quinta-feira, 7 de julho de 2011

"Tanto tempo, e tão pouco"!

Vinte anos já é muito tempo. Talvez «mais ainda» na vida de um sacerdote, na medida em que cada dia é vivido com uma intensidade especial, num apelo constante a uma entrega sem medida, a um chamamento que implica fidelidade absoluta, a uma vocação que não se compadece com «intervalos» ou «pausas no caminho» percorrido...
Relembro, de forma emocionada, esse dia 7 de Julho de 1991. Aquela entrada entusiasta e vacilante, ousada e frágil, confiante e arriscada, no Mosteiro dos Jerónimos... Relembro aquela prostração no chão enquanto se cantavam as ladainhas e me convencia da minha pequenez e do meu nada diante da Graça que sobre mim seria derramada daí a pouco. Relembro a imposição das mãos do meu Bispo, dos sacerdotes, nesse «abraço» espiritual e amigo de quem se regozija por acolher um irmão mais novo na família sempre pequena dos pastores da Igreja. Relembro a entrega da patena, do cálice... relembro os meus braços abertos já diante do Altar, na concelebração com todos os presentes... aquela «dúvida» existencial: «já sou mesmo padre?» que permanecia ao ritmo da liturgia...
Vinte anos é mesmo muito tempo, e particularmente quando se tem a graça de ter já vivido o ministério sacerdotal em quatro Comunidades concretas. Vinte anos carregados de histórias, de encontros e desencontros, de perdas e ganhos, de lágrimas e sorrisos, de corações seduzidos para Cristo e de outros afastados d'Ele; vinte anos de mãos estendidas sobre o pão e o vinho, Corpo e Sangue do Senhor, que são o mais belo tesouro que possuo e que posso partilhar com os meus irmãos...
É tempo de acção de graças e de exame de consciência; tempo de louvor e de pedir perdão; tempo de gratidão pela fidelidade constante do Bom Pastor e de penitência por tantas e tantas vezes O ter magoado, traído, esquecido, ultrajado!
Tempo para relembrar e tempo para sonhar; tempo para olhar para trás e tempo para erguer o olhar sobre o futuro sempre incerto que temos como herança e testamento existencial. Tempo para, sobretudo, acreditar e me convencer sempre mais que sou tão simplesmente um vaso de barro nas mãos de Deus. Oportunidade para me consciencializar que tudo é dom de Deus, é bênção do Céu, é milagre de Jesus Cristo que Se dignou, um dia, passar por aquela minha «praia» sem história e sem nome e me segredar «vem coMigo e farei de ti pescador de homens»!
Há, nesta noite, sem dúvida alguma, duas palavras a sublinhar: gratidão e perdão!
Gratidão a Deus e perdão aos homens!
Gratidão por me ter escolhido e perdão por demasiadas vezes não ser capaz nem ter correspondido a esse mesmo chamamento, desiludindo, frustrando, magoando, ferindo, abandonando, os homens meus irmãos que Ele me deu para lavar os pés, lhes oferecer a outra face, e por eles ser coroado de espinhos e crucificado ajudando-os a serem mais de Deus e do Céu!
A quantos se cruzaram comigo, com o meu ministério, ao longo destes vinte anos, e que por causa do meu pecado e da minha miséria não conseguiram ver nem encontrar-se com Deus, peço-vos desculpa do fundo da alma!
"Talvez pudesse o tempo parar" e vos garanto que arrepiava caminho e seria diferente, e seria rosto do Bom Pastor, bem aí, nessas situações, palavras, encontros, ausências, etc., em que vos falhei e neguei, dessa forma, o meu Senhor!
Mas o tempo não volta para trás; importa olhar para diante, com o peso suave e duro destes vinte anos e voltar a dizer «Sim, quero», «Sim, quero, com a graça de Deus»!
Quero continuar a combater o bom combate até que Deus dessa aventura me ache digno; quero continuar a amar a Igreja, a servi-la com paixão, até que o Bom Pastor o permita.
Ao entrar nesta nova etapa do ministério, com as «novidades» que se apresentam no horizonte, no meio de incertezas e de dúvidas, com receios, sonhos e esperanças, há uma verdade que teimosamente continuarei a segredar a Jesus: «Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade».
Que isso me baste, me console, me encha e preencha a existência...
Vinte anos: tanto tempo e tão pouco ao mesmo tempo...

