sábado, 27 de agosto de 2011

"O caminho faz-se caminhando"

Aprendi esta expressão há já muito tempo: "O caminho faz-se caminhando"!
Na verdade, mais que profundas reflexões, mais ou menos filosóficas, mais ou menos teorizadas, mais ou menos espiritualizantes, o nosso caminho vai-se descobrindo e trilhando na medida em que nos predispomos a caminhar e o fazemos de facto!
Uma grande tentação e um forte impedimento ao nosso crescimento interior, à nossa libertação interior é, precisamente, esse deixarmo-nos cair na mera teorização da vida, na simples conjectura intelectual da existência, no filosofar inconsequente sobre questões mais ou menos essenciais, na verborreia pseudo-intelectual em que não raras vezes somos peritos e mestres, sem jamais ousarmos a aventura concreta de nos pormos a caminho...
Ainda que tantas vezes se não saiba o destino; mesmo que nos pareça, simplesmente, estarmos a vaguear sem sentido, mesmo quando cada passo é para nós um avanço "gigante" e quase não saímos do mesmo lugar!
"O caminho faz-se caminhando"!
O medo de arriscar, as inseguranças próprias de quem se põe em marcha, são próprias de quem não se contenta com a ligeireza de um viver sem objectivos ou de um caminhar sem paixão nem determinação.
Para onde vou?
Como vou?
Com quem vou?
Será que chego ao fim?
Que obstáculos terei de ultrapassar?
Conseguirei?
Estas e muitas outras questões erguem-se sempre diante, dentro de nós. Muitas vezes autênticos travões que nos impedem de avançar destemidos na longa estrada da vida; porém, porque o caminho se faz caminhando, tendo como algo próprio do caminhante a possibilidade das quedas, dos enganos, dos desvios, dos atalhos que julgamos valerem a pena, importa avançar sempre...
Uma - e a maior de todas as seguranças e certezas - é que jamais caminhamos sozinhos. Há sempre, sempre, um divino Caminheiro que se faz peregrino da vida connosco; há sempre, sempre, um divino desconhecido que, bem ao nosso lado, é companheiro de viagem e permanece como força, como estímulo, como segurança, como resposta, para as tantas questões que põe o nosso próprio caminhar...
Hoje mais um dia se levanta diante de nós. E com ele o desafio de nos "fazermos à estrada", ou seja, de nos colocarmos em caminho. A caminho para irmos ao encontro de Deus indo ao encontro de cada outro. Mas desafio claro a que nos ponhamos em marcha... Mesmo que não saibamos que trilhos iremos percorrer; mesmo que em alguns momentos da caminhada nos assuste o percurso a seguir; mesmo até que experienciemos a amargura de nos sentirmos perdidos! Importa caminhar. Decididos a chegar... Porque "o caminho faz-se caminhando" e jamais permanecendo quieto, parado, medroso, impávido, petrificado, no mesmo lugar!

7 comentários:

  1. Prece - Bom dia Espirito do Bem!
    Neste dia humildemente te peço que me envolvas e lances os teus rais de luz na minha direcção.
    Cobre-me com a tua protecção,
    Restabelece minhas energias, elevando sempre o meu coração.
    Que eu saiba sempre perdoar, lavando a alma.
    Sendo somente o amor que se dá, sem medo, sem receio.
    Vem espirito superior.
    Carrega-me em teus braços. Dai-me a força de que preciso para continuar o que vim cumprir.
    E nunca me d, deixe esquecer dos teus ensinamentos. ó centelha de vida, ensina-me smpre a respeitar todo o ser.
    Sopra em minha direcção e que a minha criança interior nunca se acobarde, nem adormeça no meu coração, pois preciso dela para espalhar a alegria, o optimismo, a paz e a serenidade que sinto e sei que vem de ti.
    Apaga da minha mente as decepções das coisas que não conhecia, que eu possa direccionar o teu amor para todos os corações em forma de elos preciosos ofertados por ti, através das minhas palavras.
    Vem espirito da brandura, Abraça-me, cura-me, Lava o meu interior,
    E que nele renasça a flor da tua energia, para que eu possa espalhar a suavidade, o conforto de uma palavra amiga, a lealdade do existir, até quando eu deva partir,
    Para me juntar de novo com os teus cabelos, Sendo uma particula de ti...
    Que se faça a cura de toda a poeira cósmica energizando o todo em UM.
    Dá-me a mim e aos meus amigos um dia bom, de paz e de serenidade para que possamos estar aqui adultos, conscientes, responsáveis mas com o coração de uma criança.
    Amén.
    M.A.C.A.

    Aprendiz de um tempo

    ResponderEliminar
  2. " O caminho faz-se caminhando"
    Tenho muitas vezes essa frase presente em minha vida e porquê? porque o Pe. António me tem feito reflectir nisso mesmo,mesmo que não saibamos o que nos espera ,sabemos uma coisa que é a verdade, Deus espera-nos, na Sua Misericórdia, para nos acolher e nos levantar.
    Pode-se ser passos pequenos ,mas é avançar,parar nunca quando existe Jesus Cristo no nosso coração.

    ResponderEliminar
  3. "o caminho faz-se caminhando"e não à pedra no caminho, que não se possa aproveitar, para o nosso crescimento e cada momento é muito rápido, cada instante é uma gota de vida,que não torna a cair,por isso à que aproveitar cada momento para evoluir.
    Bem haja, continuação boas Férias.

    ResponderEliminar
  4. Um caminho nem sempre suave de percorrer. Um caminho nem sempre fácil de entender. Um caminho tantas vezes marcado com obstáculos quase intransponíveis. Mas um caminho que havemos de percorrer com a certeza de chegar se guiados com pastores como aquele que Des nos deu ao longo destes cinco anos. Um caminho que se torna mais fácil e aprazível quando sabemos e sentimos que o nosso pastor caminha à nossa frente, enfrentando desafios, que caminha bem ao nosso lado para ser para nós serenidade e confiança.
    Não sei como vai ser a partir do dia 11 de Setembro. Sei apenas que muitos poderão caminhar com ousadia e perseverança, com força e com determinação tendo o Pe. António como pastor. Saibam aproveitar aquilo que nós aqui demasiadas vezes desperdiçámos e que, certamente, depressa nos vamos arrepender! Que pena continuarmos a ser assim, ou seja, a darmos verdadeiro valor às coisas e às pessoas quando as perdemos!
    Bom caminho Pe. António...

    ResponderEliminar
  5. Porque há uma "Luz terna, suave" que nos leva sempre "mais longe"...

    ResponderEliminar
  6. Eu não quero pensar ,sequer o que vai ser depois de 11 Setembro,quando entrar a porta da Igreja todas as imagens me vão passar pelo pensamento e me vou sentir muito triste,muito triste mesmo.
    Se aproveitei todos os momentos,podia ser melhor,mas bebi cada Palavra ,homilia,como única.
    Padre António ,bem haja ,sempre aqui.

    ResponderEliminar
  7. Sr Prior
    Para onde vai? vai caminhando,vai para perto de nós, Carcavelos e sei que chega ao fim e que vai ultrapassar, todos os obstáculos.
    Felizes, aqueles que vão ter a Sua presença diária,que nós deixamos fugir por entre os dedos.
    Jesus Cristo ,ilumina O Seu Caminho, sempre onde estiver e faz daqueles que consigo convivem pessoas de bem. Bem Haja

    ResponderEliminar

Web Analytics