sábado, 3 de setembro de 2011

"Só mais uma vez..."

"Bato a porta devagar,
Olho só mais uma vez
Como é tão bonita esta avenida...
É o cais. Flor do cais:
Águas mansas e a nudez
Frágil como as asas de uma vida

É o riso, é a lágrima
A expressão incontrolada
Não podia ser de outra maneira
É a sorte, é a sina
Uma mão cheia de nada
E o mundo à cabeceira

Mas nunca
Me esqueci de ti
Não nunca me esqueci de ti
Eu nunca me esqueci de ti
Não nunca me esqueci de ti

Tudo muda, tudo parte
Tudo tem o seu avesso.
Frágil a memória da paixão...
É a lua. Fim da tarde
É a brisa onde adormeço
Quente como a tua mão

Mas nunca
Me esqueci de ti
Não, nunca me esqueci de ti
Não, nunca me esqueci de ti
Eu nunca me esqueci de ti

Nunca me esqueci de ti
Não não não não 

não nunca me esqueci de ti
Não não não não não não não não
Nunca me esqueci de ti

Não não
Nunca me esqueci de ti..."
!

Olhar o  horizonte e entender essa certeza maior de que a vida vai mudar; com a serenidade própria de quem sabe e quem crê que o tempo e a história, o amanhã, todo o futuro, a Deus pertence, avançar devagar, confiante, de que para além das incertezas do caminho, há uma presença silenciosa, misteriosa, amiga, libertadora, que me abraça e me envia.
Para cada momento, cada sentimento, cada sonho e cada fracasso, para cada alegria e cada sorriso dados, "olho só mais uma vez" como diz a canção.
"Como brisa onde adormeço", como vento suave que vem do Céu, busco trazer à memória todas as realidades vividas para poder cantar com a vida daqui para diante que também eu "nunca me esqueci de ti", "não, não, nunca me esqueci de ti"!
E recordar "como é bela esta avenida", como é bela esta história vivida com a intensidade da verdade e a profundidade de uma entrega sem reservas acreditando que apenas assim, e só assim, se conseguem «marcas» e «traços» nos corações dos que connosco de cruzam. Como é bela cada história, mesmo que «escrita» com lágrimas e sangue, se alicerçada na verdade que é Deus; como é bela esta «avenida» da própria vida, quando construída no amor. Sim, como é bela esta «avenida» de encontros e de projectos, de esforços e suores, de risos e de lágrimas, de lutas e combates em nome de um Reino que não é deste mundo!
"Olho só mais suma vez" para reter na memória da alma este tempo que nos foi dado viver; para guardar no coração "o que é bom de guardar"...
«Sorte», «sina» «caminho» de cada um que é preciso fazer; travessia permanente para uma outra margem que jamais sabemos se e quando chegamos. Mas decididos a fazê-la sem nunca me esquecer de ti...
Coração arrebatado, coração amado e amante, este o meu, que empregará todas as forças para fazer da lembrança força do caminhar, perseverança no viver, alimento no sonhar... e, por onde andar, olhando sempre "só mais uma vez", recordar o dom e a graça que foi aqui ser de Deus, dar Deus, d'Ele falar, com mais ou menos paixão, mas sempre seguro de que é a Ele que busco, que quero, que amo, acima de todas as coisas.

15 comentários:

  1. Pe António
    Tudo muda ,tudo acaba ,mas acredite que se Deus une as pessoas nada separa, o coração ,chora,sangra,sofre ,mas confia que em outro sítio existe aquela pessoa que está dentro do nosso coração quando existe as mãos de Deus à uma certeza uma paz os sentimentos ligam as pessoas,a amizade +e algo difícil de explicar mas existe.
    Não O vou esquecer, Pe. António,acredite que o meu coração está muito triste,muito triste mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Quanta paz, confiança, entrega... mas é assim, um coração todo de Deus!
    E contagia... obrigada, Pe. António, por estes cinco anos, por tanto!

