domingo, 26 de fevereiro de 2012

"Nos passos de Jesus"

Continuamos a fazer nossos os passos de Jesus. Ou melhor, tentamos. Porque essa é uma tarefa e uma aventura deveras exigente, radical, ousada... mas, como cantava o poeta, "pelo sonho é que vamos..."!
E é, precisamente, acalentando esse sonho que vivemos, com imensa intensidade, esse mesmo sonho de conseguir que os nossos passos se identifiquem e cruzem, sempre mais, com os passos d'Esse Homem único e fascinante que é Jesus de Nazaré.
Iniciámos o caminho com um "olhar" sobre o mistério da Anunciação. Em Nazaré o "sim" de Maria iluminou o caminhos que nos predispusemos a fazer; um "sim" que transformaria a História da humanidade e que precisamos, urgentemente, de reaprender para que esta avance nessa "órbita" da transformação ao jeito do Evangelho...
Hoje após a travessia de barco do mar da Galileia, subimos ao Monte das Bem Aventuranças. Lugar "mágico" que a nenhum de nós deixou indiferente. Pela beleza do espaço mas, sobretudo, pela beleza da palavra e da mensagem endereçada a cada um dos nossos corações. Na verdade, escutar naquele monte o "Sermão" da vida verdadeira é realidade que "mexe" e remexe" com as nossas verdades e certezas, com as nossas apatias e comodismos, com as nossas inércias e rotinas!
Ali, naquele monte, escutar aquele "hino" de paz e de gozo iniciado sempre com a expressão "Bem Aventurados" é impossível permanecer imóvel e apático; ali, naquele monte os nossos corações brilharam com um renovado fulgor. E como que nos decidimos a fazer em nós essa proposta de humanidade e civilização novas...
Tocar o Mar da Galileia, viajar no tempo e "espreitar" o chamamento dos primeiros Apóstolos, "olhar" aquelas redes e aqueles barcos deixados na praia, é apelo a uma entrega verdadeira e profunda, fecunda e libertadora.
Passámos o Jordão. E conseguimos ouvir a voz do Céu que a nós nos segredava: "Eis o meu filho muito amado em quem pus todo o Meu enlevo"! E conseguimos, por momentos que seja, de que somos morada do Espírito, de que somos portadores do enlevo e da graça do próprio Deus, chamados a viver ao jeito de Jesus Cristo...
E avançámos. Dirigimo-nos ao deserto da Judeia, onde me encontro neste momento...
O deserto, local privilegiado para escutar a Deus. Para nos olharmos bem por dentro e conseguirmos verdadeira intimidade com o Senhor da Vida em abundância. O lugar escolhido para, após nos levantarmos às 04h 30, irmos rezar no silêncio e contemplarmos o nascer do sol, novo dia, dádiva de Deus para aprendermos a ser santos e ganharmos a coragem para escutar o apelo do Mestre: "Subamos a Jerusalém"!
Uma subida que, como no tempo histórico de Jesus, implicará uma decisão a abraçar o mistério da Cruz, a aprender a beleza da doação, a decidirmo-nos pelo Mandamento Novo...
Fazer nossos os passos de Jesus!
Missão ambiciosa mas real em cada um dos nossos corações. Que será, progressivamente, alcançada, com a nossa oração e com a vossa oração de "peregrinos" do coração e da comunhão...
Estarão deitados, a descansar, e eu estarei (em Portugal serão 02h 30) no deserto da Judeia num silêncio exterior que se traduzirá, também, em oração e prece, agradecimento e louvor, por quantos estão unidos a nós através da "geografia do coração".

