segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Amigos, irmãos, corações que se dão"

Apetece-me falar da amizade; sinto uma necessidade interior, premente, quase como um fogo que arde bem cá no fundo de mim, desse sentimento nobre e difícil, grande e marcante, se vivido na radicalidade e na exigência, que é a amizade...
Falar daquele pulsar do coração que se sente mais forte, mais palpitante, mais cheio, quando estamos diante de alguém que parece nos complemente, com a sua presença e cumplicidade, com o seu sorriso e a sua simplicidade.
A amizade é sempre um dom de Deus, um bem do Alto. Porque quando existe ela brota e vive-se no santuário mais belo e mais profundo que possuímos: o coração. E se brota do coração puro, desinteressado, genuíno, gratuito, fiel, então só pode vir de Deus...
Agradeço-Lhe esse dom na minha vida, no meu ministério, pois que é factor determinante do que sou e de como sou. Olho e lembro e relembro rostos e histórias, momentos e "horas" irrepetíveis vividos com algumas pessoas que são parte de mim, que são história da minha história...
Como canta o poeta, são "gente que fica na história da gente" pois que os seus nomes permanecem e permanecerão para sempre gravados no meu coração. 
Amigos de "letra grande", corações que sabemos e sentimos poder com eles partilhar a verdade mais funda ou a banalidade mais superficial; amigos que nos aceitam, nos escutam, nos acolhem, como somos, ou seja, com defeitos e fragilidades, com pequenez e pecado, mas que nos dão a mão, nos dão o coração, nos dão a vida mesmo...
E é tão bom gostar de gostar daqueles a quem temos por amigos; é tão gratificante saber que somos cúmplices na vida e no caminho de alguém; é verdadeiramente único aquele momento em que não se precisa pronunciar uma palavra que seja e o outro percebe, entende, capta, em absoluto, aquilo que temos para dizer, para confidenciar, para partilhar...
A Amizade é uma excelente e bela tradução do amor humano. Ela é obra da acção dos corações, da necessidade que estes têm de se saberem e sentirem isolados, de se saberem e sentirem perdidos no mundo.
Um homem sem amigos é, simplesmente, um triste homem!
Porque não consegue experienciar a beleza da cumplicidade, da comunhão, da complementaridade, da unidade que tantas e tantas vezes se alcançam entre corações distintos mas irmãos, diferentes mas irmãos.
Nesta hora avançada da noite entrego a Deus nomes e corações concretos, histórias e vidas que são parte de mim... e bendigo, e agradeço essas vidas que Ele colocou no meu caminho...
Amigos que são irmãos, companheiros de viagem, solidários em sonhos e esperanças, irmanados no essencial: o coração.
E sorrio, e experimento a paz que é saber-se amigo, a alegria que é poder amar dessa forma pura, singela, gratuita, generosa, grande, gigante mesmo...
A cada um permaneça aqui definitivamente um abraço apertado, forte, que signifique gratidão pelo que são para mim...
Amo-vos muito. Muito mesmo, meus amigos, meus irmãos mais velhos ou mais novos...
Amo-vos muito, meus amigos, meus manos mais novos...

18 comentários:

  1. "A teu lado caminharei,
    junto a ti eu sempre estive
    "...

    E estarei!

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro "Jovem" Padre António

    Que belissimo texto sobre a amizade. Penso que todos nós seus paroquianos temos a certeza da sua amizade por nós todos. E acredito que o Padre António tenha em todos os seus Paroquinos também um amigo. Nunca nos vamos esquecer de si nem do muito que fez por nós todos. O que vale é que fica no Concelho, e uma ida a Carcavelos para o ver e matar saudades são 5 minutos.

