domingo, 19 de junho de 2011

"Um Deus de Amor e apenas de Amor"
 
Domingo da Santíssima Trindade é, na nossa Diocese de Lisboa, o Dia da Igreja Diocesana. É este apelo e desafio a olharmos a Igreja como rosto belo de um Deus que é Pai, é Filho e é Espírito Santo. Dia para nos sabermos congratular pelo dom e mistério que é a própria Igreja que somos e a que pertencemos; dia para nos sentirmos interpelados a descobrir - e redescobrir - a Igreja como o sinal eloquente do Amor de Deus a esta nossa humanidade peregrina, rumo a destinos tantas vezes incertos, vazios, ocos e tresmalhados!
Escutamos no Evangelho de hoje: "Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu Filho Unigénito".
Que na fé e na adesão à Palavra sabemos que podemos afirmar hoje: «Deus ama de tal modo o mundo que lhe dá a Sua Igreja». Na verdade, quando se fala de Deus é sempre de Amor, de um Amor especial e único, que se fala; quando se pensa em Deus, apenas num Amor singular e gratuito se pode pensar. Porque, de facto, Ele continua, desde o primeiro segundo da Criação, a amar cada tempo, cada homem, que lhe entrega e oferece desmesuradamente a própria salvação, a possibilidade de cada homem chegar ao Céu, à eternidade...
Hoje, neste mundo peculiar em que somos chamados a viver, nesta multiplicidade de sociedades e culturas onde está presente o Homem do século XXI, Deus teima amar o mundo, teima salvar o mundo, oferecendo-lhe a Sua Igreja como caminho de vida que é verdadeira; de verdade que liberta bem por dentro, de caminho que conduz ao seio daquela felicidade almejada por cada coração humano. Deus ama de tal modo o mundo, cada homem e mulher concretos, que lhe dá a Igreja como forma desse mesmo Homem se encontrar com Ele. Porque no Seu sonho, na Sua vontade, é na Igreja, Corpo Místico de Cristo, que se encontra a salvação para cada coração humano.
Porém, cabe-nos a nós meditar, reflectir, sobre que modelo, que rosto, que espelho, de Igreja temos sido capazes de anunciar e oferecer ao mundo que nos rodeia e que somos! Cabe-nos a nós, cristãos, a nós Igreja deste tempo, perceber se a nossa vida e a nossa fé «falam» eloquentemente deste Amor que Deus é, enquanto Igreja que somos!
O mundo olhará para a Igreja e entende que Deus é Amor?! Os homens descrentes, apáticos, indiferentes, ao Evangelho, - e sabemos que são incontáveis - descobrem na vida dos crentes, no peregrinar da Igreja, a ternura, a compaixão, a salvação, que Deus é?!
A nossa vida concreta, as nossas palavras e desejos, as nossas decisões e sonhos, a nossa postura diante da vida, os nossos corações e o seu pulsar, revelam e anunciam o Amor de Deus?!
Na verdade, é na Igreja que somos que o mundo contemporâneo pode reencontrar-se com Deus. Mas quantas e quantas vezes, em lugar de encontro nãos nos transfiguramos em espaços de desencontro, de mal estar, de incoerência, de mentira?! Que tem como única consequência o afastamento do mundo do Amor que Deus é?!
Enquanto não percebermos e acreditarmos que somos a Igreja, que cada um de nós tem no seu seio uma missão insubstituível, que depende da nossa adesão a Cristo a vinda, a presença, o convencimento de tantos outros corações, jamais estaremos a ser e a evidenciar o Amor que Deus tem por esta humanidade!
Enquanto teimarmos em servir-nos da Igreja mais que a servir como ao Deus vivo e verdadeiro, apenas conseguiremos testemunhar aos homens que sabemos cumprir ritos, proclamar normas, vociferar leis, realizar encontros de palavreado, em vez de oferecer a paz própria de quem se sabe de Deus, de quem se sente amado por Deus!
O mundo é descrente do Evangelho por culpa da Igreja que somos! Porque, com mais ou menos facilidade, nos demitimos de santificar a Igreja com a nossa própria santificação! Porque desistimos de dar a vida pela própria Igreja! Porque esquecemos que amar e servir a Igreja é o sinal mais do nosso amor a Deus!
E o mundo não quer discursos, não ambiciona palavras, não deseja sermões... o mundo quer que homens e mulheres concretos falem, com a vida, de amor, de paz, de verdade, de justiça, de tolerância, de transparência, de equidade, de misericórdia, de salvação!
Deus ama de tal modo o mundo que lhe dá a Sua própria Igreja.
Presente maravilhoso de Deus que não raras vezes nós mesmos envenenamos com a nossa vida pecaminosa, adormecida, estagnada, medíocre!
Presente maravilhoso que havemos de oferecer a cada coração na medida da nossa paixão pelo próprio Deus que dizemos acreditar e teimamos celebrar...

