sábado, 31 de dezembro de 2011

"Um olhar..."

A chegada de um Ano Novo comporta sempre consigo uma reflexão, um olhar, uma introspecção, mais ou menos consciente, mais ou menos profunda, mais ou menos exigente e comprometedora, acerca do ano que termina...
Traços, histórias, marcas, momentos, acontecimentos, fazem a história de cada um de nós e a de cada outro... fazem, ou melhor, fizeram o acontecer do ano que passou...
Um olhar sobre o passado ajuda sempre a viver o presente e a preparar o futuro que é um advir permanente. E esse meu olhar sobre o ano de 2011 traz, necessariamente, ao pensamento e ao coração um dos momentos mais determinantes na vida de qualquer sacerdote que é a sua mudança de paróquia. Esse foi, de forma incontornável, o "acontecimento" que marcou este ano que daqui a algumas horas terminará...
Na verdade, cruzam-se neste ano que acaba essas duas realidades distintas: Estoril e Carcavelos. A primeira, uma Comunidade que abracei, servi, amei, durante cinco anos. Uma Paróquia com a sua história, os seus projectos, sonhos, gentes, que jamais se apagarão do meu coração. Cinco anos de paixão, de trabalho, de ousadia, de aprendizagem, com todos aqueles que, de verdade, são Igreja, são Povo de Deus, são Reino a edificar-se no quotidiano de tantas e tantas vidas...
Cinco anos de sorrisos e gargalhadas, de lágrimas e incertezas, de sonhos e esperanças, de cumplicidades e momentos, únicos, irrepetíveis, que deixarão, definitivamente, marcas na história que sou e que construo...
A segunda, Carcavelos, Comunidade onde agora tenho de ser testemunha do Evangelho, rosto de Deus ternura e libertação, profeta da vida verdadeira que enche e preenche o coração humano. Porção do Povo de Deus que, nesta "hora" do meu ser e viver, sou chamado a servir e a amar de forma incondicional, abnegada, única, fecunda...
"Gentes", vidas, corações que, por vocação e missão, são agora o pulsar do meu existir, a razão do meu ser, a essência da própria vida. Simplesmente porque não se ama a Deus, não se serve a Igreja se não nos predispusermos a amar e servir aqueles que Ele mesmo nos confia e pede O revelemos verdadeira e apaixonadamente.
Estoril e Carcavelos, duas realidades distintas, diferentes, na sua exterioridade; porém a mesma pois que são feitas de vidas e de corações a quem o amor tem de ser o tesouro maior de cada uma dessas mesmas vidas.
Realidades diferenciadas mas iguais pois que em cada uma fui e sou chamado a ser presença do Bom Pastor, de Jesus Cristo, que me envia a cada instante a ser arauto de uma Boa Nova que atravessa os séculos e "teimosamente" arrebata o coração humano...
Um olhar para este "passo" acontecido neste ano que acaba, que transporta sentimentos por vezes contraditórios, mas que encontram a razão de ser nessa vontade firme e decidida de acreditar na Igreja. Uma Igreja feita de debilidades, de limitações, de pecados, mas a Igreja do Senhor Jesus que é chamada a ser santa, na realidade da minha, das nossas vidas.
Um Ano Novo diante de mim, diante de nós. Um ciclo de mais 366 dias, onde uma única realidade importa fazer acontecer: o amor. "No coração da Igreja, eu serei o amor"! Sim, esse é o caminho a trilhar. No coração da Igreja, sempre intentarei ser o amor. No seio do mundo, hei-de ser o amor. E nesse sonho e esperança, com a Graça que vem do Alto, tornarei, tornaremos, o mundo e a Igreja mais humanos e, por isso mesmo, mais divinos...
Apenas isso desejo para este 2012 que se vislumbra... Apenas essa vontade interior desejo para mim e para quantos fazem comigo o caminho da vida. Ser o amor. O amor de Deus em nós e, por nós, a cada outro... Maravilhosa tarefa, sublime missão, que havemos de continuar a encarnar na história de cada um de nós...
Um olhar sobre 2011 "fala-me" do Estoril, de Carcavelos... Fala-me da Igreja, fala-me do amor, da vida, do Coração... de Deus. E, portanto, daquilo que vale mais...

