domingo, 14 de agosto de 2011

"Aventura divina"

Estamos muito perto de iniciar, objectivamente, esta aventura divina denominada JMJ 2011. Daqui a algumas horas, cerca de 300 jovens desta Paróquia pôr-se-ão a caminho rumo a Madrid para se encontrarem com milhares de outros jovens, provenientes de todas as partes do mundo, para em comunhão com Pedro, com Bento XVI, testemunharem a alegria da fé, a força da Igreja, a beleza da juventude, a ousadia da irreverência, a esperança num mundo e numa Igreja mais ao jeito de Cristo Jesus.
É claro que toda esta «azáfama» poderá redundar num simples e mero encontro de pessoas, num super evento juvenil; mas é mais claro, mais certo e mais seguro que, também esta JMJ 2011, a exemplo das anteriores, será um poderoso e inesquecível encontro com Deus vivo, presente na Sua Igreja; será um tremendo testemunho para o secularismo que grassa nas nossas cidades; será uma gota de esperança valiosíssima neste mar marcado com os traços dos múltiplos desesperos que dominam incontáveis corações.
Levar cerca de 300 jovens a viver uma experiência singular como esta não é tarefa fácil; a alguns dos jovens da Paróquia foram dadas grandes responsabilidades. A alguns deles foram confiadas grandes missões. São os «Responsáveis» de Equipas e da Organização enquanto tal. E a entrega destes mesmos jovens, o seu testemunho de serviço, de entrega, de abnegação, de compromisso, são verdadeiramente invejáveis num tempo e num mundo - e tantas vezes numa Igreja - marcados pelo egoísmo, pelo facilitismo, pelo endeusamento de si mesmos.
Só Deus e o Seu Coração de Amor conseguirão saber as horas, o tempo, a caridade, o esforço, que foram fazendo no silêncio e na discrição, ao longo destes muitos meses de preparação.
Para mim ficarão sempre como testemunho credível de serviço e de amor à Igreja na entrega de si próprios que me foi dada ver, viver, presenciar, acompanhar, incentivar.
Acredito que para já, para estes jovens a quem foram dadas tamanhas responsabilidades não esquecerão tão depressa o qu significa «serviço», «entrega», «oblação», «cruz», «lava-pés»...
Acredito que no final das JMJ muitos outros regressarão entusiasmados de tal forma que «pegarão fogo» a este Estoril, às suas famílias, à Paróquia enquanto tal... o Fogo do amor, o Fogo da entre-ajuda, o Fogo da caridade, o Fogo da verdade, o Fogo da alegria, o Fogo da Fé genuína e profunda, que demasiadas vezes desaparecem do nosso quotidiano.
Um pedido a quem ler estas palavras: a fecundidade e o êxito da Jornada Mundial da Juventude depende apenas da intensidade da nossa oração e dos nossos sacrifícios. E aí, aí, todos somos poucos para nos deixarmos envolver nesta aventura divina que é de toda a Igreja.
Peço a vossa oração, os vossos sacrifícios, a participação da Eucaristia, as vossas Comunhões, pelos frutos evangélicos desta experiência irrepetível.
Todos sairemos a «ganhar» com o entusiasmo, a vitalidade, a santidade, com que os nossos jovens regressarem; por isso mesmo, queridos amigos leitores, rezemos. Rezemos muito. Que esta seja uma semana forte e profundamente marcada pela oração. Oração pessoal, oração familiar, oração comunitária...
Em Madrid ter-vos-emos a todos presentes. Pessoalmente oferecerei cada oração, cada momento, cada passo, cada Eucaristia, pelo Estoril e para que todos possam beneficiar da eficácia e fecundiade espiritual da Jornada Mundial da Juventude.
Vou com os jovens. Será a minha última actividade como Pároco do Estoril. Mas levo-os a todos bem cá dentro do coração. Sabem bem disso...
Se puder, desde Madrid, irei partilhando o que vão sendo estes dias de Graça e de Bênção...

12 comentários:

  1. Sempre na minha oração, sempre no meu coração...
    Obrigada, Pe. António :)

    ResponderEliminar
  2. Maria Emanuel Almeida15 de agosto de 2011 às 02:18

    Obrigada Pe. António. Pode contar com a minha vida. Ofereço TUDO por cada um/a.

