domingo, 1 de maio de 2011

"Cada dia. Todos os dias"

"Eu só queria conhecer
o homem que se deu
de alma e coração
Eu só queria agradecer
e dar-lhe a conhecer a minha gratidão

Do seu rosto que fitei
Jamais esquecerei
A paz que ele irradia
A minh'alma estremeceu
Sentindo o amor de Deus
Com que ele nos contagia

Foi então que percebi
que tudo o que senti
na luz daquele sorriso
era novo para mim
e deve ser assim
 a paz do paraíso

Do seu rosto que fitei
jamais esquecerei
a paz que ele irradia
a minh'alma estremeceu
sentindo o amor de Deus
com que ele nos contagia".

Quantas vezes «cantei» - e canto - sozinho, no meu silêncio, esta minha gratidão! Sempre incompleta, sempre inacabada, sempre insuficientemente manifestada, indizível até...
Hoje, no dia da Beatificação do Papa João Paulo II penso ser natural esta comoção, esta alegria bem interior, esta lágrima teimosa que desce pelo meu rosto...
Recordar aquele dia, aquele momento, aquele segundo em que «a minh'alma estremeceu» ao ver aquele homem vestido de branco, falar como nunca ninguém até então o tinha feito, de Jesus, o Senhor, desconhecido do meu coração, da minha história , da minha vida...
Um «segundo» bastou para inquietar definitivamente todo o meu ser; um «segundo» foi o suficiente para transfigurar uma vida inteira!
Aquele homem que fitei, aquele homem que escutei, aquele homem que toquei, aquele homem que amei, aquele homem que segui, agora proposto oficialmente como modelo de santidade, de caminho e de exemplo a seguir para sermos de Deus em Jesus Cristo!

"Tu foste o reanascer da esperança
tu foste o renascer de mim
sem resistir
eu tinha de te seguir
e encher meu coração
na inquietação
que foste tu!"

Bendita e poderosa inquietação!
Feliz e fecunda provocação!
Abençoado e bem-aventurado desafio proclamado e proposto naquela tarde insesquecível daquele Maio de 1982!
Tudo mudou, tudo se transfigurou, tudo se alterou...
E uma estrada nova comecei a percorrer; um caminho outro, imenso, eterno, se abriu dinate de mim... E, com avanços e recuos, com quedas e fidelidades, fui sendo chamado a proclamar a Boa Nova da esperança, da vida e da paz...
Por isso mesmo, por isso tudo «eu só queria agradecer»...
E agradeço. Cada dia. Todos os dias...

10 comentários:

  1. Que dia, este! Especial, fabuloso, repleto de Glória, de Amor! Quanta emoção e saudade, meu Deus?! De João Paulo II...e de ti! E o Santo Padre ainda está bem vivo em nós. Deixou-nos memórias quase inenarráveis, de tão arrebatadoras que são, mas também nos deixou homens como tu, que todos os dias nos refrescam com incomensurável entrega, que todos os dias nos recordam o poder do Amor e das palavras que o Santo Padre nos deixou! Hoje, neste dia tão extraordinário, quase um ano depois de ter redigido uma mensagem no teu blog "Sentir de Pastor", tenho alguma dificuldade em perceber como pude deixar passar tanto tempo sem te rever. Respondeste-me por e-mail, pouco tempo depois, enviei-te umas fotos e mais tarde percebi que poderias não as ter recebido. O Daniel Lima explicou-me as razões. Passado quase um ano, volto a ouvir-te…desta feita, entrevistado pela Cecília. De tanta coisa a destacar das tuas palavras, aponto isto, quando lhe disseste: “(…) Eu não consigo nada. Deus consegue, Deus consegue!” Deus consegue, António, sem qualquer dúvida! Mas tu também! O teu testemunho no Hoje, perante milhares, conseguiu, de modo tão simples, explicar quase tudo. É o mistério da Fé. Eu creio em Deus, e uma das razões para o meu crer é, precisamente, porque tu consegues…e muito, em prol de tantos! Transmites placidez, esperança, carinho, clareza de espírito; transferes tudo o que o dia de hoje celebra, mostra e dá! Obrigado, meu bom amigo! Obrigado, João Paulo II !

    ResponderEliminar
  2. "Cada dia.Todos os dias"
    Eu agradeço a Deus, o nós termos encontrado em nossas vidas o nosso querido e saudoso João Paulo II,que tanto nos marcou e continua a marcar,SEU olhar terno ,Suas Palavras meigas, transparecendo em todo o Seu ser, o amor que lhe enchia todo o Seu viver.
    Arrebatou muitos corações, assim como o do nosso querido Prior , eu ao ler as Suas Palavras,minha alma estremece,meus olhos choram, meu coração não consegue descrever o que lhe vai dentro.
    Obrigado, Jesus ,por nos dares nesta vida, estes corações cheios de TI, em que transparece a TUA LUZ, para nos guiar até Vós Senhor.
    Padre António, neste dia tão especial,desejo-lhe de todo o coração que essa tarde de Maio,esse olhar cruzado ao chamamento de DEUS,que lhe deu um novo caminho de amor a Cristo LHE encha sempre a vida ,o coração de amor e Felicidade . BEM haja, um abraço amigo,no que precisar aqui estou.

