terça-feira, 10 de janeiro de 2012

"Noite de Oração"

"Uma noite de oração era a proposta e à porta daquela igreja, alguns jovens entregavam pequenas velas e pedaços de corda a todos os que chegavam.
Lá dentro sentia-se a agitação própria de quem sonhou e trabalhou para que algo acontecesse. E para os jovens não há limites nem cuidados. Mostraram as imagens mais duras da miséria no mundo e questionaram a nossa capacidade de permanecermos indiferentes ao que se passa à nossa volta.
Pediram-nos que déssemos nós naquelas pequenas cordas e bastaram alguns minutos, para se fazer uma única corda, uma teia, que uniu toda aquela assembleia, num sinal evidente de que só em comunidade faz sentido ser cristão.
Pediram-nos que acendêssemos as pequenas velas e com elas traçaram uma cruz, num sinal evidente da Tua presença. Pediram-nos que ouvíssemos histórias de vidas. Vidas tocadas pela solidão, pela fome, pelo sofrimento.
Eu Te peço Senhor, que nos ajudes a transformar aquelas cordas em olhares atentos, aquelas velas em sorrisos, sem medo de estendermos as nossas mãos e abraçar quem sofre. 
Eu Te peço Senhor, por todos aqueles jovens que numa noite fria e escura conseguiram fazer-nos sentir o calor da Tua presença, a luz luminosa da Tua vida".

Esta foi a oração que alguém, de coração aberto, porque se deixou inquietar e interpelar, dirigiu ao Céu após a Noite de Oração Comunitária vivida ontem na Paróquia de Carcavelos. Uma oração, um sentir, um partilhar, que traduz tão bem a experiência que a cada um dos presentes - e foram muitos, foram tantos - foi facultada através da fé, da generosidade, da disponibilidade, do entusiasmo e do sonho dos jovens da Paróquia...
Desafiaram-me a confiar neles para serem os próprios a preparar e organizar a Noite de Oração deste mês; ousei essa confiança. E o resultado não poderia ser melhor. Aquele "nervoso" inicial ia-se transfigurando em serenidade, em paz interior, em sorriso cúmplice, em serviço oferecido e apreciado. Rezaram os jovens que prepararam a Noite de Oração e ajudaram-nos a rezar. "Provocaram-se" a eles mesmos e conseguiram "provocar-nos" ao "abanar" consciências, ao colocar questões, ao ofertarem-nos interpelações, ao propor-nos a transformação das nossas indiferenças em mãos dadas e unidas na construção de um mundo novo e melhor, de uma Igreja e uma Comunidade que se percebe e entende apenas em comunhão, disponibilidade e serviço.
Não esquecerei, decerto, o apelo a que nos ajoelhássemos e nos "consagrássemos", nos dedicássemos, aos pobres da Paróquia. A que jamais desviemos o olhar de tantos e tantos que permanecem encerrados nas múltiplas pobrezas materiais e espirituais...
Aqui e agora, também eu quero rezar como acima: "Eu Te peço Senhor, por todos aqueles jovens que numa noite fria e escura conseguiram fazer-nos sentir o calor da Tua presença, a luz luminosa da Tua vida".
A igreja estava cheia. Oxalá que cheios, plenos, tivessem ficado os corações de todos. Cheios de vontade de caminhar rumo a essa civilização do amor que, afinal, almejamos todos e cada um de nós; oxalá que nenhum de nós permaneça nas malhas da indiferença e, como os Mago
s, tenhamos regressado a nossas casas "por outro caminho"...

8 comentários:

  1. Regressei a casa "por outro caminho", regressei ao trabalho "por outro caminho", quero cada vez mais seguir sempre, orgulhosa e feliz, esse outro caminho.
    Porque a mim, Jesus Cristo.....só me falta Vê-lo:)

