quarta-feira, 16 de novembro de 2011

"Amar/atacar a Igreja"

"Só o amor pode salvar o mundo", foram palavras que não esqueci; palavras do início do Pontificado de Bento XVI; palavras que nos relembram algo de essenacial e que nós, teimosamente, tentamos menosprezar quando não mesmo esquecer!
Palavras que até gosto de as envolver numa outra expressão: «só o amor pode salvar a Igreja»! Essa é, de facto, uma das minhas maiores convicções nesta «hora» da nossa história, neste momento do nosso peregrinar enquanto Igreja de Cristo.
Hoje mesmo recebi uma carta, de alguém que desconheço, em que afirmava categoricamente que era um revoltado contra a Igreja, precisamente porque aquilo que experienciava era o «desamor» no seio da própria Igreja! Queixava-se, e bem, dos erros, dos desvios, das maldades e maquinações, das superficialidades, da mundaneidade que impera na Igreja, ao invés da verdade e da transparência, da humildade e da simplicidade, do serviço e do despojamento, etc., etc.
Aliás, há uns tempos atrás o próprio Papa Bento XVI clamava eloquente e veementemente que havia mais mundo na Igreja que espiritualidade! Acaba por ser um cruzar de opiniões, um entendimento naquilo que é essencial...
A diferença reside, todavia, em algo de essencial também, isto é, para transfigurar a Igreja, para a converter, para a edificar mais e mais ao jeito de Jesus Cristo, é estando e sendo Igreja que o podemos e conseguimos fazer!
Fora dela, com um olhar meramente crítico exteriorizado, como se da Igreja eu não fizesse parte, como se a essa família eu não pertencesse, apenas conseguiremos alcançar maior revolta, dúvidas mais sublinhadas e acrescidas, desentendimentos mais acentuados, afastamento progressivo e perigoso!
É verdade que havemos de eliminar o mais possível os defeitos - e são tantos - da Igreja; mas não é menos verdade que apenas o conseguimos eliminando os nossos próprios defeitos e, no coração, no seio da Igreja, da Comunidade a que pertencemos, lutarmos por ser testemunhas do Evangelho de Cristo, num combate, duro muitas vezes, contra esses evangelhos de letra pequena, construídos para tranquilizar pagãos baptizados que se dizem muito cristãos e muito devotos!
Apenas o amor pode salvar a Igreja. E essa verdade não podemos olvidar jamais. Somente encarnando em nós o amor, isto é, Jesus Cristo, poderemos oferecer ao mundo contemporâneo um rosto credível da fé e da Igreja.
Aliás, o mundo não nos pede ou exige mais nada!
O mundo, os homens e mulheres deste tempo, pedem à Igreja que lhes mostremos como é e Quem é Jesus Cristo. E a nossa única resposta possível e credível é o amor. Amor traduzido em obras, em gestos, em palavras, em disponibilidade, em justiça, em partilha, em solidariedade, em santidade, numa palavra.
Há um trabalho imenso a fazer; há uma tarefa demasiado dura e agreste a desempenhar. Mas apenas sendo Igreja consciente, sabendo-nos membros de um Corpo, poderemos levar a bom porto essa mesma missão de salvar a Igreja das suas múltiplas mundanidades e desvios à mensagem, ao projecto, ao Reino de Deus realizado em Jesus de Nazaré.
Ficando de fora, «atirando pedras» à Igreja como se a ela não pertencessemos, conseguiremos somente radicalismos, endeusamento de posições, enclausuramento de opiniões e atitudes...
Estando dentro, teremos a possibilidade de mudar. Mudar nós mesmos os nossos defeitos e pecados. E dessa conversão pessoal poderemos chegar à conversão do outro.
É que mesmo nas críticas à Igreja, que bem as merece pois que não pode nem deve afastar-se de Cristo, só com amor se consegue a conversão desejada ou pretendida. Se é o desamor a comandar a nossa atitude frente à Igreja, pois seremos iguais, quiçá, piores, na medida em que nada na Igreja, enquanto Igreja, enquanto baptizados, fazemos segundo o mandamento novo do amor...

