quarta-feira, 25 de maio de 2011

"Em toda a parte!"

"A distância é um fogo
Onde vou chegar
Num abraço fechado
Para te levar

Por campos abertos
Por onde puder
Levar-te por dentro
Pra não te perder
Nem com mil tormentas
Que arrasem o mundo


Em qualquer lado
Onde quer que eu vá
Levo no corpo o desejo
De te abraçar
Em toda a parte
Onde quer que o sonho me leve
Hei-de lembrar-me de ti

Por outros caminhos
Hei-de vaguear
Num abraço fechado
Para te levar
E há uma canção
Que um dia aprendi
Eu hei-de cantá-la
A pensar em ti

Em qualquer lado
Onde quer que eu vá
Levo no corpo o desejo
De te abraçar
Em toda a parte
Onde quer que o sonho me leve
Hei-de lembra-me de ti".

Sempre, em toda a parte, por onde o sonho me levar, a obdiência me colocar, a coragem de enviar, hei-de lembrar-me de ti!
Porque a vida é sempre uma viagem, porque a pertença a Deus nos impele de forma permanente à aventura, resta, permanece, o laço do coração alicerçado na verdade e na vida partilhada; por campos abertos, em paragens próximas ou mais longínquas, em terras sempre morada de Deus, onde os homens anseiam a eternidade, haverá sempre, oh Estoril, um abraço fechado para te levar... porque há uma canção que um dia aprendi e hei-de cantá-la a pensar em ti: "Só por Ti, Jesus, quero-me consumir... só por Ti, Jesus, quero-me derramar... só por Ti, Jesus, quero-me entregar..."!
Sim, por onde andar, eu hei-de cantá-la a pensar em ti...
Pensarei e sentirei a tua saudade, meu Estoril; esse paredão palmilhado incontáveis vezes, muitas e muitas de Terço na mão; outras tantas escutando e absolvendo o pecado dos teus filhos; o teu mar, ora sereno, ora agitado, lembrando a nossa própria existência; o horizonte sem fim que recordava sempre a infinitude do amor do Pai sobre ti, meu Estoril que aprendi a amar pela beleza de tantos dos teus filhos...
Chegou a hora: "por outros caminhos hei-de vaguear..."como afirma a canção! Mas crê, mas lembra-me e relembra-me, Estoril, da promessa que te faço: haverá sempre um abraço fechado, apertado, cúmplice, agradecido, para te levar... Sempre, porque foste casa, mãe, ternura, sonho, canção, cansaço, liberdade, esforço, dedicação, entrega, vida veradeira...
"A distância é um fogo" que arde, que queima, que doi. Não nos iludamos. Mas é também razão de encontro e de reencontro; é vontade de fidelidade e de verdade, de sublinhar e coração e de universalidade de missão.
Estoril, meu Estoril, sabes que te amei, que te servi, que me entreguei. Parafraseando o Evangelho, digo-te: «Estoril, tu sabes tudo, tu bem sabes que te amo»! E porque te amo, parto nesta certeza de que o amor entre nós vivido será semente de amor a nascer e a renascer em outros corações que também dele possam precisar... um amor de gente outra que me ajudará a chegar ao Céu, como tu, Estoril, me apontaste o caminho do Alto...

22 comentários:

  1. Pensarei e sentirei sempre a falta do meu Prior.

    ResponderEliminar
  2. Pe. António
    Obrigada
    Obrigada pela luz que nos dá e aponta a cada um de nós o "caminho"
    Obrigada por estreitar a porta e nos encaminhar para a única estrada da vida, a da "verdade"
    Obrigada por todas as palavras que em muitos domingos pareciam ter sido apenas para mim, como se mais ninguém ali estivesse
    Obrigada também pelas palavras mais incómodas, que em muitos dias abanaram as nossas consciências
    Obrigada.
    Como fora de elevada gratidão, todos os dias estará nas minhas orações e obviamente no meu coração.

    ResponderEliminar
  3. "Em toda a parte "
    Padre António
    Esse fogo que arde em Si nesse coração todo de Deus, nunca se apagará ,a raiz é profunda e irá contagiar,acender o lume a outros corações sequiosos de Vós Senhor.
    Sinto-me muito,muito feliz ,por este tempo que esteve entre nós,mas sei que irá fazer felizes outros corações que o vão aguardar com ansiedade e expectativa.
    Não me vou esquecer de SI Padre António ,continuará sempre na minha oração pedindo muito Paz,serenidade para um coração humano que chora,sorri e ama e tudo na vida vai deixando por Jesus Cristo e por nós que muitas vezes somos injustos e nem percebemos as emoções que brotam nesse olhar profundo e humano, todo de Deus.
    Bem haja .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me vou esquecer de SI, mesmo!a ausência da presença física,da Palavra de Deus que nos era transmitida com ardor,com muito amor, com fé ,com certeza,um olhar profundo que nos fazia olharmos para dentro de nós, e procurarmos Deus em nós,se realmente ELE estava em nós,nos desinstalava,nos mostrava o caminho, e nos mostrava que não era passar ao lado com tudo suavizado.
      Continuo a dizer "Não me vou esquecer de Si"

