segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Sepulcro vazio e sepulcros cheios"

Na manhã gloriosa e bendita da Páscoa, os discípulos, informados pelas mulheres, correm ao sepulcro e descobrem-no vazio! Aquele que tinham matado, Aquele que haviam intentado calar para sempre, Aquele que incomodava os instalados e adormecidos, a Quem haviam condenado à morte infame de Cruz, tinha Ressuscitado para oferecer a Sua vida e a Sua paz a quantos se haviam decidido a «morrer» com Ele para o «homem-velho» com todos os seus trajes de mentira e opulência, de vaidade e de orgulho, de ciúme e de inveja, de maledicência e apatia, de avareza e auto-suficiência para assumirem as vestes novas da verdade e da reconciliação, da pureza e da disponibilidade, da pobreza e do amor incondicional.
Na manhã gloriosa da Páscoa percebe-se a vitória definitiva da morte nas suas tantas e diversificadas traduções de cada tempo da História; na Páscoa ergue-se, para sempre, a eloquência do Evangelho e morre, para sempre, toda a tentativa de implantação e vitória dos «venenos» cuspidos de dentro de demasiados corações!
Páscoa que será sempre «tarefa inacabada», missão a cumprir, até que todos os corações humanos pulsem ao jeito do Ressuscitado; Páscoa é apelo a que os corações transfigurados em sepulcros ainda cheios de teimosia e «lixo» espiritual, social, existencial, se deixem esvaziar pela força da morte de Cristo e da Sua Ressurreição!
Porque somos livres, podemos ou não, celebrar na verdade a Páscoa de Jesus de Nazaré; podemos sempre optar por entoar «Glórias» e «Aleluias» e permanecer "túmulos caiados de branco por fora e cheios de podridão por dentro"!

Podemos falar, proclamar, pregar, o sepulcro vazio e permenecer sepulcros cheios de ociosidade, de orgulhos vãos, de falsidades e mentiras espiritualizadas!
Podemos rir e sorrir «gritando» a beleza do sepulcro vazio do Senhor e continuar sepulcros cheios de incredulidade da radicalidade e exigência evangélicas, antes predispostos e disponíveis para o fácil, o cómodo, a indiferença, a rotina, a obstinação do coração!

Aos discípulos de Emaús ardia-lhes o coração bem por dentro ao deixarem-se encontrar pelo Divino Peregrino que com eles Se põe a caminho...
A nós urge acontecer esse ardor e esse arder; importa correr, como eles, de regresso a «Jerusalém», à vida verdadeira, à fé consciente, à Páscoa da vida concreta...

De sepulcros cheios de «nada» e de «lixo» é tudo o que o mundo não precisa!
Ousemos «aspirar às coisas do Alto» neste Tempo Pascal que nos é agora dado viver. Seja a fecundidade espiritual própria deste Tempo a ter e revelar os traços da verdade e do empenhamento, da lucidez e da humildade, do bom senso e da gratuidade... para que o mundo creia na força indestrutível do sepulcro vazio do Senhor Jesus...

8 comentários:

  1. Senhor Jesus eu vou abraçar o desafio, de amar como Tu nos amas,com uma vida nova de tolerância e amor ,esquecendo o egoísmo e incompreensão,minuto a minuto,olhando para o Céu e pensar se Te estou a magoar ,porque aquilo que eu mais desejo, é ter a minha vida em vós, Senhor,esvaziar o sepulcro(coração) de nadas e enche-lo de Vós.
    Sinto-me a pessoa mais feliz e pequenina perante tanto amor, que o nosso Prior, com a Sua vida expressa por Vós Senhor,como eu Vos louvo o ELE estar conosco ,para nos mostrar o TEU caminho Senhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ano passou Senhor jesus,cada dia que passou senti sempre mais forte a Tua presença ,o teu amor,um caminhar de aprendizagem,de amor,sempre TE sentindo a meu lado ,com um caminhar mais leve e sempre com um desejo fazer a Vossa Vontade com amor e Paixão.
      Obrigado por tudo o que me concedeste,que foi muito,muito mesmo Senhor,ficando apenas uma lacuna muito grande em meu coração a ausência do Padre António,mas se assim o fizeste SENHOR é porque mais alguém Dele precisa,sinto que Ele não nos tira do coração.
      Não é resposta mas é um sentir de mais um ano que Deus nos concedeu para viver no Seu Amor