    ResponderEliminar
  3. Esta «avenida» que percorro vezes sem fim ,com o terço na mão orando por TI, OH! Senhor,para que ilumines o caminho de quem tanto precisa de TI.
    Nos afastas-te, o nosso Prior TU bem o Saberás porquê...mas nós precisamos tanto das SUAS Palavras...
    "Só mais uma vez"para nos levar a todos no coração. Bem haja, um bjinho

    ResponderEliminar
  4. BOM DIA PADRE ANTÓNIO PUDESSE EU EXPRIMIR EM PALAVRAS O BEM QUE AS SUAS PALAVRAS ME FAZEM.PUDESSE EU EXPRIMIR EM PALAVRAS TUDO AQUILO QUE TEM FEITO A MIM E À MINHA FAMíLIA HÁ MUITOS,MUITOS ANOS.A MINHA GRATIDÃO É GRANDE,MUITO GRANDE. BEM HAJA.BEM HAJA.IREI A CARCAVELOS,FOI LÁ QUE O CONHECI,FOI LÁ QUE AS SUAS PALAVRAS MUITAS VEZES ME CONSOLARAM.ABRAÇO DE GRATIDÃO.

    ResponderEliminar
  5. "Olho só mais uma vez ", cada rosto ,cada sorriso, cada lugar,cada palavra e leve-nos no coração ,porque vai ficar também nos nossos.
    O Sr.Prior,foi consagrado com um Dom muito forte,que à medida que se aproxima do altar se agiganta,se transforma e nos faz esquecer o Padre António e estamos perante Jesus Cristo,SEU olhar é profundo, como mergulhasse no nosso intimo e soubesse o que nós precisamos e sentimos,ficamos atentos e bebendo cada Palavra do Evangelho, que nos vai chegando ao coração suavemente,não importa se nos desinstala,porque só assim ELA pode ser de Jesus Cristo.
    Vai-nos deixar, estou muito triste,bué e sei que também o está ,mas SEU olhar não vai para a «avenida» mas para Jesus Cristo,como sempre está, porque muita gente precisa de Si,dessa entrega,desse amor profundo,desse fogo capaz de deitar «Fogo ao Mundo»infelizmente o Estoril, não soube agraciar o Dom e agora fugiu por entre os dedos e irá pensar nisso muitas vezes...
    Padre António,coração em Deus,olhar em frente e «pescar» mais corações como o meu,SUA VIDA pertence a ELE,Seu coração humano, está connosco e connosco vai ficar à um fio invisível e condutor dos sentimentos que não sabemos explicar que liga as pessoas onde quer que estejamos, JESUS CRISTO.
    Não me esqueça...eu também não O vou esquecer.
    Bem Haja,não vou esquecer «bué,olá jovem»
    e mais ...

    ResponderEliminar
  6. Neste seu último dia de celebração no Estoril, apetece-me dizer:
    Não o conheci no Estoril, mas foi ai que tive a benção de o seguir, até Deus o permitir.
    Por onde o fui encontrando, ao outro lado do véu me foi levando.
    Conduziu-me à vivência inesquecivel do quinto Evangelho, mostrou-me o Cristo-Mestre, o Cristo Milagreiro, o Cristo Crucificado e o Cristo Ressuscitado.
    Ensinou-me a morrer para o meu Eu e a nascer para o meu Ser, aquela centelha divina que habita em cada um de nós, qual templos vivos do Espirito Santo, em puro estado de Graça.
    Ensinou-me o valor do silêncio, da interiorização, da meditação, da oração, da solidão como métidos condutores ao encontro com Cristo e à Paz no coração.
    Mostrou-me também o valor da vivência comunitária, em Igreja, enquanto modo único de salvação.
    Ensinou-me o valor do serviço, da abnegação, da pura entrega ao outro, meu Irmão.
    Mas fundamentalmente, ensinou-me o verdadeiro caminho da salvação: O AMOR AO CRISTO QUE HABITA EM CADA OUTRO E O SERVIÇO VIVENCIADOS NÃO APENAS COM A CABEÇA, NEM COM AS MÃOS, MAS FUNDAMENTALMENTE COM O CORAÇÃO.
    Fica esta homenagem no dia de hoje.
    O amanhã pertence a Deus. A Ele me entrego, com o abandono total do meu coração.
    Um dia muito feliz.
    Um beijinho
    Amélia

    ResponderEliminar
  7. "Só mais uma vez..."
    Estamos a chegar ao fim de mais um pedaço de vida,da vida que Deus nos deu e no fim da vida, tudo unido, faz a nossa vida concreta,é preciso que cada pedaço seja vivido intensamente e sempre com os olhos em Jesus Cristo.
    "Só mais uma vez",sei que nada vai voltar,e chegou a hora de dizer adeus,com emoção, saudade,só mais uma vez ,uma Palavra ,um olhar e a despedida...

