segunda-feira, 18 de julho de 2011

"Geração(ões) perversa(s)

"Nenhum sinal nos será dado senão o do profeta Jonas". Palavras retiradas do Evangelho de hoje que apelida de "perversa" esta geração que pede sinais a Jesus! Perversa pois que exige ao Mestre a «espectacularidade» das Suas acções, das Suas manifestações; perversa porque não aceita a postura simples e humilde com que Ele Se apresenta diante dos homens e da História; perversa porque no mais íntimo do seu coração aquela (e esta geração) busca a satisfação própria em termos religiosos e espirituais fora de Deus, bem dentro de si mesmos, dos seus limites, das suas verdades, das suas imagens distorcidas de Deus, da verdade, do bem, da vida verdadeira!
O único sinal que será dado aos homens de todos os tempos será o do profeta Jonas, que estando três dias no ventre da baleia simboliza e significa o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, Ele mesmo no seio da terra, Crucificado e Morto e Ressuscitado ao terceiro dia.
E o «sinal de Jonas» em Jesus é o sinal eloquente do Amor sem limites, sem condições, gratuito e incondicional.
E quando o mundo nos exige, como Igreja, «sinais» espectaculares, estrondosos, nós não podemos nem conseguimos oferecer outro que não o «sinal de Jonas», isto é, o sinal maior do amor. Só o amor temos para oferecer e partilhar; só o amor autêntico, generoso, profundo, radical, consegue ser «sinal», «prova», «certeza» da fé que nos anima e do Senhor que nos apaixona e seduz.
Com efeito, os homens deste tempo, creio cada vez mais, estão cansados de palavras e de sermões, de eloquência teológica e sabedoria racional religiosa; o coração humano palpita, exige, precisa, anseia, pelo amor que os cristãos, ao jeito de Jesus de Nazaré, conseguem e podem entregar a cada tempo.
É certo que nos é mais fácil reduzir o apostolado às palavras, às boas intenções; é verdade que não é tão exigente a verborreia espiritual quanto a vida marcada e pautada pela radicalidade do Evangelho! Apetece bem mais exercitar um cristianismo de «sofá» e de «pantufas», de mentalidade vigente com a do mundo - poder, glória, aplausos, pódios, importância, domínio - que a incarnação nas nossas próprias vidas do «sinal de Jonas», das «marcas da Paixão»! Mas enquanto teimarmos, como Igreja, como cristãos, nessas atitudes redutoras de «escrever» um evangelho segundo os nossos apetites e vontades, apenas continuaremos a ser esta geração perversa que se escolhe mais a si mesma que aos desígnios d'Aquele que permanece de braços abertos no cimo de uma Cruz, de Coração trespassado!
Urge uma Igreja do amor, cristãos do amor, comunidades onde o amor não seja palavra bonita mas vida acontecida, onde serviço e entrega, generosidade e partilha, verdade e transparência, são os «trunfos» que temos para apresentar aos descrentes deste nosso tempo.
Havemos, rapidamente, de passar de «geração perversa» a geração crente, serva, pobre, aberta aos dons do Espírito, se pretendemos que a fé seja realidade nesta nossa sociedade...

15 comentários:

  1. Geração(ões)perversa(s)
    O mundo em que vivemos está a ser de grandes efeitos ou então de demasiados comodismos e isso só inebria e não nos dá amor,salvação,felicidade.
    Jesus Cristo,é Cruz, é simplicidade ,vida ,amor, paixão, serviço,esquecimento de nós, de materialismos vãos.
    Senhor Jesus, que eu com minha vida possa contribuir para que Te sintas menos triste e sempre ao Vosso serviço ,minha vida Te entrego Senhor.

    ResponderEliminar
  2. Mªde Lurdes Duarte Calvário18 de julho de 2011 às 15:13

    Como eu gostaria de uma "Igreja do amor", mas não é isso que eu vejo no meu dia a dia. Pelo contrário, vejo uma Igreja que cada vez mais se afasta d'Aquele que deu a vida para nos salvar. Vejo alguns "critãos novos" que a dominam de uma forma assustadora com o seu dinheiro, o seu título ou com a sua posição social.
    Eu ainda procuro o amor verdadeiro e generoso de alguns cristãos que frequentam a Igreja. É com a minha fé inabalável, é com o perdão que eu peço todos os dias ao Pai do Céu que eu procuro ajuda para que em todos os dias da minha vida me dê força para enfrentar, esta realidade.

    ResponderEliminar
  3. "onde o amor não seja palavra bonita mas vida acontecida"
    Porque "o amor prova-se com obras"...

    ResponderEliminar
  4. Que Paz interior nos dá vivermos um cristianismo de«pantufas» e «sofá»? Nenhum apenas nos andamos a iludir, a nós e ao outros ,porque isso não fala de Deus e quando não se vive,nem se conhece,não se pode amar ,nem falar ,nem dar testemunho.Só o amor ,a entrega esquecendo-nos de nós, se sente o Amor de Jesus Cristo, e aí vem a fé,confiança total.

    ResponderEliminar
  5. Nós somos um todo ... iguais... ricos e pobres... senão não somos filhos de Deus,umas vezes são os ricos que não aceitam os pobres... mas os pobres também tem dificuldade em aceitar os ricos,eu penso que cada um responde por si... faz o que Jesus Cristo nos põe no caminho, sem pensar se o outro o está fazer com intenção,ou não, o julgamento está para Deus.
    Em nós só pode haver uma situação, entrega,porque todos nós pensamos do mesmo modo, que somos senhores da razão,só a humildade como nos diz o nosso Prior,nos faz preparar o caminho para a união de uma Igreja unida e preparada para disso dar testemunho.

