sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"O que importa é partir..."

"Aparelhei o barco da ilusão
E reforcei a fé de marinheiro.
Era longe o meu sonho, e traiçoeiro
O mar...
(Só nos é concedida
Esta vida
Que temos;
E é nela que é preciso
Procurar
O velho paraíso
Que perdemos).
Prestes, larguei a vela
E disse adeus ao cais, à paz tolhida.
Desmedida,
A revôlta imensidão
Transforma dia a dia a embarcação
Numa errante e alada sepultura...
Mas corto as ondas sem desanimar.
Em qualquer aventura,
O que importa é partir, não é chegar".

Descobri este este poema que me parece de uma bela intensidade e de uma clara pertinência. Palavras que assentam em corações inquietos - a fecunda inquietação de quem sabe e quem sente que o mundo e o homem podem ser sempre melhores -, em mentes ousadas e abertas capazes do abraço ao desconhecido e da entrega à novidade que chega e desmonta e desconcertas certezas adquiridas que nunca o são verdadeiramente.
Palavras que soam a "grito" de gesto, a "grito" de vida, a "grito" de "viagem" sem se saber os trilhos a seguir mas apenas o destino traçado desde toda a eternidade: o colo de Deus.
Que suave missão esta a de "reforçar a fé de marinheiro" que nos ensina e sublinha que, de facto, "Em qualquer aventura, o que importa é partir, não é chegar"!
Dia após dia, com essa determinação dos "fortes", dos "crentes", cortando as ondas - sempre tantas - sem  desanimar, busca-se aquela "outra margem" de que nos fala com frequência o Evangelho, sabendo e crendo, sentindo e querendo, essa certeza maior que "o que importa é partir, não é chegar".
Partir, a cada instante, sem medos das ondas ou das vagas mais ou menos vorazes, sem receios de cortar as amarras que nos prendem a cais petrificados, avançando e guiando a "embarcação" da vida e da fé, eis a razão que precisamos para, todos os dias, recomeçar de novo a viagem do que temos e do que somos.
Partir, a cada momento, com a coragem de quem navega em mares desconhecidos mas com a consciência e a sublime convicção de que o timoneiro nunca somos nós mesmos mas Aquele Outro, invisível mas misteriosamente presente e capaz de serenar os lagos e mares por onde a "barca" da vida nos levar...
"Em qualquer aventura, o que importa é partir, não é chegar".
Feliz verdade esquecida demasiadas vezes por estes nossos corações ávidos de protagonismos e de desmesuradas honrarias; feliz verdade escondida nas nossas consciências tantas vezes ocupadas e preocupadas em sobrancerias e superioridades enganosas e redutoras da nossa humanidade mais profunda!
Partir, sempre de novo, com o olhar da alma e do coração fixos n'Aquele horizonte, mais próximo ou mais distante, mas decididos a navegar, dizendo adeus a cada cais, à paz tolhida, podre, comodista, a fim de nos transformarmos, sempre mais, em marinheiros do amor e da verdade, em gente que busca, que procura, sempre mais, o único porto seguro que sossega a embarcação da nossa vida: o Amor que Deus é.

7 comentários:

  1. Poema lindo, de um sonho que pode ser meu e de todos.Onde sem desanimar vamos cortando todos os amarras,todas as redes que nos prendem a um mundo que não é nosso,redes que mos atrapalham,enredadas,redes que criam,redes que comunicam,tantas redes que nos embaraçam e nos deixam presos ao cais,quando uma só coisa importa partir,partir para o que Deus tem para nós,só Ele é a vida que nos transforma,nos capacita,envia,não somos nós que construímos um mundo melhor é Deus, que em nós constrói um Mundo melhor em nós,somos convidados a participar de Sua vida e Glória,mas é ELE que é tudo.

    ResponderEliminar
  2. Penso que não disse, mas a melhor, a única rede que importa em nossa vida, é aquela que nos prende ao Alto, ao nosso Pai do céu,que nos faz partir para a aventura sem pensar se vamos chegar,porque só a partida... para tudo o que Deus quer de nós importa ,não importa o quê,nem o quê, tudo tem de ser feito com muito amor e humildade,são essas redes que nos cativam e preenchem.

    ResponderEliminar
  3. "O que importa é partir e não chegar"

    Muito belo e muito profundo este pensamento. Sim, é importante estarmos conscientes da nossa missão, como cristãos. Sempre prontos, libertos de amarras que nos podem sufocar.
    Com o Senhor ao lema da barca da nossa vida estaremos seguros que nada nem ninguém poderá travar a rota já traçada para que tantos e tantos se convertam em "marinheiros do amor e da verdade".

    Prior, Bem Haja pela sua reflexão e através dela me ajudar a fortalecer a Fé em Jesus e a ser fiel à Sua Palavra.
    Que Deus o abençõe, o proteja e o cumule das Suas bençãos.
    Quem por Deus anda, Deus encontra.

    JR

    ResponderEliminar
  4. Eu sinto todos os sentimentos que aqui são descritos, e fico muito feliz por os poder ler,é porque O estimam e estão absorver tudo aquilo que o Pe. António lhes transmite,enchendo os seus coração do Amor de Cristo,(eu já tive o meu tempo e vou tendo,todos precisam) eu só tenho de agradecer a Deus O ter conhecido,o ter na minha vida,mudando tudo...os desígnios de Deus são infindáveis e nada é por acaso, quando alguém entra em nossa vida,e muito mais quando essa pessoa nos trás Jesus ao nosso coração,nos faz ver a vida de outro modo...e tudo muda...com o Padre António bem ao nosso lado eu vou encontrando o "caminho para Deus"
    À a força para partir,chegar até onde Deus queira.
    Bem haja, um resto de um bom dia,beijo amigo

    ResponderEliminar
  5. Eis-me aqui,outra vez
    Diante de TI,abro o meu coração
    Meu clamor ,Tu escutas
    e fazes cair as barreiras em mim
    És fiel SENHOR,e dizes
    Palavras de Amor,Esperanças sem fim
    Ao sentir Teu toque,por
    Tua bondade, liberta meu ser
    No calor deste lugar
    Eu venho
    me derramar
    Dizer que Te amo
    me derramar
    dizer que sou grato
    me derramar
    dizer que És formoso.
    Dizer que Te amo Jesus.
    Uma letra de uma canção que nos diz muito.

    ResponderEliminar
  6. Que belas palavras as do poema e consequente reflexão. Na verdade, cada meditação é um dom precioso para quantos querem caminhar para a margem de verdade e da vida. As palavras do Pe. António são sempre assertivas e vencem e convencem os corações. Mesmo que muitos se sintam atingidos (ainda bem) jamais conseguirão que a força do amor e a coragem da frontalidade por amor ao amor serão caladas. Prior o nosso obrigado pelo ar fresco e a Igreja renovada que nos traz.

    ResponderEliminar

Web Analytics