sábado, 15 de outubro de 2011

"Comunidade"

A cada dia que passa, sinto esta necessidade, esta urgência, de sermos Comunidade. Que significa comum-unidade. Distinto, absolutamente diferente de «unicidade»! Comunidade é realidade onde todos se sabem e sentem irmãos, cúmplices em projectos comuns, irmanados nas dificuldades e nas alegrias, nos desesperos e nos sonhos de cada outro. Comunidade não é um somatório de pessoas; ao contrário, é o conjunto, maior ou menor, de pessoas que vivem em família, em grupo, realidades comuns.
Comunidade é o contrário de massificação, de anonimato, de egoísmo, de indiferença, de alheamento, de fuga à história de cada outro!
Por isso mesmo, urge acreditarmos no valor, no tesouro, que é Comunidade e tudo fazermos - e será sempre pouco - para a edificar mais e mais, melhor e melhor.
Como se consegue?
Com perseverança, com entusiasmo, com determinação, com ousadia, com entrega, com dedicação, com abnegação... Constrói-se com essa capacidade, cada vez mais rara, de sonhar, de lutar, combater, por aquilo em que acreditamos profunda e verdadeiramente. Edifica-se Comunidade na medida em que desistimos de olhar em exclusivo para as nossas verdades adquiridas, tornando-as dogmáticas - sem nunca o serem -, quando travamos essa tentação crescente de nos julgarmos donos do mundo e dos outros, quando aceitamos que temos defeitos, cometemos erros, desviamo-nos do caminho! Quando isto se torna verdade e realidade na nossa vida, os outros deixam de ser inimigos, seres inferiores, pessoas a evitar, alvos a abater porque, afinal, simplesmente, são iguais a nós.
Comunidade é a «palavra-chave» para se ser Igreja, para se ser discípulo, para se ser cristão, de verdade e não de nome, de tradição, de rotina, de habituação. «Palavra-chave» para combater egoísmos e endeusamentos que abanam e demasiadas vezes conseguem abater algo de belo já construído e experienciado. Comunidade é a razão de sermos Igreja, de nos considerarmos cristãos, de celebrarmos a fé, de nos congregarmos cada dia ou cada Domingo.
Comunidade não é ficar obcecado pelo nosso «umbigo» e paralizado diante do nosso «eu» em detrimento do «outro», do «tu»!
Em Igreja, caminhar sozinho, demitindo-se dessa aventura divina de saber dar a mão a cada outro, e ainda mais o coração, é avançar rumo a um abismo interminável, a um fim desastroso, a uma traição evangélica sem retorno!
Perceber que o «nós» vale mais, imensamente mais que o «eu», eis o caminho a percorrer nesta hora da nossa História e da nossa Igreja. Aceitar que somos pessoas que pensam, reflectem, ao contrário de animais com palas diante dos olhos que os impede de ver aquilo que os envolve, é caminho de renovação das próprias Comunidades. Tarefa que urge concretizar. Humildade que importa encarnar na vida de cada um de nós. Missão a que não podemos dizer «Não» sem consequências desastrosas para a vida da Igreja e do Reino de Deus que dizemos querer edificar e acreditar.
Penso que é tempo de arrepiar caminhos individualistas e acertar trilhos de unidade, de cumplicidade, de fidelidade a bens maiores. Se queremos ser uma Igreja evangelizada e evangelizadora. Se não queremos ser gente que em vez de atrair, afasta! Em vez de apaixonar, marginaliza!
Comunidade, comum-unidade, é o rosto mais belo da Igreja. Mais: o único rosto credível da Igreja.
E apenas nós a podemos contsruir! Nunca os outros! Apenas nós!...

11 comentários:

  1. CAMINHAR JUNTOS
    É fácil caminhar juntos
    Difícil é encontrar o caminho
    Eu rezo por mim e por todos os meus irmãos
    para que escutemos
    a voz de Jesus nos nossos corações,
    e encontremos a luz do Divino Mestre.
    Deixemos de sentir revolta na alma;
    Olhemos para Jesus
    O seu olhar é cativante.
    Assim embrenhados, sentiremos o desejo
    De sem medo lutar e vencer.
    Deixar de lado o passado
    Com todas as folhas perdidas.
    Só deixar espaço para lembranças
    Das páginas escritas
    No livro da vida.
    Com a ternura dos olhos de Jesus
    Vai brotar a certeza da vitória.
    Entre lágrimas e sorrisos
    Vai explodir nos nossos peitos
    O grito da glória.
    E as marcas das nossas lágrimas
    Vão testemunhar o nosso amor por Jesus.
    E se amamos perdidamente Jesus
    Depositemos as nossas vidas em suas mãos.
    Entreguemo-nos a Ele completamente.
    Assinemos tudo isto
    Com as lágrimas e risos
    de quem apenas sobreviveu
    Até encontrar a verdadeira VIDA em JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR.

