sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

"Se quiseres, podes curar-me!"

Esta interjeição surgiu na proclamação do Evangelho várias vezes esta semana; este acto de fé, seja do homem cego, seja do homem leproso, não podem correr o risco de serem visualizados como episódios de um passado longínquo! Ao contrário, são o «sintoma» da nossa realidade humana, social, eclesial!
Uma interjeição, uma prece, uma atitude, que pode e deve ser «escola» de vida e de fé para cada um de nós; uma interiorização que nos há-de relembrar a mais bela das atitudes que pode comportar o nosso coração: a humildade!
Com efeito, apenas um coração simples e humilde consegue reconhecer as suas fraquezas e limites, consegue aceitar que está «doente», «cego», «leproso» ou «paralítico»! Mais: que apenas Jesus, na Sua misericórdia e salvação, pode ser a resposta a essa mesma debilidade exterior e interior!
Claramente somos os «cegos», os «coxos», os «paralíticos» e os «leprosos» deste tempo! Porque «embrulhados» em vaidades e egoísmos, em maledicências e banalidades de prioridades e decisões, em orgulhos vãos e palavras e atitudes que em nada enobrecem a fé que afirmamos ter! Somos os homens e mulheres deste tempo que têm que aprender a humildade daqueles homens e, prostrados, segredarem, implorarem a Jesus: "Senhor, se quiseres, podes curar-me"!
A nossa grande tentação é sempre a de olharmos os outros como os «doentes», aqueles que precisam de conversão, os que têm que mudar de atitudes e de posturas, os que têm que rezar e pedir a sua cura! A nossa tentação é sempre convencermo-nos da nossa sanidade metal, corporal, emocional e que portanto, não precisamos da humildade e da entrega, da simplicidade e do despojamento porque, afinal, «leprosos», «coxos», são sempre os outros!
Tremenda e falaciosa consciência!
Sou eu, somos nós, independentemente de cada outro, que há-de ousar um olhar profundo, sincero, interior, sobre si mesmo, para conseguir decobrir e redescobrir a «lepra» e a «cegueira» do próprio coração!
A preguiça, a apatia, a indiferença, o orgulho, a sobranceria, a auto-suficiência, a mesquinhez, a maldade, os juízos precipitados, o egoísmo, a avareza, etc., são «lepras» poderosas e «cegueira» corrosivas que vão aniquilando a liberdade e a paz que Cristo nos conquistou com o Seu Sangue!
O caminho é outro: humildade! Para dizer, de coração escancarado e sem defesas, sem muralhas e sem falsos moralismos: "Senhor, se quiseres, podes curar-me"!
A resposta do Céu é apenas uma: "Quero, fica curado"!
Queiramos nós, de verdade, aquilo que Deus quer...

6 comentários:

  1. "Se quiseres podes curar-me "
    Eu penso que Deus me deu a vida ,não para eu a viver para mim ,não sei explicar mas meu coração está tomado por ELE.
    E de verdade, e do coração, eu quero aquilo que DEUS quer para mim e com muita humildade eu te digo Senhor, estou aqui ao Teu dispor,não me deixes desviar de TI nunca.

    ResponderEliminar
  2. "Venho, para aprender a ser santo,
    venho pedir, Senhor, a Tua ajuda.
    Quero ser alegre e ser humilde,
    sei que, com fé, a vida muda"

    ResponderEliminar
  3. os amigos são a forma de DEUS cuidar de nós. estará sempre na minha oração, e no meu caminhar em CRISTO. obrigada por ser o pastor que tira as ovelhas da perguiça. bem haja PE ANTÓNIO

    ResponderEliminar
  4. Em tempos tive lição de vida que me marcou até hoje e me está sempre presente no meu pensamento e me impede de julgar e me humilda.
    Eu era muito brincalhona e fazia tropelias ás colegas, sem pensar, um dia eu queria caminhar e tinha as botas cheias de água,não aceitei e pensava que estava carregada de razão.
    Houve alguém que me chamou e me fez ver que o que eu pensava dela (que o fez), ela também pensava de mim,que tentasse ser ela para ver que diferença havia entre nós.
    Nenhuma, somos seres humanos com falta de humildade ,fraquezas e muita vontade de sobressair,ser diferentes ,orgulhosos e só DEUS nos pode curar, com Seu amor e perdão.
    Padre António Bem haja pela Palavra de DEUS que nos transmite com tanto amor e nos faz meditar e desejarmos ser alguém que Deus quer abraçar com muito amor.

    ResponderEliminar
  5. Eu vivo para fazer a Vossa vontade Senhor Jesus,minha vida pertence-Vos e só Vos peço ensina-me a ser como TU queres ,eu nada sei apenas que Vos quero no meu coração.
    Quantas vezes eu penso, que gostava de saber exprimir-me com palavras,orações bonitas e não consigo ,apenas Vos digo, estou aqui Senhor seja feita a Vossa vontade.

    ResponderEliminar
  6. Me desculpe Padre António,mas eu farei a Vossa vontade Senhor ,não é de um modo será de outro, o meu caminho está traçado.
    A força de DEUS é sublime e nada nem ninguém a pode alterar.

    ResponderEliminar

Web Analytics