segunda-feira, 21 de março de 2011

"Até onde te leva o coração"

"Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso"!
Assim começava o trecho do Evangelho deste dia; desta forma sublime advinha sobre nós um desafio único e arrebatador se levado a sério, se escutado com profundidade, se aceite com confiança filial...
Porque quando Jesus desafia à misericordia está a pedir que vivamos do coração, que aceitemos as «consequências» do pulsar desse mesmo coração!

"Hão-de olhar para Aquele que trespassaram..."

Sim, precisávamos reaprender (ou até mesmo aprender) a viver do coração, desse santuário tão belo quanto nobre, donde podem - e devem - brotar os sentimentos que nos fazem ser à imagem e semelhança do próprio Deus.
E, ao mesmo tempo, como tememos o coração! Como aceitamos com muito mais facilidade o mundo da «aparência», da «imagem», da «superficialidade», da «exterioridade»! Como temos medo dos efeitos profundos e bons que o nosso coração é capaz de viver, oferecer, experienciar, sentir!
Ser misericordioso é, de facto, aceitar que se tem coração, que se pode viver do coração, que nos devemos deixar levar pelo coração, mais, imensamente mais, que pela «razão», pelo «parecer bem», de acordo com aquilo que os outros pensam ou possam vir a pensar!
Deixar pulsar o coração que tem gravado em si a força do próprio Espírito de Deus; deixar-se envolver e viver pelos frutos do coração que está enxertado em Deus, mesmo que nos traga alguma dor, ainda que possamos experimentar a dimensão e a carga da Cruz!
Um coração que ama, que ousa a ternura, a compaixão, a delicadeza, a doçura, a simplicidade, a pureza, capaz de combater eficazmente a ira, a inveja, a prepotência, a presunção, frutos venenosos dos corações que têm medo da profundidade do mesmo!
Ser misericordioso é ser alma e coração de Deus.
Escutar, de novo, no preciso dia em que se inicia a Primavera "sede misericordiosos" é ouvir sem medos nem vergonhas o Senhor que caminha para o Calvário dizer-nos: sede coração; vivei do coração; ide até onde o vosso coração vos levar...
Este tempo que é o nosso, esta nossa cultura, o próprio ambiente que nos rodeia, o «ar que respiramos» viciam-nos no medo do amor, do coração, da transparência, da ternura, da afectividade sã e libertadora! Exaltam, ensinam e exploram, como valor supremo e vencedor, a «imagem», o «fingir», o «parecer bem é fundamental»!
Mas, pelos vistos, o Evangelho diz-nos o contrário! A Palavra que acreditamos ser de Deus propõe e promove outra postura na vida, na história, na fé! O coração, como centro e eixo do nosso existir, como caminho de um peregrinar para o Pai...
Havemos de escolher: se seguir rumo a Deus se permanecer às voltas sobre nós mesmos, fechados nas redomas das nossas verdades enganosas, das nossas máscaras que não nos deixam ser nós, das «fachadas» que não deixam que os outros nos vejam e nos encontrem de verdade!

7 comentários:

  1. Senhor Misericordioso
    Sê o nosso porto de abrigo onde nos possamos recolher e absorver a TUA Palavra, toda ELA nos transmite vida amor e Paz, de que tanto precisamos .
    Que o nosso coração seja mais puro,mais belo e cheio de amor,para que assim dele possamos dar testemunho a quem de nós precisar.

    ResponderEliminar
  2. Até onde me leva o coração ?
    Leva-me aos pés de Jesus Cristo pedindo-lhe humildemente, que me indique o caminho do Amor e da Misericórdia para eu consiga transmiti-lo , no meu dia a dia, com a minha própria vida.
    Eu Vos amo, Senhor Jesus e não consigo sequer reter as lágrimas, quando escuto a Vossa Palavra.
    Ao ver esta foto, que emoção, foi uma noite de amor, de entrega,de contemplação,felicidade e muita Paz interior, em uníssono com o nosso
    querido Prior, que nos conduz ao caminho do Céu,caminhando bem ao nosso lado.

    ResponderEliminar
  3. "Um coração que ama, que ousa a ternura, a compaixão, a delicadeza, a doçura, a simplicidade, a pureza, capaz de combater eficazmente a ira, a inveja, a prepotência, a presunção, frutos venenosos dos corações que têm medo da profundidade do mesmo!

    E quando o coração ama, é tantas vezes um coração incompreendido, criticado, perseguido... mas um coração muito amado por Deus!
    E isso devia bastar...

    ResponderEliminar
  4. "Onde me leva o coração "
    O meu coração leva-me a Cristo, à Sua Palavra e a me sentir cada dia que mais feliz por LHE ter aberto as portas do meu coração, ao fim de tanto tempo de ELE me segredar ao ouvido e eu abafar o apelo e pensar que já LHE pertencia.
    Pertencia sim,mas não na totalidade.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho uma certa dificuldade em sentir sentimentos menos próprios nos outros ,apenas sinto que nesses corações existe muita ausência de Deus.
    Porque quando Deus está em nós existe amor, compaixão,um actuar livre espontâneo que não controlamos,não conseguimos fazer de outro modo eu não penso se os outros estão a falar e até a prejudicar-me,não consigo.
    Quantas vezes precisam de nós,que nós abramos o nosso coração e assim verem e sentirem a diferença,sem ondas ,como se costuma dizer.
    Sempre onde o coração me levar, onde eu peço que seja sempre ao caminho de Deus.

    ResponderEliminar
  6. O coração leva-nos longe, o pior é se nós não lhe damos ouvidos e não saímos do mesmo,enganando-nos a nós mesmos.

    ResponderEliminar
  7. Quando nós nos abrimos ao Seu amor, conseguimos ver o nosso caminho e sentir a SUA força em nós o caminho fica mais leve e simples,de muitas formas, ELE se manifesta , nos faz reflectir,acalmar ,compreender ,confrontar e ver que o caminho é esse e que temos a Sua ajuda para o desbravar,todos somos humanos, complicados,fracos e precisamos uns dos outros embora não o queiramos admitir.

    ResponderEliminar

Web Analytics