sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"Fogo que não arde nem queima"!

É uma certa perplexidade que sinto ao proclamar, meditar e comentar o Evangelho deste dia em que Jesus afirma categoricamente que traz conSigo um Fogo com que pretende incendiar esta nossa terra!
Outra coisa - assim o afirma - não quer Cristo senão que esse mesmo Fogo se pegue, contagie e chegue a toda a terra!
Um Fogo que é o Seu Amor e a Sua Paz, um Fogo que é a Sua Justiça e a Sua Misericórdia, um Fogo que é o Seu Reino, a Sua Pessoa. Realidades que Deus sonha «tocar» cada coração humano, cada homem e mulher peregrinos nesta humanidade a caminho não sabe donde!
Um Fogo que é confiado à Igreja para que seja esta a incendiar o mundo com o seu exemplo, presença, testemunho, experiência... Um Fogo entregue à Igreja para que esta «queime» os corações humanos com a alegria do mandamento Novo; um Fogo deixado à Igreja para que ela faça - como aos discípulos de Emaús - arder o coração do homem, partindo o Pão da Vida e explicando a Palavra que liberta e salva verdadeiramente!
Porém, olhemos a Igreja, olhemos as nossas Comunidades, as suas vidas e exemplos, as suas histórias e realidades, os seus grupos e movimentos! Que vemos? De que nos apercebemos?
De um Fogo que não queima nem arde, pura e simplesmente!
Um Fogo de Amor que escondemos algures no tempo e na vida e teimamos em não reencontrar!
Um Fogo de Verdade que com demasiada facilidade trocamos por falsidades, mentiras (chamando-lhes piedosas!!!)!
Um Fogo de Caridade que deitámos fora tornando-nos muitas vezes em sacerdotes e doutores da lei, apresados em correr para os templos e incapazes de parar diante dos homens caídos à beira dos caminhos!
Um Fogo de Misericórdia que substituímos por críticas mordazes, destrutivas, caluniosas tantas vezes!
Um Fogo de Solidariedade, de Serviço, de Despojamento, de Partilha, de Doação, que se vai extinguindo quando somos apenas cristãos de nome, de fachada, de tradição, de ritualismos desprovidos de coração!...
De facto, a Igreja, novo e definitivo Povo de Deus, guardiã deste «depósito» de salvação, deste Fogo de eternidade, vai oferecendo ao homem deste tempo apenas uma chama que ainda fumega quando tem em si essa capacidade de incendiar o mundo inteiro; deixámos que o Fogo do Amor se transfigurasse em chama sem brilho nem calor carregada de formalismos, de leis e normas pesadas, de gestos inúteis de outrora que a todo o custo queremos «modernizar»!
Em nós um Fogo pronto a «explodir»!
Em nós, Igreja, uma potencialidade imensa que não podemos mais ignorar!
Nas nossas Comunidades, uma vida  ter que pulsar a todo o custo, se não queremos que, definitivamente, se apague a chama que ainda fumega!
Urge descruzar os braços, pormo-nos a caminho, deixar para trás pantufas e sofás atrofiantes e transformarmo-nos em homens e mulheres «incendiários» do Amor de Cristo revelado no cimo de uma Cruz.
Urge sepultar comodismos e egoísmos, indiferenças e avarezas, a fim de que esta terra seja incendiada pela força do Senhor Jesus...
Enquanto é tempo!

9 comentários:

  1. Quando no nosso peito existe essa chama,essa vontade de tudo fazer,de sorrir ,de aceitar todos ,de não pensar se ou outros, são de uma maneira ou de outra, não importa são eles próprios, e depois nos dizem,porquê que és assim ? vais mudar o mundo? ou estás louca?vive é a vida,mas a minha vida, é isto mesmo cuidar e ir em auxilio do mais fraco,se Jesus está em mim,é só seguir o que o meu interior manda.
    Bem haja um beijinho amigo ,já tenho saudades.

    ResponderEliminar
  2. "Fogo que não arde,nem queima" Não foi isso que nos deixou em nós, Pe. António,lançou o fogo,dia após dia, com a Palavra de Deus e toda a Sua atitude de entrega ao máximo e esse fogo está no meu coração, bem aceso e activo,e existe fases,na vida que nos apercebemos o quanto Jesus Cristo se apoderou do nosso coração ,o quanto nos deixámos seduzir e Lhe entregar a nossa vida em Suas Mãos.
    Pe, António só tenho a agradecer o fazer parte da minha vida, e me ter mostrado Jesus,talvez hoje ainda fosse um fogo que nem ardia ,nem queimava.

    ResponderEliminar
  3. ‎23.02.98 – Nossa Senhora: "Venho do Céu, meus filhos, convidar-vos mais uma vez... à conversão e também a valorizar; amar, participar e defender a Santa Missa. A Missa é um tesouro que, partilhado, se transforma em graças. Ela é para os meus filhos transformação, santificação, alegrias e bênçãos. Ide à Missa na certeza de serdes perdoados de toda a culpa, de glorificardes a Deus e dele receberdes o alimento da Palavra e da Eucarística: o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do meu Filho Jesus.
    Compreendei bem: tudo vos é dado de graça, sem pedirdes; e muito ser-vos-á dado quando o pedirdes com fé, não só como a saúde para os doentes mas a paz para o mundo inteiro; portanto, dizei não ao espiritismo, à macumba, a seitas que andam surgindo por aí; isso tudo Jesus já vos falou nas Escrituras; jejuai e orai, tudo o que vos tenho dito está prestes a cumprir-se.
    jejuai por vosso irmãozinhos que preferem a carne, a alegria terrena; ide à Missa e comungai por aqueles que, seduzidos, fugiram do aprisco de Jesus e, por causa de curas, milagres – sede prudentes e olhai o Evangelho, fugiram para outras seita e, tendo conseguido o bem do corpo sem a Eucaristia, sem Jesus verdadeiro, mergulharam a lama na lama da desunião, da discórdia e seduzidos deixaram-se levar.
    Rezai pelo Papa, rezai o meu Rosário, fazei Cenáculos nas casas, divulgai mensagens, falai da Eucaristia, vida para o mundo."

