domingo, 6 de março de 2011

"Esta é a hora"!

A Palavra de Deus hoje não poderia ser mais explícita, provocadora, radical! Ela interpela, ela desafia e desinstá-la, ela «obriga» à reflexão de quantos se afirmam discípulos de Jesus de Nazaré! Na verdade, não poucas vezes nos esquecemos dessa interjeição do Mestre quando afirma que não é dizendo «Senhor, Senhor» que entraremos na vida eterna!
Quantos de nós não estão ainda convencidos que é o «coleccionismo» de sacramentos ou de gestos piedosos que nos alcançam o Reino?! Quantos de nós não vivemos mais em função de espiritualismos em detrimento de fé incarnada na vida?! Quantos de nós não «fazemos milagres», não pregamos em Seu nome e depois, a vida fala, melhor grita, precisamente o contrário do que anunciámos?!
Talvez mais do que em qualquer outro tempo urge uma luta feroz, um combate vigoroso, contra essa chaga tremenda que é o divórcio entre a fé proclamada e professada com os lábios e a vida quotidiana! A coerência, a fidelidade, a verdade, a justiça, a caridade, a frontalidade, a partilha, a generosidade, terão, necessariamente, que ser o nosso «cartão de visita» diante do mundo. Porque este mesmo mundo está, também ele, cansado, de palavras e pregações vãs, de bons propósitos (que não são mesmo mais do que isso), de boas vontades, de exigências feitas em nome de uma fé que depois não é amada, abraçada, vivida...
"Não vos conheço. Apartai-vos de mim vós que vivestes a iniquidade"!
São palavras fortes que saem do coração de Deus. Palavras que denunciam a hipocrisa de quem enche  a boca de Deus mas tem d'Ele vazio o coração e a alma! Palavras que pretendem uma conversão interior em cada um de nós, a fim de edificarmos a nossa vida, a nossa casa, na rocha firme e inabalável que é o próprio Cristo em vez de a construirmos nas areias movediças da nossa auto-suficiência e da nossa mentira, do nosso endeusamento e da nossa vaidade, dos nossos orgulhos e preconceitos!
Esta é a hora da verdade da fé, da verdade da Igreja, da verdade dos discípulos de Cristo. Adversos ao acessório e ao epidérmico, enxertados no essencial que é Cristo e Cristo Crucificado e Ressuscitado.
Esta é a hora da fidelidade dos nossos corações. Da fidelidade nas coisas simples e humildes para sermos grandes aos olhos de Deus.
Esta é a hora do amor nas nossas vidas, palavras, desejos, juízos, horizontes...
Esta é a hora de Deus...

6 comentários:

  1. Eu nunca soube viver e agir de outro modo, o que a minha boca diz, os meus olhos reflectem e o meu coração sente.
    Já me senti muito triste de ser assim, agora não ,sinto que se Deus me deu essa transparência a devo aceitar com muito amor.
    "Esta é a hora"da nossa reflexão e aderência ao que realmente sentimos no coração ,porque só quando existe esse amor no nosso interior o podemos transmitir,como podemos falar de algo que desconhecemos.

    ResponderEliminar
  2. " Esta é a hora de Deus... "
    De LHE entregar nossas vidas em Suas mãos, para que delas Jesus Cristo faça maravilhas e nos ajude a tornar pessoas melhores ,com mais amor para dar e humildade ,para que a nossa vida seja um serviço ao próximo e não um serviço ao mundano que nos oprime e não nos deixa construir nossa vida, numa rocha firme e segura,que é Jesus.

    ResponderEliminar
  3. Hora de mudança... hora de abrir o coração...

    ResponderEliminar
  4. "Esta é a hora"
    É a hora não de palavras..de sorrisos piedosos em que tudo está bem...depois tudo mal... é o amor ,aceitação,tolerância o sentir igualdade no outro .. .ser simples,humildes ...hoje, amanhã e sempre...Levar Jesus no olhar .no beijo que se dá...é amar,ouvir todos por igual,ser irmão...
    E ter sede de Cristo...estar na hora de O receber com a vida...

    ResponderEliminar
  5. Jesus Cristo espera por nós, "é a hora" de lhe entregarmos nossa vida de pecado,para que nos molde, como o oleiro faz ao seu barro .
    Deixando nossas fragilidades morrerem,para ressuscitarem homens novos de verdade e de amor,onde no próximo se veja sempre Jesus.

    ResponderEliminar
  6. Tantas vezes me procuro ,porquê que Deus me fez assim sensível,preocupada com os outros,incapaz de ser compreendida, porque falo uma língua diferente,porque falo a toda gente ,para mim somos todos humanos e irmãos , eu não consigo mudar,Deus está em mim ,por mais sofrimento que me seja dado .
    Ajudar eu faço-o a toda a hora, mas como chegar lá ,só Deus e se Deus quer que eu viva assim.Vou sentir muito a SUA falta Padre António,acredite eu estou cada dia que passa a aprender a encontrar na oração a minha Paz.

    ResponderEliminar

Web Analytics