20 comentários:

  1. Sr prior
    Depois de ler todo o SEU sentir ,minha alma ,meu coração tem muito para dizer,mas só digo uma coisa,Obrigado por ser como é ,Humano ,muito humano .
    Desejo-lhe do fundo do coração,muitos Parabéns e Felicidades em Cristo e que ELE LHE conceda tudo ,porque também dá tudo ,só quem não conhece pode dizer o contrário
    Bem Haja ,Um beijinho muito afectuoso,resto de um bom dia ,até logo.

    ResponderEliminar
  2. Vinte anos, alguns passados connosco; vinte anos de serviço que bem experimentámos nas nossas próprias vidas. Dizer-lhe obrigado é pouco! Por isso a promessa da nossa oração por si, pela sua fidelidade, pelo seu «Sim» continuado e renovado cada dia em favor de todos nós.

    ResponderEliminar
  3. "Que nada me perturbe...."
    Para nós crentes a certeza do caminho é absoluta. Este caminho não é nunca uma auto-estrada mas um caminho com cruzamentos, pedras, atalhos, barrancos e desfiladeiros. Mas nós temos uma certeza: o Espirito Santo ilumina este caminho, Nossa Senhora vela por nós, Cristo caminha ao nosso lado e no fim o Pai espera-nos de braços abertos.
    Obrigado Pastor por nos ter ensinado esta forma de viver.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Pe António por se dar desta forma... Muitos parabéns por estes 20 anos a levar cristo aos corações de quem tem coragem para o receber. As suas palavras transbordam amor, paz, gratidão. Mais uma vez aqui fica a minha gratidão pessoal por tertrazido Jesus Cristo de novo até mim... até nós desde que constituí a minha familia ao casar-me com o ricardo e agora com a vinda da nossa pequena Maria. Devido aos curtos 17 dias de vida da minha filha, não sabems se conseguiremos estar presentes na Boa Nova logo à noite, se não estivermos desejo uma noite abeçoada, com cristo a inundar os corações de todos aqueles que lá estiverem por Amor a Ele e a si.
    Ana&Ricardo

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, Pe. António! :)
    Agradeço a Deus o seu Sacerdócio.
    A si, agradeço o seu Sim e estes 5 anos de caminho no Estoril:
    Agradeço tantas homilias e tantas palavras soltas, e peço perdão por aquilo que o meu coração não escutou.
    Agradeço a frontalidade, a exigência, e peço perdão por não viver, como devia, segundo o Evangelho.
    Agradeço a humildade no servir, e peço perdão pelas vezes que não segui o seu exemplo.
    Agradeço o seu cansaço, até ao limite, e peço perdão pelo que não fiz para o aliviar.
    Agradeço o seu sorriso, e peço perdão pelas vezes que o não retribuí.
    Agradeço a sua oração por mim, por todos, e peço perdão pelo silêncio que não dei a Deus.
    Agradeço a sua forma de amar tão ao jeito de Jesus, e peço perdão por não saber amar assim.
    Obrigada, Pe. António… obrigada!

    Beijinho muito amigo :)

    ResponderEliminar
  6. "Tanto tempo, e tão pouco"
    Tão pouco tempo junto de nós,ou porque o tempo passa depressa e quando paramos para pensar o tempo já se foi,mas foi vivido intensamente,nunca fazemos tudo bem, nem aquilo que nos propomos, porque se assim fosse que faríamos nós aqui neste Mundo, Deus levava-nos para junto DELE e o Padre António tem muitos corações ainda para conquistar para DEUS,corações que os seus caminhos precisam de encontrar uma esperança ,uma palavra amiga,uma vontade de viver,encontrar Jesus Cristo, assim como eu encontrei por Suas Mãos,tantos esperam uma palavra,um gesto,e o SEU coração Padre António tem isso tudo,é um coração amigo,um pouco tímido fora do Altar mas um coração Grande Apaixonado,dado ao limite no Altar com e em Cristo,que nos transmite o Evangelho a Palavra de Deus com uma intensidade tão forte que o nosso coração ,a nossa mente suga ,medita e temos necessidade de A praticar.
    Bem Haja por ser como é,por tudo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. A CONSCIÊNCIA DA SUA MISSÃO