      Eliminar
  4. Por onde passa deixa marca! deixa aroma... deixa a imagem de uma IGREJA amada, de braços abertos, de um Cristo exigente e amoroso, de uma radicalidade de vida e de um testemunho fervoroso...
    É assim que me sinto: interpelado constantemente por Deus e pela Igreja. Há caminhos que se percorrem, vagueiam,choram, encantam... mas a certeza de um encontro! Nesse encontro com os outros, encontramos o verdadeiro Cristo em rostos e vidas, por exemplo a tua, da qual nesse abraço apertado não quero deixar fugir.
    Histórias e Sonhos que se concretizam num sorriso, numa escuta, num abraço... Aqui ou Acolá... porque a verdadeira Amizade, a Verdadeira Cumplicidade não se compadecem de paroquialismos... por isso quero ser o teu escudo, quero ser a tua retaguarda...
    Estarei aqui...

    ResponderEliminar
  5. Foi no CPM de Janeiro de 2011 que sem querer se cruzou no nosso caminho... como por magia abençoada, Jesus voltou a entrar na minha vida e agora tb na do meu marido de uma forma doce e tão pura... tudo isso pq nas poucas horas que o senhor padre esteve ali, sentimos algo diferente que nos fez querer voltar. Desde essa altura a Boa Nova passou a ser o local onde nos re-encontramos com Jesus através das palavras do Padre António. Foi com lágrimas que deixámos a Boa Nova no Domingo passado... Queria muito que a filha que trago na barriga e que em breve nascerá, tivesse o previlégio de entrar na familia de Deus através de um baptismo presidido por si... mas pelos vistos não será possivel ter essa benção! Só queria deixar um OBRIGADO a si e a Ele...e este obrigado eu digo-o todos os dias nas minhas orações.Ana&Ricardo.

    ResponderEliminar
  6. Ana e Ricardo terei todo o gosto e amor em presidir oa baptismo da vossa filha. Bastará combinarmos. Aliás, faço questão nisso meus amigos... Fico à espera que me contactem, ok?
    Pe. António

    ResponderEliminar
  7. Pe. António, antes de deixar Fátima, daqui a umas horas, entrego-o, mais uma vez, a Nossa Senhora; a Ela confio a sua caminhada. Ainda no Estoril, daqui a uns meses onde quer que seja...
    Doi saber que parte, mas consola saber que, para o coração, (se quisermos) não há distãncia.

    "Ó Senhor minha, ó minha Mãe,
    eu o entrego todo a Vós...
    "

    ResponderEliminar
  8. Uma vez mais...! Como um novo grão de pólen que viaja para "toda a parte" sem que de si dependa directamente o pousar. Mas a missão do grão de pólen é fecundar! Permita-me que olhe para si como um grão de pólen: pequeno, simples, natural, mas que transporta a grandeza de uma vida nova que quer fazer nascer! E sem dúvida que é a Vida Nova de Deus! Um Deus que quer entrar noutros corações e fecundá-los com o aroma perfumado do Espírito de Amor!
    ... Como canta Mafalda Veiga noutra canção, "Eles sentaram-me à mesa do medo"... um 'medo' não de cobardia, mas de espanto! Espanto pelos desafios que a Igreja lança aos seus filhos amados nas missões que lhes confia. Mas, como 'reza' ainda essa canção, "Virei-me por dentro até despertar"! Despertar para o sonho da Igreja como civilização do Amor! Despertar para o grito na Cruz 'Pai em Vossas mãos entrego o meu espírito', a minha vida! Despertar para a Santidade trilhada e vivida por Beatos que nos são próximos! Despertar para um Alerta do coração que repete a entrega!

    ... despertar... para uma distância que não é distância!, pois, no CAMINHO DO AMOR, os corações permanecem entrelaçados e cúmplices, com os olhos postos na Fonte - Jesus Cristo, Nosso Senhor!

    ResponderEliminar
  9. é assim...

    actos e gestos que jamais se esquecem. Olhos nos olhos e coração a coração, vão passando dias, meses e anos.. mas nunca esquecendo a Amizade, a Unidade que nos une... a lágrima que corre pela gratidão imensa que jamais conseguirei pagar ou esquecer...
    como te amo, meu Pai (permite que te trate assim, porque é o que sinto!)
    Sei, tenho a certeza que irás ser muito muito feliz... há quem espere por ti, precise de ti...
    encontrarás certamente a Luz, porque essa brilha em ti.
    ass: Eu

    ResponderEliminar
  10. Caro Padre António,

    Infelizmente e no seguimento de um acidente quando ia a pé para Fátima, fui forçado a ficar em casa durante 17 dias. E foi com a maior tristeza, que no Domingo passado quando Minha Mulher e minha Filha chegaram a casa, vindas da Missa das 19h30m na Boa Nova, tomei conhecimento da sua partida. Já? Parece que foi ontem que assisti à sua 1ª Missa como novo Prior que teve lugar no Ginásio dos Salesianos. Sei que no próximo Domingo ainda aí estará e conto ir despedir-me pessoalmente e ouvi-lo chamar-me " Jovem " como é seu hábito. Onde vai ser colocado? Espero que perto embora para os amigos não existam distâncias. Peço a Deus Nosso Senhor e à Sua Mãe Maria Santissima que o tenham sempre na Sua Santa Guarda.