9 comentários:

  1. Nós fazemos parte de um mundo, em que os valores estão um pouco baralhados,mas a Igreja temos que ser todos nós, que nos afirmamos cristãos a fazer a diferença a espalhar o amor, fazendo o bem e contrariando tanta coisa que está mal,eu posso até presenciar, algo que não está correcto, mas por isso eu tenho que fazer diferença,eu tenho que amar e dar amor, por Jesus, pela Igreja que somos todos nós.
    Ninguém endireita o mundo, nem as pessoas,mas a Igreja vai sendo construída por mais um que vem até nós,mais outro, com o nosso exemplo.
    Eu amo a Deus e a SUA Igreja e recuso-me a ver tudo por igual,à que mostrar a diferença.
    Padre António Bem Haja

    ResponderEliminar
  2. Em tempos eu ia à missa, (muitas vezes à igreja quando não estava ninguém)entrava pela porta principal da Igreja, ouvia a Palavra de Deus,será que ouvia?mas tinha a minha fé,jesus Cristo estava comigo ,mas não estava no meu coração ,coração espiritual em que ELE é tudo,e na minha cabeça passava, que a Igreja se resumia a isso ,o Sr.Padre celebrava a missa e outros e pouca mais haveria, até que um dia entrei por outra porta, em que vi que muita gente trabalhava para essa Igreja, onde eu entrava e saia, sem pensar em mais nada,pessoas essas voluntárias, que davam o seu tempo,sem nada em troca, com um sorriso maior ou menor.
    Perfeito ninguém é,todos temos feitios,opiniões diferentes,mas o que importa é o produto final que é o amor a Jesus Cristo e à Sua Igreja,faz-se coisas maravilhosas quando todos trabalham,muitas pessoas não fazem,não conhecem, criticam ,mas a Igreja é de todos,à que ir para o seu interior e melhorar o que está mal em conjunto,porque de fora sem estar no núcleo, é fácil de falar.
    Só o amor pode mudar tudo e uma critica tem de ser construtiva,onde nos apontem os caminhos e os realizem também.
    Tenho imensa dor de o nosso Pe.António se ter ido embora,mas Ele também nos ensinou que a Igreja não é o Padre que importa é Jesus Cristo e o que fizermos ou deixarmos de fazer ,é a ELE que o estamos a fazer,porque ELE é só um e todos nós somos um só. trabalhando para as comunidades correspondentes.
    Bem haja por tudo que me ensinou e me continua a ensinar coam as Suas partilhas cheias de conteúdo e amor.
    Um beijo amigo

    ResponderEliminar
  3. Igreja,Corpo de Cristo

    Onde está a Igreja viva?
    Onde está o Teu Corpo?
    Onde será que estão Teus Membros?
    Criados pelo Autor
    O Autor da vida
    Que pelo derramar do seu Espírito
    Te chamou Corpo de Cristo

    Faz-nos um,Senhor
    unidos como uma família em Cristo
    Corpo de Cristo
    Faz-nos um Senhor
    e em Teu nome obras maiores faremos
    Através da Cruz
    somos um Corpo de Cristo

    Se todo corpo fosse olhos?
    Onde estariam as mãos para dar?
    e a voz para anunciar o caminho certo
    que os pés vão alcançar?

    Uma música,que nos faz sempre bem ao coração, à alm,a quando nos fala de Jesus
    Bem Haja
    (Grupo corpo de Cristo)

    ResponderEliminar
  4. Sr.Prior
    Se eu pudesse, punha umas rodas na casa e pode crer que me mudava para um cantinho em Carcavelos,em muito pouco tempo, a seara já está com frutos e alguns já prontos a colher ...
    Muita dedicação,muito amor...veritas...