    Frequentemente, pergunto-me: " O que cada um de nós está a fazer neste planeta?
    Se a vida for somente tentar aproveitar o máximo possível as horas e minutos, esse filme é tolo.
    Tenho certeza de que existe um sentido melhor em tudo o que vivemos.
    Para mim, a nossa vinda ao planeta Terra tem basicamente dois motivos: evoluir espiritualmente e aprender a amar melhor.
    Todos os nossos bens na verdade não são nossos.
    Somos apenas as nossas almas.
    E devemos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá para nos aprimorarmos como pessoas.
    Portanto, importa lembrar sempre que os fracassos são sempre os melhores professores e é nos momentos difíceis que as pessoas precisam encontrar uma razão maior para continuar em frente.
    As nossas acções, especialmente quando temos de nos superar, fazem de nós pessoas melhores.
    A nossa capacidade de resistir às tentações, aos desânimos para continuar o caminho é o que nos torna pessoas especiais.
    Ninguém veio a esta vida com a missão de juntar dinheiro e comer do bom e do melhor.
    Ganhar dinheiro e alimentar-se faz parte da vida, mas não pode ser a razão da vida.
    Tenho certeza de que pessoas como Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Nelson Mandela, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Betinho e tantas outras anónimas, que lutaram e lutam para melhorar a vida dos mais fracos e dos mais pobres, não estavam motivadas pela ideia de ganhar dinheiro.
    O que move essas pessoas generosas a trabalhar diariamente, a não desistir nunca?
    A resposta é uma só: a consciência de sua missão nesta vida.
    Quando temos a consciência de que através do trabalho que Deus nos deu, estamos a realizar a nossa missão, desenvolve-se uma força extra, capaz de nos levar ao cume da montanha mais alta do planeta.
    Infelizmente, muita gente perde-se nesta viagem e distorce o sentido de sua existência pensando que acumular bens materiais é o objectivo da vida.
    E quando chega no final do caminho percebe que o caixão não tem gavetas e que ela só vai poder levar daqui o bem que fez às pessoas.
    Quando estou angustiada sem motivo aparente, está aí um aviso para parar e reflectir sobre o meu estilo de vida. Escuto a minha alma: ela tem a orientação sobre qual o caminho a seguir.
    Tudo na vida é um convite para o avanço e a conquista de valores, na harmonia e na glória do bem.
    Hoje identifico-me com este texto de Roberto Shinyashiki
    E aprendi muito do que aqui está reflectido consigo nesta caminhada de leiga consagrada ao serviço da Igreja e de Deus.
    Obrigada por me conduzir às profundezas do meu SER, onde me encontrei com o Deus da Verdade, da Paz e do Amor Incondicional.
    Parabéns pelo seu aniversário.
    Sua Irmã

    ResponderEliminar
  8. 1997, Formação de Animadores da Pastoral Juvenil, tinha eu 22 anos. O padre António acompanhou-nos em alguns encontros de animadores.
    Não o sabe, mas para mim foi e continua a ser uma referência. Por isso hoje espero estar presente com a minha família na sua/nossa misssa de Acção de Graças.
    Cruzei-me consigo, e levou-me a encontrar Deus!
    Faço votos que continue a levar Deus aos Homens.
    Um grande grande abraço em Cristo!
    Até logo!

    ResponderEliminar
  9. Sr Prior
    Parabéns ,pelos 20 Anos dedicados de alma e coração ao Senhor Jesus, muitas Felicidades, que a Sua vida e o seu desejo , seja sempre.
    «Eu venho,Senhor para fazer a Vossa Vontade»
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  10. Olá viva António,
    Sou fâ do teu blog e em especial hoje, e depois de ter lido o texto “Tanto tempo e tão pouco”, não resisto a enviar-te um e-mail….

    Vinte anos:
    … de partilha;
    … de amizade;
    … de formação cristã;
    … de sonhos (e de Igreja Sonhada);
    … de comunhão;
    … de presença (em tantos momentos da nossa vida);
    … de lágrimas e de sorrisos sem conta;
    … de serviço às comunidades por onde passaste;
    … mas acima de tudo vinte anos de Comunhão com Cristo.

    Vinte anos… e a sorte de ter partilhado contigo alguns desses momentos. Muito obrigado e muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  11. olá!vinte anos ao serviço da igreja de Lisboa é uma benção para todos os homens e mulheres que se cruzaram consigo ao longo deste caminho para Deus.
    com qualidades e com alguns defeitos, mas o importante é a vontade corajosa de ser sempre de Cristo em qualquer tempo e lugar.Os paroquianos que se cruzaram consigo da paróquia do Algueirão irão sempre recordar o tempo precioso que este como nosso pastor.Agora é hora de ganhar forças e aceitar a nova aventura que Deus tem para si.CORAGEM E muita FÉ!