    23.02.98 – Jesus: "Filhinhos, ide à missa sem preocupar-vos em vestir-se exageradamente, vaidosamente, luxuosamente; todavia, evitai todo e qualquer traje indecente; tudo isto serve para chamar a atenção de todos e enche o vosso coração de orgulho, de vaidade e de egoísmo. Muitos dizem: "Deus quer o coração e não as vestes!" Ai! Dizei-Me, quem está preocupado em vestir-se bem no coração? Quem tem interesse por minha Palavra? Não! O coração está apodrecido de vaidade; Eu já vos falei muito a esse respeito, mas vós preferis a cegueira, surdez e mudez; portanto, vesti-vos com moderação e buscai a Confissão que é o momento feliz em que minha Aliança é renovada convosco, e meu Coração ferido se prende ao vosso num só amor. Amo-vos!
    Dei a vós através do Espírito Santo inumeráveis dons e muitos ousam dizer: Eu não tenho Dom algum, ou, Eu não sei o meu Dom! Filhos há muito tempo FALAIS, e nem prestastes atenção. É só falar de meu amor aos não amados! Pedi minha luz e ela vos iluminará, saí do escuro em que vos achais.
    Eu, o Sol da Justiça, aquecer-vos-ei de vosso frio e incendiar-vos-ei com os inumeráveis dons do meu Paráclito. Na comunhão os recebereis; tenho muito a vos dar. Deixai de queixas e desculpas: Evangelizar! É só ir! Abençôo-vos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!Ver mais
    Por: Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt..

    Que assim seja, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

    Amélia

    ResponderEliminar
  4. Já Camões dizia:
    O amor é fogo que arde sem se ver
    é ferida que dói e não se sente
    é contentamento descontente
    é dor que desatina sem doer

    é querer estar preso,por vontade
    é servir a quem vence,o vencedor
    é ter a quem nos mata,lealdade

    Só com a entrega total do nosso ser, se consegue sentir essa chama acesa que dói enquanto,não fazemos o que o nosso espírito nos indica.
    Bem haja,por mais este maravilhoso meditar,que nos leva a interiorizar, se realmente servimos a Deus e a Igreja ou a nós próprios comodamente.

    ResponderEliminar
  5. Pe António
    Leio as Suas meditações, todos os Domingos que saudades,dessa Palavra que nos desinstala e nos faz acender a chama em nosso coração,para deitar «fogo ao mundo» e não para,r sair da letargia em que nos votamos, por vezes sem dar por isso.
    Bem haja,tudo de bom.

    ResponderEliminar
  6. Oração pelos Sacerdotes
    (Oração indulgenciada por S. Pio X em 03/03/1905)

    Ó Jesus, Pontífice Eterno, Divino Sacrificador, Vós que, no Vosso incomparável amor, deixastes sair do Vosso Sagrado Coração o sacerdócio cristão, dignai-Vos derramar, nos Vossos sacerdotes, as ondas vivificantes do Amor infinito.

    ... Vivei neles, transformai-os em Vós, tornai-os, pela Vossa graça, instrumentos de Vossas Misericórdias.

    Atuai neles e por eles, e fazei que, revestidos inteiramente de Vós pela fiel imitação de Vossas adoráveis virtudes, operem, em Vosso nome e pela força de Vosso Espírito, as obras que Vós mesmo realizastes para a salvação do mundo.

    Divino Redentor das almas, vede como é grande a multidão dos que dormem ainda nas trevas do erro; contai o número dessas ovelhas infiéis que ladeiam os precipícios; considerai a multidão dos pobres, dos famintos, dos ignorantes e dos fracos que gemem ao abandono.

    Voltai para nós por intermédio dos Vossos sacerdotes. Revivei neles; atuai por eles, e passai de novo através do mundo, ensinando, perdoando, consolando, sacrificando, e reatando os laços sagrados do amor entre o Coração de Deus e o coração humano.

    Amém.

    Dedico esta oração a Um Sacerdote que tudo faz para Nele testemunhar o Cristo Vivo.
    Bem haja, Sr. Padre António
    Amélia

    ResponderEliminar
  7. "Jesus disse: vim trazer fogo à terra e como gostaria que já estivesse aceso"Lucsa12:49

    Jesus, deixou claro que veio para pegar fogo naquilo, ou naqueles que ELE já esperava que já estivesse aceso.vida e espiritualidade.
    Também nós, hoje muitas vezes, vamos trocando a lembrança e a presença de Deus pela lei,pela ganância,o poder e nos vamos perdendo num fogo que não arde, nem queima.

    ResponderEliminar
  8. Farol longínquo,que em grandes alturas nos oferece a orientação e tantas vezes apesar das alturas, nem o vemos ,porque o nosso olhar não se vira para ele, senão quando precisamos de orientação, esquecemos a luz firme e serena que nos espera sem cessar,assim fazemos com o mundo, a vida, que com as suas luzes nos fazem desviar o olhar de Jesus Cristo que é o porto de abrigo seguro, sereno e pronto a nos acolher em todas as horas, sem questionar,só com amor.

    ResponderEliminar

Web Analytics