segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"A Vossa Vontade"

"Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade"!
Foi o refrão da Eucaristia Dominical deste II Domingo do Tempo Comum. E foi, pessoalmente, uma «viagem» emocional, espiritual, eclesial ao passado...
Com efeito, essas mesmas palavras foram cantadas na celebração da minha Ordenação Sacerdotal; foram entoadas de novo na Eucaristia a que presidi pela primeira vez; e têm sido proclamadas todas as vezes em que entro ao serviço de uma nova Comunidade.
Palavras que desde a «primeira hora» assumi como «programa de vida», como desafio perene a acolher no passo-a-passo do meu peregrinar ministerial...
Eu venho, Senhor, eu vivo, eu penso, eu estudo, eu rio e sorrio, eu choro, eu sonho e projecto, eu desejo e quero, para fazer a Vossa vontade!
Creio que apenas esse pode ser o caminho da nossa presença e da nossa pertença à fé, à Igreja, a Jesus Cristo. Apenas essa consegue ser a fonte da nossa paz e da nossa serenidade, da perseverança e da fidelidade a esse bem maior que é permanecer bem dentro do Coração de Deus.
Erguermo-nos cada dia, com essa consciência feliz, de que cada hora da existência é uma bênção e uma oportunidade única para fazer a Sua vontade.
Em detrimento da nossa própria vontade; deixando morrer estilos, preconceitos, verdades, medos e certezas, há mais ou menos tempo alojados no nosso interior, para que em tudo, e sempre, vivamos para fazer a Sua vontade.
Que suavidade experimentada, que luminosidade interior, quando cantamos com a simplicidade da nossa vida essas mesmas palavras: "Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade"!
Mesmo quando, humanamente, não apetece, quando «preguiças» e «apatias» intentam comandar a alma e o coração, é aí, precisamente, que havemos de gritar: "Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade"!
Ah, se nos deixássemos todos, a começar por mim próprio, envolver pelas consequências dessas palavras harmoniosas, desse «projecto» avassalador...
Ah, se quisessemos ser homens e mulheres de Deus a sério, trajando as vestes da humildade e da simplicidade, ornados de caridade e despojamento, de altruísmo e generosidade, como o mundo e a Igreja seriam tão distintos!
Sim, repitamos com paixão e entrega: "Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade"!

9 comentários:

  1. "Eu venho Senhor,para fazer a Vossa vontade"

    Senhor Jesus, eu tenho um só pensamento, indica-me o caminho que me leve a TI e que eu faça sempre a Tua vontade.
    Que amanhã te ame sempre mais que hoje.
    A minha vida é Vossa,só Vos sabeis o que fazer dela.
    Desde que tenho consciência de mim,que DEUS está no meu coração,na minha vida
    Eu própria não me dava conta de como.

    ResponderEliminar
  2. "A Vossa Vontade"
    Padre António
    São palavras sentidas de uma vida dedicada a CRISTO e de um conteúdo profundo no qual se deve basear toda a nossa vida,só de coração escancarado de amor se pode chegar ao que ELE quer de nós .
    Bem Haja por me ter feito sentir como DEUS é importante para mim .

    ResponderEliminar
  3. Repito, rezo com o meu Prior: "Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade"!

    ResponderEliminar
  4. De braços erguidos Senhor Jesus, nos olhas e esperas por nós, com todo o amor e complacência, até que o nosso olhar se erga e vos procure com um coração humilde e desejoso do Vosso amor .
    E com uma prece sentida no nosso olhar e pensamento que só Tu ouves e vês te dizemos Senhor Jesus, eu estou aqui para fazer a " Vossa vontade" .

    ResponderEliminar
  5. Este texto realmente faz-me pensar e a querer afirmar ao Senhor que estou ao seu dispor e para fazer a sua vontade. Quero fazer só a sua vontade.E inúmeras são as vezes que por preguiça, falta de ânimo, ou falta de vontade eu deixo de parte a oração ou as palavras que tenho para dirigir ao Senhor. Mas tenho que ser forte e nos momentos da falta de vontade eu quero gritar: «Eu venho Senhor, para fazer a vossa vontade».

    ResponderEliminar
  6. Sim Prior, sem dúvida alguma, tem dado testemunho do quanto essa tem sido a prioridade do seu ministério, da sua vida enquanto homem.
    Ao ouvir, na Eucaristia, e todas as vezes que leio ou ouço o refrão deste salmo - Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade! - me lembro de si e do que esta Palavra representa para si com tudo o que isso implica no seu sentir, no seu agir.
    Assim, seja eu capaz de tornar realidade na minha vida o refrão deste salmo - Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade! -

    JR...

    ResponderEliminar
  7. Senhor Jesus, perante Vós nada sou, tenho sede,muita sede de vós e muitas vezes não consigo abrir-me à « Fonte de água Cristalina » que me sacia.
    Humilda-me Senhor, para que só em Vós ponha o meu olhar.

    ResponderEliminar
  8. CRISTO REI
    Faz-nos participantes do TEU REINO.
    Com o amor que nos acalma, e nos faz viver em TI Senhor.

    ResponderEliminar
  9. É este sentir de um abraço amigo...distante ...mas presente...é Jesus Cristo que nos chama,faz erguer o olhar para a cruz...sentimos o que ELE sofreu...olhamos a nossa cruz... pensamos que leve ...porque custa tanto a carregar ?Quem somos nós para nos lamentarmos ?porque somos fracos? se Jesus Cristo sofreu tanto por nós...
    ensina-nos a olhar-TE Senhor e pensar sempre só em TI .
    Pe.António
    Bem haja Boa noite

    ResponderEliminar

Web Analytics