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Padre António
    Não tenho palavras para descrever o que vai dentro do meu coração,gostava de dizer tanto ,mas tanto ...as lágrimas correm ...meu coração está muito triste pela ausência que se vai aproximando, como eu compreendo este sentir ,este partilhar de um coração que se dedicou com toda a Sua vida a todos nós.
    Padre António, será sempre para mim o irmão que eu nunca tive ao qual eu amo muito. meu coração tem tanto para falar ,mas não consigo neste momento dizer, apenas que os meus olhos não se afastam de ler todo este partilhar tão sentido. Bem haja muitas felicidades,um abraço da maior gratidão

    ResponderEliminar
  4. "Amigos,irmãos,corações que se dão"
    Que à para dizer num partilhar tão profundo onde o coração fala aquilo que sente,não calando os sentimentos mas sim exprimindo o Amor ,a amizade,a cumplicidade que só os corações puros que dedicam a Sua vida aos outros, sentem,fiquei tão emocionada e feliz por sentir isso mesmo e desejar devolver as mesmas palavras do fundo do meu coração.
    "Gente que fica na alma da gente"os sentimentos puros e profundos é algo que Deus nos concedeu difícil de explicar ,apenas se sente no fundo do nosso ser.
    Padre António bem haja por todo o carinho que nos dedica ,pode crer ama,mas também é muito amado por muita gente

    ResponderEliminar
  5. no comentario anterior, o do mano, faltava um :)

    ResponderEliminar
  6. Aprendendo a Amar
    Quando a dor do mundo ressoar na tua alma, quando o sofrimento da humanidade for mais preocupante que o teu próprio sofrimento,
    quando puderes sentir no coração o pedido de pão da criança órfã, sentir a angustia do doente terminal, num leito de hospital, estarás te aproximando do inicio do “caminho de dor da purificação”, aquele caminho, onde deverás carregar uma pesada cruz, que será de muitas lágrimas, solidão e tristezas sem fim, mas também de delicias porque estarás caminhando com Deus, e ao anjos serão teus companheiros diletos.
    Quando a pesada dor da humanidade tocar teu coração como o canto triste da cotovia para seu companheiro, quando sentires o melancólico pedido de ajuda da somatória da dor humana, e mesmo assim carregando tua cruz, por em teu ombro também a cruz do teu irmão, estarás te aproximando do caminho da santidade.
    Quando o grito da tua dor, ceder lugar para a desdita humana, e o eco rouco da solicitação da humanidade, fizer desaparecer o teu grito, aí sim estarás preparado para percorrer o estreito caminho do fio da navalha.
    O caminho iluminado é estrada de muitas dores, mas são dores redentores, aquela dor que é purificada pelas lágrimas que limpa o coração e lava a alma.
    A pobreza com Deus é riqueza de muitos bens, as lágrimas que redimem é remédio abençoado, que perfuma o coração com aromas de rosas e sândalo.
    Nunca te afastes da dor do teu irmão, porque estarás criando para ti um leito de lama e amanhã poderás conhecer as necessidades que te recusastes a socorrer, pela imprudência da tua indiferença, e muitas lágrimas serão necessárias para lavar a tua alma.
    Pondere antes de negar ajuda aos necessitados, poderás amanhã precisar de ajuda, se teu carma for maculado,ele afastará de ti toda ajuda que necessitares.
    Tua ajuda deve ser feita pelo seu bom coração, não pensando nas recompensas do céu, se assim procederes, o teu mérito será anulado pela tua ambição, e não será anotado no livro da vida!
    Sirva pela bondade do teu coração sem pensar em recompensas porque, este simples pensamento irá tirar o aroma de beleza do teu ato nobre.
    Sirva porque servir é da LEI. Se os teus bens são em abundancia, ame e ajude os mais necessitados, e eles estarão seguros, e prosperarão. Negue ajuda e o universo não te reconhecerá como parceiro, e poderás perder os teus bens, para aprender a lição da caridade!


    Nunca ignores ou desdenhe o sofrimento alheio, porque a roda da vida gira e amanhã poderás precisar do auxilio alheio e se não houver merecimento ele te será negado!

    De uma Irmã

    ResponderEliminar
  7. Prior, "Quem tem um Amigo tem um Tesouro" . Ele é de tal forma valioso que está sempre presente no seu coração e nas orações. Rejubila com as suas alegrias, sofre com as suas dores. Preocupa- se e está atento, ainda que à distância.
    Um Amigo é para sempre.

