terça-feira, 7 de junho de 2011

"Ondas de mares altos"

"À margem
Estarei
Estarei
Bem por sobre as águas
Muito bem
À margem,
Também
Serei


Serei sobre as águas
Sabe bem
Margens, bravas, vagas
Margens, claras, vagas
Ausente, não sou diferente;
- eu ando nas margens da corrente
E o tempo que voa - à toa eu ando,
Nas margens da corrente"
.
O tempo parece agora ser mais breve, mais lento, quase parado...
A aparência pode até ter os traços da ausência, do esquecimento, da desistência ou, pior, do abandono!
Mas, nem ausente nem diferente; simplesmente esta necessidade de preservar um coração que não pode ser impedido de amar; simplesmente este esforço, esta mesma vontade, de forma distinta, de estar, servir, entregar, gastar e desgastar o que tenho e o que sou.
As vagas bravas intentam violentar e, negativamente, desassossegar, esta vida que desejo serena, objectiva, direccionada, tranquila. As vagas bravas, provenientes de muitas "marés" buscam uma desarmonia que intento não permitir, mas que, porque humanos que somos, conseguem fazer marear aquilo que parecia certo, seguro, determinado!
Mas estarei bem por sobre as águas que buscam afogar o que de bom a vida nos ofereceu, a história nos cumulou, Deus nos agraciou.
Estarei bem por sobre as águas que desejem fazer esquecer a beleza que se construiu, as águas que desejam agora (tarde demais) criar contendas ou divisões, quando o essencial está alicerçado na rocha que é Jesus, a Sua Palavra, o Seu Caminho!
"Quem a Deus tem, nada lhe falta", canta a Igreja repetidas vezes; como eu hei-de cantar enquanto nessa verdade de vida acreditar teimosamente; como eu hei-de "gritar" todas as vezes que vozes derrotistas, sonhos mundanos, desejos terrenos, espiritualidades palacianas almejarem sobrepor-se à humildade e à simplicidade do Evangelho.
"No coração da Igreja eu serei o amor" afirmava um coração puro e cheio de Deus. Mesmo que no seio da Igreja demasiadas vezes prevaleça o desamor, o nosso caminho está definido e traçado há mais de dois mil anos: uma Cruz que nos revela que apenas o amor nos fala de Deus. Utilizar, na palavra ou na vida, outra linguagem, será sempre falar de um Deus que não existe! E esse eu não quero! Não quero!

6 comentários:

  1. "ondas de mares altos" que se agitam ,umas ondas forte que magoam ,mas outras serenas que O tentam preservar e conduzi-LO sempre sobre as águas mansas e serenas, as agitações fazem sofrer.
    Sr Prior não é fácil sair incólume no meio de tantas ondas ,mas vai ser, porque "Quem tem Deus no coração nada Lhe falta"e as ondas vão serenando à medida que o barco vai passando.
    No "Fragilidades"à tempos disse:"A minha vingança é ama-los mais",pois então,calma serenidade,amor,muito ,olhos na Cruz
    Bem Haja por tudo,um bom dia

    ResponderEliminar
  2. Padre António, tenho acompanhado cada linha que tão bem escreve neste seu blog. Não sou seu paroquiano, fui aí apenas 1 dia e não o conheço pessoalmente.
    No entanto, não posso deixar de lhe dar os parabéns pela simplicidade com que deixa que lhe leiamos a alma!
    Nós sabemos que é Jesus que nos acalma as tempestades..."A quem o mar e os ventos obedecem!".
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Serenamente, confiadamente, sempre "por um Bem maior"...

    ResponderEliminar
  4. "Os mares altos " não metem medo porque o coração está sereno e a acalmia reina em nós e só o amor destrona qualquer mau pensamento.
    Vamos relembrar, tanta coisa boa que passou e nos marcou,tanta partilha ,tanto sentimento,tanto amor que nos foi dado e nos cativou,só desejo que da nossa parte também Padre António sentisse o calor da nossa amizade,da nossa entrega.
    A amizade , amor,cumplicidade ...tudo o que o nosso pobre coração desejava transmitir ,e ás vezes era difícil de o fazer,pela emoção e muita mistura de sentimentos.
    Um abraço muito forte

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito do mar apesar de agitado,ou calmo sempre senti muita tranquilidade , sentar-me e olha-lo, senti-lo,ouvi-lo e deixar meus pensamentos correrem ao sabor das ondas,é maravilhoso,dá- me Paz e quando nós temos Jesus dentro de nosso coração tudo se torna azul e belo.
    Jesus serena a nossa alma e faz-nos desejar e pedir para se fazer a "Sua Vontade" seja qual for ,porque ELE prepara o nosso caminho e nos vai abrindo o espírito, para o que vem a seguir em nossa vida,sempre estarei do mesmo modo com o meu (nosso )Prior em oração e na vida se ,se cruzou em meu caminho foi porque Deus assim o determinou e ficará, sempre eternamente no meu coração.

    ResponderEliminar
  6. Sou leitora silenciosa e apenas comentei uma vez anonimamente. Pudor? Vergonha? Nem sei, acho que nestes assuntos nem importa quem fala mas quem é a alma que diz. E sim, como bem o diz, quem tem Deus tem tudo e quem tem a experiência do Amor sentida e vivida é um verdadeiro afortunado. Como eu desejava isso para toda a Humanidade! E o resto, tudo o que dizem ser amor sem ter a ligação a Cristo ou ao exemplo da vida d' Ele tão magnificamente relatado no Novo Testamento não passa de algo barato, fútil e ilusório. Algo deturpado do verdadeiro sentido de Agape. Também grito consigo, não quero esse,não quero!

    Bem haja

    ResponderEliminar

Web Analytics