domingo, 13 de fevereiro de 2011

"Viagem"

"Gibraltar, onde os mares se entrecruzam..."
"Nós somos a forma bonita, completa, de se cantar
Nós somos a voz e a palavra que nunca vão acabar
Cantando e amando e vivendo
Com toda a vontade que é possível ter
Nós somos a forma bonita, completa, de se viver

Nós somos o ser extravasado que o nosso sentir nos dá
O mito complexificado em busca do que não há
Cantando e amando e vivendo
Com toda a verdade que é possível ter


Nós somos a forma bonita, completa, de se viver
Alguém completado na vida
Prolongado na morte que já ninguém tem
A partir do momento em que a forma bonita
Se encheu de uma essência qualquer de ser´


Nós somos a dor mais profunda que existe em todo o planeta
Mas somos também a alegria melhor que se inventa
Se alguém perguntar afinal
O que é que nós somos de tão lindo assim
A resposta é tão simples
Basta olhar pra vocês e pra mim

A partir do momento em que a forma bonita
Se encheu de uma essência qualquer de ser
Se alguém perguntar afinal
O que é que nós somos de tão lindo assim
A resposta é tão simples
Basta olhar pra vocês e pra mim".

Pediram-me que escrevesse sobre "a viagem"!
Uma viagem serve também para descobrir - e redescobrir - o que sou e quem somos.
Uma viagem dá-nos tempo suficiente para nos irmos despindo de velhas roupagens que o tempo, teimosamente, consegue vestir-nos!
Uma viagem oferece-nos aquela oportunidade de olhar com "outros olhos" para aquele que caminha, que sorri, que sonha, que chora, que teima, que deseja, que se esconde, que teme, que se dá, e entrega, bem ao nosso lado...
E sublinham-se cumplicidades, e acentuam-se sentimentos, e unem-se horizontes, e abraçam-se vontades, e amam-se corações...
Uma viagem retempera as forças físicas e psíquicas, rejuvenesce a alma e eleva o espírito, particularmente quando quem viaja connosco se reveste desse sentimento inigualável de se ser "alma gémea" na vontade de tudo fazer para que cada outro seja sempre o mais importante.
De facto, se quisermos e deixarmos, podemos ser "a forma bonita de se cantar", a forma bonita de se dizer, a forma bonita de se sonhar, a forma bonita de se ser. Somos "voz e palavra que não vão acabar" e "cantando, amando e vivendo" nós somos mais uns dos outros e por isso de Deus.
"Com toda a verdade" que é possível ter, na permanente redescoberta daquilo que o outro é, saboreando com espanto a singeleza e a limpidez de cada sorriso pelas coisas mais simples, uma viagem pode ser um abraço divino, um encontro com traços e marcas que o tempo jamais apagará...
E, na verdade, se um dia alguém perguntar o que tem uma viagem - ainda que breve - de tão lindo assim, a resposta não poderá ser outra senão: "A resposta é tão simples; basta olhar para eles e e para mim"!
Porque cada um de nós, nas diferenças de caminhos trilhados, de idades vividas, de horizontes experienciados, "a partir do momento em que a forma bonita se encheu de uma essência qualquer de ser", uma viagem, esta viagem, tem algo de único, de insubstituível, de "tão belo assim"!
Basta olhar para eles e para mim!

9 comentários:

  1. Há momentos que guardo, e alguns dele estão ai. Há pessoas que não esqueço, e algumas delas estão ai agora também. Mas há algo que não esta ai, que é aquilo que sinto, e que vem sempre comigo, a amizade e amor que sinto por vocês.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. ... há pedras de calçadas que no reino dos inanimados, testemunham momentos da Verdadeira Vida.
    Foi assim na pré-história.
    Foi assim nas vias romanas.
    Foi assim nas ruas da Terra Santa...
    ... e é hoje assim, nas pegadas que damos de mãos dadas com Ele, nas vidas de cada um de nós...!
    Gibraltar, onde os mares se entrecruzam e se mesclam vidas... que por mais mares e terras navegadas, nunca se esquecerão! Nunca!

    ResponderEliminar
  3. Uma viagem pode ser tudo, ou pode ser nada.
    Pode ser conversão, ou, afinal, apenas uma Ilusão!

    Amélia

    ResponderEliminar
  4. "Viagem"
    A viagem não precisa ser grande para dela se tirar toda a essência que nela contém ,o conhecimento de outras culturas,novas pessoas, tudo isso nos faz realmente sentir mais leves,sorrir e absorver tudo o que de belo nos rodeia.
    A cumplicidade ,a partilha de uma viagem ,cria a tristeza do acabar...e a esperança de uma nova viagem...e deixa um elo de ligação, entre as pessoas.

    ResponderEliminar
  5. Padre António.
    Em tempos, também fiz algumas viagens e foi com uma certa saudade que li todo este maravilhoso partilhar,porque já senti todas estas sensações, e também com um pouco de tristeza a passar-me no coração ,porque sei que as minhas viagens resume-se há última a "viagem" para o Nosso Pai do céu .

    ResponderEliminar
  6. "Basta olhar para eles e para mim."...
    E sentir que Deus é o principal Companheiro de viagem :)

    ResponderEliminar
  7. Na viagem há a partida.... a chegada... a partida leva a ilusão,ansiedade ... a chegada trás conhecimentos , muitos sonhos,partilhas e amizades e no fim a tristeza do acabar...
    Padre António, uma continuação de uma boa viagem e que consigam dela tirar o verdadeiro suco ,o AMOR.

    ResponderEliminar
  8. "Basta olhar para eles e para mim"
    Quando os sentimentos afluem e são visíveis, é simplesmente porque da viagem surgiu o melhor o amor de Cristo e, que vos uniu numa só pessoa, será marcante, e recordado para todo o sempre.
    Bem hajam ,bom regresso.

    ResponderEliminar
  9. É importante para nós, leigos, percebermos e acreditarmos nas palavras que escutamos e lemos dos nossos pastores. E "ler" o Pe. António faz-nos sempre desejar ir mais longe, ajuda-nos à luta tremenda da desinstalação, ao combate permanente contra o comodismo. Faz-nosbem perceber que "mesmo fora" ele está bem "dentro" de nós. Obrigado pelas suas palavras padre.

    ResponderEliminar

Web Analytics