sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

"Amar, porque sim..."

A cada dia que passa nada me parece mais importante que a "aventura" do amor.
Sei e sinto, clara e profundamente, que esse é o desafio mais apaixonante a que nos podemos entregar, que nos pode absorver, diante do qual nos podemos - e devemos - gastar e desgastar.
"No coração da Igreja eu serei o amor"! Palavras únicas, sábias, de quem encontrou o tesouro mais fecundo que pode acolher o coração humano. Verdadeiramente, somos diferentes, sentimo-nos outros, olham-nos distintamente, sentem-nos de forma única, quando "no coração da Igreja", cada palavra, cada gesto, cada desejo, cada sonho e cada esperança, apresentam as marcas do amor.
Aquele amor puro, íntegro, servo, disponível, desinteressado, nobre, gigante, porque amor. Porque coração oferecido, porque tempo partilhado, porque abraço aberto e prolongado, porque lágrima enxugada, porque cumplicidade silenciosa e "gritante", porque sonho alimentado e comungado, porque amor, simplesmente amor...
Amor, que não nos tira os problemas nem aniquila as dificuldades do peregrinar; amor que não exclui a dimensão do deserto ou da cruz; amor que não substitui as preocupações nem derruba automaticamente as mágoas ou as ofensas. Mas amor que nos envolve numa paz e numa esperança, melhor, numa certeza que jamais algo ou alguém derrubará as forças da nossa alma ou do nosso coração. Amor que aponta o nosso caminho, que vislumbra a cada instante o trilho a percorrer, que desafia a fazer de cada contrariedade apenas uma "pausa" na grandiosidade a que o nosso coração é chamado a experienciar.
Amar, simplesmente, porque sim.
Porque dessa forma, com essa postura, o mundo brilha de forma diferente. Amar porque apenas com essa determinação encontramos razões para nos erguermos a cada instante e recomeçar, sempre de novo, sempre  que seja preciso, a obra da vida que trazemos em nós mesmos.
Amar, simplesmente porque sim.
Amar porque não há nada neste mundo mais belo e gratificante do que olhar um olhar agradecido pelo simples facto de o termos amado. Amar porque nada se comparará jamais ao "espanto" de um coração que se sente e sabe amado cada vez que o surpreendemos com o nosso próprio amor.
Amar porque conseguimos que no rosto de cada outro caia, teimosa e timidamente, uma lágrima de alegria, de luz, de felicidade. Amar porque nessa opção encontramos a felicidade que buscamos há mais ou menos tempo...
A cada dia que passa, e hoje foi apenas mais um, porque a "aposta" foi no amor - mesmo que humanamente apetecesse a experiência do desamor - encontramos, como se da primeira vez se tratasse, uma paz e uma alegria interiores que preço algum poderá alcançar.
Naquele canto da igreja, no silêncio envolvente, com Deus unicamente como testemunha, sabia que Ele sorriria se "no coração da Igreja", eu fosse o amor.
E vi, e toquei, e limpei, e abracei, umas lágrimas com "sabor" a esperança, com "sabor" a felicidade, com "sabor" a fraternidade...
E nesse amor oferecido fui amado. Porque nessa "aventura" do amor, quando se ama, saímos sempre a "ganhar": somos amados profundamente. Humanamente, racionalmente, podemos até equivocar-nos e não entender! Mas quando deixamos que seja o coração a "falar", quando amamos, somos amados. E isso não se prova, não se diz, não se escreve: sente-se, simplesmente...
Num canto daquela igreja, porque o amor foi mais forte, o silêncio falou mais alto que as nossas vozes. Porque o amor foi mais forte, as próprias lágrimas refulgiam de uma luz que apenas o coração consegue vislumbrar...
Amar, simplesmente porque sim.
Amar, porque continua a ser a mais bela e a mais apaixonante das vivências que possamos ter. 

