segunda-feira, 18 de abril de 2011

"Consolação"

"Senhor, quanta tristeza vejo em Teu olhar
Gostava de Te consolar
Eu sei que sofres tanto sem o meu amor
Senhor eu quero ser melhor

Senhor, às vezes nem me lembro de rezar
Às vezes esqueço-me de Ti
Senhor Tu sofres quando eu não sei amar
Pois Tu sempre pensaste em mim

Amor me dás sempre que venho aqui
Amor que dás sem nunca To pedir
Eu sei que em Ti sempre vou encontrar
Senhor eu quero assim poder amar

E vou tentar e hei-de conseguir
A minha vida vou mudar
Gostava tanto que deixasses de sofrer
Senhor só quero ajudar".

E porque o tempo não pára, eis já a Semana Santa!
Dias especiais para que possamos ser testemunhas de um Amor Maior, sempre insuficientemente escrito, cantado, vivido, rezado!
Dias especiais onde o meu coração apenas se deveria ocupar e preocupar em consolar este Divino Senhor que, cuspido e rejeitado, coroado de espinhos e sangrado por fora e por dentro, carrega a Cruz que me pertence, a Cruz que eu mesmo Lhe construí com a infâmia do meu pecado teimoso e continuado!
«Gostava tanto que deixasses de sofrer», é verdade!
Mas parece tarefa inacabada, missão impossível, sonho irrealizável, mesmo para nós, discípulos do Crucificado! Porque teimamos em pecar! Porque abraçamos o desamor e afastamos o amor do coração! Porque nos deleitamos mais na maledicência do que na beleza da humildade! Porque nos atrai mais a vaidade e o orgulho que o gozo inaudito do despojamento, da entrega e da simplicidade! Porque nos reduzimos a palavras pregadas de um qualquer ambão em detrimento do assumir das palavras que aos demais pregamos! Porque, resumindo, buscamos acima de tudo o reino dos homens mais que o Reino de Deus!
Senhor, na verdade, quanta tristeza nesse Teu olhar puro, carregado de amor?!
Quanta tristeza ao vislumbrares a Tua Igreja submersa em mundanidades e aberrações terrenas esquecendo-se do Céu, da Cruz, da Vida que nos conquistaste com esse Sangue derramado!
Quanta tristeza ao olhares os que se dizem Teus e, afinal, são mentira, são ilusão, são ganância, são escória, são traição, ao Teu Coração de Amor!
Quanta tristeza não sentirás ao perceber que o nosso coração está seduzido pelas «luzes» do mundo, pelos aplausos do mundo, conseguidos a que preço for, pelas glórias passageiras e vãs e rejeitamos o tesouro da eternidade que se ganha na aventura de Te seguir no esforço quotidiano da fidelidade...
Olha, Senhor, do alto dessa Cruz, e fixa antes o Teu olhar nesses corações simples e discretos, pobres e sangrados, puros e misericordiosos que «vagabundeiam» ainda neste mundo e o tornam mais belo, mais ao jeito do Reino que Tu és.
Olha, Senhor Crucificado, a beleza de mãos generosas, de corações puros, de esforços de fidelidade, de lágrimas choradas por amor ao Evangelho, de sedes de incontáveis homens e mulheres que não sossegam enquanto este mundo e a Tua Igreja não oferecerem o perfume bom e definitivo da Páscoa...
E ajuda-nos, Ó Crucificado, a sermos melhores, a conseguirmos um coração apaixonado pela verdade e pela justiça, pela entrega gratuita e pelo serviço humilde. Ajuda-nos, com o poder dessa Cruz redentora, a sermos melhores, a acreditar no triunfo do amor, na vitória da ternura, na omnipotência do coração...

11 comentários:

  1. Ajuda-nos, Senhor, a sermos uma Igreja com fé. Ajuda-nos ó Deus a sermos Paróquia que reza e mostra em obras essa mesma oração. Ajuda-nos Senhor da Cruz, a viver em fidelidade. Ensina-nos que apenas o amor nos sustenta e nos preenche. O resto é enganador e fonte de discórdia de divisão e de contra-testemunho.

