sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Memórias de alguém..."

Estou, juntamente com outro sacerdote, e mais um grupo de leigos, a orientar um Cursilho de Cristandade. Uma experiência eclesial sempre determinante, marcante, insubstituível. Um grupo de 24 corações que, durante três dias, «afastados» do mundo, intenta descobrir ou redescobrir, as maravilhas de Deus realizadas pelo msitério da Pessoa, Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Um tempo que é vivido em mistério de oração, de partilha de vida e de experiências de fé; um tempo em que deixamos que Cristo tome posse dos nossos corações e da nossa boca para que seja Ele a o colocar em nós mesmos palavras de eficácia afim de que todos quantos nos escutem se deixem, sem medos, arrebatar por Esse Senhor da Galileia...
E por mais Cursilhos que jáa tenha vivido, cada um é novo e é diferente. Porque estamos nós mesmos diferentes, porque os «novos» são pessoas, vidas, corações diferentes. Mas onde permanece o essencial: o desejo desmesurado de levar o amor de Jesus a cada um destes corações. Como um dia alguém o trouxe até mim!
E porque não podemos guardar aquilo é o mais importante e valioso, há que o partilhar com os demais. E faz bem, e sabe bem, falar «das razões da nossa esperança» a tantos que d'Ele nunca ouviram falar, a muitos que d'Ele se afastaram ou d'Ele têm conjecturas e ideias deformadas!
Falar do amor de Deus, na nossa vida, é relembrar sempre as maravilhas do Céu sobre cada um de nós; é agradecer de novo, e sempre, tanta bênção, tanta graça, que às vezes o «mundo» nos faz relativizar, menosprezar, esquecer, desvalorizar.
E para falar do amor de Deus em mim tenho sempre de falar de tantos momento, incontáveis acontecimentos, diversificados corações, que marcaram a minha vida até agora... Por isso mesmo, viver um Cursilho de Cristandade, como responsável, é fazer «história» da nossa «história»; é reviver alegrias e sonhos, lágrimas e projectos, vidas, sorrisos, entregas, cumplicidades, desafios, corações, sempre todos tão concretos... e isso é, simplesmente, maravilhoso!
Nestes dias - até sábado bem à noite - recordo rostos e vidas a Jesus. Agradeço tantas vivências, bendigo múltiplos momentos, consagro, de novo, tantos corações...
É fazer «memória», um «filme da nossa vida», onde são muitos, são imensos, os protagonistas. E, como alguém canta, "sabe bem ter-te ao meu lado, sabe bem essa abraço apertado"! Mesmo que tenha o sabor agridoce da saudade, da ausência, da distância...
Mas essa mesma pessoa também canta: "por onde quer que o mundo nos leve, vou levar-te comigo... E há uma canção que um dia aprendi e eu hei-de cantá-la a pensar em ti..."!
É tarde! O cansaço deixa as suas marcas! E amanhã - logo - cada um destes corações precisa do meu pronto para amar e servir. E, como prometi a alguém, «no coração do Cursilho eu serei o amor»! Um amor limitado, frágil, pequeno, miserável, discreto, pobre, mas o amor...
Sintamo-nos unidos no Coração do Crucificado...

7 comentários:

  1. A partilha de hoje faz-me recordar os dias longinquos, vai já para quatro anos, em que como leiga fiz o meu Cursilho de Cristandade. Foram dias muito intensos, de reencontro comigo, com os outros, mas, fundamentalmente, com Cristo.
    O modo como fui tocada pelo Cristo cricificado foi tão forte, tão intenso, que voltei para o mundo profundamente apaixonada por esse HOMEM/DEUS, que morreu por nós numa cruz. E esse AMOR tem crescido, cada dia com mais intensidade. E quanto mais sinto o seu Amor por mim, mais me torno o Amor que sente necessidade de se espalhar em cada outro.
    Hoje, limitada por dores e desafios, que nem sempre me permitem cumprir as actividades inerentes à Escola, dou por mim no meu dia a dia a ver Cristo em cada outro e a falar de Cristo com o mesmo entusiasmo com que dele me falaram a mim.
    O Cursilho é único na vida de cada Homem e cada mulher.
    Transforma as nossas vidas para sempre, qualquer que seja o caminho que a seguir tomemos.
    Porque Cristo nos chamou e nunca mais nos abandona.
    Porque Cristo conta comigo e Eu com a sua Graça.
    Bem haja Senhor Padre por ter partilhado a sua vivência.
    No meu dia a dia, estou em oração e intendência permanente convosco.
    Um grande abraço
    Amélia

    ResponderEliminar
  2. Memórias de um Sacerdote ,que será sempre o Amor. Amor de DEUS que transparece em todo o Seu Ser,com uma vontade incontrolável de nos levar a Cristo,na humildade,no serviço.
    Que o Divino Espírito Santo Vos ilumine a todos,e que os vossos corações sejam um só em Cristo Ressuscitado.
    Padre António, um abraço e um Bem Haja por nos amar e não desistir de nos mostrar o caminho para o Céu.

    ResponderEliminar
  3. A minha oração acompanha...
    Pai Nosso...

    ResponderEliminar
  4. Nunca vivi a comunhão de um Cursilho de Cristandade ,mas sei que Jesus Cristo me irá proporcionar essa vivência,que deve ser maravilhoso, esquecer tudo...o mundo lá fora... e viver para Cristo,despojando-nos do que não presta... vivendo em amor ,renovando todo o meu espírito.
    Só unidos e renovados, se pode viver em Cristo.

    ResponderEliminar
  5. " unidos no coração do Crucificado "
    Entregando-LHE o pouco que somos ,o pouco que temos. ELE vai tocar o nosso ser e transforma-lo em abundância e seremos DELE com alma e coração e tenho a certeza, que é o que vai acontecer, quando se tem perto pessoas que se extenuam até ao limite, para nos mostrar Cristo.
    Bem hajam

    ResponderEliminar
  6. "Memórias "de amor, de alguém que dá a Sua vida por Jesus Cristo e por todos nós com humildade, verdade, e nos faz sentir filhos, muito amados de DEUS.
    São memórias queridas,do nosso muito querido Senhor Prior.

    ResponderEliminar
  7. Prior, só sou capaz de dizer:

    . Louvado seja Deus! Louvado seja!

    Faz-nos chegar a novidade de Deus da forma mais surpreedente!

    Sim, eu sei quanto é sentido e vivido, quando diz " no coração do Cursilho eu serei o amor" porque no coração da igreja é o amor.

    Um abraço forte em Cristo.
    De colores
    JR

    ResponderEliminar

Web Analytics