terça-feira, 23 de agosto de 2011


"Vida..."

Após a experiência única e irrepetível da vivência da Jornada Mundial da Juventude, onde palavras escritas ou ditas jamais conseguirão exprimir aquilo que pulsou neste meu coração; depois de ter vivido momentos inolvidáveis e definitivamente marcantes, bem ao lado de milhões de jovens diferentes, sonhadores, audazes, onde a fé em Jesus Cristo e na Sua Igreja era o nosso denominador comum; depois da experiência do deslumbramento, do espanto, da alegria, da gratidão, por ter podido vivenciar com trezentos jovens da nossa paróquia a JMJ 2011, e onde agora nos são pedidos os "frutos" dessa mesma aventura divina, celebrar o dom da vida logo de seguida é, de certeza, dom do Alto.
É o Céu a pedir que seja capaz de "parar", de "reflectir", de "rezar" e de "aprofundar" este mesmo mistério que é a nossa própria vida...
Que objectivos? Que sonhos? Que perspectivas? Que predisposições interiores? Que capacidade de entrega? Que vontades? Que liberdade? Que caminhos novos a trilhar? Que direcção seguir?...
Questões nunca respondidas definitivamente; perguntas às quais nem sempre é fácil uma resposta pronta e decidida; porém, urgentes, inadiáveis, que precisam do meu coração aberto para ser capaz de rebentar com "silêncios", "dúvidas", "medos", "indefinições"!
Hoje, neste dia de aniversário, queria pedir a Deus que me concedesse simplesmente "um pouco de Céu". Sim, "um pouco de Céu"...
Estou em Cracóvia, Polónia, terra natal de João Paulo II. Quis que os dias a seguir às Jornadas fossem diferentes no sentido de não regressar imediatamente a casa; quis que estes dias posteriores a essa vivência única tivessem a marca da diferença. Passar uns dias nesta terra outra, com a história que ela comporta, com os exemplos que ela nos oferece...
Com dois amigos do coração, onde a cumplicidade é denominador comum, decidimos viver uma semana onde pudéssemos experienciar a liberdade da amizade verdadeira, da liberdade profunda, da paz que por vezes encontramos apenas "longe" do "metro quadrado" do nosso viver quotidiano.
A descoberta do "outro" e daquele "Outro" que cruzou as nossas vidas e as nossas histórias, nas palavras que trocarmos e nos silêncios que vivermos, nos passeios que fizermos e nos espantos que descobrirmos, será o nosso único objectivo.
Deixar que o tempo avance e nós nele tenhamos um lugar derradeiro. Sermos livres e únicos, sermos nós próprios, quando demasiadas vezes este mundo nos impede da verdade total, da transparência profunda, da partilha sem reservas...
Celebrar o dom da vida é agradecer sobretudo. O que a vida nos trouxe de bom e de menos bom. Agradecer as vidas que fazem a nossa própria vida. Agradecer particularmente aquela "gente que fica na história da gente"!
É esse o meu propósito para este dia. No Altar, daqui a pouco, colocarei na patena da oblação todos e cada um que fizeram caminho ao longo destes anos. Aqueles corações que me enriqueceram com a sua bondade e beleza, a sua verdade e generosidade, a sua fé e o seu testemunho...
Vida que quero consagrar de novo a Deus; entregar-lha mais uma vez de forma definitiva e única. E pedir que neste "pouco de Céu" que quero viver, Ele tenha um lugar destacado. E olhar rostos, histórias, saudades, momentos, e dizer-Lhe simplesmente "bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo".

8 comentários:

  1. Dom da vida
    Padre António
    Deus fez os abismos para que o homem compreendesse as montanhas.
    Fez o fogo para que o homem valorizasse as águas e fez VOCÊ, PADRE ANTÓNIO, para que com ELE descobrisse a vida que há pela SUA frente,com toda a dedicação e amor e que encontrasse o SEU caminho e fosse feliz .
    Portanto desejo -LHE que seja muito FELIZ,
    muitos anos de vida,com Jesus Cristo no coração.
    Padre António ,bem haja.

    ResponderEliminar
  2. "Vida "
    Foi com grande alegria, que li todo o partilhar de um coração simples, apaixonado,todo em Cristo, que se deu ao máximo por todos os jovens, vivendo e sentindo cada momento,com o coração.
    Desejo que "Um pouco de Céu" seja usufruído intensamente com alguém, onde se sente amizade partilha ,sentimento,confiança, que só pode deixar o coração muito feliz. Bem o merece
    FELIZ ANIVERSÁRIO ... Padre António, absorva tudo e esse Dom da Vida ,que Deus nos dá com tanto AMOR.
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  3. "O SENHOR te abençoe e te guarde! O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te favoreça! O SENHOR volte para ti a sua face e te dê a paz!"

    Um grande beijo de parabéns!!! Bom e merecido descanso :)

    ResponderEliminar
  4. Caro Padre António,

    Aproveito para lhe deixar aqui um enorme abraço de Parabens pelo dia de hoje.

    Que o Senhor o tenha sempre na Sua Santa Guarda, e lhe dê muitos anos de vida, cheios de saúde para que possa levar a sua missão avante.

    Um abraço amigo deste "jovem" Paroquiano

    José Tomaz

    ResponderEliminar
  5. Sinceros desejos que as suas palavras cheguem a Deus e que esse pouco de céu venha até si... Muitos anos de vida com saude e amor no coração. Boa semana!
    Ana Duarte

    ResponderEliminar
  6. A vida foi-nos dada com tanto amor,liberdade e nós não a sabemos valorizar,desperdiçamos tantas horas,minutos com coisas, que nada tem a ver com ela,umas vezes por nós,outras vezes pelos outros e assim a vida vai fugindo.
    Depois o que levamos em nossas mãos? se não procurarmos esse pouco de céu, que o nosso Prior está a tentar viver ,com Paz,amizade ,dádiva ,partilha ,sinceridade.
    O Dom da vida é maravilhoso,único.
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  7. um abraço de parabéns e que Deus continue a iluminar o seu caminho de fé e verdade.

    ResponderEliminar
  8. Olhando a foto nela vê-se "Vida..." e Futuro...corações a abraçar Jesus Cristo com Amor ,amor puro singelo,que o mundo não estrague toda esta vivência tão profunda .
    Que Jesus Cristo, os acompanhe e lhes indique os caminhos a seguir.

    ResponderEliminar

Web Analytics