    Num esforço de oração e partilha em Comunidade

    Amélia

    ResponderEliminar
  2. Pe. António
    Cada dia que leio mais um partilhar, tão sentido, me surpreende mais, e mais feliz fico de pertencer(pensar que) à comunidade.
    Foi o que senti, quando pisei a Igreja de Carcavelos,não pensei eu sou do Estoril,mas sim sou de Cristo, que é um só e de todos,se somos cristãos temos de aprender a viver em comunidade partilhar o mesmo Cristo e a vida quer aqui,quer noutra parte do mundo,assim se viu e viveu nas JMJ todos unidos numa só Igreja Jesus Cristo.
    Bem haja, eu não sinto que o perdemos, Pe. António, apenas que está a servir o mesmo Cristo,mas um pouco mais distante.
    Boa tarde, beijo amigo

    ResponderEliminar
  3. Sei que não posso fazer aí em Carcavelos o mesmo que poderei fazer no Estoril,mas em qualquer lado sinto-me amada por Deus e com vontade de colaborar e nunca desintegrada,apesar de comunidades diferentes, porque o que nos une,Jesus Cristo, é bem mais forte do que aquilo nos separa.

    ResponderEliminar
  4. Também eu assim penso, Pe. António. Sem verdadeira Comunidade não há autêntica Igreja, verdadeiro espírito cristão. E na nossa paróquia há muito que essa palavra desapareceu dos nossos dicionários da fé. Que Deus o ajude a fazer de Carcavelos uma verdadeira Comunidade que tanto precisamos. Era uma tristeza o espírito em que estávamos mergulhados, num individualismo que «matava» bem por dentro!

    ResponderEliminar
  5. "o rosto mais belo da Igreja"
    Cabe a mim não o manchar...

    ResponderEliminar
  6. Fico muito feliz, ao ler os comentários em que se nota que o acarinham e que todo o Seu amor a Cristo e à comunidade, vai brotando como uma flor a começar de desabrochar, e outra coisa não podia ser de um coração, uma vida, que tudo dá de SI,sempre insatisfeita ,porque podia ir mais além.
    Desejo do fundo do coração, que todos em comunidade, o possam reconhecer ,deixando para trás sentimentos que tudo estragam (ciúmes).

    "Vós me chamastes para servir os seus discípulos.Não sei porque razão me escolhestes;
    Só Vós o sabeis" estas palavras dizem tudo.
    Jesus Cristo O chama,ajuda e acolhe todos os dias da SUA vida,porque o Pe.António é de Cristo
    Seu olhar,Sua vida e palavras revelam o Senhor.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  7. São estas verdades, estes ensinamentos que queremos transmitir à maria que desde este sábado dia 15, entrou através das mãos do padre António, no momento do batismo para a vida Com Jesus, para essa comunidade que se quer sã... Obrigada pelo momento... hoje a Maria está ainda mais amada.
    Ana e Ricardo

    ResponderEliminar
  8. Mais uma verdade que o Padre António aqui nos diz. Nos tempos que correm temos de olhar cada vez mais para o nosso lado e ver como podemos ajudar.

    Abraço amigo Padre António

    ResponderEliminar
  9. A luz do farol,é como uma chama,uma brasa, em nosso coração, que não se apaga, que nos dá amor ,força, determinação, para seguir Jesus e tentar fazer a Sua Vontade.
    Foi essa Chama que me (nos)deixou,ensinou a conhecer,que me faz vencer obstáculos e muita coisa que eu não sabia ter força para o fazer,é mesmo isso é um alerta sobre a cidade e é sobre o nosso coração,Jesus dá-nos essa chama,esse calor.
    Pe.António,Bem haja.

    ResponderEliminar
  10. SER COMUNIDADE É SER ORAÇÃO EM ACÇÃO

    Quem sente prazer em orar?
    Os que buscam sinceramente a Deus.
    Os que esperam confiantemente em Deus.
    Os que voltam o coração para Deus.
    Os que têm fé.
    Os que temem a Deus.
    Os que obedecem a Deus.
    Os que são achados justos.

    O que acontece enquanto o cristão ora?
    Enquanto Jesus orava, transfigurou-se.
    Enquanto Paulo orava, Deus abriu o cárcere.
    Enquanto Pedro orava, Deus ouviu e o coxo foi curado.
    Enquanto a igreja orava, Deus libertava Pedro.
    Enquanto Josué orava, o pecado de Acã foi descoberto.
    Enquanto Ana orava, Deus provia um filho.
    Enquanto Elias orava, Deus enviava fogo do céu.

    Deus responde as orações:
    De Abraão e lhe dá um filho.
    De Moisés e abre o Mar Vermelho.
    De Elias e manda fogo sobre o altar.
    De Jonas e o liberta do peixe.
    De Ana e lhe dá filhos.
    De Salomão e lhe dá sabedoria.
    De Ezequias e lhe concede mais anos de vida.
    De Daniel acerca das coisas do porvir e o livra da boca dos leões também.
    Dos três hebreus e livra-os do fogo.
    De Pedro e salva e cura.

    Orar é:
    Confessar.
    Clamar.
    Esperar.
    Derramar.
    Interceder.
    Pedir.
    E principalmente agradecer.

    Amélia

    ResponderEliminar
  11. Quando nós aceitamos,mas o nosso coração sente como uma mistura de sentimentos, em que a saudade da ausência da pessoa, se torna como que uma lacuna, que está, não se apaga, mas a nossa mente só tem um pensamento, que essa pessoa consiga todos os Seus propósitos mesmo longe... tanta a luta para acabar... para quem lutou tanto... e tudo continua...e tudo tem de continuar...e tudo começar de novo... dói,faz doer,sinto-me triste...

    ResponderEliminar

Web Analytics