sábado, 17 de setembro de 2011

"O silêncio dos inocentes"

Não me refiro ao título do filme visto eventualmente por muitos de nós;
Falo aqui dos muitos inocentes, das gentes simples e humildes, generosas e confiantes, abnegadas e dóceis, que acreditam na beleza da Igreja, porque fundada sobre a «rocha» que é Cristo e depois são «devorados» por lobos disfarçados de corações espiritualizantes e consciências pietistas!
Falo dos corações traídos, das almas magoadas, dos sonhos aniquilados, das generosidades manietadas, que entregaram e se entregaram à Igreja com tudo quanto eram e são agora escória, ignomínia, «nadas» que são deitados fora como objectos desprezíveis por alguns pedantes cheios de sobranceria que ainda vêm a Igreja e o Povo de Deus como objecto de domínio, oportunidade de protagonismos estéreis, momentos de evidencialismos eunucos e balofos!
Inocentes que no seu silêncio continuam a amar a Cristo e a Sua Igreja ainda que esta esteja tão, mas tão longe da vontade e do sonho do Mestre!
Inocentes que acreditaram e acreditam na radicalidade e exigência do Evangelho e são sujeitos a baralhações, humilhações e dúvidas existenciais diante dos rostos deformados de Cristo e da fé que lhes são oferecidos por oportunismos religiosos e aparência piegas disfarçadas de libertação!
Admiro esse silêncio e esses inocentes! Admiro-os porque «teimosamente» optam pelo essencial, ainda que isso lhes custe lágrimas, isolamento, sejam preteridos e apontados!
Admiro-os e respeito-os e invejo-os até!
Porque dessa forma mais se identificam com o Mestre; porque desse jeito mais e melhor constroem o Reino de Deus, se não dentro das paredes das igrejas, fá-lo-ão no meio do mundo onde, alias, são bem mais precisos. Assim não correm o risco de embrutecer com odores de incenso a mais ou de beatices que atrofiam e paralisam sonhos e projectos de quem quer ser verdadeiramente de Deus.
Peço a Deus que esse «silêncio» desses «inocentes» seja oração, seja prece, oferecida pelos «lobos» disfarçados de cordeiros que invadem ainda a Igreja bela de Jesus Cristo.
Que esses silêncios, esses aniquilamentos forçados a que são sujeitos, sejam força e caminho de fidelidade ao Senhor renegado, cuspido, rejeitado, da Galileia, mas, afinal, Salvador do mundo.
Gritam-se e gritem-se uivos de contentamentos passageiros; serão sepultura de santidade!
Invista-se no «tribalismo» e no «elitismo» paroquial e religioso; será certeza de morte mais ou menos lenta da verdadeira Igreja de Cristo.
Edifiquem-se «grupo» de «iluminados» que acabarão por «cair no poço» da amargura, da angústia e da solidão!
Que o «silêncio dos inocentes» deste tempo, da sociedade e da Igreja, sejam a fecundidade da nossa conversão, de todos nós os que julgamos ser donos da verdade, senhores e donos da Igreja e das Comunidades, únicos merecedores de crédito e de confiança!
Jamais nos esqueçamos: "O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela multidão"!
O Filho do homem não veio silenciar ninguém, rejeitar ninguém, espezinhar ninguém, menosprezar ninguém, ignorar ninguém! O Filho do homem veio mostrar que o caminho da vida verdadeira é o da Cruz, do serviço, do despojamento, da humildade.
Edificar uma Igreja com outros critérios será apenas e somente fazer mais um grupo à imagem e semelhança dos nossos humanismos sempre desvirtuados e a precisar de Deus e de conversão!
Que pena que, mais de dois mil anos depois, ainda se encontre gente disposta a ser abutre do homem seu irmão, a alimentar-se do «sangue» da alma que jorra naquele a quem até é capaz, cinicamente, de cumprimentar, sorrir e abraçar!