8 comentários:

  1. "Um Deus de Amor e apenas de Amor"
    Deus se revelou como Pai ,Filho e Espírito Santo é o mistério da nossa Fé ,é simplesmente Amor,um Amor vivo ,actuante em todos nós, que nos faz seus verdadeiros filhos muito amados.
    Se nós correspondemos a todo esse Amor ,que bom que assim fosse ,mas nós por Natureza do ser humano, somos demasiado egoístas para pensar primeiro nos outros, depois em nós e com isso o nosso testemunho é um pouco fraco.
    Vos peço, Senhor Jesus, ilumina-nos a todos para que vivamos segundo a Tua Vontade ,a Tua Palavra e consigamos difundir todo o TEU AMOR.

    ResponderEliminar
  2. Muitas vezes fico a pensar ,a meditar se todos tem a consciência da Palavra de Deus,que as leituras,o Evangelho,a Homilia(a Palavra de Deus) que nos é transmitida com tanto Amor pelo Sacerdote, nos vem da Bíblia Sagrada.
    Quando nós temos a Bíblia, como nosso livro de prioridade, a nossa visão começa a ser diferente,o Espírito Santo dá-no o entendimento ,a Sabedoria para a ler e tentar que em nossa vida prevaleça sempre o Amor ,o amor simples Amor, onde é dado o coração sem olhar a quem,onde a nossa vida, pouco significado tem ,porque nos absorvemos com os outros.

    ResponderEliminar
  3. Padre António

    C onsagrado chegou
    A Carcavelos
    R umo a uma vida
    C om Cristo e com
    A mor no coração
    V eio de lá
    E para
    L á vai regressar e
    O Estoril vai deixar
    S audoso e triste mas sempre com Cristo
    na Sua vida

    Fica perto ,fica longe, depende de vários factores ,mas é uma alegria saber que é relativamente perto.
    Bem Haja por tudo ,quantas vezes basta saber que não estamos sós

    ResponderEliminar
  4. E a minha vida... como fala de Deus?...

    ResponderEliminar
  5. Dia 18 de Junho, fez um Ano que o nosso Prior partilha este espaço connosco,em que o Seu partilhar,o Seu sentir, faz parte da nossa vida,aproximando-nos de Jesus Cristo,fazendo-nos sentir a Palavra de Deus e o que vai no coração do nosso querido Padre António.
    "Mostrando-nos o caminho para o Céu ,bem ao nosso lado ".
    Agora desejo que continue sempre ao nosso lado e desse lado ,como sempre,sei que às vezes tirando ao descanso,mas sempre com amor. e uma palavra amiga.

    ResponderEliminar
  6. Sr.Prior
    Obrigado por ser como é,por nos transmitir a Palavra de Deus de uma forma clara, objectiva e com muito amor,sim com muito amor, que nos entra no coração e nos deixa a pensar, interiorizar e desejar cada vez mais ser de Cristo e nos ajuda profundamente.
    Sinto perfeitamente que o Padre António é uma pessoa totalmente de Cristo que nos deseja ao máximo levar até Ele,mas que não pode parar a segurar essas «ovelhas», nós temos que arranjar forças em Deus ,não no Sacerdote.
    O Padre António, tem que ir à procura de mais, que precisam também de sentir esse amor.
    Bem haja,sinto-me muito triste, por nos deixar.

    ResponderEliminar
  7. No Domingo da Santissima Trindade esteve para nascer a nossa primeira filha, mas a natureza decidiu fazer a Maria vir ao mundo já na madrugada de dia 20... Sentimos uma alegria imensa ao receber este ser na nossa familia e estamos eternamente gratos a Jesus Cristo por nos ter dado esta benção. Só queremos ser capazes de a amar como Jesus no ensina e mostrar-lhe que é esse o caminho que ela deve seguir. Agora com 5 dias de vida, olho para a nossa Maria e não me canso de Lhe agradecer.
    Ana & Ricardo

    ResponderEliminar
  8. Sr.Prior,
    Muito obrigado por todas as missas que realizou na nossa Paróquia até à data, ao ouvi-lo percebe-se na perfeição o amor que tem por Jesus, entrega-se de tal forma, que facilmente percebemos que tem vontade de abrir o coração de cada fiel, para o levar a entregar-se apaixonadamente. Deus o abençoe, acredito que para Deus não há injustiças, mas verdades puras, ele toma conta de todos nós e leva-nos para lugares onde estaremos mais perto, cada vez mais perto da salvação. Um grande bem haja, para si Padre António.

    ResponderEliminar

Web Analytics