domingo, 27 de fevereiro de 2011

A quem servir?

"Não podeis servir a Deus e ao dinheiro"!
Palavras sobejamente conhecidas, escutadas mas, simultaneamente, desacertadas com o palpitar da nossa própria vida!
O «dinheiro», o «ter», tornaram-se, desde há muito, os «amantes» - no mau sentido da palavra -  destes nossos corações; tentamos, com todas as forças, conciliar esses mesmos temas: «ter» e «ser», tarefa, de todo, impossível para cada um de nós!
A fé não rejeita o dinheiro; a fé combate a idolatria que dele - e das suas consequências - fazemos! A fé combate a primazia desse «deus» obstinado em conquistar a nossa existência, os nossos esforços, horizontes, princípios, valores...
Procurar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça que tudo o mais no-lo será dado por acréscimo. Palavras, verdades, promessas, que saem do coração de Deus mas que, teimosamente, duvidamos, menosprezamos, ignoramos!
O nosso «amanhã», o nosso «devir», o nosso «futuro», as nossas «seguranças» e «certezas» de um «depois» melhor e seguro permanecem assentes naquilo que amealhámos, seja a conta bancária, o carro(s), a casa(s), a roupa(s), os bens materiais muito mais que em Deus! Com efeito, desejamos essa permanente conciliação entre «ser» de Deus e «ter» dinheiro! Impossível, segundo as palavras e a proposta de Jesus!
Então como fazer?
Decididamente, rezar!
Rezar para que nenhum outro «senhor», nenhuma outra «realidade» se transfigure em «amante» opressora e insatisfeita, da nossa própria vida. Rezar para que Deus aumente em nós o dom da fé no poder e na força da Sua Palavra. Rezar para que nesse «bom combate» entre o «ser» e o «ter» vença aquele primeiro que nos pode conquistar e alcançar aquela paz e aquela serenidade, aquela harmonia existencial e aquela felicidade que dinheiro algum do mundo consegue comprar! Rezar para acreditar mais na beleza do Evangelho que na «beleza» sempre efémera e pontual das coisas.... Rezar... sempre mais, a fim de que o nosso coração sossegue e se satisfaça n'Aquele que absolutizou Deus e secundarizou - sem as negar - todas as coisas!
Não, nunca conseguiremos servir a dois senhores! Por mais que tentemos, por mais esforços que façamos!
Desafiados, hoje, a passar de um paganismo «embrulhado» de religiosidade e «espiritualismos» alienantes a uma adesão de coração, de alma, a Cristo, manso, pobre, despojado, humilde, desejoso do Pai...
«De que valerá ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder-se a si mesmo?»!
Pois é, enquanto não nos «prendermos» a essa questão de fundo, corremos o risco de nos cansar, durante uma vida inteira, a vencer-nos e a convencer-nos, que valemos e somos pelo que temos! Erro crasso que nos pode «sair caro», onde o «dinheiro» não consegue solução!

8 comentários:

  1. "Dai-me (apenas) o Vosso amor e graça
    que essa me basta
    "...

    ResponderEliminar
  2. "A quem servir?"
    Servir a Deus de alma e coração ,o serviço, a entrega da minha vida ao serviço aos outros.
    Para que me vale uma carteira cheia de dinheiro se no meu coração só existir deserto ,desamor,
    insatisfação,se até para o gastar se é infeliz, nunca para mim os bens materiais representaram nada.
    Eu amo a DEUS com a minha vida e a minha maior felicidade,é ajudar, poder transmitir o que sinto, para que também outros corações sejam arrebatados por Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  3. Padre António
    Bem haja, pelo Seu alerta, não só de hoje, mas de sempre aos nossos corações que muitas vezes nem sequer se apercebem de que tudo o que é terreno,material é efémero ,ilusório e nos venda os olhos e a razão,nos trás insatisfação,vazio.
    Que felicidade,quando livres,conscientes entrega-mos nosso coração ,nossas mãos vazias a Jesus Cristo , e com humildade LHE pedirmos, que nos ilumine e nos mostre o caminho para ELE,fazendo sempre a SUA vontade.
    Deus ama-nos e não há felicidade maior que é saber que temos sempre alguém que nos aguarda com muito amor, que o nosso coração fala sem nós darmos por tal .
    Quando assim é, nem pelo nosso pensamento passam tudo aquilo que são bens materiais e acessórios,só queremos DEUS em nós.

    ResponderEliminar
  4. Só Servindo a DEUS com o nosso espírito aberto, com amor,humildade se encontra a verdadeira Paz,a Paz tão desejada ás nossas vidas ,preparando o caminho do Céu até ao "fim do nosso fim".
    Os bens materiais (dinheiro,e outros) ? nós usamos as coisas , e se nós nos deixarmos fascinar por elas,dá-se o inverso, as coisas usam-se de nós escravizando-nos, porque vamos perdendo a noção do que na realidade vale mais, iludindo-nos.
    Pe. António, sempre um Bem haja.

    ResponderEliminar
  5. As tentações a oferta é muito...o mundo corrompesse ...os valores vão-se...e o que sobra de nós ? angústia,insatisfação,o contente,descontente ...em suma vazio...
    Jesus Cristo é vida, é sorriso...coração cheio de amor...dá-se ...mais se tem para dar... é Paz...muita Paz... é o desejo de nos encontrar-mos sempre com ELE...de nos saciarmos na Fonte ,da sede que nos invade e a certeza de sermos amados...muito amados .
    Bem haja Padre António.

    ResponderEliminar
  6. Blogue com fundo lindo...como sempre...Natureza,viva ...árvores frondosas...Primavera...animação...reflexão e
    conversão...vida nova.
    Deixar fluir o pensamento,absorver cada momento, que nos é dado a viver...Cristo em nós...muita Paz,muita Paz . Só nós e ELE.
    Felicidade extrema.

    ResponderEliminar
  7. Pe. António
    Quando na mente existe um Deus «Fantasma» em que o dinheiro serve,as aparências tem peso ,se, se é baixo, se é alto, barbaridades mais estranhas, que o meu coração não consegue mais suportar,a minha mente está cansada,dói muito ,não por mim mas a afectação a terceiros,que Fazer ? subir ao monte e carregar a Cruz.

    ResponderEliminar
  8. Não dá para acreditar o que faz o dinheiro,mas não é o pobre não, é nos que mais tem que isso acontece,que escravizam,que esquecem que nada é deles e que vão de mãos vazias para Deus,mas o pior é o que fazem sofrer as pessoas à sua volta,eu estou esgotada,cansada e só de joelhos, rezar até poder de joelhos enquanto as lágrimas caem e me aninho nos braços de Jesus Cristo para me dar luz e força para levar a Cruz.
    Pe. António não é fácil,sei que Deus não prometeu facilidades,mas eu vou conseguir...

    ResponderEliminar

Web Analytics