    ResponderEliminar
  3. "Eu só queria agradecer
    e dar-lhe a conhecer a minha gratidão
    "
    Obrigada, Deus... obrigada, Pe. António... :)

    ResponderEliminar
  4. Para mim João Paulo II é o Papa "desconhecido", porque não cheguei a vivenciar com ele a Fé enquanto era vivo. Hoje leio, aprendo e tento perceber quem era este Homem que se tornou Beato, que se tornou estrela no céu e as lágrimas correm... não por tristeza nem por alegria, mas sim por fé, por testemunho, por exemplo daquele homem tão humano quanto um de nós mas com uma fé que arrebata o mais duro dos corações.
    Aquele seu olhar consigo o vê-lo em ti meu amigo ontem naquela entrevista recordei-me daquele dia em que te vi pela primeira vez, daquele dia em que o teu olhar me tocou, não foram as palavras que me demoveram, foi o teu olhar que todos os dias recordo com um arrepio na espinha.
    Mudou muita coisa é verdade, mas isto é apenas o inicio ainda falta mudar muito, e para isso conto contigo e com esse teu olhar verdadeiro que arrebata.
    Se Karol Wojtyla não te tivesse mudado a tua vida e não fosses hoje pastor não sei se onde estaria eu agora.
    Obrigado JP II! Obrigado TP(oderoso)!

    ResponderEliminar
  5. Foi um coração grande e generoso que inquietou o coração do Pe. António. E ele aprendeu os caminhos que levam a Deus ao viver de forma tão intensa o Evangelho que nos prega. João Paulo II foi enviado por Deus a chamar este coração de pastor incansável, cuja predileccção pelos jovens é clara e fundamental. Dou graças a Deus por ver a minha igreja cheia de jovens; pena tenho de na minha juventude não ter encontrado um padre assim, todo de Deus, todo dos jovens, todo da Igreja. Que Deus sempre o abençoe e que as desilusões e os cansaços de se ser de Deus jamais parem esse «vulcão» de amor e de entrega que é o nosso Prior. Que a sua simplicidade, a sua descrição, o seu silêncio despojado nos ensinem sempre mais a chegar ao Céu.

    ResponderEliminar
  6. Nunca agradeceremos suficientemente as graças concedidas por Deus através de João Paulo II. Sendo que uma delas é o sacerdócio do Pe. António. Nunca palavras humanas conseguirão exprimir a gratidão da fé, da alma, do coração. Nunca conseguiremos dizer ao nosso Prior a maravilha do seu Sim a Deus hoje continuado nos sins permanentes das nossas vidas.
    Por isso mesmo, a única palavra que poderá traduzir aquilo que sentimos ao olhá-lo, seguidor do «Homem vestido de branco» como lhe chama: OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  7. Ao percorrer o teclado, pensei,tantos...tantos... corações agradecidos, Senhor Jesus, por nos concederes estes corações maravilhosos... todos Teus... para nos transmitir o amor ,a vossa Palavra e nos levar até Vós,corações que actuam, transformam e levam-nos a viver uma vida nova,de consciência e amor,a viver um pouco de Céu na terra.
    Que bom seria, que muitos mais se deixassem seduzir por este amor,se abrissem e experimentassem a maravilha,a Paz,o amor,toda a nossa vida muda ... as amarras caem e a verdadeira liberdade, a de Cristo, entra em nossos corações.
    Pe. António ,bem haja,pela Sua presença em nossas vidas, um bom dia.

    ResponderEliminar
  8. Padre António, o seu testemunho de Fé, de Amor e dedicação ao próximo a partir da Palavra de Cristo é, para nós que temos a felicidade de o escutar e ler, um verdadeiro bálsamo para a dureza do dia a dia, para as dificuldades que se cruzam no nosso caminho. Como o tempo é finito, não pode, nem nunca poderá, escutar cada um de nós. Porém, cá estamos, e, garanto-lhe que conseguimos ouvir o seu Coração pleno de esperança e confiança de que, por Cristo e em Cristo, o Caminho se fará e a Ressurreição virá para todos um dia ! Na eternidade, como hoje, todos seremos poucos para bendizer o Nome de Jesus. Agradeço ao Santo Padre João Paulo II, ter conseguido chamar á Fé alguém que estava tão longe, mas é tão precioso. A minha esperança é de que permaneça connosco durante muitos e muitos Anos. Bem haja!

    ResponderEliminar
  9. Padre António
    Quantas vezes já tentei escrever e não consigo terminar, porque não tenho na minha alma palavras que descreva a emoção de O ouvir falar do nosso saudoso «Homem vestido de branco».
    Com palavras emocionadas ,lágrimas contidas, saudades e todo o descrever de uma vida, de uma alma com muito amor,dedicação entrega a Jesus Cristo.
    Jovens,menos jovens ,como resistir ao brilhar de uns olhos tão brilhantes de amor um amor intenso, quando nos dá a Palavra,e a Hóstia Consagrada.

    ResponderEliminar
  10. A minha Igreja está vazia de jovens. Uma tristeza nunca vem só. Tb sou da geração tocada por JPII. Que ele continue a ser pescador de homens

    ResponderEliminar

Web Analytics