    ResponderEliminar
  5. Olá Padre António :) Lembrei-me da Carta de S. Tiago que nos ensina como é ser Cristão. E não deixa margem: ou amamos o próximo - que é o que está ao nosso lado, o que se aproxima de nós (tantas vezes não é aquele que gostaríamos...) - ou ajudamos, carregamos, suportamos "segurando" a língua, sempre alegres e confiantes no Amor de Deus, ou não prestamos para nada. Eu já sei que provavelmente não prestamos para nada e assim, peço para confiar na misericórdia de Deus! Como o Pe António sempre diz: "ninguém se salva a si próprio e ninguém salva ninguém. É Jesus quem salva todos". Todo o mérito é d'Ele; nós, se formos fiéis, não fazemos mais que a nossa obrigação!
    Beijinhos beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Deus, Pai misericordioso
    que revelaste o Teu amor
    no Teu Filho Jesus Cristo
    e o derramaste sobre nós
    no Espírito Santo, Consolador
    ... confiamos-te hoje o destino
    do mundo e de cada homem.
    Inclina-te sobre nós,
    pecadores cura a nossa debilidade
    vence o mal faz com
    que todos os habitantes da terra
    conheçam a tua misericórdia
    para que em Ti,
    Deus Uno e Trino encontrem
    sempre a esperança.
    Pai eterno pela dolorosa
    Paixão e Ressurreição
    do teu Filho tem misericórdia
    de nós e do mundo inteiro. Amém

    ResponderEliminar
  7. É... o Mandamento Novo é tão esquecido!...
    Como vivo este Mandamento?... Que testemunho dou?...

    ResponderEliminar
  8. "Ninguém se encontra por acaso"
    É uma tradução da banda roxette
    Alan Cristiny
    Gosto muito,muito mesmo

    As pessoas entram na nossa vida
    por uma razão,por uma
    estação,ou por uma vida inteira

    Quando alguém entra na nossa vida
    por uma razão,é geralmente,
    para cumprir uma necessidade que
    muitas vezes demonstramos.

    Ela vem para nos auxiliar
    em alguma dificuldade,nos dar
    apoio,orientação,ajuda física,
    emocional ou espiritual

    Ela parecerá dádiva de Deus
    e realmente o é!
    Ela estará pela simples razão
    de que você precisa
    que ela esteja lá

    Então,sem um motivo
    específico,de repente,se
    afasta da gente e a relação
    esfria e acabamos por perder
    contacto com essa pessoa.

    O que devemos
    compreender é que nossa necessidade
    foram atendidas
    nossos desejos realizados e a tarefa
    daquela pessoa de nos fazer
    crescer,cumprida

    As nossas orações foram atendidas,pelo nosso
    merecimento e a pessoa se FOI PARA AJUDAR
    outras pessoas como nós.

    Quando alguém entra em nossas vidas por uma estação,é porque chegou a vez
    de dividir experiências

    Aprender com as diferenças
    e crescer ainda mais
    Ela nos trás novas formas de ver a vida.
    Nos ensina algo que ainda não aprendemos

    Passamos a contemplar o nascer do Sol
    e a esperar ele se pôr
    Passamos a dar mais valor às coisas,
    antes insignificantes.

    Pois sentimos que nos mínimos detalhes
    a vida passa a ter par nós
    maiores significados
    Mas como as estações ,se hoje presenciamos flores
    em nossos caminhos,em
    pouco tempo haverá apenas
    folhas caídas no chão.

    E estaremos sozinhos
    novamente

    Quando alguém entra
    em nossa vida pra ficar ao nosso lado
    até nosso último suspiro de inicio
    pensamos ser por um motivo qualquer,
    ou por uma estação.
    Mas aos poucos vamos percebendo que além
    serem dádivas de DEUS é a Sua presença
    materializada em forma humana

    como anjos vindos do Céu
    Para nos auxiliar a reconstruir
    uma face,antes molhada por lágrimas e marcadas
    por cicatrizes da vida.
    E que agora brilha
    Pela resplandescência de CRISTO em nossa face.


    A música é linda,já é minha preferida,é longa porque é traduzida ao pormenor,talvez muitos a ouçam e não pensem exactamente na tradução

    Padre António,mas para mim,não foi uma estação,mas sim um ser humano maravilhoso, que muito fiquei a estimar e espero que conte sempre comigo,como eu o farei sempre.
    Todos os dias, está em minhas orações.

    ResponderEliminar
  9. Caro sr padre Antonio,muito Obrigado por tudo o que escreve para nosso bem,para nossa felicidade.

    ResponderEliminar

Web Analytics