16 comentários:

  1. Padre António
    Bem haja ,muito obrigada,que o Novo Ano lhe traga tudo o que deseja com todos nós Estoril,Carcavelos,foi a chorar que li todo este partilhar,que sei ser sentido,não tenho palavras.Vou sempre dizer:
    "Gosto de Si,preciso de Si"
    Um beijo amigo

    ResponderEliminar
  2. Saudades desses 5 anos tão cheios de Deus... que me fazem querer continuar a viver o que então me foi ensinado, o que pude testemunhar! Obrigada, Pe. António!
    Santo e feliz Ano Novo :D
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  3. "Um olhar"
    Padre António
    É verdade 5 Anos que voaram num rápido ,tanta coisa passa pela minha cabeça,a começar pelo dia em que eu tinha a janela do meu coração com uma fresta e nele conseguiu entrar com Suas Palavras, dando uma inquietação,fazendo com que eu me olhasse ao espelho para ver se eu via Jesus em mim,não foi fácil,mas quando o Pastor tem Cristo no coração e nos olha nos olhos e põe a nossa alma a nu.
    Tanta coisa vivida,que pelas Suas Palavras mudaram tudo e todos,nunca me passaria pela cabeça que algum dia nos deixaria,mas acredite,ficámos sem a sua presença física,mas a amizade,o coração,o pensamento...sentimentos perduram.
    Sei que se foi para Carcavelos, é porque tem uma missão nobre a realizar,porque existe muitos corações a precisarem dessa dedicação e amor,jovens,menos jovens.
    Que maravilha a Peregrinação a Fátima,à terra Santa,quem o faria?
    Bem haja,por esse "olhar"
    profundo ao Estoril.
    Parabéns Carcavelos ajudem o vosso Prior,não deixem passar o tempo ficando numa letargia,que não ajuda ninguém.

    ResponderEliminar
  4. E storil passou
    S audades deixou e
    T ambém em nossos corações
    O mar chorou,as ondas cresceram
    R ecordando,que o ano passou
    I ncessantemente
    L evando para longe quem rezou o TP no seu Paredão

    C arcavelos,eis-me aqui
    A esperar que o ano novo
    R evele corações
    C apazes de de amar
    A mar sem limites
    V elando pela Sra.dos Remédios
    E m todo o "Seu caminho para Deus"
    L evando jovens e menos jovens
    O rando sem cessar e
    S abendo o que vale mais

    "Igreja,Amor,da Vida,do coração...de Deus.E portanto,daquilo que vale mais....

    ResponderEliminar
  5. Há alguns anos li um livro que me fascinou, pela sua beleza, mas, mais do que isso, pela força como nos ensinava e nos dava mensagens. O livro era o “Vamos Aquecer o Sol”, de José Mauro de Vasconcelos. Fala-nos de alguém que esteve na vida de uma criança...depois jovem, até este conseguir ser um ser humano digno. Quando isso aconteceu, o Adão foi-se embora, para junto de outra criança que iria necessitar de um ´guia´.
    Quando li hoje o pensamento do Pe. António, lembrei-me exactamente desse livro: Esteve 5 anos no Estoril, a enriquecer e a fazer crescer esta Paróquia. Quando já estava tudo encaminhado, foi enviado para outra Paróquia. A escolhida foi Carcavelos, porque, na realidade, Carcavelos precisava muito de um sacerdote com os dotes do Padre António. E ainda bem. Carcavelos ficou mais rico e espero que não vá enriquecendo só durante 5 anos. Tenho a certeza que, se Deus o enviou para esta freguesia, é porque sabia o quanto Carcavelos estava no ´chão´. Em apenas 3 meses (ou menos) vimos como que uma flor murcha, pode voltar a viver e a dar vida.
    O trabalho tem sido excelente. A força e a fé é o que mais ajudam o Padre António e que assim continue por muitos anos. Os jovens e os adultos necessitam imenso de um sacerdote que lhes dê força.
    Obrigada Padre António e que Cristo continue a guiá-lo com a Sua luz.
    Mais saúde, mais força e sempre em frente. Não se esqueça: nós precisamos de si aqui.
    (uma pergunta: hoje há noite de oração ?)

