sexta-feira, 25 de março de 2011

"Fazer a Vossa vontade..."

"Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade"!
Este é o refrão do Salmo da liturgia desta Solenidade da Anunciação do Senhor que hoje mesmo celebramos. Um refrão que, durante o ano litúrgico, é soletrado mais que uma vez; um refrão que faz referência, afinal, ao absoluto e essencial da nossa fé: fazer a vontade de Deus.
Todavia, uma questão havemos de colocar, honestamente, aos nossos corações crentes: vimos mesmo, vivemos a sério, para fazer a vontade de Deus?! Inclusive nas coisas sagradas, espirituais, eclesiais, que já vivemos, nos grupos a que pertencemos, aos movimentos a que damos vida, aos projectos que contam com a nossa entrega, essas realidades espelham, de facto, essa nossa presença e postura de quem procura acima de tudo fazer a vontade de Deus?!

As nossas próprias celebrações eucarísticas, e nelas a nossa presença, o nosso estar, o nosso viver, será que é para fazer a vontade de Deus?!
Quantas vezes a nossa mesquinhez, a nossa fragilidade, o nosso pecado, nos subjuga e nos convence a ser uma Igreja, uma Comunidade, um Cristão, que busca mais a sua vontade, o seu prazer, a sua verdade, a sua forma decidida e imutável de ver as coisas, a fé, o próprio Deus, do que a predispor-se a fazer - contrariando-se a si mesmo tantas vezes - a vontade de Deus?!

Não são raras as vezes em que até vimos à Igreja, até participamos na vida litúrgica, até marcamos presença em determinados projectos comunitários, mas em função de nós mesmos, do nosso endeusamento, da nossa imagem, da nossa personalidade «sublinhada»!
E, no entanto, em plena Quaresma, eis que nos ressurge um programa de santificação, de transfiguração interior; eis que nos é revelado o caminho para a Páscoa verdadeira e autêntica: vir, viver, sentir, falar, desejar, sonhar, trabalhar, servir, em tudo, a vontade de Deus!
Como «ontem», Maria, ousou dizer «Sim» à palavra e vontade que lhe vinha do Alto, bem para lá do seu entendimento, da sua razão, da sua humanidade, «hoje» sou eu, somos nós, os convidados a dar esse «salto na fé» que é a confiança e a entrega sem reservas ao Evangelho que nos fala a apresenta a vontade de Deus a nosso respeito e a respeito do mundo.

Emaranhados nas nossas vontades pessoais, embrulhados nos nossos definitivos pensamentos e decisões, anestesiados em espiritualidades sem vida, sem acção, sem coração, giraremos sobre nós próprios, tonteando o nosso «ego» mas jamais seguindo o caminho da Vida, fruto de quem se predispõe a viver segundo critérios distintos e abissais dos que a moda, a cultura, o tempo, nos apresentam e oferecem!

"Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade"!
Quantos de nós queremos, de verdade, entoar este refrão, este salmo?
Sobre quantos de nós conseguirá Deus hoje encontrar um coração que busca, inquieto e insatisfeito, o cumprimento da Sua vontade?!

Bastava isso.  Apenas isso.  Nada mais do que isso: vir, cada segundo da vida, da nossa pertença à Igreja, vir, viver, para fazer a Sua vontade... e tudo seria tão diferente, tudo seria tão mais belo, tão mais extraordinário, tão mais gratificante.

7 comentários:

  1. "Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade"!
    A vontade de Deus... ou apenas a minha?...
    Subindo...

    ResponderEliminar
  2. Senhor Jesus
    Sou frágil,vulnerável,mas o desejo de todo o meu coração é fazer a "Vossa vontade" não quero e não faço nada, pela simples razão de o fazer,mas sim porque o que trago no coração, me leva a agir com entrega,determinação e amor.
    Todos os dias humildemente te peço Senhor Jesus,que me ajudes,me mostres o TEU caminho e que eu consiga olhar para dentro de mim vendo o que está mal.
    Bem haja Padre António, por todo o partilhar que nos enriquece e nos faz reflectir com olhos de amor.

    ResponderEliminar
  3. Como são verdade essas palavras. Como é fácil andarmos na igreja, à volta do Prior, do Altar, até com muitas coisas na Igreja, e apenas para fazermos a nossa vontade meramente humana, para nos sentirmos importantes e fantásticos diante dos outros quando, apenas importa o olhar de Deus!
    Sabe bem que alguém nos desinstale e «chame as coisas pelo seu nome». Sem medos de não agradar aos homens! Obrigado Pe. António por falar directamente aos nossos «sonos»!

    ResponderEliminar
  4. Para se crer uma coisa tem de se procurar,só procurando se encontra ,só saindo de mim própria TE posso encontrar e só assim eu posso " fazer a Vossa vontade" Senhor Jesus.
    Existe uma inquietude em minha alma, que me faz sentir tão pequena e pensar que cada vez te anseio e desejo mais por tudo o que TE possa
    fazer feliz Senhor Jesus.

    ResponderEliminar
  5. Caminhamos,caminhamos procurando por Vós Senhor para "fazer a Vossa vontade" e por vezes tão inseguros e fracos para encontrar o caminho e desistimos...e vós Senhor triste por veres o nosso caminhar... já cansado, quando era tão fácil Te alcançar...Tão fácil ...é só parar e escutar -Te,escutar Tua voz ,Teu amor e Seguir-TE até onde o coração nos levar.

    ResponderEliminar
  6. "Eu vou, Senhor, para fazer a Vossa vontade"!
    Mesmo que não seja fácil...mas só isso importa...Vós sois a minha vida...eu busco a Vossa vontade.

    ResponderEliminar
  7. Padre António
    Tantas vezes se descura a saúde ,mas Deus, quer-O junto de nós com saúde e com a energia que LHE é tão característica e ao qual nós estamos tão habituados, e tanto amamos.
    Deus, O Consagrou Seu Apóstolo e em Vós ELE depositou toda a Sua energia e amor e não O abandona.
    Sr Prior, bem haja ,tudo a correr óptimo,com rápida recuperação,estará sempre na minha oração.

    ResponderEliminar

Web Analytics