domingo, 8 de maio de 2011

"Deus é assim"!

Olhos impedidos de ver, recconhecer, encontrar Jesus Ressuscitado!
Esta é a realidade narrada no Evangelho de hoje; homens que haviam privado com o Mestre, que O tinham ouvido e visto, que se teriam maravilhado com os Seus gestos e palavras, sinais e milagres; homens, afinal, incapazes de acreditar que em Jesus Crucificado se manifestaria a salvação de todos os homens!
«Homens lentos de espírito» porque, afinal, apesar de discípulos, apesar desse privar com o Senhor, apesar dessa aproximação com Deus, não acreditavam verdadeiramente na Sua missão, palavra, vida!...
Na verdade, ao seu jeito, buscavam um Messias que se conformasse aos seus critérios meramente humanos; anseavam um Salvador que se coadunasse às suas formas deformadas e enviusadas de entender o Reino de Deus; procuravam uma glória e um poder religioso alicerçados na força, na opulência, na majestade, na espectacularidade... porém, Jesus havia escolhido o mistério da Paixão, Morte e Crucificação!
«Esperávamos que fosse Ele quem viria restaurar Israel... mas este é já o terceiro dia..."!
Desilusão, frustração, angústia, tristeza, abandono, nostalgia, não-sentido, eis o que experienciam os corações dos discípulos que privam com Deus mas n'Ele não acreditam verdadeira e profundamente!
Na verdade, quando a Igreja, nós mesmos, teimamos num Deus, numa Salvação, numa Igreja, à nossa imagem e semelhança, conseguimos apenas o «frio» do coração e a tristeza da alma! Sempre que os nossos critérios e vontades humanas ousam prevalecer sobre a forma sempre paradoxal - porque com as marcas e os traços da Cruz - havemos de «desaguar» em espiritualidade e piedade, em religião e crença sem Deus!
O drama dos discípulos de Emáus é o nosso drama! A não aceitação da vontade de Deus, da Sua Palavra, dos Seus caminhos, conseguem demasiadas vezes que andemos nas coisas de Deus sem que Ele esteja presente!
Jesus esclarece os discípulos que para entrar na glória havia de passar pelo mistério da Paixão!
Fugir da Cruz, evitar o lava-pés, desviar a vida do serviço e da disponibilidade, menosprezar a caridade e a generosidade, ocultar o Lado aberto do Senhor, esconder-se da «outra face oferecida» do tocar os leprosos e os coxos, etc., será sempre edificar um grupo, uma elite, um clã, mas jamais a Igreja de Cristo e de Cristo Ressuscitado!
Muitos dos nossos fracassos aconetecem precisamente porque pomos a tónica dos nossos esforços e da nossa fé, da enossa entrega e da nossa disponibilidade em caminhos por onde Deus não passa! A evangelização não pode não comportar em si as marcas da Paixão, os sinais dos cravos, o Lado aberto do Redentor!
Ninguém pode ou consegue, com credibilidade, falar de Jesus sem falar, apresentar e oferecer o único tesouro que a Igreja possui: a Cruz! E nela, Deus Crucificado!
Só esse é o caminho. Só esse pode ser o caminho que leva à vida... apenas dessa forma conseguiremos um olhar desimpedido para reconhecer o verdadeiro Deus!
Porque Deus é assim!

5 comentários:

  1. "Deus é assim"
    Encontrou-me,mostrou-me que a vida se faz pela luta ,pelo enfrentar,pela Cruz,e tudo muda, nosso coração fica cheio de Sua Graça, com força ,amor para viver a nossa vida sempre no SEU caminho com muita fé e uma chama,um ardor, que não tem fim ,nem se apaga.
    É difícil de descrever, mas sente-se no mais fundo do coração
    Padre António Bem haja

    ResponderEliminar
  2. "Deus é assim " quando nós pensamos que a vida que nós temos é a ideal,tudo corre um pouco ao acaso e que temos a vida na mão, aí Deus nos desvenda os olhos e nós conseguimos sentir aquele inquietação do contente,descontente ,onde só nos sentimos bem quando saciados na SUA «Fonte»e começa a ser o eixo,o centro de tudo na nossa vida e,tudo muda ,porque Deus é assim.
    Senhor Jesus,minha vida é vossa e estou pronta a fazer a Vossa vontade ,todos os dias peço para que me mostre o caminho para O seguir.

    ResponderEliminar
  3. Padre António
    Aceito o desafio ,não só por esta manhã,mas mais...até ao limite... com o pensamento em Cristo, para que consiga sempre discernir entre o que devo fazer ou não fazer.. .parar...ás vezes o difícil é parar... pensar estou a magoar alguém.
    Abandonar o egoísmo ,o orgulho e o medo de viver,confiar no Senhor entregar_LHE a nossa vida e amar como ELE nos ama.

    ResponderEliminar
  4. "Deus é assim"
    Os pensamentos e os caminhos de Deus são acima dos nossos ,como o Céu acima da terra.
    Quando nós procuramos as glórias do mundo estamos muito fora do caminho do Senhor ,porque o mundo não tem glórias, tem ilusões .
    A Glória é toda do Senhor e só com humildade e amor ao próximo nós podemos compreender e caminhar para a Santidade como sempre nos pede o nosso Prior.

    ResponderEliminar

Web Analytics