    A nossa Amizade é para sempre.
    JR

    ResponderEliminar
  8. Ah! Não pense se vai afastar dos seus amigos... Todas as vezes que pensamos em si - que são muitas - todas as vezes que rezamos por si - que são todas - estamos consigo e ainda mais do que o normal porque estamos consigo no Corpo de Jesus, já que foi essa a sua principal nota durante estes cinco anos: mostrar-nos Jesus e dar-nos a consciência de ser Jesus! :)
    Vamos estar muitas vezes juntos porque todos gostamos de momentos felizes e "nada é mais reconfortante do que pensar bem dos nossos amigos!"
    E como não vai estar por cá, vamos ter a oportunidade de pensar em si (estar consigo) só porque isso nos reconforta.
    Beijinhos e abracinhos

    ResponderEliminar
  9. Nem sei... nem comento!
    sempre profundo, sempre belo, sempre...

    ResponderEliminar
  10. Amizade, é dois corpos, uma só alma,é sintonia ,é sentir feliz com a felicidade do outro,sofrer pelo outro ,é como os frutos concedidos pelo Espírito Santo é alegria ,é Paz por ver que nos doamos e que só conseguimos ser felizes quando o outro o é.
    Padre António, obrigado por este sentir maravilhoso, que nos deixa muito felizes e só desejamos que seja muito feliz também e que Cristo nos conceda a Sua Graça a todos.
    Bem Haja,por tudo.

    ResponderEliminar
  11. A letra de uma canção que eu ouvi dizia:

    A terra precisa da chuva
    a rosa precisa de espinho
    ninguém pode existir neste mundo
    vivendo sozinho

    Um amigo é uma jóia rara
    não se encontra em qualquer lugar
    é um tesouro guardado na alma
    de quem sabe amar...

    Alegria quando é para sorrir
    na tristeza quando é para chorar
    um amigo é a força que leva você a lutar
    no momento em que a solidão
    faz silêncio no seu coração
    sempre existe um amigo trazendo
    carinho nas mãos...

    Somos amigos para valer
    amigos sempre vamos ser
    e entre nós não pode haver nenhum perigo
    Somos Amigos para valer
    Para toda a vida até morrer
    e quem dúvida pode ver
    SOMOS AMIGOS...

    Não à distância para a amizade,estará sempre connosco
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  12. Sim,é verdade, não há distância nem tempo para a Amizade.

    A distância pode ser só física.

    Gosto muito do poema.

    JR

    ResponderEliminar
  13. Fundo lindo!
    O Pontão do Tamariz,Piscina Oceânica,o mar ,as ondas a Natureza e Deus criador.
    Fechar os olhos e sonhar ,deixando voar o pensamento.
    Lindo!

    ResponderEliminar
  14. Jesus perguntou «tu amas-me»
    Sim eu amo-te Senhor Jesus com toda a minha vida,porque eu sou um grão de areia num areal como tantos outros,mas TU Senhor me encontras-te e me tens aqui,agora,Como foi? simples apesar do imenso areal ,TU nos conheces a todos e sabias que o meu coração precisava de Ti e me mandas-te um coração bom, para que eu olhasse para Vós com toda a minha vida ,entrega e amor.
    Padre António,Bem haja

    ResponderEliminar
  15. Bem haja Padre António, por tudo o que fez por nós durante estes breves, brevíssimos 5 anos de comunhão, paz, Amor, dedicação e tudo.....

    O meu obrigada e estará para sempre no meu coração e como alguém disse, Carcavelos fica só a 5 mns.

    ResponderEliminar
  16. "Saudade" muita saudade,cada vez mais...pensava que com o tempo tudo passava...mas não é bem assim,fica um aperto no coração,algo que não se explica..."Saudade"

    ResponderEliminar
  17. Quando a distância,a ausência começa a pesar, a saudade a bater,a faltar a Palavra de Deus, pelas Suas palavras, que nos fazem realmente meditar e procurar Jesus,invade-me uma sensação de perda muito forte e ao ler todo este partilhar me devolve um pouco a serenidade, e Jesus fica bem mais perto de mim.

    ResponderEliminar

Web Analytics