    ResponderEliminar
  6. Padre António
    Força, muita força no "Caminho de Deus"vi as fotos,o vídeo da Peregrinação a Fátima,é loucura,mas loucura de amor e união a Jesus Cristo,não podia ser de outro modo...também fiquei muito feliz, de ver rostos conhecidos que tem os corações junto do Seu.
    Bem haja,que o "caminho de Deus" esteja sempre iluminado,como esta (ou ainda mais) cor de fogo que ilumina o fundo do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Que lindo...que lindas...
    Quem, através das palavras: Estoril e Carcavelos, conseguiu escrever frases e compôr um texto tão bonito e verdadeiro.
    É engraçado que, nós, que escrevemos os comentários, uns e outros, sem saber de quem se trata, fazemos um ´mundo´ cheio de riqueza, para que o Prior de Carcavelos saiba que tem uma fortaleza à sua volta e que não há nada que o possa vencer. Além disto, tem Cristo a iluminá-lo.
    Acho que, mesmo aqueles (que são sempre meia dúzia) que dizem mal, ou que possam dizer mal, se lerem todas estas mensagens, se lerem os pensamentos do Padre António, quando olham para aquela igreja forradinha de gente, devem perceber que o Prior de Carcavelos veio fazer maravilhas à paróquia e principalmente aos jovens, às crianças. E nós, adultos, também precisamos das suas homilias, da sua força, da sua ajuda.
    Nada vem por acaso. Quando Deus fecha uma porta, abre sempre uma janela. E que janela !
    Aqueles 90 (acho) jovens que foram a Fátima são a resposta para muita coisa.
    Com tanta ´beleza´: de palavras, de atitudes...não há força que resista.
    Carcavelos é essa força. Agradeço a Deus e agradeço ao Padre António tudo o que ele tem feito para conseguir ultrapassar barreiras e cativar cada vez mais gente para juntar ao seu rebanho.
    Continue. Precisamos de padres com garra, com força...com fé.
    Obrigada a todos os que fazem parte destes comentários, dando-lhe cada vez mais força, e obrigada a si Padre António pelo tanto que nos tem ´oferecido´. Somos uns felizardos !

    ResponderEliminar
  8. "Somos uns felizardos" Acredite são mesmo felizardos...já fomos felizardos.... mas infelizmente não soubemos valorizar ,ou tinha que ser assim ,porque é egoísmo querermos sempre tudo para nós, à muita comunidade que precisa de alguém com a estrutura,a dedicação,entrega,dádiva até ao limite do nosso querido Padre António,que não se acomoda,luta até à exaustão,para mos indicar o "caminho de Deus".
    Desejo o melhor para Carcavelos,e obrigado valorizei muito tudo o que disse o Anónimo 23:09 mas é mesmo o que sinto, que me vai no coração.

    ResponderEliminar
  9. Padre António, graças a Deus que está agora em Carcavelos, que grande graça nos foi concedida, escrevo aqui pois é a forma que encontro para demonstrar a minha gratidão por fazer agora parte do nosso caminho, com filhas na catequese e grupos de vida... que grande luz para iluminar o caminho para Jesus Cristo.
    Voltei a sentir o meu coração com as portas abertas, por mais que escreva aqui as palavras são poucas pois não conseguem espelhar o que nos vai na alma.
    Não me canso de agradecer a Deus...

    ResponderEliminar
  10. Hoje ao ouvir as palavras de Jesus sobre Natanael pensei que seriam estas mesmas palavras que Ele dirigiria ao Pe António " Eis um verdadeiro israelita em quem não há fingimento ". Bem haja pelo que é,não perca nunca esse seu Ser apaixonado mas ao mesmo muito recto e muito justo.
    A Igreja precisa muito de padres assim para ter credibilidade....

    ResponderEliminar
  11. Gostei. Melhor: adorei ! (comentário do dia 5 às 20.36)
    Muito já foi dito nestes comentários, baseados no texto do dia 31 de Dezembro. Adorei as frases que foram feitas com Estoril e Carcavelos, a que fala do...´Somos uns Felizardos´, mas esta frase da Rosarinho deveria ficar gravada, para que nunca nos esqueçamos (aliás, nós que escrevemos e fazemos parte deste ´blog´ não nos esquecemos, mas deve haver muita gente que deve gravar esta frase, que eu achei linda):
    “A IGREJA PRECISA MUITO DE PADRES ASSIM, PARA TER CREDIBILIDADE.”
    Demos graças a Deus, porque um dia seduziu o Padre António e ele deixou-se seduzir !

