sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

"Um tesouro"

"Um amigo é um bem,
Um tesouro que se tem,
Sois vós luz das estrelas,
Que nos guiam mais além.
São momentos bons e maus,
Nesta estrada percorrida,
Digo mais, não vos trocava
Por nada desta vida.

Um amigo é um irmão,
Nosso pensar nossa mão.
Meus amigos estais aqui,
Pra vós canto esta canção.
O tempo voa neste instante,
E digo mais, não vos trocava
Por nada desta vida".

Hoje, particularmente, relembro e «canto» com gozo e com alma, com entrega e com o coração esta mesma música. Nem todos entenderão; não importa. Interessa apenas – e sempre isso me interessou – que este espaço seja «voz» do meu sentir, do meu viver, do meu estar e do meu ser…
Entenderá quem ousar a linguagem do coração…
Falo do dom precioso da amizade. Falo da graça imensa de termos no caminho da vida «almas gémeas» que nos ajudam nesta longa estrada que é a nossa vida. Falo da cumplicidade possível de gerar quando a verdade é o alicerce de cada encontro ou de cada palavra. Falo da fraternidade possível, sentida e vivida quando nos basta, por vezes, um olhar, para nos percebermos mutuamente. Falo da comunhão que se experimenta e nos enche bem por dentro quando deixamos a alma escancarar-se e encontrar acolhimento naquela outra que nos escuta e acolhe, simplesmente com o que temos e o que somos…
Hoje «olho» para trás e agradeço esse tesouro da amizade. Que, verdadeiramente, não trocava por nada desta vida. Porque este sentimento, quando experienciado de verdade, é riqueza e é bálsamo, é preciosidade e é bem incapaz de ser suplantado por um outro qualquer por mais nobre que seja.
“São momentos bons e maus nesta estrada percorrida”… são momentos de verdade, de sonho, de beleza, de grandiosidade, de paz, de «combate», de entrega, de doação, de vida, nesta estrada percorrida. São momentos que o tempo jamais apagará, que realidade alguma extinguirá, pois que os traços e as marcas «assinadas» pelo coração são, simplesmente, incorruptíveis. E, por isso, únicas e insubstituíveis. E, por isso, impossíveis de trocar por nada desta vida…
“Um amigo é um irmão”. Onde o coração vale mais que o sangue e onde o sangue se oferece, se for preciso, por causa do que se vive e se sente no coração. Um irmão, um «mano», mais novo ou mais velho, mas numa comunhão e numa «simbiose» tal que se percebe, compreende e aceita, acredita e vive aquela palavra do Evangelho: “Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15, 13).
Hoje, meu amigo, meu irmão, parte do meu coração, porção da minha vida, posso apenas dizer: obrigado. Por seres assim... Simples e totalmente assim: meu amigo…
Obrigado, porque a minha vida tem outros contornos, tem outro «sabor»; porque o meu coração pulsa de outra forma e com outro «ritmo»… porque “ao encontrar-te, eu encontrei Jesus”

13 comentários:

  1. Porque quem o conhece sabe da verdade das suas palavras e do seu sentir, em nome dos «amigos» nós é que lhe dizemos Obrigado. Porque ao conhecê-lo, ao encontrá-lo, ao escutá-lo, nós chegamos a Jesus. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Prior

    Não há comentário algum que consiga fazer-se perante este hino à Amizade pura,desinteressada. Amizada feita de cumplicidade, de vida vivida e partilhada.

    Sim, só compreenderá "quem ousar a linguagem do coração"

    JR

    ResponderEliminar
  3. Eu peregrino nesta vida sempre guiada pela Luz, para que o Meu Amigo tenha Vida e a tenha em Abundância.
    Porque a maior forma de mostrar o Amor pelo meu Irmão, é estar disposta a dar a Vida por Ele.

    Amélia

    ResponderEliminar
  4. Padre António
    Acredite não tenho palavras ,meus olhos choram,minha alma agradecida por este partilhar que é tudo o que eu precisava de ouvir,sentir.
    Quando comecei a ler tinha tanta coisa a passar pelo pensamento para escrever ,mas não consigo apenas que estará sempre no meu coração,"como um amigo um irmão" muito querido do interior da minha alma.

    ResponderEliminar
  5. Os amigos são presentes
    conquistados lentamente
    sentimento forte que
    não se entende
    Faz doer o coração
    sincero amor e de emoção
    ter amigo é ser riqueza e ser
    "TESOURO" em nossos corações.
    É entender quando ninguém entende
    É compreender ,sem palavras ,todo um olhar é traduzido em palavras, sabendo exactamente o que vai no pensamento.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  6. Apetece cantar: "Sei que és o meu melhor Amigo"...
    Obrigada, Pe. António... obrigada!