    ResponderEliminar
  8. Obrigada P. António por ter Carcavelos no coração! Cá o esperamos com muita alegria prontos para sermos trabalhadores da vinha do Senhor!Conte connosco!

    ResponderEliminar
  9. Padre António
    Que feliz me senti ao abrir o PC e ver que alguém já O está a esperar de braços abertos,merece o melhor do mundo ,aqui ou noutro lado só desejo que seja muito feliz,gostava muito mais, ao pé de nós ,mas se Deus o assim quis por algum motivo foi.Ontem deu-nos um encontro com Deus, maravilhoso onde os sentimentos, muitas vezes escondidos fluíram com muito Amor ,eu sempre sou
    que um grande coração se escondia,a fragilidade,o precisar de outro alguém,um coração muito humano,sensível,muitas vezes a dar e precisar muito mais de receber,muitas vezes senti isso ,no partilhar,no ouvir...
    Se eu pudesse, chegar a Deus e pedir-lhe o melhor para SI, acredite que o faria.
    Os Cristãos são uma família,onde tem de haver união entre todos o Jesus é o mesmo,então estamos unidos...Que me diz?pensava que se ia ver livre de nós ? nunca, enquanto eu viver não me vou esquecer de quem me levou a JESUS CRISTO.

    ResponderEliminar
  10. Tenho aqui uma canção, que gosto muito de a ouvir e foi uma pessoa também especial (Padre) que me disse para ouvir
    Sim,tu sabes tudo de mim de Susaninha

    Tu me olhas e vês
    o que ninguém vê
    Tu conheces tudo o
    que eu sou
    Tua presença cerca o meu viver
    E sem falar sabes como estou
    Estás em toda a parte e
    não há um só lugar
    onde não vejas
    o que vai dentro de mim
    eu não posso esconder de TI Senhor
    TU me conheces bem!
    Sim! TU sabes tudo de
    mim
    e ainda assim...me dás amor!


    Gosto muito ouço muitas vezes,assim como as da Mafalda Veiga que são todas lindas,

    ResponderEliminar
  11. Padre António
    Não me envergonho de dizer que ontem na Missa das 19,30 eu e o meu marido chorámos.Chorámos já de saudade e ainda estava ali à nossa frente...É muito triste termos de dizer adeus a uma pessoa que fez tanto por nós, que tanto nos deu. Estoril, Carcavelos... é-nos igual. O Padre António é de todos e Carcavelos fica tão perto. OBRIGADA POR TUDO.

    ResponderEliminar
  12. Caro Padre António,

    Ontem no final daquela Missa das 19h30m ainda lhe tentei dar um abraço, mas claro que depois daquela emocionante despedida entendi perfeitamente que quisesse ficar sózinho. Vou tentar ainda passar em Santo António para lhe dar o abraço e agradecer estes 5 anos que aqui esteve connosco. Que Deus o acompanhe sempre.

    ResponderEliminar
  13. Por todas as mensagens que nos transmitiu, pelo tanto que nos inspirou, ao materializar a palavra Dele e tornada nossa quando A partilhava connosco: Muito Obrigada!

    ResponderEliminar
  14. Padre António
    Ao voltar a ler ,mais uma vez o meu coração reafirma,não o vou esquecer...e está doendo...muito, mas estou super feliz, por a Comunidade de Carcavelos estar a escutar a Palavra de Cristo, de um modo cativante, onde os seus corações se vão abrindo,para Jesus Cristo,só podia ser com um«Pastor»que tudo faz para trazer as suas «ovelhas até SI
    Bem-Haja

    ResponderEliminar
  15. Perguntei a um sábio
    A diferença que havia
    entre amor e amizade
    ele me disse essa verdade...
    O Amor é mais sensível,
    a Amizade mais segura
    o Amor nos dá asas
    a Amizade o chão
    No Amor à mais carinho
    na Amizade mais compreensão
    o Amor é plantado
    e com carinho cultivado
    a Amizade vem faceira
    e com troca de alegria e tristeza
    torna-se uma grande e querida
    companheira
    Mas quando o amor é sincero
    ele vem com grandes amigos
    e quando a Amizade é concreta
    ela é cheia de Amor e carinho
    quando se tem amigos
    como Você...
    ambos os sentimentos coexistem
    dentro do seu coração"

    Amor e amizade são inseparáveis.

    ResponderEliminar

Web Analytics