11 comentários:

  1. Palavras duras com o sabor da verdade que nos liberta. Palavras ousadas que nos apontam os caminhos da vida. Palavras proféticas para quem quiser deixar-se interpelar pela "loucura" do Evangelho da Vida. Pe. António admiro a sua coragem, essa postura destemida diante dos homens mais ou menos poderosos do mundo e da Igreja.

    ResponderEliminar
  2. Querido Padre António :) são esses inocentes que fazem a Igreja de Jesus... os que se deixam humilhar em Seu nome e por Seu Amor. São os Bem Aventurados! Segui-Lo é isso mesmo... quem foi mais escória que Jesus? Diante de Quem se voltaram todos os rostos... Nós sabemos que tudo isto faz sentido porque Jesus venceu e abriu-nos o Caminho para o Pai! O resto não interessa nada... podemos ser alegres perante tudo porque é através dos que sofrem por Amor à Igreja de Jesus que cada batalha individual é vencida, porque a guerra... essa já a ganhou o nosso Salvador! Só temos de amar quem provoca esses males e aí é que se vê que todos somos pecadores. Mas Jesus conhece-nos e o que nos vale é a Misericórdia de Deus. Muitos beijinhos e muita alegria

    ResponderEliminar
  3. Pe.António
    Agora não tenho palavras para comentar, o que quer que seja,apenas que é uma partilha com muita verdade,com um conteúdo profundo, de um coração que sofreu e sofre,por ver que a Igreja sonhada está muito longe de Jesus Cristo e de muitos corações e alguns dadas as circunstâncias, tem que viver o que existe.
    Desejo-LHE muita Paz e amor em Cristo e que continue sempre assim,sem dizer o que queremos mas a verdade,doa a quem doer.
    Bem Haja, beijinho amigo

    ResponderEliminar
  4. Em silêncio e oração, obedecendo a Maria, quero deixar esta mensagem como fiel seguidora do Senhor Padre António:

    "QUEM ME ENCONTRAR, ENCONTRARÁ A VIDA
    E RECEBERÁ DO SENHOR, A SALVAÇÃO.
    Peço aos fiéis que se unam ao meu Movimento*.
    Que se consagrem, de modo especial, a Mim e ao meu Coração Imaculado,
    que se entreguem totalmente a Mim, para que Eu possa dispor livremente da sua existência e ordenar toda a sua vida segundo os meus desígnios,
    Devem deixar-se guiar por Mim como crianças.
    Devem voltar a rezar mais, a amar mais Jesus, a adorá-Lo mais no seu Mistério Eucarístico, para que se torne o Sol que ilumine toda a sua vida.
    Que alegria e que dom de amor comunicará Jesus na Eucaristia a estes fiéis a Mim consagrados!
    Rezem, todos os dias, o santo Terço para que se apresse o meu grande regresso.
    Que sejam fiéis ao Papa e à Igreja a ele unida, com total obediência às suas ordens, propagando os seus ensinamentos, defendendo-o de todo o ataque, para estarem sempre unidos ao santo Padre e serem fiéis ao Evangelho.
    Em breve virá o tempo em que só quem estiver bem unido ao Papa conseguirá permanecer na fé do meu Filho e salvar-se grande apostasia que se propagará por toda a parte.
    Que observem os Mandamentos de Deus e pratiquem tudo quanto o Meu Filho Jesus ensinou, a fim de serem seus verdadeiros seguidores.
    Assim darão a todos bom exemplo.
    Que o dêem, especialmente, com austero modo de viver, com o repúdio da moda cada vez mais provocante e obscena, combatendo, de todos os modos, a difusão de impressos e espectáculos imorais e a contínua expansão do mar de lodo que tudo submerge. Dêem bom exemplo a todos com a sua pureza, com a sua sobriedade, com a sua modéstia.
    Fujam dos lugares onde é profanada a dignidade sagrada do cristão.
    Formem, em torno dos sacerdotes, o meu exército fiel, o meu grande Exército Branco. Por meio deles, voltará a minha Luz para o meio da grande treva e a minha candura imaculada para o meio de tanta podridão e morte.
    Estes meus filhos serão chamados por Mim e formados para esta grande tarefa: preparar este mundo para a grande purificação que o espera, para que possa finalmente nascer um mundo novo, todo renovado pela luz e pelo amor de meu Filho Jesus, que reinará sobre tudo".
    (Nossa Senhora)

