero aprender viver Tua vida,
    Deus Eu quero estar perto do teu fogo
    que me aquece o coração
    Perto das Tuas fontes
    que saciam minha alma.
    Dentro dos limites de JERUSALÉM

    Quero ser candeia
    sustentada por Teu óleo
    Desembaraçar meus pés,correr

    Voar como águia nas alturas
    cada instante vou viver para TI
    cada pensamento meu
    Será para Ti Jesus
    Meu tempo,meu talento,meu ser
    E tudo o que tenho é teu
    É Teu,Senhor.

    (Kleber Lucas)

    ResponderEliminar

Web Analytics