    ResponderEliminar
  2. Um pensanto, um comentário, um agradecimento aos jovens
    Obrigada ! Obrigada, não por vocês terem guiado a Noite de Oração com tamanhos contornos, mas por se deixarem, por se terem deixado seduzir por Cristo.
    Meu Deus, lembrar aquele dia..os primeiros do mês de Outubro, em que o Pe. António perguntou: “Não há jovens nesta paróquia ? Onde estão os jovens ?”
    As vossas almofadas, as vossas cordas, as vossas velas, que foram nossas...o atarmos os pedaços de corda, como se estivessemos a dar as mãos. Não foi bonito, foi lindo. Mais lindo foi quando fecharam as luzes...mais lindo foi quando um jovem leu frases da Madre Teresa e, a cada frase, fêz uma pausa. Sem pressas, ele parava, para que nós conseguissemos reflectir, sentir, rezar.
    Posso-vos confessar uma coisa ? Eu, que sou muito observadora, achei graça, porque...quando se fazia silêncio, não se ouvia uma mosca, ninguém teve vontade de tossir. Foi um silêncio tão bonito, que sei que esse silêncio era a beleza dos vossos corações de jovens e isso foi a maior grandeza que podiamos ter levado para casa.
    Um dia, há alguns anos, houve alguém que me disse que o Pe.António era o padre dos jovens, que tinha uma maneira tão sua de os cativar, que conseguia fazer com que os mesmos jovens dessem ´passos´ que nem eles pensavam que conseguiam dar.
    Mais importante do que ir à Noite de Oração de Carcavelos, levar com o frio, foi sentir o calor naquela igreja. O vosso calor. Isso foi muito importante. A fé e o amor não se explicam, sentem-se.
    E depois houve mais (para quem estava atento): os vossos olhares de carinho, de afecto, por aquele Menino Jesus, pelo Jesus que apareceu no vosso caminho e vos abençoou.
    Que a vossa fé continue sempre a crescer, a contornar situações e a não vacilar. Nós precisamos muito de todos vocês. De todos vocês e dos outros que virão, que irão sentir o vosso sorriso, a vossa calma, a vossa mão amiga, a vossa fé, e vão perguntar..........(imaginem o quê !)
    Achei que poderia ´usar´ os comentários deste pensamento, não é bem para vos agradecer, é mais para louvar a Deus por vos ter abençoado, vos ter chamado, por ter posto um padre no vosso caminho, por vos dar força para poderem dizer como S.Paulo: “Para mim,viver é Cristo”.
    Os vossos pais devem ter um orgulho enorme, em ter filhos com essa capacidade, com esse..louvar, com esse querer, com esse amor, com essa partilha. Sentirem que os filhos estão a trilhar por um caminho de Deus, sem pressas. Adorei a vossa calma. Normalmente os jovens têm pressas de ler, de falar...vocês estiveram calmos, estiveram com a calma de Deus. Parabéns !
    E não se esqueçam: Usem e abusem do vosso Prior (no bom sentido). Ele ajudar-vos-á a enriquecer cada vez mais a vossa alma, os vossos corações.

    ResponderEliminar
  3. Ao ler este texto, o meu coração enche-se de gratidão, de solidariedade, de amor, por todos e cada um dos que prepararam e fizeram parte de tão bela noite de oração.
    A minha fibromialgia e a doença terminal de uma familiar de quem cuido e acolho, impediram-me de estar presente e poder e poder envolver-me nessa luz, nesse cordão de amor.
    Mas aprendi que há outras maneiras de me fazer presença e comunidade.
    No meu recolhimento e no meu silêncio, rezei por todos e por cada um. Cheia de dores, ofereci cada dor pela unidade da comunidade, pela conversão de cada pecador, incluinda a minha.
    Na minha solidão, fiz-me UNA comvosco.
    Porque quem caminha em Jesus Cristo está ligada a cada Irmão, a cada Coração, por um cordão invísivel de Amor.

    Amélia

    ResponderEliminar
  4. Padre António,
    Que posso eu dizer?
    Ao ler toda a descrição da "Noite de oração" tudo passava no meu pensamento, visionando exactamente cada momento,porque eu sei,eu conheço-O Padre António, e sei que a Sua dedicação,entrega não tem limites, para nos fazer sentir, o que vai no Seu coração.
    Eu vivi noites de oração intensas, momentos inesquecíveis de Amor,Amor a Jesus Cristo que vão ficar presentes em mim, toda a minha vida,me marcaram,me fizeram ver Jesus,me fazem chorar de saudade e na ausência, sentir meu coração mais pobre...mas também louvo a Deus por me ter concedido esses momentos e ter conseguido vive-los intensamente.
    Padre António permita-me dizer uma coisa,não leve a mal,mas sinto no meu coração,não sei se a frase está correcta ,se a devia dizer,ou não mas estou muito orgulhosa de SI,«Gosto de Si preciso de SI» ou precisamos, todos nós de SI,jovens menos jovens,perto ou longe.

    ResponderEliminar
  5. Faz-me "sentir o calor da Tua presença, a luz luminosa da Tua vida"...

    ResponderEliminar
  6. "Noite oração"
    Noite de todos em uníssono encontrar Jesus de coração escancarado sem reservas deixando que Deus molde,como o barro com Sua «Fonte de água Pura» e com muito amor.Como eu sinto a necessidade dessas noites de oração,como meu coração recorda,minha mente visiona e meu coração bate ao recordar.
    Padre António,Bem haja,por nos dar a conhecer Jesus,tendo sempre um modo para que nosso coração se abra e O encontre .

    ResponderEliminar
  7. Padre António
    Está muito bonito o blogue e super actual, dando-nos hipótese de dar um pequeno parecer de concordância a outro comentário...sempre atento a tudo.
    Bem haja, por estar aqui connosco.

    ResponderEliminar
  8. Também eu estive na noite de Oração e adorei! Agradeço aos jovens essa noite (e as muitas que hão-de vir! :) ) e ao Pe. António por ter conseguido que os jovens voltassem a participar na Eucaristia e na Igreja.
    Obrigada!

    Inês

    ResponderEliminar

Web Analytics