    ResponderEliminar
  6. Senhor, fazei-me instrumento da Vossa Paz
    Onde houver ódio, que eu leve o Amor,
    Onde houver ofensa, que eu leve o Perdão,
    Onde houver discórdia, que eu leve a União,
    Onde houver dúvida, que eu leve a Fé,
    Onde houver erro, que eu leve a Verdade,
    Onde houver desespero, que eu leve a Esperança, Onde houver tristeza, que ue leve a Alegria,
    Onde houver trevas, que eu leve a Luz.

    Ó Mestre, fazei que eu procure mais
    consolar que ser consolada,
    compreender, que ser compreendida,
    amar, que ser amada.
    Pois é dando que se recebe
    é perdoando que se é perdoado
    e é morrendo que se nasce para a vida eterna....

    Amélia

    ResponderEliminar
  7. "Ó Mestre,fazei que eu procure mais
    consolar que ser consolado,
    compreender,que ser compreendida...

    Oração de S.Francisco de Assis que é linda e muita certa, que nos transmite Humildade trazendo-nos um coração sereno e em Paz .

    ResponderEliminar
  8. Esta letra e vídeo é muito bonito
    de Anjos de resgate
    Foi por você

    Encontrei-me com Jesus num jardim
    nunca vi nada tão lindo assim
    minhas dores entreguei em SUAS MAÕS
    e Jesus falando pra mim

    Das feridas que eu recebi não saíram sangue
    nem dor
    Foi por isso que o mal venci
    Porque delas só saía amor foi sempre o meu
    Amor!
    Foi por você que eu me deixei ser tão chagado
    e ferido
    Por isso sinta-se amado e querido
    Pois é o meu amor que cura sua dor
    Foi por você que na cruz meu sangue foi
    derramado
    Por isso sinta-se querido e amado
    Pois é o meu amor que cura sua dor

    Então Deus pediu-me assim
    que as mágoas que estivessem em mim
    que delas não saíssem mais dor
    que de hoje em diante só saísse amor

    Que seja sempre assim !!!
    lindas existem lindas do mesmo autor

    ResponderEliminar
  9. O Amor de Jesus!
    Eu sou a paz em teu coração, e nele fiz meu ninho, como o pássaro azul do eterno amor!
    Eu Sou o que traz alegria para florir teu mundo interior, de acordes de canção dos anjos do Senhor!
    Eu Sou aquele que te ama e fez morada em tua alma, no teu sagrado santuário interno!
    Eu Sou aquele que nunca se afasta da tua vida, não te deixa só, nem te esquece, nem ignora tua dor, nem deixa de sentir os teus momentos de amor!
    Eu Sou a brisa que beija o teu rosto, quando as intempéries, o envolve no calor escaldante, dos desenganos humanos!
    Eu Sou perfume de santidade, que evola em tuas orações, carícia para a sofreguidão dos teus desencantos, paz para tua vida angustiada, serenidade, na tua atribulação, aquele que te abraça, quando estás desiludido, e candura para quando teus sonhos se esfacelaram!
    Eu Sou aquele, que te amou, te ama e sempre haverá de te amar, Eu Sou o amor:
    EU SOU JESUS!


    Eu Sou a Maria

    ResponderEliminar
  10. Lindo o mar, com ondas fortes umas rebentam antes de chegar à praia ,outras nem tanto, diminuindo a sua força e não conseguem chegar ao fim do seu destino,outras sim estendem-se pela praia fora para nos envolver, assim somos nós, uns conseguem chegar A Jesus Cristo com força determinação, e outros não se deixam envolver por esse Amor profundo que nos arrebata,nos apaixona, nos sacia,nos dá vida.
    O mar é algo profundo,inesgotável criado por
    Deus.

    ResponderEliminar
  11. J M J
    Que Deus vos acompanhe e que regressem,com o coração e as suas Vidas cheias da SUA GRAÇA,para que na vida futura tenham sempre presente JESUS CRISTO que tanto nos ama .
    Padre António ,Bem Haja,boa peregrinação,Bom encontro com todos esses jovens que tanto precisam de nós, como nós deles,são o nosso
    FUTURO,FUTURO com DEUS

    ResponderEliminar
  12. Apenas me sinto triste da iminente ausência ,que o resto está,claro e simplesmente maravilhoso.
    Sr Prior
    Parabéns,Bem Haja

    ResponderEliminar
  13. Uma canção muito bonita, com muito conteúdo
    De Angel sopravocê

    Perto eu quero estar

    Perto eu quero estar
    junto aos Teus pés
    Pois prazer maior não há
    Que me render e TE adorar
    Tudo o que há em mim
    Quero-Te ofertar

    Mas ainda é pouco eu sei,
    se comparado ao que ganhei.
    Não sou apenas servo
    teu amigo me tornei
    TE LOUVAREI
    Não importam as circunstâncias
    ADORAREI
    Somente a TI JESUS

    o vídeo e a letra é linda e além da oração é uma forma de dar Graças e estar com Deus.

    ResponderEliminar
  14. Pe. António
    Não se esqueça de nós ,faz-nos tanta falta todo o partilhar,o sentir das Suas Palavras que nos conduzem à reflexão e ao Amor de Cristo.
    Sei que à todo um trabalho que precisa ser feito ,mas só dez linhas ,chega .
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  15. Padre António
    Eu quero carregar a minha cruz,porque sei que não estou só, Jesus Cristo ajuda-ma a carregar nos momentos mais difíceis,não é fácil nada mesmo.
    Assim compreendendo o que Jesus sofreu, carregando todos os nossos pecados e continua a carregar.

    ResponderEliminar

Web Analytics