domingo, 5 de junho de 2011

"Cada lugar teu..."

"Sei de cor cada lugar teu
atado em mim, a cada lugar meu
tento entender o rumo que a vida nos faz tomar
tento esquecer a mágoa
guardar só o que é bom de guardar

Pensa em mim protege o que eu te dou
Eu penso em ti e dou-te o que de melhor eu sou
sem ter defesas que me façam falhar
nesse lugar mais dentro
onde só chega quem não tem medo de naufragar

Fica em mim que hoje o tempo dói
como se arrancassem tudo o que já foi
e até o que virá e até o que eu sonhei
diz-me que vais guardar e abraçar
tudo o que eu te dei

Mesmo que a vida mude os nossos sentidos
e o mundo nos leve pra longe de nós
e que um dia o tempo pareça perdido
e tudo se desfaça num gesto só

Eu vou guardar cada lugar teu
ancorado em cada lugar meu
e hoje apenas isso me faz acreditar
que eu vou chegar contigo
onde só chega quem não tem medo de naufragar".

E talvez bastassem estas palavras para significar o sentido de uma alma; e talvez palavra alguma conseguisse dizer esse mesmo sentir... Não sei...
Sei apenas que quero guardar cada lugar «teu», para poder chegar onde só chega quem não tem medo de naufragar...
Sabendo-te minha âncora, meu porto seguro, minha margem alcançada...
Atado a «ti», a esse caminho que foi comum, a esse sonho que erguemos e construímos, a esse horizonte que vislumbrámos e alcançámos...
Atado a «ti», a esse coração gigante que me fez acreditar que podíamos lá chegar porque sem medo de nos perder ou de naufragar...
E porque chegámos, e porque não nos perdemos, e porque não naufragámos, e porque pisámos a «terra firme» que é o coração do outro, sem defesas nem muralhas que fizessem deter, agora é «hora» da gratidão, do louvor e da alegria pelo «mar adentro» que ousámos vencer...
Pensa em mim! Sem medos nem vergonhas, pensarei em ti, «atleta» do mais alto e do mais além; pensarei nas tuas forças e nos teus esforços, no teu suor e nas tuas lágrimas, no teu incentivo e na tua coragem, na tua ousadia e no teu vencer...
E guardarei apenas o que é bom de guardar: «tu». E «tu» sabes quem és! Não és um nem uma; és «muitos», «muitos mesmo»...
Agora há que entender o rumo que a vida nos faz tomar; agora há que acreditar que nas vagas e ondas que o mar nos oferecer, há sempre uma margem, uma âncora, um porto, que nos abriga e sustenta...
Agora há que olhar, agradecer, e teimar... o infinito não foi por nós ainda tocado; o definitivo é caminho ainda a palmilhar...
Sem nunca nos esquecermos que, seja em que mar navegarmos, só chega quem não tem medo de naufragar...
Jesus elevado ao Céu deixa a Igreja como «Barca» onde se podem abrigar quantos ousam viver do coração. Nela cabes «tu» que fazes desse santuário a fonte de cada amanhecer...

13 comentários:

  1. "Cada lugar teu"
    Há coisas que fazem sentido, há coisas que não conseguimos lhe ver o sentido ,apenas tentamos compreender, com a ajuda do Divino Espírito Santo,porque de outro modo é impossível.
    Quando entrar na «Barca» e me abrigar estará sempre presente na minha oração Padre António e me lembrarei de que me ensinou a amar Jesus,com todo o carinho,e que feliz se eu também tiver no «tu» .
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  2. OH Jesus em "cada lugar Teu" És a nossa guarida,És quem nos acolhe naqueles momentos que o nosso coração anda um pouco sem rumo e se sente triste ,não é fácil deixar para trás vidas que nos marcaram.
    Não é Deus que nos quer ver sofrer, é o mundo ,o mundo que não compreende certas atitudes, esquecendo que em todo o corpo existe um coração que bate ,sofre ,trabalha até ao limite.
    Deus fez-nos todos diferentes e na diferença está a junção,sinto-me triste.
    OH Jesus olha por todos nós

    ResponderEliminar
  3. Sensação de liberdade, (foto)sem amarras, ao sabor das ondas, no seu vai e vem ,deixando voar o espírito para Deus, nosso Pai ,só ELE...fechar os olhos, esquecer o mundo do outro lado, onde a realidade, requer tanta coisa e nos faz sofrer.
    Jesus"Cada lugar Teu" é a nossa vida,ajuda-nos a compreender.