    ResponderEliminar
  12. Aprendi contigo que nada acontece por acaso e não é também por acaso que tens um dom tão especial dentro de ti, dom de transmitir Cristo aos homens. Apaixonei-te por Ele apaixonando-me por ti, apaixonei-me pelo amor Dele apaixonando-me pelo amor que trazes contigo. És único, és verdadeiramente especial e sinto-me imensamente abençoada por um dia teres cruzado o meu caminho.
    Conheci Jesus pelas tuas mãos e disso nunca mais me esquecerei.
    Um beijo do tamanho do mundo desta inútil que te traz no coração.
    Rita Ferreira

    ResponderEliminar
  13. Hoje voltei a sentir-me verdadeiramente cheio da Força de Deus, por ter tido o previlégio de ter participado em tão bonita cerimónia. Engraçado que senti o Sr. Patriarca, tão próximo de todos nós, parecia que falava individualmente para cada um que ali estava. António, agradeci muito a Deus, por te ter cruzado na minha vida. Desejo-te muita força nesta tua nova missão, que DEUS te acompanhe SEMPRE. ( eu tentarei... )
    Um abraço muito fraterno. JPT

    ResponderEliminar
  14. esse coração inquieto não pára...eu vim Senhor para fazer a vossa vontade...quantas vezes quero fazer apenas a minha...Querido Sacerdote, continue a trilhar caminhos e a desafiar corações a serem mais ao jeito de Jesus.Obrigada por nos termos cruzado.Que bom é sentir o pulsar da Igreja através de si...um grande beijinho de alguém que o admira...

    ResponderEliminar
  15. Pdre António
    Noite inesquecível,com tudo ,emoção, lágrimas,muito Deus, Pai,Filho e Espírito Santo em nossos corações,nunca se esqueça de nós (Estoril)porque nós nunca o vamos esquecer.
    20Anos,mas 5 connosco de dedicação ,Amor,emoção,vividos com o coração cheio de Jesus Cristo.
    Mafalda Veiga "Cada lugar teu " linda canção"vou ouvi-la muitas vezes
    Bem haja

    ResponderEliminar
  16. Padre António
    BOAS FÉRIAS,com muito sol e descanso que bem merecido é,mas não se esqueça, de vir aqui de vez em quando, partilhar um pouco do Sol, para que o sintamos também .
    BEM HAJA,beijinho

    ResponderEliminar
  17. Pe António

    Obrigada por ser um “radical” pois só assim foi possível desinstalar um “inútil” e virar a minha escala de valores que estava toda distorcida. Rezo muito por si, para que Deus lhe continue a dar força e que a sua rede continue a pescar muitos “inúteis” para a seara do Senhor, durante muitos mais anos e que o “fogo do seu coração nunca se apague”

    Um inútil

    ResponderEliminar
  18. Acho que nunca tinha vindo aqui, mas hoje pensei que lhe devia dizer qualquer coisa.
    Sim, houve momentos em que não esteve presente, sim houve tempos em que se desviou de um abraço ou simplesmente de um olhar que gritava "preciso de si agora"; sim, houve alturas em que dei por mim a pensar que era uma ovelha sem pastor. Mas o que conta é sempre o momento em que Deus permite o reencontro através do perdão. O que conta são as lágrimas sinceras que escorrem ao som do "Quanto esperei este momento". O que conta é a capacidade de se levantar depois de ter caído uma, duas e três vezes. É por isso que rezo, é para que nunca mas nunca fique caído. Deixe que uma Verónica lhe enxugue as lágrimas e lhe limpe o rosto. Deixe que um Simão de Cirene o ajude a carregar o madeiro. Deixe-se amar pelos irmãos e irmãs em Cristo que cruzaram o seu caminho.
    Ontem o Pedro Z. faria 29 anos, foi nessa eucaristia que estive presente para dar graças pelo dom da vida! E rezei para que se deixe contagiar pela alegria da ressurreição e recupere forças para travar com algeria a batalha da busca, não da facilidade mas da Felicidade!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  19. "Tanto tempo e tão pouco", é verdade, parece que foi ontem que te vi a entrar no Mosteiro dos Jerónimos, algo tímido e expectante mas pronto para enfrentar um novo destino e servir a Deus. Quanta emoção e orgulho senti nesse dia! Hoje, apesar de viver muito longe fisicamente sinto-me próxima em pensamento e também eu quero dar-te os meus parabéns por estes 20 anos passados a servir Deus e a Igreja e de comunhão com todos. Bem hajas por seres como és. Continua assim, Sempre! Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Comentário 20

    E 20 Anos de Sacerdócio ,de dedicação a jesus Cristo, à Sua Igreja e todas as «ovelhas» que Lhe foram destinadas como «Pastor».
    Está difícil de no meu coração entrar que já não vou ouvir "Olá jovem" que Lhe é tão característico e nos faz sentir acolhidos e aquela entrega na palavra de Deus, que nos faz meditar e ir mais além.

    ResponderEliminar

Web Analytics