terça-feira, 14 de junho de 2011

"Um pouco de Céu"

"Só hoje senti
que o rumo a seguir
levava pra longe
senti que este chão
já não tinha espaço
pra tudo o que foge
não sei o motivo pra ir
só sei que não posso ficar
não sei o que vem a seguir
mas quero procurar
e hoje deixei
de tentar erguer
os planos de sempre
aqueles que são
pra outro amanhã
que há-de ser diferente
não quero levar o que dei
talvez nem sequer o que é meu
é que hoje parece bastar
um pouco de céu
um pouco de céu
só hoje esperei
já sem desespero
que a noite caísse
nenhuma palavra
foi hoje diferente
do que já se disse
e há qualquer coisa a nascer
bem dentro no fundo de mim
e há uma força a vencer
qualquer outro fim
não quero levar o que dei
talvez nem sequer o que é meu
é que hoje parece bastar
um pouco de céu
um pouco de céu".


Um rumo a seguir que me leva mais longe; um caminho a percorrer que me transfigura desejos, horizontes e projectos; um trilho outro que me cabe percorrer com a sabedoria da confiança, a beleza da esperança, a ousadia da caridade...
Na verdade, ergue-se "um amanhã que há-de ser diferente", levanta-se um "depois" que trará as suas novidades. É certo! Porém, sem nunca renegar o tempo que já foi, a história que se escreveu, o amor partilhado, dado e recebido, numa palavra, a vida que se viveu...
E com humildade "canto": "não quero levar o que dei, talvez nem sequer o que é meu"...
Simplesmente porque também a mim me parece bastar, nesta hora, "um pouco de Céu"!
Sim, bastar-me-ia um pouco daquele Céu onde terminam as mentiras e se travam os boatos! Um pouco de Céu onde se destroem as maledicências e se aniquilam os cinismos e as intrigas! Bastar-me-ia um pouco de Céu onde a verdade fosse a "palavra de ordem" e a transparência fossem "cartão de visita" do nosso ser cristão!
Desejo tão simplesmente que o meu coração, nesta hora peculiar, irrepetível, fizesse a experiência da paz que brota da confiança, da amizade pura, do sorriso sincero, da presença amistosa e genuína, da fé profunda e sincera, alicerçada em Jesus Bom Pastor!
De facto, não sei o que vem a seguir; porém, na verdade da fé, quero procurar... e procurar ser, viver, servir, a Igreja que aprendi do Evangelho: serva, humilde, verdadeira, transparente, abandonada, desejosa de ser toda de Deus mesmo que isso implique "combate" com os homens!
Uma prece, um apelo, um desejo: cessem as intrigas nesta hora, terminem os juízos precipitados, abortem  as críticas mesquinhas que em nada falam de Deus e do Seu Reino!
A fim de sermos Igreja, aquela Igreja nascida do Fogo do Pentecostes, que fala eloquentemente o Amor. E que isso lhe baste; e que isso nos baste...

8 comentários:

  1. "Dá-nos Tua paz... dá-nos Tua paz,
    oh, Senhor, dá-nos Tua paz"...

    ResponderEliminar
  2. Padre António
    Tenho a certeza que vai encontrar "Um pouco de Céu" seja onde for, pois ele é bem merecido.
    Quando na vida nós descobrimos que as coisas não são como nós pensávamos, porque estamos tão empenhados no caminho de Deus, que o resto passa ao lado e quando paramos e à a confrontação não é fácil ,as coisas estavam lá, nós é que não as vimos.
    Mas só à uma finalidade ,um horizonte Jesus Cristo ,ELE é vida,é tudo.
    Bem haja
    Eu escrevi logo de manhã mas não sei se consegui enviar.

    ResponderEliminar
  3. Um pouco de Céu. E onde está ele?
    Que nunca falte a perseverança

    ResponderEliminar
  4. "Há qualquer coisa a nascer
    bem dentro no fundo de mim
    e à uma força a vencer
    qualquer outro fim"
    À uma força profunda inigualável a de Jesus Cristo que nunca O vai abandonar e LHE iluminará o caminho a seguir no Amor,na Paz esse "UM pouco de Céu "tão desejado.
    Vai estar tantos corações ansiosos por O receber ,e nós também não o vamos esquecer nunca.

    ResponderEliminar
  5. Que o Espírito santo, inflame os corações para anunciar Jesus Cristo e aumente a nossa Fé .
    Só assim podemos usufruir "um pouco de Céu" na terra.Nada podemos mudar, só ELE nos vai moldando, ensinando o nosso caminho,pode levar tempo, mas todos vamos chegando e vendo que só em Jesus Cristo encontramos tudo ...Paz ,amor,vida...

    ResponderEliminar
  6. A propósito de um pouco de céu e deste seu texto, relembro a sua homília sobre a passagem do homem rico e do pobre Lázaro. Disse-nos então que é preciso escrevermos o nosso nome no Livro da Vida. Disse-nos que o homem rico, na sua falta de caridade, não o tinha feito e por isso, obviamente, não alcançou o céu. Nunca esquecerei esse Domingo,a maneira como fez essa exortação de escrevermos o nosso nome no Livro da Vida. Porque eu senti vontade e capacidade de levantar o mundo inteiro com todos os que nele sofrem e tirar dele tudo o que não leva ao Reino dos Céus e à sua Justiça! Ao meu lado alguém começou a chorar no momento em que falou do Livro da Vida.
    Não escrevo isto para o elogiar, mas porque é verdade. Não sei explicar, mas o que disse e como disse tinha a marca da Ressurreição!

    ResponderEliminar
  7. Padre António
    Ontem, mais um dia em que os sentimentos afluem
    de uma maneira simples e sincera,que bom sentir corações que se compreendem que,escutam e que nos deixam saudades ,uma amiga simples e directa ,amiga.
    Como todos nós vamos ter saudades do nosso Prior,frontal,sincero e com a verdade, o amor espelhado em Si ,que nos faz sorrir e chorar chorar de emoção ,de entrega.
    Bem haja por ser assim frontal,sincero,amigo.

    ResponderEliminar
  8. Acabei de assistir na Boa Nova a todo um trabalho fantástico, que todos em conjunto tem para com as crianças que o frequentam e pensei:estou a usufruir de um pouco de Céu,ao ver também a incansável, Dra.Rosarinho sempre sorridente, simpática, numa azáfama para que tudo corra bem e senti uma grande tristeza ao pensar que o Sr.Prior se vai embora, depois de tanta luta,preocupação para que esta obra surgisse.
    Mas é assim à outras pessoas ,outras obras que precisam do nosso Padre António e só Deus sabe o que é melhor para todos nós,pois só nas SUAS Mãos está as nossas vidas.

    ResponderEliminar

Web Analytics