8 comentários:

  1. Na "geografia do coração" consigo absorver cada passo que me é descrito com uma intensidade profunda,não como a presença é certo,que aí é pisar o solo,tocar o que Jesus tocou, mas é fechar os olhos e com Jesus no coração ter tudo presente.O mar da Galileia...o mar onde Jesus caminhou
    "Deserto da Judeia" que tudo em vós se renove enquanto no deserto, deixando tudo para trás que de nada vale e que o vosso espírito se renove da Graça de Deus.
    Que maravilha ver o romper do dia,o nascer do Sol,clareando,suavemente em mais um dia que Deus nos concede para vivermos no amor,é lindo,então aí é de parar o nosso coração a absorver cada minuto,segundo.
    Estarei convosco...que o amor de Jesus sempre vos acompanhe.Unidos

    ResponderEliminar
  2. Prior
    É com profunda emoção que li a sua meditação porque à medida que ia lendo me ia transpondo para a vivência fabulosa que já experimentei.Mar da Galileia! Monte das Bem Aventuranças! Estou cá mas sinto-me a peregrinar convosco, talvez seja um exagero o que estou a dizer, mas tenho a certeza que me percebe.
    Ver a foto do deserto e perceber que irão rezar, meditar no silêncio da madrugada, ainda noite, veio- me à memória a minha própria experiência no deserto. Está tão presente!
    Bem Haja por nos dar a possibilidade através dos seus textos de meditação vos irmos acompanhando e de alguma forma, ainda que interiormente e espiritualmente façamos convosco os "passos de Jesus" aqui mesmo, nos nossos ambientes onde Deus nos colocou.

    Bem Haja!
    Unidos convosco através da oração. Unidos a Cristo louvaremos o nosso Deus.

    Um beijo do tamanho do Amor de Deus. Um abraço em Cristo para todos.

    JR

    ResponderEliminar
  3. Pe. António
    Foi com muita alegria que deparei com todo este partilhar,sentido, vivido, carregado de emoção e de amor em Jesus.
    Uma descrição maravilhosa que me faz sentir não só "peregrina de coração" mas fechando os olhos,viver exactamente o real aqui e agora.
    Eram 2h15m acordei e também rezei por vós,com emoção ao lembrar-me a maravilha da vossa vivência.
    "Subamos a Jerusalém"abraçando o mistério da Cruz.Que deve ser de um amor extremo, ficando sempre ali um pouco de nós, do nosso coração,naquele lugar Santo.
    Não posso fazer meus "os passos de Jesus"com muita pena minha,mas posso o meu coração ser de Jesus com toda a entrega.
    Pe, António bem haja,"unidos em oração" Bom dia.
    beijinho amigo ,volte aqui...

    ResponderEliminar
  4. Andar com Deus

    Em Tua presença ó Pai
    Eu amo estar em todo o tempo
    Viver cada momento sentindo
    É bem melhor viver assim
    Conhecendo Teu querer,
    saber como Te amar,melhor servindo
    Eu sinto o teu poder,senhor
    Eu vejo Tua mão a me guiar
    Pelo caminho eterno contemplo a Tua Luz
    Eu que era cego,agora posso ver
    A Glória do senhor Resplandecer em mim
    Porque andar com Deus é viver de fé em fé
    É ver o céu se abrir e o impossível acontecer
    Porque andar com Deus é viver em comunhão
    É levantar as mãos e se render
    de corpo alma e coração.

    (Kleber lucas)
    Bem haja

    ResponderEliminar
  5. Bem Haja por este texto que me ajuda a meditar e viver melhor este tempo... O deserto! Este é um tempo onde na verdade temos de o procurar para melhor chegarmos até Deus....

    Continuando a rezar por vós unida a vós através de "geografia do coração"

    ResponderEliminar
  6. Pe. António
    Já vi umas fotos lindas,entre elas a celebração da Eucaristia.
    Desejo que hoje tenha sido mais um dia de caminhar para a santidade.

    Belém...terra onde nasceu Jesus.
    "E tu Belém,terra da Judá
    de modo nenhum és menor entre
    as principais cidades da Judeia;
    Porque de ti vai sair o Príncipe
    que há-de apascentar o meu povo de Israel"

    Bem haja uma continuação Santa,no amor de Cristo,com os Vossos corações inundados de AMOR.
    "Unidos em oração,unidos em Deus"

    ResponderEliminar
  7. "Nos passos de jesus" sempre unidos em oração e "geografia do coração",desejando que todos estes dias sejam o engrandecer de vossos corações, com tudo o que emana de todos os locais onde Jesus,viveu,tocou,amou,sofreu,mostrando-nos toda a SUA GLÓRIA.
    Pe António bem haja.

    ResponderEliminar

Web Analytics