11 comentários:

  1. "Amar simplesmente"
    Amar até doer,mesmo que os outros não compreendam e nós próprios muitas vezes também não,mas vem do interior, quando se é feliz quando conseguimos arrancar um sorriso de alguém, quando dizemos Bom dia e a pessoa corresponde, quando à alguém, com quem não temos grande afinidade ,mas ela precisa de nós e nós estamos lá, e nem pelo pensamento passa mais nada senão ajudar,onde as lágrimas caem com emoção sem as poder conter por tudo o que muita gente não compreende e isso porquê? porque amar é assim,simplesmente.
    Jesus Cristo foi a pessoa que mais amou e ama e sofreu,por isso quem faz as coisas por amar, simplesmente,incondicionalmente, sofre.
    Que importa sofrer?quando o nosso coração se alegra e fica feliz ao conseguir fazer alguém feliz,mesmo que não compreendam,à tanta coisa que alegra o nosso coração,nos dá ânimo para retirar a «pausa» e voltar a "amar porque sim" ,a Natureza,o mar,o Sol...tanta coisa que eu amo...a vida, e tudo o que ela contém e só vejo a vida assim, amar simplesmente,até chorar.

    ResponderEliminar
  2. "Amar
    "Amar P orque sim "
    A té ao limite
    Dando tudo de SI
    R evelando um coração de amor
    E namorado de Jesus Cristo

    A qui,em Carcavelos,ou outrem
    N ão importa
    T em é que amar,e dar de Si
    nO canto da Igreja
    N ão contém as lágrimas, que vão
    I ndo ao encontro do Senhor
    O Amor é a SUA VIDA, até ao «fim do fim»

    Sr.Prior não mude ,ame simplesmente,mesmo que isso traga dissabores ,mas só o caminho de Deus tem de estar no horizonte,e nos pode levar a nós também.
    Direi sempre «Gosto de Si,preciso de Si»não como frase ,mas simplesmente, porque é o que sinto.

    ResponderEliminar
  3. Amar simplesmente cada ser sem reservas e discriminações.
    Obrigada Padre António pelas lindas palavras q, hoje, para mim, são especiais, pois completo 62 anos de vida e ler estas palavras, é uma bonita prenda de anos. Obrigada e bem haja

    ResponderEliminar
  4. Este sentir enche a minha alma... É tudo tão simples... e as coisas simples são sempre as mais belas! Assim... ao jeito de Jesus!
    Obrigada, Pe. António.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. "Amar porque sim"
    E não tem explicação,é do fundo do coração,amar até ao limite,até doer,é assim que Deus amou,são sentimentos demasiado belos e profundos, que não se conseguem escrever,descrever...sente-se,sai do fundo da alma, é o nosso viver,é saber porque se vive,porque se tem o coração cheio de amor,quanto mais se dá mais se tem para dar.
    Pe. António,Boa noite, bem haja

    ResponderEliminar
  6. Temos que ser o amor a cada dia que passa. Temos que o viver e ensinar a quem está ao nosso lado.
    O amor faz-nos ultrapassar dificuldades, faz-nos acreditar, faz-nos sentir que existimos, faz-nos sentir que precisamos de partilhar, faz-nos crescer. Tudo o que fazemos por bem, é amor.
    O amor e a fé, são sentimentos que não podemos medir nem definir, mas que fazem com que sejamos um homem ou uma mulher ´rica´.
    A pior coisa que podemos sentir é ódio, rancor, raiva, inveja. O nosso coração deveria nascer sem esses adjectivos, deveria nascer só para o bem, para o amor. Infelizmente, isso seria e é impossível.
    Deus permita que só o amor paire na Igreja de Carcavelos. O trabalho que tem sido feito e continua, é tão grandioso que, temos que pedir a Deus que não deixe que esse ´castelo´ que um dia foi de sonhos e que hoje é de realidades, cresça cada vez mais. É tão difícil ´construir´ uma igreja, tão difícil, que a união deveria ser a palavra de ordem de todos os dias.
    Ser igreja, não é ser templo, é ser AMOR.
    Ser igreja, não é falar, é partilhar, é ajudar, é construir. As palavras leva-as o vento e por vezes, essas mesmas palavras só destroem. Engraçado que, nesta vida, tudo o que é mau, não nos esquecemos com facilidade. Tudo o que é bom, perguntamos: Quando ? Onde ?
    Sabemos que ser igreja é muito difícil. É difícil dar as mãos, é difícil entender que somos todos irmãos (ou deveriamos ser).
    Eu por vezes pergunto: Quando nós não semeamos AMOR e semeamos sementes que não dão fruto...qual é a resposta que damos a nós próprios, à nossa consciência ? Será que olhamos para nós próprios e nos interrogamos do que fazemos, do que fizémos ?
    Gostaria de fazer aqui um apelo: com este pensamento do Padre António, com os outros pensamentos dele, com os ensinamentos do Evangelho, nós deveríamos ser testemunhas do AMOR. Quando vemos uma igreja cheia, principalmente do que faltava (jovens), deveriamos levantar as mãos para o Céu e agradecer o padre que Deus colocou no nosso caminho. Nada é por acaso. Por onde passou, o Padre António deixou a sua semente e deixou muitos ´frutos´. Deixou jovens cheios da Palavra de Deus: Mem Martins, Arroios, Estoril, ficou com a marca que irá ser difícil de apagar (nunca se apagará). Porque...ele ajudou muitos jovens, ajudou muitas famílias e cativou pelo dom que Deus lhe deu: o dom da Palavra.
    O apelo é: vamos dar as mãos, dar mesmo as mãos. Vamos arregaçar as mangas e deitar mãos à obra. Vamos ser igreja de Cristo. Vamos ser o orgulho de Cristo. Vamos sentir-nos limpos cada vez que vamos comungar. Vamos ajudar o Padre António, vamos ajudar a reconstruir Carcavelos. Sózinho o Prior não consegue fazer nada. Vamos fazer com que as pegadas que estavam no chão da igreja, no passado Domingo, não sejam em vão. Não vamos desiludir os jovens, vamos ajudá-los a crescer. Quem não entendeu ou não consegue entender, porque o seu coração não está aberto ao verdadeiro AMOR, deixe os outros ´passar´.