    ResponderEliminar
  12. Duas realidades diferentes, mas a mesma postura, a mesma entrega,o mesmo empenhamento,a mesma paixão.

    Jesus Cristo!

    ResponderEliminar
  13. Partilho da mesma reflexão feita por Rosarinho,
    assim como do comentário de dia 2 às 23 09.

    Sim, sem dúvida. A Igreja seria bem diferente se houvesse mais sacerdotes como o Pe. António e cristãos mais sãos, mais honestos, homens e mulheres mais de Deus.
    Ontem, ao preparar um tema de catequese sobre a pessoa de Jesus Cristo veio ao meu pensamento o Pe. António.
    Meditem comigo:
    - Jesus falava com Autoridade
    - Jesus não quis ter poder
    - Jesus era exigente
    Veio para os pobres e para os infelizes, para os pecadores, para os marginalizados ... ...

    Já o disse muitas vezes e volto a repetir - Bem Haja Pe. António pelo sacerdote e pela pessoa que é.
    Deus tenha compaixão e perdoe na Sua infinita misiricórdia aos que lhe querem e fazem mal por inveja, ciúme ou por maldade.

    Deus ama-o muito. E nós tb

    JR

    ResponderEliminar
  14. O Estoril foi tão pouco agradecido que até se absteve de comentar as partilhas,dizendo o que sentiam e porquê? Estoril é fino...ou as pessoas? ...ou falta de humildade?que será? Bem haja Carcavelos pela cooperação ao Padre António e a Jesus, porque as partilhas falam-nos de Jesus,de sentimentos e Jesus é amor.

    ResponderEliminar
  15. Arroios...Estoril, não necessita de estar agradecido ao Pe.António. Só precisam estar agradecidas as pessoas que se sentiram tocadas, que sentiram que valeu a pena o Pároco que Deus pôr no seu caminho. Essas são pessoas de bem, são pessoas ricas, mas ricas de coração, que precisam de sentir a presença de Cristo em cada dia. Os outros, dos outros, não precisa ´rezar´ a história. Quem não esteve agradecido (comentando o que a Maria disse), é porque não tinha um coração aberto a Jesus, aberto à riqueza da fé. Quem ´entrou´..só ganhou e muito. Os outros, perderam o ´comboio´.
    O Pe. António (pelo que sei) fez um excelente trabalho no Estoril e em cada igreja por onde passou. O que importa são os corações que ele consegue (e conseguiu) cativar, são os corações onde ele consegue ´colocar´ a semente de Deus. Os outros, que vão à missa porque faz parte, que aparecem na igreja para dizer mal, esses não conseguem sentir o que nós sentimos. Podem até ser ricos, finos, mas são tão pobres de espírito, que precisam da nossa oração.
    É tão bom acreditar. É tão bom sentir fé, sentir que Jesus tem um lugar no nosso coração, que os agradecimentos, a falta de humildade, não nos tocam...só Deus conta. Essa é a nossa grande riqueza.
    Uma igreja cheia de gente (como está agora em Carcavelos) com ´fome´ de Deus, é a resposta para Arroios, é a resposta para o Estoril e é mesmo a resposta para o antigo Carcavelos....
    Logo, mais uma noite de oração. É uma hora, mas poderia ser mais. Saimos com a alma cheia. Saímos mais leves, mais enriquecidos com as palavras do Pe. António. Lembrando a última noite de oração...com a igreja ´à cunha´...aqui está a resposta para tudo.

    ResponderEliminar
  16. Tenho ficado muito sensibilizada,incrédula até, pelo modo como as pessoas tratam alguém que não lhes é conhecida, e não é da Paróquia,tiveram uma atitude impensável para comigo,fiquei totalmente surpreendida,que de certeza na minha nunca viriam a ter,que diferença!a partilha,o igual,o acolhimento como se eu pertencesse ali,na verdade eu pertenço ali, têm muita razão, o Deus é só um, e somos todos irmãos.
    Que importa, onde?importa é jesus.
    Penso que o Padre António está junto de pessoas acolhedoras,e que o estimam.
    Bem haja

    ResponderEliminar

Web Analytics