    ResponderEliminar
  7. ... e tanta gente se assusta com a amizade! É o único sentimento que existe por ser recíproco e não tem objectivo... só existe e enche-nos a alma. Obrigada por nos lembrar, meu amigo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. “Ao encontrar-te, encontrei Jesus...” Um dia...ao ter conhecido alguém, encontrei Jesus e foi um Jesus que ficou a viver e a crescer comigo. Hoje sou uma mulher riquíssima, por tudo o que aprendi com esse amigo, pela sua fé, pela sua vivência, por tudo o que ele me deu e continua a dar.
    Obrigada padre António, porque acho que este é o mais belo hino que ´grita´ o verdadeiro valor da amizade. Como diz: a amizade é um ´tesouro´, um grande tesouro !
    Lia o seu pensamento, e as lágrimas teimavam em deslizar.
    “Ao encontrar-te, encontrei Jesus...” (pode-se ler no seu pensamento) e foi assim que um dia encontrei o meu maior amigo. Um amigo com todas as letras maiúsculas, que foi, é e será uma das pessoas mais importantes da minha vida.
    Um dia, quando passava por uma feira, encontrei uma lápide pequena em madeira, que dizia: “Obrigado por existires e por seres quem és.” Comprei e ofereci-lhe. Ele olhou para a lápide e olhou para mim e aquele olhar bastou para eu saber o quanto tinha apreciado aqueles dizeres. Aquelas palavras diziam tudo. No fundo, resumindo, é isto que eu sinto por esse ser que apareceu sem eu saber como e estará cá para sempre, porque os amigos, os AMIGOS nunca partem, eles ficam no nosso coração, mesmo que um dia Deus os chame...O dom precioso da amizade, leva-nos a fazer tudo pela nossa amiga, pelo nosso amigo.
    Um amigo sincero é aquele que nos lê o pensamento, é aquele que nós lemos o pensamento dele, que está ali, nem que sejam 3 da manhã, que sabe que pode contar connosco, e nós podemos contar com ele, nos bons e nos maus momentos. Um amigo é uma riqueza tão grande, que não há palavras para o descrever!
    Entendi o seu pensamento, porque uso sempre a ´linguagem do coração´. Já aprendi essa linguagem há muitos anos !
    Sei que, todos os que partilham neste blog, partilham tudo o que sentem, sem fingimentos, sem hipocrisias. Partilhamos com o coração e somos sinceros. Partilhamos aquilo que, por vezes, não iríamos dizer pessoalmente. Ficamos felizes, por estarmos tristes (por vezes) e encontrarmos uma ´luz´ na sua mensagem, encontrarmos uma vontade de dizer que já valeu a pena aquele dia, pelo pensamento, pelo seu pensamento.
    Continue com esse dom que Deus lhe deu, continue a enriquecer-nos com a sua vivência e... obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo o que sinto também,são palavras sinceras e sentidas

      Eliminar
  9. "Ao encontrar-te,encontrei Jesus"
    Foi o que aconteceu comigo ,eu encontrei Jesus realmente, por Suas Mãos,hoje verifico que Jesus estava comigo ,mas num canto um pouco esquecido,um pouco eu cá, ELE lá...hoje não, está bem no meu coração, sempre presente em tudo o que faço,não à felicidade maior.
    Padre António bem haja,não mude,por nada ,nem por ninguém, seja sempre o amigo,o discípulo de Jesus,abnegado,simples,que muito ama,que desinstala nos faz ver a verdade,nos conduz ao "caminho de Deus"
    Boa Noite,um beijinho amigo

    ResponderEliminar
  10. Dia de oração Comunitária...dia em que os corações estavam bem pertinho de Jesus ,hoje vou olhar para o relógio e vou recordar,rezar e tentar imaginar toda essa noite de oração que só o Padre António nos pode dar ,onde nos sentimos em uníssono bem juntinho a ELE,cantando,orando e Jesus tomando conta de nossos corações.Tenho a certeza que a Igreja é pequena para receber todos os corações ávidos de Jesus, pelas Mãos do vosso (nosso)Prior
    Padre António bem haja
    Rezem por vós,por nós,eu rezarei aqui...

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Pe António por tocar ASSIM a nossa vida; a minha vida......

    ResponderEliminar
  12. Um amigo é um bem precioso intemporal e incondicional. Não é dificil ter muitos conhecidos, mas ter muitos amigos é só para quem merece e faz por isso.

    ResponderEliminar

Web Analytics