    ResponderEliminar
  4. Lindo fundo do computador que se abriu agora .
    Mar Infinito,maravilhoso, que Deus criou com tanto amor, para tantas coisas, dele nós tirarmos proveito , nem sequer nunca nos detemos a pensar nessa maravilha.
    Não é verdade?Lindo.

    ResponderEliminar
  5. "Eu vou guardar cada lugar teu
    ancorado em cada lugar meu
    e hoje apenas isso me faz acreditar
    que eu vou chegar contigo onde só chega quem não tem medo de naufragar"

    Jesus, quando a tempestade atingiu o barco disse: homens de pouca fé...
    O Padre António tem Jesus Cristo no coração e uma Fé sem limites,vai andar num barco sim ,mas na suavidade das ondas em Cristo.

    ResponderEliminar
  6. sempre no meu coração, sempre na minha oração...

    ResponderEliminar
  7. Cada lugar teu; Cada lugar nosso

    A tua saída é uma grande magoa que tento esquecer e so quero guardar o que é bom guardar, e são tantas coisas que tenho para guardar não em prateleiras, não em caixotes, mas sim aqui em dentro de mim no meu coração.
    "Eu penso em ti e dou-te o que de melhor eu sou" a ti nunca duvides disso, mas falho por me dar sem defesas, mas somos assim mesmo ser errantes!
    "Mesmo que a vida mude os nossos sentidos
    e o mundo nos leve pra longe de nós" nunca me vou esquecer de ti nunca! marcaste a minha vida, Ele fez de ti instrumento para a minha vida mudar, é certo que ainda tem muito para alterar, mas só contigo cá e com Ele lá, é que consigo!

    O futuro da nossa amizade resumo-a nesta estrofe
    "Eu vou guardar cada lugar teu
    ancorado em cada lugar meu
    e hoje apenas isso me faz acreditar
    que eu vou chegar contigo
    onde só chega quem não tem medo de naufragar".

    ResponderEliminar
  8. este fundo azul, do mar da nossa costa, reflete a sua alma, transparente e de todos, nesta sua hora de partida. Perguntei-lhe para onde ia, mesmo sabendo que não me responderia (pois quem sou eu para o saber, mas foi apenas para o seguir, nesta rota da net. Ficou bonito assim este seu blog que espero que continue.

    ResponderEliminar
  9. Caro Pe. António, após esta infinidade de comentários aos seus escritos, eu seu assíduo leitor, penso chegou a hora de lhe enviar, ainda que desta forma, algumas palavras amigas, solidárias e, particularmente, agradecidas.
    Na verdade, ao longo destes cinco anos fui um grande beneficiário do seu ministério sacerdotal. para ser mais verdadeiro, nestes últimos três anos, pois que ma havia afastado da Igreja há muito!
    Um dia, numa Eucaristia em que fui «por arrasto» o meu coração ficou inquieto e perturbado ao escutá-lo; o senhor falava de Deus, da Igreja, da fé, com um «brilho» e uma «paixão» diferentes que me deixou a mim mesmo diferente!
    Tornei a ir... e não mais o deixei de fazer. E comigo consegui levar a minha família. dois filhos de 22 e 27 anos, que até então eram absolutamente indiferentes à fé.
    Agradecemos-lhe profundamente esse seu ser sacerdote, essa sua postura na e como Igreja. E creia que não foi apenas a nossa família a regressar à casa do Pai. Muitos outros, que como nós, agora nos entimos tristes, desamparados... A nossa oração por si será a nossa recompensa pelo bem que a todos nós nos fez sem disso se aperceber.
    Creia que permanecerá sempre nas nossas vidas Pe. António. E deixe que faça minhas as palavras da jovem que lhe ofereceu um livro naquela noite de oração inesquecível a passada semana: «Ao Pe. António, o Padre que transformou a minha via»!