    Em consagração total ao Imaculado Coração de Maria

    Amélia

    ResponderEliminar
  5. Rezo e agradeço o "silêncio de tantos inocentes"... e quero viver assim, em silêncio e oração...

    ResponderEliminar
  6. Pe. António
    Como eu sei o que isso é, quantas vezes o "silêncio",o abandono é preferível,quando nós verificamos, que as coisas não são realmente o que nós idealizámos, (quando não temos conhecimento ) nós sabemos que ninguém,nem nada é perfeito,mas temos muitos meios de fazer o bem,de estar no caminho de Deus,fazendo a SUA Vontade, sem ser num sitio especifico,Jesus diz -nos: "ide e praticai o bem".
    Agora presentemente com a saída do Pe. António desmoralizou muita gente,jovens e não só e porquê?Porque desinstala, diz-nos a verdade, vive ao jeito de Jesus ,é mesmo isso...Padre António vive ao jeito de Jesus e como Jesus foi crucificado...

    ResponderEliminar
  7. Relembro as palavras de JESUS na cruz"Perdoai-lhes Pai porque não saibem o que fazem"
    Penso que pensar á maneira de Jesus é amar e perdoar o nosso próximo tal como Ele o fez....

    ResponderEliminar
  8. Querido Padre António, que saudades já sentimos de si. Relmente eu sinto-me uma "inocente" a sofrer ( em silencio ) a sua ausência. Espero dentro em breve começar a ir a Carcavelos, para poder apagar este vazio que sinto. Durante estes anos o Pe. António habituou-me a um elevado grau de espiritualidade, que dificilmente encontrarei noutra pessa.
    Tenho muita pena de não poder estar consigo no dia 1 de Outubro, por não estar em Cascais, mas se der no domingo dia 2, lá estarei. Tenho que consultar o horário das missas em Carcavelos.
    Força Pe. António, lembre-se que tem muita gente que todos os dias reza por si e que lhe deseja tudo de bom.
    Bjs de uma amiga

    ResponderEliminar
  9. Por mais injustiça que tenhamos experienciado, a atitude mais racional diante dessa realidade é o perdão. Por quê? Porque a mágoa nos torna pequenos e empobrecidos demais, além de ser a raiz de inúmeras enfermidades (segundo muitas comprovações científicas). O portador do ódio é sempre o mais prejudicado. Quando estamos magoados pensamos na pessoa que nos causou a dor durante as 24 horas do dia e acabamos por “aprisioná-la” dentro de nós

    ResponderEliminar
  10. À palavras que matam e se seguidas do silêncio absoluto,é alguma coisa como uma destruição total, como se ficássemos reduzidos ao ínfimo dos ínfimos,se dentro de nós se apagasse aquela força existente,mas felizmente e entre tudo surge uma
    réstia de luz que nos alimenta e nos faz viver. o Espírito Santo e jesus Cristo,nos faz lutar e recuperar as forças perdidas ,mas umas forças consistentes no amor e simplesmente pedir-Lhe para fazer a "Sua Vontade" nunca a nossa .

    ResponderEliminar
  11. Como eu compreendo, a necessidade deste silêncio, quando na verdade apetecia confrontar ...memória curta tem muita gente...mas no silêncio ouve-se muita coisa e disso se esquecem...
    Que o Espírito Santo, nos ilumine a todos e nos faça discernir,o que se deve dizes e calar.
    Sr Prior. Bem haja e que Carcavelos saiba melhor discernir e tirar proveito, de todo o Seu amor por Cristo e por nós.

    ResponderEliminar

Web Analytics