    ResponderEliminar
  7. De facto como nos sabe bem e como nos ajuda a voltar a acreditar que o mundo e a Igreja podem ser diferentes as palavras sempre sentidas do Pe. António. Um partilhar da sua vida que espelha bem o pastor que temos. Que Deus nos ajude a ajudá-lo nesta missão de nos levar a Jesus. Pelo Amor.

    ResponderEliminar
  8. Quando era pequena gostava de ir de comboio com meus pais para ver o mar,eles punham-me do lado da janela ,e eu encantada sonhava,olhava as ondas,imponentes,indiferentes onde iam chegar umas mais à frente,outras mais atrás,assim como nós uns nos deixamos arrebatar e conseguimos chegar até ao coração de Jesus, outros um pouco mais renitentes, mas vão chegando,o pensamento pode-nos levar tão longe,assim como o coração,pelo coração conseguimos ser tudo, porque o coração não tem limites,o coração vai muito longe,quando o amor comanda a nossa vida.

    ResponderEliminar
  9. Eu penso que este Mar, é algo da Natureza,ainda mais maravilhoso,o Mar da Galileia,mar de água doce.
    "E Jesus andando ao longo do Mar da Galileia,viu dois pescadores irmãos-Simão,chamado Pedro,e seu irmão André,aos quais lançavam a rede ao mar,porque eram pescadores e disse-lhes:Vinde até mim e vos farei pescador de homens"
    Mateus:4:18,19
    Como eu gostava de fazer a Peregrinação à Terra Santa,mas é apenas um sonho,um sonho longínquo,que nada tem de realizável,mas acredite que cada descrição,Sua, Padre António,será por mim vivida,com grande intensidade e que fecharei os olhos como se eu própria a estivesse a fazer.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  10. Pe. António desejo para amanhã um bom dia,com tudo a correr bem, que realizem todos os objectivos,que as pessoas O ajudem a erguer a comunidade de Carcavelos, que Deus tanto ama ...porque Deus ama,está em todas as comunidades.
    Bem haja força

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez a sua homilia de hoje na Missa das 12.00 h foi uma maravilha.
    Dá força, chama á razão de uma maneira tão direta e tão doce que ficaria sem tempo a ouvi-lo, pior é o depois , o ir para a frente, ser profeta e tentar que as suas palavras não passem disso - PALAVRAS.
    Obrigada Padre António e que o seu Senhor , o meu Senhor, o continue a amparar e guiar no seu caminho de Pastor desta comunidade não muito fácil.
    MªAntónia P.B.

    ResponderEliminar

Web Analytics