quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Só por ti, Jesus"

"Só por ti, Jesus
Quero me consumir
Como vela que queima no altar
Me consumir de amor
Só em ti, Jesus
Quero me derramar
Como o rio se entrega ao mar
Me derramar de amor
Pois Tu és o meu amparo, o meu refúgio
És a alegria de minh'alma
Só em Ti repousa a minha esperança
Não vacilarei
E mesmo na dor
Quero seguir até o fim".
Ouvi cantar esta música vezes sem conta; a ela me associei no silêncio do meu cantar, no segredar da minha oração... Ela fala, ela diz, da atitude mais nobre que pode ter o coração do crente. Ela traduz a nossa sublime vocação, ela revela a "novidade" da fé em Jesus Cristo; ela afirma a vontade mais bela que pode conter a nossa alma...
"Só por Ti, Jesus..."!
Só esta simples frase nos faz entrar como que num extase de amor, de entrega, de doação, de oblação. Palavras simples e grandes simultaneamente que nos predispõem à interioridade, ao louvor, à entrega desmedida do que temos e do que somos Àquele que é o nosso Tudo, a nossa Paz, a nossa Vida.
E, por Ele, derramarmo-nos de amor, de serviço, de disponibilidade, de atenção ao outro, de gratuidade, de humildade, de partilha, de humldade. Por Ele, pela Igreja, onde estamos e a servimos, ousarmos ser estas "velas" que queimam no altar, que se derretem, se aniquilam, se gastam e desgastam...
Por Ele, pela Igreja, nossa Mãe, mesmo quando custa e dói, derramar-me de amor, nesse abandono confiante, como um rio se entrega ao mar. Por Ele, pela Igreja, ser este coração mendigo e despojado, ser esta vida errante e confiante, que se faz e desfaz no sonho de ser rosto de Jesus "manso e humilde de coração"!
Amá-l'O sem reservas; adorá-l'O verdadeira e profundamente, encarnando em nós a humildade do serviço à Igreja, não apenas naquilo que gosto mas no que ela precisa de mim e o que ela me pede em cada momento da vida, é caminho de paz que nada nem ninguém nos poderá roubar. É viver a fim de um dia escutar "Bem Aventurado", porque escolheste o amor como o tesouro do teu existir.
Um amor sem limites, com os traços e as marcas da Cruz, sempre que a perseguição, a mentira, a calúnia, e todas as demais formas e traduções de desamor vierem ao nosso encontro e serem "companheiros" de viagem! Trigo e joio que crescerão sempre conjuntamente! Mas que na "ceifa" definitiva cremos e sabemos ter escolhido a melhor parte.
"Só por Ti, Jesus"! Sempre! Sempre!
"Só por Ti, Jesus"!
Só por Ti Jesus, amarei e servirei a Igreja, mesmo quando ela rosto deformado do Teu Divino rosto. Mas sempre e só por Ti Jesus, quero-me derramar, derramar de amor...

11 comentários:

  1. Pe. António apesar de desde há muito ser seu leitor "assíduo" nunca me tinha atrevido a deixar um comentário nos seus escritos... Leio-o desde o Estoril, longe de imaginar que estava em que um dia seria o meu Pároco! Graça imensa que agradeço cada dia.
    Este texto publicado que agora publicou sublinham, de novo, um amor e uma paixão que a nós, leigos, nos desafiam permanentemente à experiência desse amor e dessa paixão nas nossas vidas. Verdadeiramente consegue transmitir um desejo de ser de Deus que é extraordinário, para não dizer único. Graças a Deus que o temos no meio de nós para agora, "ao vivo" e não apenas "por escrito" nos ensinar e desafiar a derramar de amor de amor por Jesus e pela Igreja.

    ResponderEliminar
  2. Padre António, é uma partilha que me diz tanto,mas tanto, que eu não consigo dizer mais nada, que é obrigado do fundo da minha alma.
    "Só por Ti Jesus
    Quero me consumir
    Como vela que arde no altar
    Me consumir de amor"

    ResponderEliminar
  3. Padre António
    É mais que uma canção,que nos é recordada com tanto amor ,é uma linda oração,que nos trás muita saudade ao coração,mas a vida anda para a frente e nós temos exactamente, que continuar a servir a Jesus e à Sua Igreja,independente de tudo,porque de Si não me vou esquecer,mas fico muito feliz quando vejo, e que sei que Jesus Cristo ,sorri ao vê-LO trabalhar a Sua seara com muito amor e dedicação,também aqui vou fazer o possível para que Jesus, sorria um pouco comigo também,dou-lhe todo o meu serviço que ELE tiver para mim.
    Sr Prior bem haja
    Um beijinho amigo

    ResponderEliminar
  4. Ao ler estas palavras – que sei serem espelho do seu sentir, do seu viver – só posso agradecer-lhe, Pe. António!...
    Não consigo dizer mais nada…
    E vou adormecer a cantar baixinho “Só por Ti, Jesus”

    ResponderEliminar
  5. "Trigo e joio que crescerão sempre conjuntamente" creio que no fim o trigo será sempre em maior e melhor quantidade, e qualidade,porque tem as Mãos de Deus e é semeado com muito amor,tenho muita fé ,pode-se sofrer no meio do joio,mas serve para apertar o espaço do joio e ele ir-se apagando,ficando sempre mais fraco e pouca força.O bem tem que vencer o mal.

    ResponderEliminar
  6. Sim, só por Ti Jesus. Só por Ti é que ainda há corações que aceitam servir e dar a vida pela Igreja, mesmo quando ela anda tão afastada de Ti, mesmo quando ela Te esquece e nega. Só por Ti Jesus é que até nós vem alguém que não se cansa de nos mostrar que só Tu és grande, só Tu és o essencial. E nós teimamos em permanecer adormecidos e apáticos, indiferentes ao tesouro que és Tu.

    ResponderEliminar
  7. “Só por Ti, Jesus” se todos nós caminhasse-mos para estas palavras o mundo seria bem melhor.
    Um grande bem haja Pe.António

    ResponderEliminar
  8. No deserto,no recolhimento se encontra o caminho,a luz,porque Jesus não nos abandona e conduz nossos passos,mesmo sem nós termos a mínima ideia do que seria o nosso caminho, nesse dia. E nos faz verificar, que só um caminho importa, o DELE,nos mostrando algo, que nos dá força para a caminhada e sentir,que o SEU amor basta,desbravando e conseguindo difundir um pouco do que se trás no coração,desistir é desistir de Deus e isso nunca."Só por Ti Jesus"e pela Tua Vontade.
    Vou preparar o meu coração e a vida para que Jesus possa entrar e transformar.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  9. «O amor de DEUS é o vasto mar em que nós flutuamos » Olhar o mar, com as suas ondas,num vai e vem como nos chamando para ELE e nós desejando com todo o coração
    "Só em Ti Jesus
    Quero me derramar
    Como um rio se entrega ao mar
    Me derramar de amor"

    ResponderEliminar
  10. Vi uns vídeos
    Taizé'svideos-irmão Roger,que gostei muito,são vários.
    Um pouco de um:
    "Não sabíamos que rezamos
    mesmo quando os nossos lábios estão fechados
    Cristo reza em nós"
    "Deus nunca surge como um peso sobre o nosso ser"
    "Deus é maior que o nosso coração "

    ResponderEliminar

Web Analytics