    Um abraço amigo


    José Tomaz de Mello Breyner

    ResponderEliminar
  11. "Em toda a parte"
    "Sentir de Pastor"
    "Caminharei bem ao vosso lado" e depois será? será?
    O Pastor do amor de Cristo ...O Pastor de todos...Pensar em vós...quem sabe ...nunca nos deixe...isso é que não,nunca.
    Porque já tem muitos no coração e também nos leva a nós todos em família ,perto ,longe,que importa,todos em conjunto porque o amor e o que está no coração é que conta somos todos de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

    ResponderEliminar
  12. Foi uma dávida de Deus um dia nos termos encontrado. Acredito que foi Dele esse desejo e por isso deixou em mim, marca tão inequívoca.
    As pessoas tendem a viver o sentimento egoísta de tentar preservar junto delas as pessoas de que gostam. O sentimento de vazio e de perda que agora sinto, faz-me sangrar a alma .... mas um dia a sofrida ferida passará a cicatriz e esta fará questão de me recordar um homem com um DOM extraordinário que com a sua admirável Fé e Paixão arrebatadoura, ajudou os "seus rebanhos" a encontrar o trilho da esperança e do amor, nesta tão difícil como exigente caminhada para Jesus. Quis Deus que fosse "pregar para outra freguesia" e Ele sabe o que faz !!! Obrigado por tudo, Padre António!!! Obrigado meu Amigo!!! Até sempre... até já!!!

    ResponderEliminar
  13. Prior, todos estes testemunhos fazem ressonãncia no meu, no nosso(meu e do João) corção e recordamos, revivemos com nostalgia outros tempos e o que sentimos quando partiu. Os sentimentos são os mesmos, com a graça de Deus.

    Só conseguimos dizer - Louvado seja Deus por tanto Amor partilhado!

    Graças a Deus que é Diferente,Único, e por haver tantos que reconhecem a sua Grandeza enquanto homem, enquanto sacerdote.

    Sempre seus

    João e Rose

    ResponderEliminar
  14. Que alegria sentimos aos ler ao sua resposta...
    Eternamente gratos,
    Ana & Ricardo

    ResponderEliminar
  15. As 3 coisas que mais gosto*O Mundo*As Pessoas*e o Destino*...O Mundo*poque vives nele.*As pessoas porques tu és uma delas.E o destino*porque nos fez Amigos!.Vives ,Choras,Amas entregas-te a Deus todos os dias como se fosse o ùltimo da tua vida bem hajas deixas sempre as tuas marcas por onde passas não precisas de placas ou bustos as proprias pedras vão chorar a tua ausencia o Estoril ainda não sabe o que perdeu

    ResponderEliminar
  16. meu querido tp , parece que foi ontem que nos conhecemos , mas já lá vão uns anos ... nunca me vou esquecer das coisas que me ensinou , como me mostrou o caminho , como me ensinou a olhar a Deus . e que saudades que eu vou ter daquele sopro leve dos montes alentejanos , ou da alegria que sentia naquelas eternas caminhadas , como isso me marcou , muito por sua culpa . sei que só vai daqui a uns meses , mas a saudade já aperta. espero que madrid se torne em mais um momento fantástico nas nossas vidas , na incessante procura duma melhor relação com Deus e com Nossa Senhora , a pegar fogo ao mundo .... vat

    ResponderEliminar
  17. " A distância é um fogo" ,que arde ,que dói e é isso que vai acontecer ...está a acontecer...demais... Esse olhar e a Palavra do Evangelho, que nos transmite com tanto amor.
    Padre António quando está perante o altar é todo de Jesus Cristo,nós estamos com Deus e conseguimos leva-LO para nossas vidas,dentro do coração.
    Sinto que Jesus habita em meu coração, mas "preciso de SI".

    ResponderEliminar
  18. "A distância é um fogo" que dói até ao fundo da alma,queima... ao mesmo tempo sentir que está feliz,que o Seu sorriso está de volta,que as sementes estão a germinar,me deixa mais serena...felizes os que ouvem e acolhem a Palavra de Deus por SEUS lábios e a conseguem assimilar,abrindo os seus corações,porque estão a descobrir o caminho do céu...saudade,fecho os olhos e ouço Suas palavras muitas vezes.
    Sr.Prior bem haja

    ResponderEliminar
  19. "A distância é um fogo" que consome,vai consumindo,doendo...é um sentir indescritível quando não podemos partilhar tanta Eucaristia...e mais vivências,sabemos que a amizade,o coração são sentimentos que perduram,que ficam bem cá dentro,mas...não sei dizer mais nada,apenas que LHE desejo o melhor do mundo,que tudo seja sempre concretizado consoante os Seus anseios.
    SR.Prior bem Haja

    ResponderEliminar

Web Analytics