    ResponderEliminar
  2. É mesmo verdade que se dizem muitas coisas bonitas na Igreja mas que depois não se vivem. E é triste para Deus e para o os cristãos quando os corações se apercebem que a desunião impera no coração da Igreja, as paróquias parecem invejar-se, os sacerdotes não testemunham aquilo que anunciam!
    É certo que são palavras generalistas e que os corações são diferentes. Bendigocada dia a Deus o meu pároco que, num declarado cansaço que já não consegue esconder de nenhum de nós, teimosamente se esforça por ser de Deus sendo todo nosso. Exemplos: muitos. Apenas o último: uma caminhada com jovens a pé na Serra de Sintra, obrigando-o a levantar às 3h como disse na Missa para ser presença verdadeira no meio deles.

    ResponderEliminar
  3. Senhor Jesus só Tu importas ,minha vida não é nada sem vós , nada existia sem vós ,para quê tanta coisa ,só Tu nos dás tudo .
    VIDA,Amor ,tudo.E o que te damos nós ? muitas vezes Te fazemos chorar, porque nossos olhos se desviam da Cruz, com muita facilidade,como somos frágeis Senhor, olha por nós,apesar de todas as fragilidades e não nos deixes cair em tentação .
    Amo-Te muito SENHOR e TE ofereço minha vida sempre.

    ResponderEliminar
  4. Só pelo Amor infinito de Deus podemos ser dignos de tão grande Salvador! Jesus venceu o nosso Pecado que está (porque Jesus é a Palavra) representado na Sua Dolorosa Paixão, que nos repugna e magoa.
    Que nos repugne assim o nosso pecado para que seguindo Jesus com a nossa Cruz tornada leve pela Sua Paixão, sejamos capazes um dia de seguir o Senhor dos Céus e da Terra e Nosso Senhor, para onde Ele foi.

    ResponderEliminar
  5. "Vou tentar e hei-de conseguir
    A minha vida mudar
    Gostava tanto que deixasses de sofrer
    SENHOR só quero ajudar.
    Ajuda-me Senhor para que eu TE possa dedicar a minha vida e entender se estou no caminho certo, se o que faço é o que Te deixa feliz ,sinto que não faço nada,que minhas mãos estão vazias,que me falta sempre algo ,que fico inquieta.
    Ajuda-me, Senhor, a amar-te mais.
    Padre António, bem haja, pela Sua dedicação, uma Santa semana.
    Um abraço de muita amizade.

    ResponderEliminar
  6. Tristeza do meu Senhor, reflectida num olhar cansado, sofrido, desiludido...
    "Senhor, eu quero ser melhor"

    ResponderEliminar
  7. Consolar! Este é o nosso caminho enquanto Igreja. Nunva mais ofender; nunca mais magoar; nunca mais trair! Os pregos do pecado da Igreja crucificam a carne de Deus! A nossa inveja e cobiça pregam Cristo na Cruz. A nossa apatia e comodismo são lágrimas nos olhos de Deus. As nossas celebrações piedosas mas sem compromisso, são traição à salvação que Cristo nos alcança! Quando vamos escutar? Quando vamos ser Santos? Que insensibilidade diante de um Deus que nos fala, todas as semanas, por um homem que Ele aqui colocou como Sua presença e Sua voz! Quanto menosprezo diante daquele que nos oferece o Pão da Vida! Como não há-de Deus sofrer?!

    ResponderEliminar
  8. Não posso fazer,não posso mudar,não posso transformar.Apenas posso ser de forma a reflectir o TEU amor,mas preciso tanto da TUA força para o poder fazer, Senhor Jesus.

    ResponderEliminar
  9. Padre António
    Não tenho palavras apenas muita emoção ,muito amor a Jesus Cristo e muito agradecimento por O TER Consagrado e estar connosco.
    BEM haja que a LUZ Divina sempre O acompanhe Sr. Prior.

    ResponderEliminar
  10. Silêncio ,silêncio das palavras, onde o nosso coração está mergulhado numa profunda tristeza,meditando em tanto que Te fazemos sofrer ao longo dos nossos dias, e Tu Senhor Jesus sempre de braços abertos para acolher estes corações pecadores,perdoa-me Senhor.
    Cada dia que passa me sinto mais uma humilde serva de mãos vazias ,esperando fazer a Vossa vontade com a minha vida.

    ResponderEliminar
  11. Que noite maravilhosa ontem, na paróquia de Carcavelos, sentir a presença de Deus e sentir que estamos sempre a pecar, ajuda-nos senhor a sermos cada vez melhores, na caminhada.Que bom ter um apóstolo padre António a ajudar, para sentirmos Deus nas nossas vidas.
    Obrigado Senhor JESUS CRISTO.

    ResponderEliminar

Web Analytics