      Eliminar
  2. No meu sepulcro vazio (coração )de nadas, de futilidades e cheio de vós Senhor ,quantas vezes, o meu coração arde ,dói , com uma Paz, mas, ao mesmo tempo com uma ansiedade, tão grande, como se faltasse fazer tanta coisa e me sinto impotente e só quando Vos procuro e sacio a sede que tenho de Vós ,minha alma sossega, não é fácil de descrever .
    Deixei-me encontrar por Vós Senhor e estou pronta a fazer a Vossa vontade.

    ResponderEliminar
  3. Ressurreição de Jesus Cristo, o triunfo sobre a morte ,sobre o homem velho, que teima sempre em não se despir da totalidade da sua mascara.
    Como os tempos se repetem após tantos séculos, porque somos incrédulos e só queremos ver o que nos interessa,mesmo depois de ver o sepulcro vazio,enchemos de nós próprios, com coisas que nada tem a ver com Jesus Cristo, como me sinto triste .
    Porquê, que queremos as coisas, só como nos convém ,o resto é esquecimento,custa a perceber que somos todos de Deus ,não pertencemos ao mundo ,mas a DEUS ,minha vida é toda de DEUS e só vou fazendo a SUA vontade nada mais,isso assusta muito,mas a mim não, dá-me Paz,tranquilidade.
    Bem haja Padre António por ser como é a continuação de uma Santa Páscoa.

    ResponderEliminar
  4. Estagnar ou continuar a subir?... A escolha é minha...

    ResponderEliminar
  5. Como é difícil, por vezes, encontrar Cristo dentro de Nós! De facto, é bem mais fácil exibir Cristo, falar Dele aos outros, repetindo uma série de conceitos que ouvimos desde pequenos e que, de algum modo, nos fazem sentir mais seguros, mais acompanhados. Porém, quando estamos sós, quando nos temos apenas a nós para olhar, para sentir, por vezes, não conseguimos ouvir no nosso Coração esse Cristo que nos Ama, que Morreu por nós. Esse Cristo Ressuscitado que Caminha ao nosso lado a cada passo, mas que só consegue manifestar-se num Coração puro, num Coração leve, num Coração em que o Espírito Santo pode habitar todos os dias. Neste Triudo Pascal, tivemos a Graça de poder ouvir e sentir as palavras do nosso Pastor, que bem nos mostrou, bem nos fez viver O Amor de Cristo. Gostava de conseguir levar para a minha vida permanentemente a força da Oração e desse Amor infinito que vem do Cristo Ressuscitado!

    ResponderEliminar
  6. Hoje, mais um vez senti presença forte de Deus,mesmo naquele momento de desespero, que nós pensamos nada me vai salvar desta situação, parei,entreguei a minha vida toda a DEUS,e o impossível acontece,não é ilusão, é entrega ,é amor, convicção ,certeza de ter DEUS em nós e que ELE não nos abandona em nenhum momento.
    Sofrer, todos nós temos que sofrer e carregar a nossa Cruz, Jesus também a carregou.
    É outra certeza,outra sensação de protecção e de muito amor,não sei explicar ,mas está dentro de mim.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Senhor, pelo TEU sacrifício ,por a minha vida ,e que o Teu nome, seja sempre Louvado, pois derrotaste a morte e venceste o mal.Que nos lembremos sempre ,que nos piores momentos estás sempre connosco, nos nossos corações, apesar de nós Te fazermos sofrer, e muito.

    ResponderEliminar

Web Analytics