    ResponderEliminar
  10. Caro Padre António
    Disseram-me que o Padre António vai deixar a paróquia do Estoril.
    Fiquei com muita pena. Com o Padre António, a Paróquia do Estoril assumiu-se como verdadeira Igreja - com sentido interior e virada para o mundo. Sei que os jovens que tem acompanhado nunca o esquecerão. Por mim, agradeço pelo que fez pelo João (mesmo que ele agora ande um pouco afastado) e o que, sem saber, também fez por mim: foi nas suas Missas (a que o João me levou) que fui descobrindo, de uma nova forma, que há um encontro e um caminho com sentido. Embora por vezes me questione sobre o significado da vida o Padre António como que me abriu um "Livro", uma luz, que me ensinou que há um sentido de vida e uma salvação, que "Deus caritas est"... queira ou possa eu estar pronta para essa entrega...
    Obrigada pelo que fez pelo João e obrigada pelo que fez por mim (por vezes as pessoas não sabem como foram importantes para os outros).
    Até breve (sei que voltará... e que nunca partirá)

    ResponderEliminar
  11. Pe. António como tão bem nos ensinou a saber dizer : gosto de si, preciso muito de si.
    Foi das pessoas mais importantes na minha vida. Arrebatou o meu coração, levou-me a conhecer o que é estar perante uma pessoa verdadeiramente " apaixonada " por Deus, ver como leva a juventude a vibrar e sentir-se próxima de Jesus, fez-me sentir que fazia parte dessa família de jovens, da família Serparil. Ajudou-me imenso.
    Saiba que nos terá sempre no nosso coração, que rezaremos por si, pelo dom da sua fidelidade, entrega, santidade,e terá sempre a nossa cumplicidade e amizade podendo continuar sempre a contar connosco.

    ResponderEliminar
  12. pe. António como tão bem nos ensinou a saber dizer : gosto de si, preciso muito de si.
    Foi das pessoas mais importantes na minha vida. Arrebatou o meu coração, levou-me a conhecer o que é estar perante uma pessoa verdadeiramente " apaixonada " por Deus, ver como leva a juventude a vibrar e sentir-se próxima de Jesus, fez-me sentir que fazia parte dessa família de jovens, da família Serparil. Ajudou-me imenso.
    Saiba que nos terá sempre no nosso coração, que rezaremos por si, pelo dom da sua fidelidade, entrega, santidade,e terá sempre a nossa cumplicidade e amizade podendo continuar sempre a contar connosco.

    ResponderEliminar
  13. Penso que ninguém deveria sentir-se indiferente à saída precoce do Pe. António da nossa paróquia! O que aqui foi realizado e vivido nestes cinco anos no Estoril não têm comparação com nenhuma outra realidade. E vivo no Estoril há mais de 20 anos. Nunca a igreja se viu com tanta gente. nunca tantos jovens haviam aderido à igreja. a nível social a obra fala por si mesma. Não se pode ignorar o fim do bairro do fim do mundo e o nascimento da Boa Nova com tudo quanto isso significa. Aquela paixão por Cristo vivo em cada outro é escola de cristianismo que jamais alguém nos ensinará da mesma forma. A sua simplicidade, o seu amar ricos e pobres, conhecidos, colunáveis ou desconhecidos é algo invejável a muitos outros sacerdotes que bem deveriam ter outros comportamentos. Nunca seremos capazes, como Estoril, de lhe agradecer o suficiente Pe. António. Nunca. Perdoe-nos. E que Deus o abençoe sempre.

    ResponderEliminar

Web Analytics