terça-feira, 12 de julho de 2011

"Amigos: tesouros únicos no nosso caminho"

Escuto o mar bem perto de mim; o Mediterrâneo está apenas a alguns breves passos... Uma viagem rápida e consegue-se vislumbrar a imensidão do mar, e tudo quanto ele encerra...
Um mar que ganha renovado significado e sentido quando o olhamos e sentimos com os nossos olhos e com os daqueles que nos são cúmplices, íntimos... Um mar que nos "sabe" a aventura, a amizade fecunda, profunda, genuína, daqueles sentimentos que nos fazem olhar a vida e a existência com outros contornos...
Gosto do mar, das ondas, nesse perpétuo movimento de vida, de acção, que transposto para a nossa vida quotidiana nos desafia ao combate a toda a inércia e comodismo, a toda a rotina e habituação!
Momentos de repouso e de relaxe, de serenidade e de paz, estes de sentir a universalidade do mar, o seu som, a sua melodia, com alguém que é demasiado importante para nós como são os amigos.
Não precisamos de falar muito, de dizer grande ou prolongadas palavras, partilhar intimidades de cada história pessoal... a presença, o sentir a presença desses corações bem junto ao nosso é mais que suficiente para nos encher a alma e serenar a existência.
Diz a sagrada Escritura que "ter um amigo é ter um tesouro". E, como é óbvio, não se engana! Tesouro valioso, nobre, insubstituível, que nem ouro nem prata alguma do mundo conseguem comprar. Porque é dom, porque é coração, porque é verdade, porque é intimidade, cumplicidade, sã dependência e fecundo desejo de estar com!
Por isso, mesmo as coisas simples como o contemplar o mar tem outro sentido. Por isso, realidades simples têm valor incalculável se vividas, celebradas, com Amigos (de letra grande, daqueles por que somos capazes de oferecer a própria vida).
Diante do mar, no silêncio da noite, na unidade de corações, neste desejo comum de sermos mais e mais de Deus, (Ele cruzou as nossas histórias e as nossas vidas), agradeço estes rostos e estas histórias, bendigo o Senhor por me presentear com almas grandes e generosas como amigos e, mais uma vez, intentarei adormecer a segredar ao Coração de Jesus os seus nomes, as suas intenções, os nossos futuros, medos, dúvidas, sonhos, caminhos...
E como diante de nós se espraia a imensidão do mar, rezo para que a nossa amizade seja tão grande, tão grande, que fale de Deus a quem nos olhar e sentir...
"Bendito seja Deus que nos uniu no amor de Cristo". Diferentes, em idades, em histórias, em trajectos de vida já trilhados, agora somos "um" neste desejo de ajudar o outro a ser a pessoa mais feliz do mundo... Essa a nossa missão, a nossa tarefa, o nosso caminho...
"Adoro-vos" meus amigos, rostos visíveis de Deus, alento, força, entusiasmo, coração, que me enriquece sobremaneira cada dia...

8 comentários:

  1. "Amigos:tesouros ùnicosno nosso caminho"
    Amo o mar ,dá-me serenidade eleva-me o pensamento para Deus,faz-me meditar ,sentir saudade ...Saudade emimente dos amigos,amigos do coração
    Amigos é um tesouro guardado na alma de quem sabe amar... só quem sabe amar...
    Meu coração não consegue esquecer que a ausência vai acontecer.
    Padre António Bem Haja

    ResponderEliminar
  2. E a Sagrada Escritura continua: "Um amigo fiel é um bálsamo de vida"… Um amigo fiel é a nossa força (como o rochedo da fotografia…)
    Sinto uma grande paz, quando leio todo este sentir... sinto um coração agradecido... É muito bom «vê-lo» assim, Pe. António :) Continue a aproveitar cada minuto deste seu (curto) descanso, tão merecido.

    ResponderEliminar
  3. No mundo não existem pessoas estranhas ,mas sim amigos desconhecidos.

    Gosto muito desta canção e do vídeo Ludmila Ferber

    Se precisar de um amigo
    Olha para dentro de mim
    Podes errar e magoar,
    Mas estou aqui
    Pra te ajudar ~
    Sou teu amigo até ao fim
    O verdadeiro amigo
    Sabe o valor do perdão
    Porque amar e perdoar
    São da mesma raiz
    Vêem das Fontes
    Eternas de Deus
    Amigo se faz
    Em tempos de paz,
    Mas na angústia
    É que se prova o seu amor
    Amigo se é na glória e na dor
    Quem é amigo,suporta e crê
    Quem é amigo é fiel até ao fim.

    Padre António Bem haja
    resto de boas férias com esse mar maravilhoso

    ResponderEliminar
  4. É muito bom sentir o coração inundado de vida,agradecimento a Deus, por nos deixar tudo... o Mundo e tudo o que nele contém e especialmente o privilégio dos sentidos...dos sentimentos... de amar,amar até doer...dos amigos ...do esquecimento de nós e pensar no outro...abrir a janela contemplar...deixar voar o pensamento...dizendo ao Senhor Jesus com o coração pleno de agradecimento «adoro-vos meus amigos»
    "Amigos;tesouros únicos no nosso caminho" .
    Um caminho nunca é longo ,quando um amigo nos acompanha

    ResponderEliminar
  5. rezo para que a nossa amizade seja tão grande, tão grande, que fale de Deus a quem nos olhar e sentir...

    Faço destas minhas palavras

    ResponderEliminar
  6. Prior, permita que repita " Bendito seja Deus que nos uniu no Amor de Cristo".

    É sempre com sentimentos de grande alegria e de profunda gratidão que o meu coração se enche pela sua partilha, partilha de vida, de sentimentos de ..., por se mostrar tal qual é, sem medos nem vergonhas.
    Já o disse várias vezes e repito. Peço a Deus que seja eu sempre merecedora da sua Amizade. Saibamos nós, casal, demonstrar-lhe com atitudes o quanto o Amamos, o quanto a nossa Amizade por si não tem preço, não tem interesses,nem cobranças,não tem nem quer ter outra coisa a não ser o Amor puro e simples dos que se querem bem e se amam com o Amor de Cristo.

    Te queremos dar Graças, Senhor, por teres permitido que o nosso caminho se cruzasse com o deste Teu Filho muito amado.

    Um beijo do tamanho do Amor de Deus e do Coração de Maria.
    Um abraço forte em Cristo

    ResponderEliminar
  7. Sinto-me como este último comentário,é tudo o que vai também no meu coração,seja eu merecedora da Sua Amizade Padre António.Agradeço todos os dias a Deus o ter cruzado os nossos caminhos.
    Bem Haja só Lhe desejo as maiores Felicidades no amor de Cristo.

    ResponderEliminar
  8. Gosto deste tom de um verde água límpido, claro, adivinhando assim um dia de amanhecer meio acinzentado ,com um sol (ainda) pouco intenso ,será?.
    Senhor Jesus
    Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que com,as voltas da vida e do mundo eles acabam indo embora das nossas vidas e nos sentimos com o coração dorido,
    Que apesar da distância, nossos corações continuem unidos pela fé, por um sentimento forte que é a amizade.
    Pe. António, Bem haja
    Estamos quase nas Jornadas Mundiais da Juventude,vamos todos rezar, para que todos os jovens saiam renovados na Fé e no Amor em Jesus Cristo.

    ResponderEliminar

Web Analytics