    ResponderEliminar
  3. Acredito que seja mesmo uma aventura divina.
    Consigo...com esses 300 jovens, vai pegar fogo. Não por Madrid, mas pelo Pároco que os acompanha.
    Alguém dizia que somos todos humanos, somos todos pecadores e todos precisamos muito de oração, oração convicta.
    Deve ser para esses jovens do Estoril uma bênção irem consigo e poderem aprender tanto nesta jornada.
    Pq há padres que nos marcam e que fazem a diferença entre o ser verdadeiramente cristão ou não.
    Tudo o que aprendi (e foi muito graças a Deus e não só) está dentro de mim e está envernizado para não fugir.
    Mas a nossa alma, o nosso coração e a nossa mente terão de ser alimentados a cada dia que passa.

    Depois de ler o que escreveu, não tenho a mínima dúvida de que vai ser uma (mais uma) experiência riquíssima, que quando aqueles jovens chegarem virão com uma grande riqueza dentro deles(a vivência, o amor, a partilha, a fé e a oração mais ricos).
    Para si, vai ser um aniversário...inesquecível.
    Que tudo corra pelo melhor.
    Rosário

    ResponderEliminar
  4. Como é óbvio será uma divina aventura como lhe chama. Um número tão elevado de participantes da Paróquia - mais do que dioceses inteiras - revela a força do seu trabalho, o entusiasmo da sua fé, a entrega do seu ser a causas nobres.
    Os nossos filhos estarão presentes e acreditamos que virão transformados.
    A nossa única pena é que o «depois» JMJ não seja acompanhado por si! Rezaremos para que nada se estrague!

    ResponderEliminar
  5. "Aventura divina "
    Padre António
    O Seu coração, não pode levar, nem trazer, mais amor por Jesus Cristo do que tem,porque ELE já está repleto à muito tempo,e quanto mais dá a toda a Juventude mais Cristo está em Si ,só lamento e me entristece muito, é no fim depois de eles beberem todo ESSE AMOR,terem uns corações livres, puros cheios do amor de Cristo,nesta "Aventura divina" ficarem sem o PRIOR,que os levou a conhecer JESUS.
    Bem haja ,rezarei todos os dias por vós ,com entrega alma e coração.

    ResponderEliminar
  6. Sr Prior levou-nos no coração, eu sei ,mas também ficou no nosso e ficamos esperando todo o partilhar se for possível, para que os nosso corações se encham ,contagiem desse amor simples que vai brotar de tantos corações.
    Bem haja ,boa viagem até Madrid

    ResponderEliminar
  7. Padre António
    Bem haja,por lançar as SUAS sementes,porque o fruto, custa um pouco a nascer mas devagar ,muito devagar, eles querem e tem necessidade de nascer ,porque a semente é forte,se é um fruto resistente...
    que Jesus Cristo esteja convosco
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Padre António
    Sei que por muito boa vontade para nos descrever todo esse sentir ,não é fácil ,a emoção ,o amor, é muito, tenho estado a acompanhar em directo ,não tem explicação,tantos jovens ,corações sedentos da Palavra de Jesus Cristo.
    Bem Haja que o s Vossos corações se encham de GRAÇA

    ResponderEliminar
  9. "Aventura divina" Que transforma a vida de milhares de jovens, sentindo no nosso Papa Bento XVI, o Apóstolo Pedro , aproximando-os do amor de Jesus Cristo,um amor real e vivido.

    ResponderEliminar
  10. Ao ver e ouvir, fico muito feliz, por sentir que o nosso Prior também está presente, assim como todos os nossos jovens,é de uma felicidade extrema, absorver todas as Palavras do nosso Papa Bento XVI, assim como todo o envolvente,que enche os corações de amor e muita fé,uma fé mais consistente, reinando o SENHOR JESUS com todo o SEU AMOR.

    ResponderEliminar
  11. Fundo lindo,lindo,simplesmente maravilhoso o pôr do Sol ,os últimos raios solares ,cor de fogo.
    Com um fim de tarde abrasador,assim como todos os corações no fim das JMJ,queimando de amor repletos, desejosos de transmitir todo esse ardor.

    ResponderEliminar

Web Analytics